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 Cambio, diferencial e cardã reforçados. Alguém sabe como? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
acordakira
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 11:49 am    Assunto: Cambio, diferencial e cardã reforçados. Alguém sabe como? Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2005
Mensagens: 44
Localização: São Paulo/SP

Caros,

Estou com uma dúvida...

Isso não é aconselhado em nenhum carro mas garanto que todo mundo aqui já fez isso com a sua picape... ou quem nunca deu uma borrachada? daqueles de levantar fumaça!?! rsrs

Pois é.. mas já ouvi muito a respeito disso.. que não é bom, estoura cardã, diferencial.. bla bla bla... isso é verdade?


Deve prejudicar as cruzetas mas o resto... isso procede? Se for realmente muito prejudicial alguém sabe me dizer qual é o cardã, diferencial e cruzetas utilizados na StockCar? O cambio eu sei que é sequencial Bertolotti ou ZF... antes usava Saenz, quando era de dente reto.. não sei se ainda usam...

Alguém sabe se tem como "adaptar" esses tipos de câmbio na S10 V6??

Existe algum tipo de reforço ou este tipo de peças reforçadas (cardã, diferencial, cruzeta, luva,etc..) ?

Um abraço

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Fabio Akira
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 12:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Localização: Sudoeste de MG

Olá Fábio,

bom eu nunca fiz isso na picape porque uma vez um colega meu tentou fazer na D-20 dele e lá se foi as cruzetas. Se um dia aparecer com a cruzeta estourada do nada aqui em casa, meu pai já vai sacar na hora(ele tem picape/caminhão faz 35 anos)!!

O que sei é que no mercado nacional não existem cruzetas muito resistentes, o pessoall que tem 4x4 para competição sofre com isso. Cruzeta resistente, só importada e custa muito caro.

Para reforçar o diferencial só trocando. Disponível no Brasil, só tem Dana 30 e 44 ou Braseixos similares. O seu deve ser Dana 44 ou similar. Um diferencial bem reforçado seria o Dana 60 ou 70. O 60 foi usados nas Silverados MWM e F-250/350. Peças pra eles é bem difícil de achar, só na GM/Ford.

Do resto não sei te dizer.

[]'s

Thales

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acordakira
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 12:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2005
Mensagens: 44
Localização: São Paulo/SP

Fala Thales, blz?

Vc sabe se esse diferencial serve na S10 V6? O Dana 60...

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Fabio Akira
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Dez 13, 2005 2:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Acho que o 60 não cabe no eixo.

Fazer um "burnout" detona pneus e se travar a roda já era o diferencial ou cardan/cruzetas... Eu nunca pensei em fazer isso, pois depois sai $$.

Uma vez eu vi uns cardans de stock-cars. Eles são pintados de branco. Externamente não há nada de diferente, mas o tubo deve ter uma boa espessura. Além desses reforços já citados, em carro de corrida, os pneus já foram feitos para isso e o carro é bem leve, o que facilita o "show".

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Abraços
Eduardo
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2005 2:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Quando tava aprendendo dirigir na Veraneio, meu pai sempre me alertou em relacao a trancos pois o diferencia podia dançar em qualquer vacilo, nao teria coragem de fazer isso, talvez em solo com pouco atrito mas em asfalto nem pensar
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2005 6:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Eu acho que aqui só temos pessoas responsáveis, andando dentro de limites da lei e sem fazer besteiras.

Abraços

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acordakira
MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2005 12:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Dezembro de 2005
Mensagens: 44
Localização: São Paulo/SP

Calma gente!!!

A intenção não é essa mesmo não... ficar por aí tirando racha ou fazendo burnout em qualquer lugar... não vou falar que não faço... mas existem lugares pra isso, como no autódromo, como o próprio kiko já disse... (aliás.. moro do lado do autodromo de interlagos). Ninguém aqui é irresponsável a ponto de colocar a vida de terceiros em perigo.

Só postei este tópico pois realmente, acho as cruzetas da s10 muito fracas (com essa nunca fiz burnout) e queria saber se realmente existem peças que possam substituir as originais com margem de confiança.

Gente desculpem se dei essa impressão...

[]´s

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Fabio Akira
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Sekiya
MensagemEnviada: Qui Dez 15, 2005 10:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
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Na minha opinião para aumentar a resistência das cruzetas, teria que utilizar um outro modelo maior/+resistente. Para isso teria que ser feito um novo cardan com tubo mais espesso e flanges/garfo adaptadas para uma cruzeta maior.

Para tal serviço só consultando quem mexe com isso.

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Abraços
Eduardo
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Dez 18, 2005 9:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Olá pessoall,

Sekiya, a resistência da cruzeta está ligada ao material também, portanto não precisa ser maior....

quanto a cantar pneu, acho isso normal em um jovem... mas claro não se pode fazer isso em todo momento ou em qualquer lugar.

Já em relação a picapes, girar pneu em piso com menos atrito nem tem graça... num precisa nem forçar. A saído do meu sítio para o asfalto, é uma subidinha. as vezes quando vou com um pouco mais de sede ao pote, o pneu já gira, sem botar muita aceleração.

Outro dia mesmo, tava com a picape parada numa subida(sinal), chovendo, e quando fui arrancar mais forte, só vi o barulho dos pneus girando. E olha que nem tive intenção. Já no asfalto seco, quando tentei uma vez, só pra ver se fazia pelo menos um cantadinha, nada... isso que num entendo.

[]'s

Thales

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2005 12:47 am    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 9:03 pm, num total de 1 vez
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2005 1:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
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Thales Pimenta escreveu:
...a resistência da cruzeta está ligada ao material também, portanto não precisa ser maior...


Isso é verdade, mas ainda não vi cruzetas de mesmo tamanho utilizando materiais mais ou menos resistentes. Por acaso existem fábricas que fazem isso no Brasil? Tipo cruzetas forjadas?

Essa história do Daniel mostra bem o tamanho do prejuízo. As custas de menos de 1 minuto de fumaça e cheiro de pneu queimado... Eu ainda não me transformei em dono de loja de pneus e nem representante da Dana, Braseixos... Rolling Eyes Wink

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Abraços
Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2005 5:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá pessoal

Vcs lembram da relação de marchas?

Na primaira em um ZF por exemplo, o torque do motor está sendo multiplicado por 5,08 vezes ou seja 38kgfm x 5,08 = 193 kgfm, é esta a força que as engrenagens do diferencial recebe.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2005 1:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

Sekiya, no Brasil só tem fábrica de cruzetas comuns. Cruzetas mais resistentes, do mesmo tamanho, só importada e é muito cara, mas muito mesmo!!!

[]'s

Thales

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Dez 20, 2005 3:10 pm    Assunto: Re: Quebra de diferencial Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
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Daniel Martinelli escreveu:
Uma vez um camarada meu parou no sinal com uma D-20 S4T/ZF com diferencial 3,15 e começou a cantar pneu em primeira marcha parado, levantando aquela fumaça toda, todos da avenida olhando. Logo em seguida o sinal abriu e ele jogou segunda de uma vez e soltou a embreagem com o giro lá em cima, resultado: um barulho único, não vou esquecer tão cedo, um estálo seco e alto de ferro quebrando. Ai o motor ficou girando em falso, ele coseguiu estacionar só com o empulso conseguido com o tranco. Foi em casa pegou sua outra D-20, e rebocou a outra quebrada até o mecânico que ficou perplexo com o que viu ao abrir se diferencial, não tinha nenhum dente, estava totalmente liso. O mecânico disse que foi a primeira vez que via algo do tipo, logo depois colocou outro diferencial 3,15 e nunca mais fez novamente, eu acho!!!



Lembro-me perfeitamente desse relato a um tempo atras no MSN.

Realmente como já foi falado aqui é dificil uma Picape com tanto torque, nao causar um estrago desses, como o Sr. Kiko falou está bastante multiplicada a força. Na época da veraneio meu pai costumava fazer isso apos tomar algumas cervejas porém em estrada de terra, e no minimo da 2 marcha em diante Rolling Eyes Rolling Eyes

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drperes
MensagemEnviada: Qua Dez 21, 2005 9:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
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Cordiais saudações!

Senhores:
Como Vcs costumam fazer a manutenção no eixo cardã, cruzetas e diferencial?

Seria uma dica muito boa para nós novatos.

Marcelo Peres

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Quem não tem GM caça de MIT mesmo.
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