|
 |
|
Veraneio 1973 gasolina - novato na área!!! |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Henrique |
Enviada: Seg Set 01, 2003 8:55 pm Assunto: Veraneio 1973 gasolina - novato na área!!! |
|
|
Visitante
|
Olá Pessoal
Me apresentando, sou o Henrique, trabalho em uma editora e sempre fui um fã "platônico" de Veraneios.
Bem, fiz a loucura e comprei uma, 1973 amarela à gasolina (motor 6cc etc etc etc). Em bom estado, mas reformada E NÂO conservada. Mas está linda! Só que a mecanica...
Não sei muito sobre ela (documentação, mecânica, se a susp. traseira é com feixe de molas etc) e vou precisar _bastante_ da ajuda e vocês, se possÃvel.
Vamos lá:
- Onde encontro mais informações sobre a bicha, além do que há em www.picapesgm.com.br?
- O volante está com um jogo de 1/3 de volta e piorando (e eu guiei em Sampa assim! quase atropelei um pedestre mas tudo bem...), a caixa de direção é muito cara? Normalmente é só repará-la? Dá pra adaptar outra se não achar da C10? Dá pra colocar DH?
- Por falar em Direção Hidráulica, é verdade que se eu colocar uma de motor a gasolina vou ter que colocar outra se trocar p/ diesel?
- Quando eu arranco ela pula na traseira (parece um buscapé preso numa caixa...), já tentei arrancar de todo jeito e não consigo fazê-la se comportar. Já dirigi caminhonetes GM e veraneios antes e nunca passei por isso :)
- Os Pneus não são os originais e estão muito ruins, quais são os apropriados para substituição?
- Gostaria de trocar o motor para Diesel, o que vcs recomendam? O que tenho que trocar, além do motor (e obviamente a caixa de cãmbio)? Tem que mexer na caixa de câmbio, diferencial, essas coisas?
- Estou quase comprando um Q20B (que é o antigo Perkins 4236) por uma questão de preço, mas um S4 cairia bem - só que é muito caro. Eu tenho em vista também um Mercedes 608D, um Mercedes 1111 (ou 1113), um Sprint 6cc, e um Perkins 6357 (6 cilindros, acho que de colheitadeira). O que vcs recomendam?
- E meu motor GM gasolina 6cc azul? Quanto vale para vender? Ele está inteirão. Aliás, alguém daqui quer? :)
Ufa!
Obrigado por serem pacientes e chegarem até aqui!
Agradeço antecipadamente a ajuda.
Saudações Cordiais
Henrique
Feliz como criança que ganhou bicicleta nova... |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Ter Set 02, 2003 12:19 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Oi Henrique,
Em primeiro lugar, seja muito benvindo ao site. Não esqueça de se cadastrar (botão "Registrar" no menu lá em cima).
Além do site, onde vc encontrará muita informação, o primeiro passo é arrumar o manual dela. Eu tenho um da 1981, porém acho mais interessante vc conseguir uma do ano equivalente, já que houveram mudanças no motor, e acabamento interno, principalmente.
- Não é dificil arrumar as peças de reparo da caixa. Porém o conjunto completo deverá ser visto, pois pode haver folga no braço Pittman, terminais e pivos, entre outros: tudo somado, fica uma folga enorme.
- Pode colocar a DH. Vc não precisará trocar a caixa se adaptar o motor diesel, entretanto, nos motores S4 a bomba hidraulica é acionada de forma diferente (não pela correia), e vc não poderá reaproveitar a bomba.
- Dos pulos: Verifique os coxins, pelos sintoma descrito parece ser a movimentação do powertrain... vc ouve estalos ou coisa parecida ??
- Os originais são 7,10x15 ou 8,25x15 (Veraneio 1981). O manual tb descreve 7,00x16. São de pneus diagonais. O radial adequado é o 255/75R15. Vc pode tentar outras medidas 235/75R15, mas verifique antes na nossa página de calculo de marchas (no site, seção dicas).
- Para adaptar o diesel, vc deverá trocar molas e amortecedores dianteiros, e todo o powertrain (cambio e diferencial). Se a mecânica for original, vc deverá estar com o cambio M15, de 3 marchas (alavanca no volante). É muito frágil para um diesel.
- Já que vc vai adaptar, fique com o Sprint. Na ordem: Sprint, S4s e Q20B. São motores muito bom. Os Mercedes tb, mas é que para o Sprint e o S4 e Q20B vc arruma caixa seca, suporte e etc originais.
- Motores 6cc da Chevrolet não ganham muito preço no mercado (por causa da abundancia, são ótimos motores). Em torno de R$800,00.
Em tempo: sua Verana deve ter suspensão traseira de molas helicoidais.
Abraços _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Set 02, 2003 6:03 am Assunto: Motores Diesel |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Henrique
Evite estes motores estranhos ao veÃculo, ou seja, os que não equipam o veÃculo originariamente.
Os MB 608, 1111 e 1113, são muito pesados, deve pesar uns 100 kg a mais que Perkins, Maxion ou MWM Sprint, alem do mais, o carter destes motores não permite a instalação, sem ter que mexer na travessa da suspensão e no próprio carter.
Os motores estacionários ou agrÃcolas têm a potencia, rotação máxima e curva de torque diferente. E desvalorizam em muito valor de revenda.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Henrique |
Enviada: Ter Set 02, 2003 11:30 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003 Mensagens: 1120 Localização: São Paulo/SP
|
tecnica escreveu: |
... seja muito benvindo ... Não esqueça de se cadastrar... |
Obrigado pela recepção, Alexandre
Já fiz o cadastro, tô na área.
.... o primeiro passo é arrumar o manual dela. |
Pois é, mas alguém aqui tem alguma idéia de onde? Nem sei por onde começar. O máximo que consegui foi um manual da 81.
... não é dificil arrumar as peças de reparo da caixa. Porém o conjunto completo deverá ser visto ... folga no braço Pittman, terminais e pivos ... tudo somado, fica uma folga enorme.. |
É, como eu disse, tinha uma folga de 1/3 de volta. Já faz dois dias, e meus braços ainda estão doendo!
Isso já está sendo visto, comprei uma caixa recondicionada com garantia de três meses. Acham que fiz porcaria? O cara da oficina disse que era boa e tal. O melhor seria então reparar a caixa e não trocá-la?
Uma nova sai por R$700, a recondicionada paguei R$200.
Não vi o estado da antiga pra saber se poderia ser reutilizada ou não.
Novamente, fiz caca?
DH. ... não precisará trocar a caixa se adaptar diesel, ... no S4 a bomba hidraulica é diferente ... não poderá reaproveitar a bomba. |
Nesse caso, faço o quê?
Eu sei que tem um tutorial no site, é só seguir aquele e correr pro abraço?
Dos pulos: Verifique os coxins ... parece ser ... o powertrain... vc ouve estalos?? |
Ouço sim! Não só durante a arrancada mas durante a marcha. São estalos de frequência constante e que aumentam de frequência quando a velocidade aumenta. Pensei que fosse algo parecido com rolamentos (só entendo de carro pequeno...).
Agora, a pergunta vexatória (para mim...): err... o que é powertrain?
... originais: 7,10x15 ou 8,25x15 (Veraneio 1981). O manual tb descreve 7,00x16. São de pneus diagonais. O radial adequado é o 255/75R15. |
Ok, obrigado. Posso colocar o 255 sem mexer nas marchas?
Vc pode tentar outras medidas 235/75R15, mas verifique antes na nossa página de calculo de marchas (no site, seção dicas). |
Não compreendi extamanete como preencher aquele formulário, eu preencho os dados de pneus e torque e clico em calcuylar e ele não faz nada.
Só funciona no Internet Exploder? Eu uzo Mozilla aqui, nem tenho Exploder disponÃvel.
Para adaptar o diesel, vc deverá trocar molas e amortecedores dianteiros, e todo o powertrain (cambio e diferencial). |
Trocar por quais? Acabei de colocar amortecedores novos...
Se a mecânica for original, vc deverá estar com o cambio M15, de 3 marchas (alavanca no volante). É muito frágil para um diesel. |
Sim, esse eu já sabia que teria que trocar.
Alguns aqui estão provavelmente me condenando por querer adaptar algo não-original numa caminhonete (aparentemente) original, mas ela não está em estado de colecionador, já foi repintada com cor diferente, o painel foi pintado de preto (e o serviço não ficou bom...) a parte elétrica está toda mexida. Mesmo a caixa original não está boa.
De qualquer forma, tenho caixa e motor originais para vender. Alguém se habilita? :)
Já que vc vai adaptar, fique com o Sprint. Na ordem: Sprint, S4s e Q20B. São motores muito bom. Os Mercedes tb, mas é que para o Sprint e o S4 e Q20B vc arruma caixa seca, suporte e etc originais. |
Quanto vc acha que vou gastar na brincadeira, fora o preço do motor? De mão de obra, caixa seca, suporte e demais peças?
Motores 6cc da Chevrolet não ganham muito preço ... R$800,00. |
Chuif...
De qualquer forma, não conseguirei sustentá-lo, preciso retirá-lo e, portanto, vendê-lo.
Em tempo: sua Verana deve ter suspensão traseira de molas helicoidais |
Informação importante, obrigado.
Abraços _________________ Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973
E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005. |
|
|
 |
Henrique |
Enviada: Ter Set 02, 2003 11:33 am Assunto: Re: Motores Diesel |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003 Mensagens: 1120 Localização: São Paulo/SP
|
Kiko escreveu: |
Os MB 608, 1111 e 1113, são muito pesados, deve pesar uns 100 kg a mais que Perkins, Maxion ou MWM Sprint, alem do mais, o carter destes motores não permite a instalação, sem ter que mexer na travessa da suspensão e no próprio carter. |
Obrigado Kiko.
Seguindo sua orientação e a do Alexandre, vou ficar com o Sprint (se é que ainda não foi vendido).
Kiko escreveu: |
Os motores estacionários ou agrÃcolas têm a potencia, rotação máxima e curva de torque diferente. E desvalorizam em muito valor de revenda.
|
Outra informação importantÃssima, obrigado :)
Abraços _________________ Henrique Cesar Ulbrich
|
|
 |
Hélio Spadari |
Enviada: Ter Set 02, 2003 11:46 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003 Mensagens: 67 Localização: São Paulo
|
Olá amigo, mais uma Veranosa pra turma!!! q bom!!
Amigo, tenho um manual pra ela!!! se vc quiser podemos negociar!!!
Tenho uma Veranosa 78 (tem foto dela na galeria pg 6) e fico feliz de ter mais uma aki!!
Desculpem me intrometer, mas amigo, NÃO MUDE PRA DIESEL!!!!!!
É mais fácil vc adaptar GÀS nela!! eu vou mexer no meu motor e depois meter gas na criança!!
Claro, isto é minha opinião e só estou me manisfestando, sem arrumar problemas com os q adoram o diesel!!
Pra vc ter idéia, o campeonato de pick-ups (S10, Ranger e Dakota) são os motores originai, fuçadão e à GÃS!!!! No ano passado a categoria usava gasolina, e este ano gás, bom os motores rendem 20% a mais e não quebram como os anos anteriores.
Se vc tiver a oportunidade de acompanhar uma prova, vai se impressionar como eu!!
Mas, cada caso é um caso!!! E peça de motor diesel nem sempre fica baratinho........
Bem vindo pra vc e pra sua Veranosa tbm!!!
Creio q já estamos em umas três barcas aqui no clube!!
Precisamos nos encontrar pra trocarmos mais idéis de pick-ups e de VERANOSAS!!!!
PS: A sua tem feixe de molas?
ABS, Hélio _________________ .*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*. |
|
|
 |
Hélio Spadari |
Enviada: Ter Set 02, 2003 12:00 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003 Mensagens: 67 Localização: São Paulo
|
Amigo Henrique, conforme sua dúvida segue orientação do manual Chevrolet:
Pressão dos Pneus:
tamanho, 7,10
aro 15
n. de lonas 6
pressão 30lbs.
estes dados são p/ pneus originais!!
ABS,HÉLIO  _________________ .*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*. |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Qua Set 03, 2003 11:55 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Oi Henrique,
Da teoria à pratica...
O powertrain envolvem todos os elementos de força e tração do veÃculo: motor, cambio, caixa de transferência (num 4x4), diferenciais, semi-eixos, homocinéticas, entre outros.
O custo de um S4TPlus novo, parcial, está em torno de R$ 9mil. Vem sem o alternador, bomba da direção hidraulica, entre outros Ãtens. Motores usados, com nota (item IMPORTANTISSIMO, dado o número de picapes roubadas), giram em torno de R$ 6mil. Cambios de 5 marchas estão em torno de R$800 reais. O cj de coroa e pinhão para o diferencial tb estão em torno de R$800 reais.
Portanto, vc deverá gastar em torno de 10 a 12mil reais para adaptar este motor, estimando a mão de obra, e outras peças que precisarão ser adquiridas.
Existem outras alternativas: o uso do gás, como o Hélio falou, tb é bem vantajosa. A receita que eu daria para o gas seria vc colocar o motor 4.1 do Omega, com injeção, e colocar o kit.
Nessas condições, vc deverá ter um consumo por volta de 7Km/m3.
Com esse motor vc pode manter o cambio atual.
O kit de gás tb pode ser usado no motor atual, mas, como sua concepção é muito antiga, o rendimento e consumo não será o mesmo de um motor injetado. Além disso o 4.1 é mais robusto ( 7 mancais , contra 5 do ChevyBrasil ), gira mais e é bem mais silencioso.
Então é por tudo na ponta do lápis, e decidir.
Voltando às perguntas:
- a troca das molas e amortecedores é necessária pq o motor diesel é bem mais pesado. A dianteira arria facilmente.
- os estalos e pulos parecem estar realmente relacionados com os coxins. Outro sintoma com estalos é o diferencial, mas o carro não pularia, apenas o barulho.
- DH. O sistema da direção hidráulica é composto pela caixa, bomba de fluido hidráulico, mangueiras e reservatório. Normalmente a bomba é acoplada ao motor num suporte semelhante ao alternador, e acionada pela correia. Nos motores S4, a bomba está acoplada junto à bomba injetora, e é acionada por engrenagens.
Qto à caixa recondicionada, depende da procedência. Fique atento ao comportamento do veiculo, uma caixa mal recondicionada volta a apresentar folgas com pouco tempo de uso.
A página de calculo das marchas funciona tb no Mozilla, sem problemas: vamos tomar como exemplo, o uso de um pneu 255/75R15, com o cambio M15 de 3 marchas e o motor Chevrolet Brasil.
No campo "Largura do pneu (milimetros)", vc digita 255.
No campo % altura, vc digita 75
No aro (POL), vc digita 15
Nas RPM de torque e potência, vc digita os respectivos valores, 2400 e 3800.
Nos campos de relações de marcha, da 1a à 3a, coloque as relações correspondentes, assim como no diferencial.
Então o site irá calcular para vc uma tabela com as rotações referentes à cada uma das velocidades ( de 20 a 200km/h), assim como as velocidades correspondentes às rotações de torque e potência.
Com os dados acima, a Veraneio, na rotação de potência máxima, com o cambio M15 e pneus 255/75R15, estaria a exatos 140,23Km/h.
Caso vc use o 7,10 aro 16, a máxima seria de 127Km/h. Para pneus diagonais, a largura é informada em polegadas, e a altura é sempre 80% da largura. O 255/75R15 tem diâmetro total maior que o 7,10-16, alongando a relação total da transmissão. Se o motor tiver potência suficiente, a velocidade máxima irá aumentar. Em contrapartida, com as relações mais longas o consumo diminui (vc irá sentir o carro mais solto), e perderá um pouco de força nas subidas e arrancadas.
Como vc pôde ver, a página é util para simular e especular os resultados que podem ser obtidos com a combinação de outros pneus, motores, câmbio e diferencial. Numa adaptação, ajuda bastante.
Abraços _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
Henrique |
Enviada: Qui Set 04, 2003 2:32 pm Assunto: Por quê Diesel? |
|
|

|
Hélio Spadari escreveu: |
Desculpem me intrometer, mas amigo, NÃO MUDE PRA DIESEL!!!!!! É mais fácil vc adaptar GÀS nela!!
|
Eu vou falar o porque do Diesel e vocês me dizem se é burrada ou não.
Compramos a Veraneio pra viajar pelo Brasil. É um projeto de pesquisa e portanto não vamos nos concentrar nos grandes centros.
O problema do Gás é que ele só existe onde passa o gasoduto. Se eu quiser ir pra Santos, por exemplo (que é AO LADO de São Paulo capital) lá não tem gás.
Se eu quiser ir para o interior de minas, ou para o Mato Grosso, ou para Tocantis, lá não tem gás também. Interior de Santa Catarina idem - só tem gás em Blumenau, Joinville e Florianópolis. Paraná Idem - só tem gás em Curitiba e ao longo da BR-116, se eu quiser ir para São Mateus do Sul estou ferrado.
É por isso que o Diesel é importante. Gasolina fica proibitivo, e gás não tem em todos os lugares. :(
Se houvesse gás no Brasil todo eu não teria dúvidas, mesmo orque DETESTO o imundo motor Diesel.
Hélio Spadari escreveu: |
PS: A sua tem feixe de molas?
|
Não.
_________________ Henrique Cesar Ulbrich
|
|
 |
Henrique |
Enviada: Qui Set 04, 2003 2:45 pm Assunto: Diesel vs Gas e legalização |
|
|

|
Antes de prosseguir com minhas dúvidas a vocês (e obrigado pela paciência com um novato!) , gostaria de saber sobre a legalização do motor a Diesel: quanto custa, o que precisa, o que pode e o que não pode...
Se alguém puder me ajudar, agradeço.
O custo de um S4TPlus novo, parcial, está em torno de R$ 9mil. Vem sem o alternador, bomba da direção hidraulica, entre outros Ãtens. Motores usados, com nota (item IMPORTANTISSIMO, dado o número de picapes roubadas), giram em torno de R$ 6mil. Cambios de 5 marchas estão em torno de R$800 reais. O cj de coroa e pinhão para o diferencial tb estão em torno de R$800 reais.
...
Portanto, vc deverá gastar em torno de 10 a 12mil reais para adaptar este motor, estimando a mão de obra, e outras peças que precisarão ser adquiridas.
|
Consegui um Q20B + cambio M-16 (4 marchas) por R$6 mil com nota.
Mão de obra do mecânico R$400 (já orçado)
Pinhão + Cremalheira R$800 (segundo você).
Isso deu R$7200 até agora.
A que outras peças vc se refere? Por favor, me ajude!
Alternativas:
- gás + 4.1 do Omega+cambio atual. (custo +/- R$ 5 mil)
- gás + motor atual+cambio atual. (custo +/- R$3 mil e menor desempenho)
...
Então é por tudo na ponta do lápis, e decidir.
|
Pois é. Se custar os R$12 mil que vc falou não vale a pena, mas por enquanto eu estou com aprox. 8 mil (contando as trocas dos amortecedores e molas dianteiros).
Obrigado pelas respostas sobre amortecedores/molas, estalos nos coxins, DH e pneus. _________________ Henrique Cesar Ulbrich
|
|
 |
Hélio Spadari |
Enviada: Qui Set 04, 2003 8:55 pm Assunto: |
|
|
|
Hernrique, meu amigo, tenho um amigo tbm q quer vender um "pérquinho" Q20bola.
Me escreve q te passo o tel dele pra vcs conversarem!!
ABS, Hélio
helio@speventos.com.br _________________ .*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Set 05, 2003 5:49 am Assunto: Troca de Motor para Diesel |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Henrique
Eu não sei como é transferir documentos para Diesel.
Mas se fosse eu, compraria um veÃculo diesel original ou ja montada com documentação correta, ou seja o valor q vc pagou na seu Veraneio + valor de transformação + valor da documentação, poderia pagar um veÃculo já Diesel.
Pois um D-10 cabina dupla ou mesmo um Veraneio em bom estado vale em torno de R$ 15 a 20 mil, ou até uma Bonanza 93 CS, um pouco mal tratada por uns R$23 mil
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 1
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|