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tito |
Enviada: Sex Ago 11, 2006 11:51 am Assunto: freio a disco traseiro/ freio de mão no pé para VERANEIO 7 |
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Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 9 Localização: Juiz de Fora MG
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Caro Thales
Andei "fuçando" no forum e não achei o que estou pesquisando: freios a disco traseiro para Veraneio 73.
O dianteiro já é a disco e penso em adaptar para disco tb a traseira. Não sinto segurança no atual.
Conversando rapidamente, no trânsito, com outro dono de Veraneio mais antiga, que já havia feito a adaptação usando o sistema da Fiat Strada, disse-me que pensava em trocar para um de carro de tonelagem mais próxima da Veraneio.
Gostaria de umas dicas dos colegas mais experientes de umas dicas, qual mecãnica seria mais indicada, inclusive sobre os R$ necessários.
Aproveitando o embalo: e o acionamento por pedal para o freio de estacionamento ? Já tive o desagradável incidente de perder freio numa descida, na Dutra, e não consegui puxar o freio de mão lá de baixo do painel. Afora as damas que não conseguem tb acioná-lo. Qual seria mais fácil de adaptar com menor custo ?
Desde já agradeço
Tito
Vera 73/AQ2b turbo /5 marchas/1ª atrás/dif 15:39/ contente com o "mastodonte" _________________ Veraneio 73 Prata Q20B Turbo |
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César Oliveira |
Enviada: Sex Ago 11, 2006 8:39 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10073 Localização: Rio de Janeiro
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Boa noite Tito, se você for pensar em adaptações no sistema de freio eu acredito que se você usar o sistema de freio das veranas mais novas o da D-20 o preço ainda deve ficar mais barato do que adaptações com materiais provenientes de outros carros. Uma pergunta, a sua verana deve ter sido adaptada para Diesel? se a resposta for positiva verifique se tem o sitema de servo freio, e se já possuir verifique se é o sistema da cuÃca grande ou da pequena, verifique também se as lonas de freio são do tipo estreito ou do mais largo, pode ser que o sistema de freio no eixo traseiro da sua verana seja o da lona estreita que equipava os carros a gasolina. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Sekiya |
Enviada: Sex Ago 11, 2006 11:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Mais um detalhe:
O freio traseiro é mero detalhe. Quem faz o serviço pesado é o dianteiro. O traseiro é até bom que ele não tenha grande capacidade pois se for muito forte ele pode travar e causar instabilidade durante a frenagem.
Tem um tópico que fala sobre esta adaptação na Blazer. Lá as informações aplicam-se aqui também.
Haveria uma maior dificuldade em fazer a fixação das pinças e o sistema de freio de estacionamento. Desta forma, o sistema a ser adaptado teria que ser impreterivelmente de outro veÃculo originalmente com freio a disco na traseira. P.ex. F4000.
Quanto ao acionamento do freio de estacionamento melhor adaptar o sistema da A/C/D20 e derivados a partir de 1991. _________________ Abraços
Eduardo |
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Sex Ago 11, 2006 11:18 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá pessoal
Eu tb acho que deve melhorar o freio dianteiro, na traseira o que poderia ser feito é colocar a do modelo 93 em diante.
Essas adaptações nem sempre ficam 100%, o sistema de freio afeta diretamente a segurança.
A F250 com freio a disco nas 4 rodas, era interessante a disposição das pinças, de um lado para frente e do outro para trás. Não sei o motivo, mas a Ford tirou esse opcional (freio a disco e ABS nas 4 rodas), agora ela utiliza o tradicional sistema disco na dianteira e tambor na traseira.
O Troller tb tem um problema grave com o freio de estacionamento, como ele é a disco nas 4 rodas, o freio de mão acionava a pinça traseira, porém qdo o disco está quente ele dilata e ao esfriar ele retrai, teve alguns casos do jipe descer ladeira abaixo com o freio de mão acionado.......
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Sex Ago 11, 2006 11:34 pm, num total de 1 vez |
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Sekiya |
Enviada: Sex Ago 11, 2006 11:24 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Muito bom essa questão do Troller. É de se pensar...
E outra: freio a disco é bom para dissipar calor. Quanto a eficiência momentânea os dois se equivalem. _________________ Abraços
Eduardo |
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Andreson Melo |
Enviada: Sáb Ago 12, 2006 1:03 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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No caso da F250 o F4000 tbm passou por tal alteração, geralmente eles são usados no campo, e as pastilhas não duravam nada, amigo meu tem um com freio a disco, e reclama sempre disso pq ele vai puxar carga de fazenda, e sempre ta passando em areas de lama e tal, o q acelera o desgaste do disco e pastilhas que custam caro segundo o dono. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
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tito |
Enviada: Dom Ago 13, 2006 4:22 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 9 Localização: Juiz de Fora MG
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César Oliveira: A nossa Vera já tem a cuica grande e o burrinho duplo. A largura das lonas traseiras preciso verificar.
Sekiya e Rodrigo: em suma, vcs acham mais correto melhorar o dianteiro, se for o caso colocar lonas mais largas na traseira. É isto? Esta possibilidade do freio de estacionamento "soltar" me assustou !
Agradeço a vcs e ao Andreson Melo pelos comentários/sugestôes e atenção.
Vou ver a possibilidade R$$ de usar o pedal do freio de estacionamento das A/C/D20 91 em diante.
Mais uma questão: cada um dos burrinhos da minha Vera aciona as duas dianteiras + duas traseiras. Isto significa que se houver uma falha (vazamentos p.ex.) só um dos sistemas vai perder o freio ? Os circuitos são independentes? Não seria mais racional te-los em diagonal ? Vale a pena, é seguro, modifica-los para diagonal ?
Agradeço a todos e tenho aprendido muito com vcs.
[]s tito _________________ Veraneio 73 Prata Q20B Turbo |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Ago 13, 2006 6:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Tito,
não vejo necessidade de ter freio a disco na traseira. No caso a colocação do sistema da D-20 93~ deve resolver o seu problema.
Sobre o freio de mão, não acho tão ruim assim. Ele é mais pesado pra puxar, mas com as duas mãos faz o serviço de boa. Quando minha irmã dirigia a picape, sempre puxava o freio de mão sem problemas. Talvez esteja na hora de verfificar os cabos e se for o caso, dar uma lubrificada ou trocar.
O burrinho de freio duplo é justamente projetado para evitar perder os freios totalmente quando dá vazamento em algum lugar da linha. Mas não vejo necessidade... digo isso porque uma vez tive problemas na linha do freio traseiro e andei alguns dias somente com o freio dianteiro. Parar parava... mas tinha que sair de casa brecando! Talvez na diagonal melhore, mas creio que não muito. O bom mesmo é verificar o nÃvel do fluÃdo frequentemente. Não custa, o recipiente é transparente!
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Sekiya |
Enviada: Seg Ago 14, 2006 12:05 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Tito, pelo visto o seu sistema já está modificado. Isso é bom. Porém não vejo muita perspectiva em melhorar a eficiência do mesmo. Eu não sei qual é a sua sensação durante as frenagens, mas certifique-se também quanto a suspensão e alinhamento, que afetam diretamente a dirigibilidade em frenagens.
Por experiência própria a nossa Veraneio aqui tem freios que seguram, mas não é lá aquelas coisas. Coisa de carro grande e muita inércia envolvida. Tanto é que para ter uma sensibilidade maior sempre precisei dar mais de uma "bombada" no pedal. Coisa de carro com menos tecnologia. Redobro a atenção até porque ando diariamente com carros pequenos que freiam muito, mas muito melhor. Eu já me acostumei com a diferença.
O freio de mão recomendo a alteração caso seja possÃvel. O sistema a pedal, ao meu ver, é mais simples de ser utilizado.
Quanto ao circuito eles são independentes, mas não em diagonal. Eu não faria tal modificação pois é provável que o circuito dianteiro tenha maior pressão que o traseiro ou inverso. Misturando os dois o resultado pode não ser o ideal. _________________ Abraços
Eduardo |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Ago 27, 2006 10:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
Sekiya, isso de ter que dar duas bombadas no pedal pra freiar é mal de utilitário. Em todas as picapes que já dirigi(C-10, D-10, D-20, F-1000) tinha que fazer isso para frear bem. O problema existe também nos jipes Willys.
O problema é quando você precisa frear numa emergência e não dá tempo de fazer isso. Esses dias atrás uma Parati avançou o sinal vermelho e tive que brecar a C-10. O pedal foi quase lá no assoalho e passei aquele sufuco. Só não arrastei a Parati porque tava muito devagar, mal tinha colocado 2ª.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Dalila e Cristiane |
Enviada: Seg Ago 28, 2006 6:11 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Junho de 2003 Mensagens: 107 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Thales
A causa de pedal baixo é excesso de recuo das lonas, portanto estes (Antigos sem ajuste automático), precisam ser ajustados periodicamente.
Abraços
(KIKO) _________________ Tivemos D-10 desde 96, agora temos Bonanza(Diesel) |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Set 03, 2006 11:41 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Kiko,
mesmo depois que ajusto o problema persiste. Pelo catálogo a C-10 tem ajuste automático...
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
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César Oliveira |
Enviada: Seg Set 04, 2006 9:06 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10073 Localização: Rio de Janeiro
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Bom dia Thales, verifique se no seu carro o sistema de regulagem automatica ainda existe, tem gente que retira este sistema e fica sem, derrepente o antigo dono retirou. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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