Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Motor novo X motor retificado V6 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
acordakira
MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2005 4:33 pm    Assunto: Motor novo X motor retificado V6 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2005
Mensagens: 44
Localização: São Paulo/SP

Prezados,

Boa tarde!!

Estou com uma dúvida que certamente, vc´s com mais experiência poderão me ajudar...

Tenho uma s10 98/98 V6 com GNV hoje com 99000km

Não estou muito satisfeito com o que o GNV causou com os estouros no motor... cada estourada era uma passada no mecânico e uma regulada e o $$ voando...rs...

O último me custou o motor... a peça de alumínio que cria vácuo que fica abaixo da borboleta quebrou e foi sugada pelo motor... então já viram o que aconteceu né?

Motor aberto, um pistão, camisa, válvulas foram literalmente pro saco... de lixo! Shocked

E pra piorar só vi que o mechânico não tinha experiência com este tipo de motor depois que o meu já estava fora do carro e cada peça pra um lado.. Rolling Eyes

Pois é... 5 meses depois ela saiu da oficina!!! Viva!! achei que fosse debutar lá dentro..

Fora um "probleminha" no câmbio que tive antes disso... numa viagem à Brasília caí num buraco (muito dificil de acontecer com nossa estrada que mais parece um "tapete", mas vejam bem.. NÃO foi uma braçada, mas chovia muito aquela noite e fui desviar do mato que crescia no meio da rodovia!!! parece mentira mas tenho testemunhas... rsrs)

Resultado... engrenagens azuladas e TODOS os rolamentos moídos... ou seja.. fritei meu câmbio...

Detalhe, o problema com o câmbio aconteceu antes do problema no motor, e fiz o câmbio em uma oficina que já conhecia aqui em São Paulo, muito boa.

Mas, acreditem ou não, o bonitão do mecânico deixou meu cambio vazando... e quase quebrei ele de novo pq o bonitão não viu que TODO o óleo do câmbio tinha vazado e me deu o carro sem óleo...

90 reais depois fui descobrir que ele não só deixou vazar todo o óleo como também não vedou o cambio... ou seja... completo o óleo semana sim semana também... enquanto isso a síndica do meu prédio reclamando......

Depois de tudo isso... o carro não está como antes... não tenho mais coragem de viajar com ele, só ando dentro da cidade (qualquer coisa aqui na cidade é muito mais fácil pra guinchar.. rsrs) fiquei extremamente irritado com o mechânico (até pq o bonitão bateu meu carro (!!!)).

Depois de tudo isso, quando tiver tempo e tempo ($$) vou encostar o carro pra dar uma geral no motor e câmbio.. por isso pergunto...

Vale à pena mandar retificar? Essa palavra me assusta um pouco... não sei se ficaria igual ou pior... e a vida útil? Mesmo tendo sido trocado a camisa e o pistão ainda mantém a medida standard até pq foi um cilindro só..
Quanto custaria isso? Ele obrigatoriamente teria que passar para .25 ou eu poderia mantê-lo com a medida standard? Provavelmente será dado um passe no vira... O motor V6 é extremamente resistente e sempre fui muito feliz com o carro. Uma revisão no câmbio bastaria? Pois pelo que sei câmbio não é uma peça que se troque assim.. tanto! Mas depois que o beócio mexeu e colocou um óleo 90 (na s10 vai aquele vermelho que todo frentista acha que é o mesmo ATF de direção.. não deixo nem chegarem perto... Evil or Very Mad ) e o cambio tá pior que de um trator que meu avô tinha.... arranhando e duro quando tá frio... será que a troca do óleo resolve? Só completo com esse por que realmente ainda não tive tempo de levar em algum lugar para que pare de vazar... pelo menos minha síndica ia ficar feliz... rsrs

O preço de um motor e câmbio novos aqui são ridiculamente abusivos, mas navegando em sites dos EUA ví que um motor destes (LU3) sai por aproximadamente US$2500. Aliás.. isso é outra dúvida... alguém sabe como importar isso? Estou atrás de algumas informações mas não senti segurança em nenhuma delas.. nem da propria FEDEX...

Por favor... dêem suas opiniões... qualquer informação adicional é bem vinda!!!
Um abraço à todos...
(parece novela mas é verdade.. )

_________________
Fabio Akira
S10 Est. V6 - Só na casquinha....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2005 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Fábio,

primeiramente eu iria fazer o meca pagar todo o preju que teve... onde já se viu isso? Colocar óleo errado num vedar o câmbio ou ver se num tá vazando? Se fizerem isso eu esgoto e mando por outro por conta dele mesmo. Isso porque antes eu falo o óleo que quero. Temos que ser específicos e chatos pra não dar cagada(o Lisandro sabe bem o que é isso num carro não? eu também. Como ele diz é uma atrás da outra para uma pessoa só!!).

Quanto a retificar o seu motor, se for feito num lugar que entenda desse motor(o V6 é importado) e usar peças de primeira vai ficar bem semelhante a um motor zero. A diferença não é tão perceptível. Pelo preço compensa. Importar um motor desses... vai sair beeeeem mais caro que um na concessionária. Além disso não sabemos se alguma peça tem modificação para a versão de exportação.

Se vai ficar standart ou 0.25 só retificando pra saber... no seu caso, deve ficar standart, pois tá pouco rodado. Mas se o motor foi muito mal tratado...

Já o câmbio, veja quanto fica para consertá-lo e para recondicioná-lo. Dependendo do preço do 1º, compensa recondicionar(troca-se tudo do câmbio, menos a carcaça). Já o conserto, apenas o que está com defeito. Você pode pegar um câmbio recondicionado a base de troca também.

Espero ter ajudado.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 12:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Um motor bem retificado fica como novo. A única coisa é que a cilindrada aumenta coisa ínfima. Fora isso ele fica 10!

Mas não sei se entendi: após o acontecido o motor já foi mexido e ele está funcionando perfeitamente sem queimar óleo e sem faltar força???

O motor Vortec tem camisas removíveis??? Se não, se tiver que retificar, melhor colocar todos os cilindros 0.25 (acho que pode dar problemas com balanceamento). Também acho que não há motivos para retificar o virabrequim, pois não deve ter forçado as bronzinas/bielas.

E outra: esse motor com 100mil kms bem rodados duram mais que o dobro disso.

Quanto ao câmbio, manda revisar e mexer naquilo que está ruim. Se as engrenagens estiverem muito ruins, ou você remanufatura ele (como o Thales disse) ou senão procura um em desmanches em bom estado. Só não coloca o seu a base de troca pois o que pode vir pode estar pior... Pelo menos o seu você sabe como está.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
acordakira
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 9:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2005
Mensagens: 44
Localização: São Paulo/SP

Thales e Sekiya,

Bom dia!

Bom caros.... a ordem dos fatos foi a seguinte... primeiro aconteceu a desgraça com o câmbio e dois meses depois com o motor... quando ele foi mexer no motor ele tirou o motor e o câmbio pra facilitar e quando colocou os dois... cagou a p.. toda!

Hahaha Thales, só não voltei lá pq fiquei com medo dele piorar a situação.. já seria a terceira vez que ia "tampar" um vazamento depois que ele mexeu... não quero mais voltar lá não.. deixa que eu arrumo em outro lugar... ah... e vc não sabe!! ele queria que eu pagasse a girafa dele.. pq quebrou quando ele foi tirar o motor e o câmbio... o conjunto era muito pesado... pode uma coisa dessas? Eu ri na cara dele.......

Então Sekiya... ela não perde força não... nem queimando óleo.. os cilindros estão com a pressão certa...
E quanto as camisas removíveis é uma boa pergunta...

Eu andei lendo algumas coisas sobre retífica e não sei... pq será que me dá a impressão de que motor retificado é o mesmo que pneu frisado.. ?

Só queria tirar essa impressão... por isso procuro tanto por um motor novo...

Me informei com distribuidores da GM nos EUA e não muda muita coisa não, só a tampa da tbi e outras coisinhas.. nada que influencie no carro.. só ficaram de me responder quanto aos bicos etc.. por causa da nossa gasolina daqui... aliás.. quando as V6 começaram a vir pra cá não sei se sofreram tropicalização no motor...

Quanto ao câmbio vou levar na oficina que fez da primeira vez pra mim... a oficina é boa e o cara só usa peça original...

Valeu pelas dicas de vc´s..

Um abraço

_________________
Fabio Akira
S10 Est. V6 - Só na casquinha....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 12:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

bom dia Fábio,

um motor retificado com peças de primeira e por gente especializado vai ficar joinha. Compensa muito. Para saber se a retifica é boa, procure alguem que ja tenha feito o serviço lá e pergunte como ficou. Isso não vai ser garantia absoluta de qualidade, mas já dá uma noção de como o serviço ficou.

Um motor bem retificado dura tanto quanto um novo e tem as mesmas características de um novo. Mas para o motor ficar bom, depende do estado em que ele se encontrava, as vezes dá retifica, mas não fica boa...

Quanto aos mechanicos melhor nem comentar...

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
acordakira
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 1:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2005
Mensagens: 44
Localização: São Paulo/SP

Thales,

Mas vc sabe me dizer se realmente compensa ou não? Tipo... o motor não está rajando, não faz barulho (qdo esquenta, pq frio só faz um barulho de polia e enchendo os tuchos, depois é só alegria) não queima óleo, não solta fumaça, a compressão está em ordem, a queima tb...

Mas aí vc pensa..."pô se não tá assim pq retificar então?" rsrs é pq o motor já foi aberto pelo outro lá... aí desanimei... já que já abriu.. melhor fazer inteiro e naõ só o que ferrou quando a peça foi sugada pelo motor... entendeu? assim já fica tudo, TUDO em ordem...

Abraço!

_________________
Fabio Akira
S10 Est. V6 - Só na casquinha....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 2:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Agora entendi...
Mas financeiramente uma retífica não compensa, pois o motor não apresenta problemas. Apesar da "impressão" eu diria para você não ficar tão preocupado. Para tirar a dúvida é pedir para alguém de confiança abrir o motor e verificar as medidas e o estado das peças. Remontar tudo e seja feliz!

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
acordakira
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 5:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2005
Mensagens: 44
Localização: São Paulo/SP

Não sei não heim Sekiya...

Você conhece algum lugar bom aqui em SP que mexa com motor assim? Esse motor tá mais pra carro do que pra picape...

Ou alguma retífica..

Abraço..

_________________
Fabio Akira
S10 Est. V6 - Só na casquinha....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 10:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Fabio,

pela sua descrição de como o motor tá, eu só dava uma revisada como o Sekiya disse e seria feliz!!!

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 11:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7408
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Fabio !
Se o motor está bom, não baixa oleo, não raja, não esquenta então não há problemas. Nem sempre é necessário retifica completa, as vezes retificam apenas a parte de baixo ou só a de cima e nem por isso o motor fica ruim depois disso. Alem do mais sempre vão existir "sinais ou avisos" alertando que o motor está ruim.
Em seu lugar eu apenas acertaria o problema do cambio, amarraria o nome do tal mechanico na boca do sapo e seria feliz.
Grande abraço.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 11:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Akira,

Concordo com o Adalberto. Sem rajar, sem queimar oleo, com pressão correta nos cilindros, e sem problemas, não há necessidade de inventar a retifica não. O barulho de encher tucho é nomal com essa quilometragem, é por conta de um pouco de sujeira que invariavelmente fica no tucho. O mechanico tá precisando ouvir umas do PROCON, sem dúvida. E esse motor vai longe ainda, mal amaciou.

Arruma o vazamento do cambio pra ficar tranquilo e corre pro abraço. Ou melhor, para os passeios PicapesGM.

[]'s

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2005 12:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

acordakira escreveu:
Você conhece algum lugar bom aqui em SP que mexa com motor assim? Esse motor tá mais pra carro do que pra picape... Ou alguma retífica..


Lugares tem de monte, mas indicar um local bom mesmo eu não saberia... Crying or Very sad Cool

Acho que o que pega é o preço. Tem lugares bons, mas que visualmente não convencem e tem lugares bonitos que são caros e que não resolvem o seu problema.

Sinceramente: até hoje eu não encontrei uma oficina/mecânico que me convencesse 100%...

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
acordakira
MensagemEnviada: Qua Dez 14, 2005 12:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2005
Mensagens: 44
Localização: São Paulo/SP

É caros...

Talvez eu faça isso mesmo... mas como não confiei no serviço que o outro lá me fez eu vou mandar revisar geral o motor e câmbiio, preciso trocar algumas coisinhas, entre elas fazer a suspensão toda..
reforma geral...

Esse carro já me deixou na estrada uma vez por causa do alternador e a outra foi quando quebrou o cambio..mas aí não foi culpa de ninguém... mas agora fico com receio de pegar estrada com ela de novo... não sei..

Falando nisso.. alguém sabe de alguma boa oficina de pintura aqui na capital de São Paulo? A pintura está queimada, capô, teto e para lamas dianteiro.. aí.. já vou mandar pintar inteira... mas antes estava querendo fazer tudo o que tenho que fazer de mecânica... até pq mecânico sempre dá "aquela encostadinha" no carro e vai deixando rastro por onde o macaco raspa...

[]´s

_________________
Fabio Akira
S10 Est. V6 - Só na casquinha....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2005 10:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7408
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Fabio !
Isso de indicar algum profissional é muito complicado. Conheço uma oficina onde levo a Vera quando preciso e uma vez indiquei ela para o meu pai reformar uma Rural que ele tinha. O cara fez uma tremenda ca....da que até hoje eu não entendi. Um bom local são oficinas que trabalham com restauração de carros antigos, não significa que os caras são 100% mas eles trabalham com carros diferenciados e com mais cuidado. Conheço algumas na zona norte de são paulo, inclusive uma delas fez a réplica de um mustang que figurava no filme "60 segundos" (Eleanor) e que foi capa de várias revistas automotivas.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
rforte
MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2005 10:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 6 de Dezembro de 2005
Mensagens: 6
Localização: Itu

Olá Fábio,

Não tenho uma S10, mas coloquei um 4.3 V6 no meu jeep willys.
Como todos vocês, também sofri na mão de mecânico picareta, mais especificamente num cara que me levou uma $$$ preta pra me fazer uma suspensão que o final da história foi trazer meu jeep embora nos chassis, sem nada por baixo, num guincho.
Voltando ao assunto do motor, o bixinho ficou 1 ano e meio parado e de alguma forma, acho que o tal picareta deixou a entrada de ar descoberta, algumas partes enferrujaram e o motor travou.
Resultado, meu mecânico de Itu abriu o motor e está fazendo o orçamento da retífica essa semana. Semana que vem passo pra vocês o resultado.

[]'s
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB