Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Perkins Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sandro Daniel
MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2005 9:48 pm    Assunto: Perkins Q20B Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 43
Localização: Brasilia / Distrito Federal

Olá! venho acompanhado este site a um bom tempo, e agora chegou a minha vez de pedir conselho!!
Tenho uma Brasinca Passo Fino já uns 9 anos, completa com ar direção, vidro e trava, o motor dela é o Perkins Q20B, para uso familiar e duas vezes no ano um deslocamento de Brasilia para o RJ, estou querendo dar uma melhorada nela, na parte de motor, mas tenho muitas dúvidas, oq é melhor? turbinar? e como faço isso, só coloco uma turbina? oq mais terei q alterar? Um mecanico me disse que só pindurar a turbina ñ adianta seria trocar seis por meia duzia
è viável trocar o motor? se sim, por qual? terei q mudar mais alguma coisa?
como aumento a potencia dela??
e o diferencial? longo curto ou médio? alto blocante ou o dela mesmo?
A caixa dela é a Clark 5 marchas, exite uma melhor para ela?
Obrigado!

_________________
Graça e Paz!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
LeonanFL
MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2005 11:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa noite amigo

Primeiramente seja bem vindo.
Esse assunto ja foi discutido espalhado pelo site, entao vamos tentar junta-lo todo aqui.....
Bom, eu so vou dar uns pitacos, jaja os mestres do forum vao aparecer.
A instalação de uma turbina vai melhorar sim o desempenho da sua maquina, mas temos que analisar algumas coisas antes.
Se a quilometragem do motor estiver bem alta, compensa retificar o motor e turbinar
Talvez compense trocar o motor por outro mais moderno.
Alongando o diferencial vc vai perder torque e ganhar velocidade final
Vc tambem pode colocar o cambio ZF, mais moderno tb....

Isso tudo vai depender da sua vontade e tempo $$$$$............rs

Acredito que a galera aqui vai te ajudar muito, jaja eles aparecem........

Abraço

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sandro Daniel
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 12:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 43
Localização: Brasilia / Distrito Federal

Obrigado LeonanFL!
realmente meu motor está cansado, e é justamente o q quero fazer, mas quero tirar todas as dúvidas antes de mandar fazer o serviço, pois vontade e tempo (R$$$$) tem q ser bem aproveitado e sem arrependimeto! Mais uma vez obrigado!!

_________________
Graça e Paz!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 12:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olha Sandro, é meio complicado esse negócio de obter mais sem $gastar$.

Como eu sei que a grana tá curta para todo mundo um negócio razoável é você procurar um motor Maxion da linha S4 em bom estado. É um motor melhor que o Perkins. Se você arrumar um S4 aspirado e turbiná-lo, mantenha o câmbio e diferencial e seja feliz.

Se você tem uns trocados sobrando, coloca um MWM Sprint 6cc ou um Maxion S4T-Plus. Mas o custo é absurdo, pois terá que mexer no câmbio+diferencial.

Agora se você quer manter a originalidade, retifique o seu motor, coloque um turbo adequado e se possível um intercooler. Você vai gastar um bocado (retífica+turbo é um serviço caro) e vai manter a originalidade do veículo. Não espere muito, mas isso vai dar uma nova vida a sua Brasinca.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 2:09 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Eu nao investiria no Perkins, ou retificava e contentava com seu desempenho, ou partiria pra um S4 turbo original. MWM estaria fora de cogitacao, motor de alta rotacao (detesto esse tipo de motor) gosto cada um tem o seu, sem falar que a manutencao dele e uma bica.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 7:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Sandro !
Primeiramente bem vindo a Familia Picapes GM
Eu trocaria o motor por um Maxion S4TPLUS. As empresas especilizadas fazem isso e o seu motor pode entrar à base de troca ou então voce poderia depois vender o seu motor antigo para particular que é ainda mais vantajoso. O cambio poderia ser o mesmo, não sei quanto ao diferencial mas se for preciso mudar talvez seja possivel voce fazer isso depois não precisando gastar agora.
Grande abraço

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 8:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sandro

Minha opinião é diferentes dos aqui já postados, como vc disse no outro post, o carro é 88, portanto já deve ter sentido a idade ou seja muitas peças desgastadas e a corrosão começando a atacar.
Uma outra coisa, as melhorias feitas no carro, dificilmente será valorizado na revenda.

Portanto a melhor solução é trocar por um mais novo, que tenha a mecanica do jeito que vc quer.

Pois:

Turbinar R$ 2.000,00
Cambio ZF R$ 4.000,00
Diferencial R$ 1.000,00
Portas R$ 1.500,00

Motor Maxion S4/S4T-plus a base de troca R$ 5.000,00
Motor MWM 6.07 TCA R$ 10.000,00 a base de troca

Os valores acima são estimativos, mas pode ver que vc vai gastar no minimo R$ 10.000,00, pense, valor do seu Brasinca + R$ 10.000,00, não dá para trocar de carro????

http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosResultado/pgBuscaUsadosResultado.aspx?modelo=2082&precoFinal=&descrVersao=CUSTOM%20L%204.0%20DIES&precoInicial=&foto=N&marca=2&anoFinal=1995&part=S&avanc=0&uf=&descrModelo=BONANZA&anoInicial=1993&revend=S

Mas se vc for dar up grade no seu mesmo, opte apenas em turbinar, mas procure oficina de confiança ou pessoal que mexe com bomba injetora e turbina (serviço Bosch), pois estes são mais especializados, pois ao turbinar o carro de qualquer forma tem que ajustar a bomba injetora, e também tem que trocar o silencioso para tipo turbo.

Com isto vc ganhará uns 20 % em torque e potencia.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sandro Daniel
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 1:26 pm    Assunto: Obrigado!! Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 43
Localização: Brasilia / Distrito Federal

Obrigado a todos os senhores
é só tenho 10 pratas para o serviço, e um cara avaliou meu carro em 14 mil, pois o estofamento está muito ruim, e outra coisa gosto muito desse carro, nunca me deixou na mão, o ruim do perkins é o barulho, e a falta de potencia, sobre o barulho li aqui no forum sobre esse serviço de isolamento termo acustico, só ainda ñ vi os valores
vou tirar umas fotos e colocar anexo, para vcs terem uma idéia melhor.
o problema de minhas portas era o embuchamento mesmo.
a minha primeira idéia era desmontar toda ela, e fazer tudo junto lanternagem, parte elétrica, colocar uma caixa de ar na parte de trás, e fazer todo o estofamento, e e o motor que ainda ñ sei oq fazer, meu diferencial está roncando! a caixa está nova e minha bomba esta com o corpo ruim, ou seja terei q trocar.
Aqui em brasilia é muito dificil de achar d 20 a venda, e quando acha o valor, e ñ tenho muito tempo livre para pesquisar!

_________________
Graça e Paz!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Sandro Daniel
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 3:55 pm    Assunto: fotos Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 43
Localização: Brasilia / Distrito Federal

conforme prometido, colocarei as fotos!!!


DSC00403.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  22.65 KB
 Visto:  52387

DSC00403.jpg



DSC00403.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  22.65 KB
 Visto:  52387

DSC00403.jpg



DSC00403.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  22.65 KB
 Visto:  52387

DSC00403.jpg



DSC00402.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  26.59 KB
 Visto:  52387

DSC00402.jpg



DSC00402.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  26.59 KB
 Visto:  52387

DSC00402.jpg



DSC00402.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  26.59 KB
 Visto:  52387

DSC00402.jpg



DSC00401.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.79 KB
 Visto:  52387

DSC00401.jpg



DSC00401.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.79 KB
 Visto:  52387

DSC00401.jpg



DSC00401.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.79 KB
 Visto:  52387

DSC00401.jpg



_________________
Graça e Paz!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Sandro Daniel
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 3:56 pm    Assunto: + fotos Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 43
Localização: Brasilia / Distrito Federal

+ fotos


DSC00407.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  32.13 KB
 Visto:  52386

DSC00407.jpg



DSC00407.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  32.13 KB
 Visto:  52386

DSC00407.jpg



DSC00407.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  32.13 KB
 Visto:  52386

DSC00407.jpg



DSC00405.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  23.92 KB
 Visto:  52386

DSC00405.jpg



DSC00405.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  23.92 KB
 Visto:  52386

DSC00405.jpg



DSC00405.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  23.92 KB
 Visto:  52386

DSC00405.jpg



DSC00404.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.71 KB
 Visto:  52386

DSC00404.jpg



DSC00404.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.71 KB
 Visto:  52386

DSC00404.jpg



DSC00404.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.71 KB
 Visto:  52386

DSC00404.jpg



_________________
Graça e Paz!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Sandro Daniel
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 3:58 pm    Assunto: + fotos 2 Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 43
Localização: Brasilia / Distrito Federal

+ fotos


DSC00414.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.44 KB
 Visto:  52385

DSC00414.jpg



DSC00414.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.44 KB
 Visto:  52385

DSC00414.jpg



DSC00414.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.44 KB
 Visto:  52385

DSC00414.jpg



DSC00413.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.52 KB
 Visto:  52385

DSC00413.jpg



DSC00413.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.52 KB
 Visto:  52385

DSC00413.jpg



DSC00413.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  25.52 KB
 Visto:  52385

DSC00413.jpg



DSC00411.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  29.9 KB
 Visto:  52385

DSC00411.jpg



DSC00411.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  29.9 KB
 Visto:  52385

DSC00411.jpg



DSC00411.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  29.9 KB
 Visto:  52385

DSC00411.jpg



_________________
Graça e Paz!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Sandro Daniel
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 3:59 pm    Assunto: ++ e ++ Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 43
Localização: Brasilia / Distrito Federal

+ fotos


DSC00417.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  21.09 KB
 Visto:  52384

DSC00417.jpg



DSC00417.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  21.09 KB
 Visto:  52384

DSC00417.jpg



DSC00417.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  21.09 KB
 Visto:  52384

DSC00417.jpg



DSC00416.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  21.61 KB
 Visto:  52384

DSC00416.jpg



DSC00416.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  21.61 KB
 Visto:  52384

DSC00416.jpg



DSC00416.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  21.61 KB
 Visto:  52384

DSC00416.jpg



DSC00415.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  28.06 KB
 Visto:  52384

DSC00415.jpg



DSC00415.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  28.06 KB
 Visto:  52384

DSC00415.jpg



DSC00415.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  28.06 KB
 Visto:  52384

DSC00415.jpg



_________________
Graça e Paz!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Sandro Daniel
MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2005 4:03 pm    Assunto: + fotos Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 43
Localização: Brasilia / Distrito Federal

+ fotos


motor em lenta.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  57.61 KB
 Visto:  52382

motor em lenta.jpg



motor em lenta.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  57.61 KB
 Visto:  52382

motor em lenta.jpg



motor em lenta.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  57.61 KB
 Visto:  52382

motor em lenta.jpg



DSC00418.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  22.92 KB
 Visto:  52382

DSC00418.jpg



DSC00418.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  22.92 KB
 Visto:  52382

DSC00418.jpg



DSC00418.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  22.92 KB
 Visto:  52382

DSC00418.jpg



_________________
Graça e Paz!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
adalberto
MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 6:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Kiko, agora eu fiquei com uma duvida.
Não tenho certeza mas acho que em debates anteriores foi comentado (e acho que por voce) que não é muito bom turbinar motores de concepção antiga pois eles não foram concebidos para isso. Acho até que o Q20B foi citado como exemplo.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 5:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Adalberto

Eu nunca fui contra turbinas, todas as picapes que passou na minha mão eram turbinadas, desde D-10 (2) com 4236, D-20 com Q-20B, Bonanza Vermelha S4.

Diria que motor diesel sem turbo é atraso de vida.

Unica coisa que digo que o motor cansado, pode apresentar problemas pricipalmente de junta e cabeçote quando turbinados.

O que acontece é q vc não pode comparar um motor S4T-plus com um Q20B, pode por a mesma turbina que o desempenho não vai ser a mesma, tanto é que pelo catalogo da garret, recomenda o uso da mesma turbina para os dois motores.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB