Autor |
Mensagem
|
Luciano Cristian |
Enviada: Qui Jan 12, 2006 8:13 am Assunto: Diferencial Tração Positiva |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 23 de Agosto de 2005 Mensagens: 19 Localização: São Paulo
|
Estou com uma dúvida cruel.
em um tópico o Sr KIKO havia dito que para saber se o diferencial era positivo bastava levantar o eixo trazeiro colocar em ponto morto e girar a roda com a mão e a outra deveria girar no mesmo sentido.
Quando comprei a minha veraneio a pessoa que me vendeu disse que era tração positiva.
Então lá fui eu fazer o teste , e o que aconteceu foi que quando giro a roda a outra não se move, quando engato uma marcha e giro a outra roda gira no sentido oposto, viajei com esta veraneio para Aracajú saindo de São Paulo e não tive nenhum problema. Então minha dúvida é o seguinte este eixo é mesmo positivo, se sim pode estar com problemas, ou ele é um eixo comum . Minha veraneio é 86/87, e o diferencial é um braseixos. _________________ vale mais um dia ruim de VERANEIO, que um ótimo dia de trabalho |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qui Jan 12, 2006 1:08 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
|
Olá, Luciano, a minha andaluz tinha este diferencial, e a diferença que observei, é que o diferencial de tração positiva tem umas peças parecidas com discos de metal, esta observação só pode ser feita com a retirada da tampa do diferencial.
César Oliveira _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qui Jan 12, 2006 10:09 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Luciano,
sinto em dizer, mas é quase certeza que não saiu diferencial tração positiva braseixos.... Diferencial blocado original na A/C/D-10 e Veraneio só Dana.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Jan 13, 2006 5:53 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Luciano
O diferencial "Tração Positiva", foi lançado há muito tempo, década de 70 ou fins de 60, mas esteve meio sumido na década de 80 (opcional), voltando em década de 90 (quase de série).
Qdo vc vira a roda com a marcha engatada a roda vira livre (leve) ou pesado?
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sex Jan 13, 2006 8:28 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
|
Bom dia colegas, eu realmente não lembro de ter reparado na marca do diferencial da andaluz, mas era tração positiva e original do carro (1989). No meu caso especifico, rodo muito pouco em estrada de chão não notei diferença nenhuma neste sistema, acredito que este fato esta relacionado com o uso do carro.
E a unica vez que fiquei atolado na lama foi com uma f-1000,. com este sistema, só saiu rebocando, nos tempos de faculdade.
César Oliveira _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Gerson Lage |
Enviada: Sex Jan 13, 2006 10:19 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003 Mensagens: 96 Localização: Brasília-DF
|
Thales Pimenta escreveu: |
Olá Luciano,
sinto em dizer, mas é quase certeza que não saiu diferencial tração positiva braseixos.... Diferencial blocado original na A/C/D-10 e Veraneio só Dana.
[]'s
Thales |
Prezados, a minha Bonanza 94 tem diferencial com tração positiva e é da Braseixos. Se não me engano, a caixa de satélites é vermelha. Tive outra Bonanza 90 a gasolina que também era positiva e Braseixos. Quando movimento as rodas no ar, ambas giram no mesmo sentido.
Faz muita diferença se voce roda por estradas de terra. Se uma das rodas traseiras cair num buraco ou ficar sem tração (atolada), a outra vai continuar rodando, o que não acontece com o diferencial normal. _________________ Bonanza 94 S4T |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sex Jan 13, 2006 3:01 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Gerson,
veja bem, eu disse na série 10. Na serie 20 só saiu Dana em 92 e 96. De resto foi Braseixos.
Kiko, a tração positiva, se não me engano, já tinha como opicional na Chevy Brasil, em 62. Se não for, é certeza que começou nas C-14, em 1964.
Quanto a função do blocante, os originais só tem eficiência enquanto o carro está andando. Parado(na hora do atolamento), quase num faz diferença, porque possui deslizamento bem limitado.
[]'s
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 7:00 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Como o sistema é por fricção, o sistema parece mais com a embreagem de ciclo motores (mobylete), tem que dar rotação no eixo para surgir o efeito.
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jan 15, 2006 10:40 pm Assunto: |
|
|

|
Olá pessoall,
não sei se na época ainda era usado, mas o veÃculos equipados com tração positiva da série 10, terminam o NIV com P.
[]'s
|
|
 |
Luciano Cristian |
Enviada: Seg Jan 16, 2006 7:45 am Assunto: Tração positiva |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 23 de Agosto de 2005 Mensagens: 19 Localização: São Paulo
|
Sr kiko, bom dia.
Quando giro a roda , ela realmente fica um pouco dura , más não muito, e a outra não sai do lugar.
Agora , quando engato uma marcha , uma gira ao contrario da outra. A minha "querida" é 87. _________________ vale mais um dia ruim de VERANEIO, que um ótimo dia de trabalho |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Jan 17, 2006 5:56 am Assunto: |
|
|

|
OLá Luciano
Não posso garantir à distancia o seu diferencial é Positiva ou não, pois um pouco de interferencia ao girar pode ser de uma roda presa (freios pegando).
Muitas vezes a plaqueta do diferencial, ou na tampa de abastecimento de óleo traz a informação.
O ideal é quando for trocar o óleo do diferencial, pedir para tirar a tampa e ver, e fazer uma boa limpeza.
Lembre-se que óleo para diferencial tração positiva é totalmente diferente do comum.
|
|
 |
|