|
GM enfrenta crise |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Andreson Melo |
Enviada: Sex Nov 18, 2005 3:08 pm Assunto: GM enfrenta crise |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
FINANCIAL TIMES
18/11/2005
Diretor da General Motors tenta acalmar temores
A montadora enfrenta graves dificuldades, mas dispõe de reservas
James Mackintosh
Em Londres
Rick Wagoner , diretor executivo da General Motors, rejeitou fortemente sugestões de que a maior fabricante de carros do mundo pode entrar em falência. Ele tentava acalmar os funcionários preocupados com as previsões pessimistas de Wall Street. Em uma carta para os 325.000 funcionários da empresa, nesta quarta-feira (16/11), Wagoner disse que era "simplesmente errado" dizer que a GM ia pedir falência.
"Eu gostaria de esclarecer aqui e agora", escreveu. "Não há absolutamente nenhum plano, estratégia ou intenção da GM de pedir falência".
A carta foi enviada depois de profunda queda nas ações e bônus da GM, em meio a temores de uma greve na Delphi, sua maior fornecedora de peças, que está falida. Na manhã de quarta, as ações da GM atingiram o menor ponto em 18 anos, de US$ 20,80 (cerca de R$ 48), quase o recorde de US$ 20,44 durante a crise do mercado de 1987, antes de subirem para US$ 21,58 (em torno de R$ 50).
A Delphi fornece peças para todos os carros da GM montados nos EUA. Os analistas prevêem que a GM queimaria suas reservas em dinheiro de US$ 19,2 bilhões (aproximadamente R$ 44 bilhões) e seria forçada a pedir falência se a Delphi enfrentasse uma greve de três meses.
Na carta, Wagoner chama atenção para as contas "robustas" e liquidez da GM e mantém o projeto de reformulação da empresa nos EUA. Este envolve a criação de novos modelos, corte de custos, mudanças nas vendas e marketing e um acordo de US$ 1 bilhão (em torno de R$ 2,2 bilhões) para a saúde por ano, aprovado pelos sindicatos na última sexta-feira.
"Certamente que as grandes perdas da GM da América do Norte não são sustentáveis. Elas requerem uma estratégia global, que precisa ser implementada rápida e eficientemente, para tornar novamente lucrativo nosso negócio nos EUA", escreveu Wagoner.
A GM perdeu US$ 4,1 bilhões (cerca de R$ 9,2 bilhões) em sua divisão automotiva americana nos primeiros nove meses deste ano. A decisão de Wagoner de manter o plano de reformulação dificilmente tranqüilizará os investidores, que vêm admitindo a probabilidade de cerca de 20% que a empresa dê um calote em seus bônus no ano que vem. Na carta, ele tampouco menciona o impacto da falência da Delphi, que pode custar à GM até US$ 12 bilhões (em torno de R$ 27,6 bilhões).
Além disso, executivos da Delphi disseram que querem que a GM contribua para sua reestruturação, pagando grandes somas a seus trabalhadores como forma de aliviar as perdas de emprego e cortes em salários e benefÃcios.
No inÃcio da semana, o sindicato United Auto Workers, que representa trabalhadores da GM e da Delphi, rejeitaram uma proposta de revisão salarial da Delphi, aumentando os temores que as negociações vão ser interrompidas e levar a uma greve.
A proposta da Delphi aumentava o salário médio de seus 35.000 operários nos EUA de US$ 10 por hora para US$ 12,50 (cerca de R$ 29). Com os benefÃcios, o pacote fica valendo US$ 21 por hora. Mas isso representa um corte significativo comparado com US$ 65 (em torno de R$ 150) por hora que a Delphi paga hoje.
"A proposta de contrato da Delphi não é uma base para um acordo, mas um mapa para o confronto", disseram os seis sindicatos da empresa na quarta-feira. Se não for alcançado um acordo em meados de dezembro, a Delphi disse que vai pedir ao juiz de falência que anule seus contratos trabalhistas em janeiro, permitindo uma greve.
Quando empresas muito menores se vêem mencionadas junto com a palavra "falência", elas temem uma espiral negativa fatal: os credores ficam ansiosos, exigem mais e agravam a falta de caixa. A General Motors é grande e não vai perder liquidez tão cedo.
Suas reservas eram de US$ 19 bilhões no final de setembro. Seriam necessários alguns terrÃveis trimestres --o último apresentou uma saÃda de US$ 2,2 bilhões (em torno de R$ 5 bilhões) nas operações-- para acabar com esse montante.
Também há bens que podem ser vendidos, como a jóia da coroa da GM, a GMAC. Além disso, os custos da GM devem cair, graças a economias geradas por um acordo recente com seus sindicatos. Junto com qualquer sinal de recuperação nos resultados automotivos --possivelmente movidos por modelos melhores-- isso pode ser o suficiente para calar os pessimistas. É improvável, porém, que a aposta de Kirk Kerkorian em ações da GM seja justificada tão cedo.
Há também a possibilidade que a Delphi, atualmente em falência, não consiga entrar em acordo com os sindicatos. Se houver greve, a interrupção da produção da GM pode ser calamitosa. Os pesados custos fixos inerentes ao negócio significam que o impacto no caixa seria enorme.
Sanford Bernstein estima que, na greve de sete semanas de 1998, foram consumidos quase US$ 5 bilhões (aproximadamente R$ 11 bilhões). Uma greve extensa, de três meses, pode ser suficiente para secar todo o caixa da GM. É claro que essa perspectiva também deve aterrorizar os sindicatos.
Pra quem nao lembra foi esse Wagoner que deixou a GMB do jeito que ta.
Por mim ja devia ter falido, os carros bons dela nunca voltarao a ser fabricados _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sáb Nov 19, 2005 10:30 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
interessante que não foi citado aquele acordo Fiat-GM, que a GM rompeu e tem que pagar 1 bilhão de dólares a Fiat.
Quanto a falência, já faliu, visto que perdeu a sua imagem no mercado nacional em busca de clientes.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Ter Nov 22, 2005 11:09 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
para quem não viu/leu, a GM vai demitir 30mil funcionários (1/4 da força de trabalho) nos EUA e Canadá. além disso vai fechar 12 unidades produtivas nestes paÃses. Algumas vão ser transferidas para paÃses onde a mão de obra é mais barata.
Vale lembrar que entre 1991 e 1994 a GM demitiu 74mil funcionários.
Trecho da FSP:
"A GM vem tendo prejuÃzo na América do Norte, seu mercado mais importante, devido ao aumento dos custos e à perda de participação no mercado. A empresa tem gastos cada vez maiores com aposentadorias com benefÃcio definido (quando o rendimento fica abaixo do esperado, a empresa precisa pagar a diferença) e planos de saúde para funcionários aposentados.
Além disso, analistas dizem que a GM tem uma linha de modelos envelhicida e aposta em carros grandes e SUV's(utilitários esportivos) em um momento de alta nos combustÃveis e de crescimento da demanda nos EUA pro modelos hÃbridos, a gasolina e eletricidade."
Links:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u102554.shtml
http://www.estadao.com.br/economia/noticias/2005/nov/21/78.htm
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Nov 23, 2005 6:04 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
O que deve estar afundando as montadoras é a necessidade concorrencia, as marcas estão lançando um modelo em cima da outra para ver quem fica na frente, sem colher o fruto (lucro) de cada modelo.
Poios cada projeto/modelo custa muito e logo em seguida estão dando lugar para um novo modelo.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Qui Nov 24, 2005 2:19 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Repito a GM por mim ja devia ter sido fechada depois de 98 _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
LeonanFL |
Enviada: Qui Nov 24, 2005 7:00 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
|
Boa noite amigos..........
Eu estava vendo o noticiario na TV, e la disseram que as tres grandes marcas do EUA (GM, Ford e Chrylser) estao tendo dificuldades, pois pagam muitos beneficios para os seus empregados.
Essas tres grandes estavam acostumadas com os tempos antigos dos EUA.
E as montadoras japonesas la instaladas estao indu de vento-em-polpa, pois o estilo de fabricaçao e os salarios sao diferentes.
Bom, eu acho que nao eh so isso, mas vamus ver o que vira....
Abraços _________________ Potência não é nada sem controle |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Nov 27, 2005 7:24 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
isto de fazer face-lift de tempos em tempos, não dá prejuÃzo não. Veja que a Fiat tem feito isso nos modelos de grande vendagem e tem se dado bem. Mesmo para Volks e japoneses.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
acordakira |
Enviada: Ter Dez 13, 2005 4:58 pm Assunto: Falência da GM?? |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2005 Mensagens: 44 Localização: São Paulo/SP
|
Pessoal... está no site do terra, no Invertia..
Empresas
GM está perto da falência, diz Standard & Poor's
Terça, 13 de Dezembro de 2005, 13h26
Fonte: Reuters
A falência da General Motors não está "muito distante" se a tendência atual da companhia persistir, disse a Standard & Poor's principal agência de análise de risco.
A informação foi anunciada na segunda-feira, pouco depois de que a agência aprofundou o corte dos ratings da maior montadora mundial de automóveis.
A redução da classificação dos papéis da companhia e os comentários do Fed derrubaram as ações da GM enquanto os investidores se preocupavam com o risco da empresa ter problemas para repagar suas dÃvidas.
"No passado, talvez tenhamos sentido em diferentes pontos que as preocupações com o risco de falência eram exageradas", disse Scott Sprinzen, diretor-gerente da agência.
"Neste momento, é nossa conclusão de que essa não é uma possibilidade muito distante se o tipo de deterioração que vimos nos resultados dos últimos trimestres continuar", acrescentou.
A porta-voz da GM, Gina Proia, disse que a montadora não tinha traçado estratégias ou possuÃa a intenção de declarar falência.
A montadora registrou prejuÃzo de quase US$ 4 bilhões este ano, quando enfrentou altos custos com planos de saúde e com commodities, perdendo participação de mercado nos Estados Unidos e exibindo queda nas vendas de seus utilitários esportivos, que já foram lucrativos para a empresa.
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200512131526_RTR_1134487606nN13289957&idtel _________________ Fabio Akira
S10 Est. V6 - Só na casquinha.... |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
tecnica |
Enviada: Ter Dez 13, 2005 11:46 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Fabio,
Pelo que tenho lido, o grande erro da GM foi o acordo trabalhista, que cobria não somente os planos de saude, mas tb planos de previdencia privada e estabilidade para funcionarios americanos
Mas a GM é uma grande corporação, e não acredito que venha a falir do dia para a noite. Como toda grande corporação, vai efetuar uma (bela) demissão em massa, o fechamento de algumas divisões pouco lucrativas, venda da participação acionária de algumas companhias nada-a-ver com o bussiness principal que são os veiculos e 2006 deverá ser um ano melhorzinho....
Quem tem que se preocupar legal é o presidente atual.... esse tá lascado. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
acordakira |
Enviada: Qua Dez 14, 2005 11:59 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2005 Mensagens: 44 Localização: São Paulo/SP
|
É Alê...
Mas não sei não.. do jeito que a econimia anda... pelo prejuÃzo que a GM teve este ano não duvido que ela baixe a qualidade dos carros para baratear os custos...
O meu conceito para carros de passeio da GM caiu bastante...
Abraço! _________________ Fabio Akira
S10 Est. V6 - Só na casquinha.... |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
LeonanFL |
Enviada: Qua Dez 14, 2005 5:21 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
|
Boa tarde amigos.........
Concordo com o Ale, acho que uma empresa desse porte nao acaba em um final de semana, pois tem muita coisa envolvida ($$$)
Podemos ver isso com as companhias aereas brasileiras, faz muito tempo que estao nessa de falencia, mas nada de acabar de vez.
E sobre a GM, meu conceito de carros acabou em 96, com o termino das D20.
Tambem ja se foram os saudosos monzas, opalas, etc.
Abraco _________________ Potência não é nada sem controle |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Dez 18, 2005 8:24 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
o erro da GM foi ficar investindo muito no acirrado mercado norte americano e apostando em veÃculos ultrapassados. Ao descuidar de outras filiais, estas também não tiveram rendimento e ai f..... tudo, pois teve preju nos EUA e perdeu participação nos outros mercados.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Seg Dez 19, 2005 1:48 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
LeonanFL escreveu: |
E sobre a GM, meu conceito de carros acabou em 96, com o termino das D20.
Tambem ja se foram os saudosos monzas, opalas, etc.
Abraco |
 _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
JOEL ALVES |
Enviada: Ter Dez 27, 2005 3:48 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2005 Mensagens: 29 Localização: RIO DE JANEIRO
|
Lembrai-vos da PAN AM... _________________ []´s
JOEL ALVES - RIO - RJ
S10 2007 CS 4X4 2.8 ELETRONIC &
ASTRA 2003 CD HATCH |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Ter Dez 27, 2005 4:28 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Joel, deste caso não me lembro, será que vc pode explicar resumidamente??
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 2 Ir à página 1, 2 Próximo |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você não pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|