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 Funcionamento da Valvula Termoestática « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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igorfrota
MensagemEnviada: Qua Mar 29, 2006 10:24 am    Assunto: Funcionamento da Valvula Termoestática Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 15 de Março de 2006
Mensagens: 13

Caros,
Alguem saberia me explicar a real necessidade da válvula termoestática (enfase no 2.5 maxion).
No meu carro, parece que esta peça foi retirada e alguns mecânicos me disseram que não tem problema, que assim o motor funciona mais frio e que principalmente para o clima daqui (Fortaleza-CE), muitos retiram esta válvula.

O que essa válvula faz ? Como ela funciona ?

Agradecido

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Igor Frota
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Law Huei
MensagemEnviada: Qua Mar 29, 2006 10:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 46

Igor,

A válvula termostática tem como função abrir e fechar conforme o motor aquece para efetuar a troca de líquido de arrefecimento, ou seja, quando o líquido atinge determinada temperatura a válvula abre para que uma água mais "fria" circule pelo motor, enquanto a água mais quente percorre o radiador para resfriamento.
Realmente muitas pessoas retiram a válvula termostática por problemas de superaquecimento ou quando a válvula trava, na realidade eles apenas retiram o miolo que faz o fechamento ou abertura para a circulação do líquido de arrefecimento. A retirada dela implica em maior consumo de combustível, uma vez que o veículo consome mais quando se está frio.Também há o risco de que em longas viagens e percursos de serra do veículo esquentar demais, pois com a retirada da válvula o líquido de arrefecimento passará a circular livremente, sendo que se atingir a temperatura máxima, não haverá mais líquido " resfriado" para efetuar a troca. Do meu ponto de vista não compensa a retirada do mesmo, pois se fosse uma peça inultil as montadoras não gastariam horas de projeto em vão, além do mais não é uma peça de reposição considerada cara. Se o seu carro está com problemas de aquecimento, procure a causa e a solução.

abraços

Law
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igorfrota
MensagemEnviada: Qua Mar 29, 2006 7:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 15 de Março de 2006
Mensagens: 13

Bem, no caso do meu veículo, o mostrador dee temperatura marca sempre muito frio, mesmo em viagens longas, o mostrador nunca atinge nem 1/4 do mostrador.

A justificativa dos mecanicos é de que a maior nececssidade desta valvula é para os estados do sul/sudedste e Argentina, onde a temperatura é bem mais baixa. Já aqui no calorzão do ceara, não existe a necessidade de fazer a temperatura do motor subir rapido.....

A temperatura soh chega a subir um pouco and o ar esta ligado ou qnd estou na areia. Nesse caso a temp fica em torno de 1/4 do mosrador.Mesmo assim, nao ultrapassa a marca

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Igor Frota
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Wander
MensagemEnviada: Qua Mar 29, 2006 9:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Viagens longas fazem com que a temperatura normalmente baixe mesmo. Transito e congestionamento é que causam superaquecimento, necessitando de um sistema de arrefecimento mais apurado. Subir serras, como disse o amigo Law, também causa aumento de temperatura, basta ver os carros com o caput aberto...

Nas tentativas de diminuir a temperatura do motor de meu tempra, foi retirada a válvula termostática, com os mesmos argumentos já apresentados pelos colegas. Meu cunhado ficou uma fera, rsss, e disse o mesmo que Law, se a peça fosse inútil não seria empregada nos projetos pelos engenheiros...

O problema de superaquecimento foi solicionado, em meu caso, como já disse aqui no forum, pela inclusão de um kit Fiat que transfere o cebolão para mais próximo da cabeçote do motor. Funcionou expetacularmente. Ah, sim, a válvula termostática foi recolocada e meu cunhado voltou a respirar aliviado, ehhhhh

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fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
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adalberto
MensagemEnviada: Qua Mar 29, 2006 9:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Pessoal, todo mecanico que conheço realmente despresa essa valvula. Em meus carros da linha GM nunca usei tal peça e nunca tive problemas de super aquecimento. Na Vera tambem não tem e é quase possivel tomar uma cerva bem gelada em seu radiador. Tambem já me passou pela cabeça a duvida sôbre a engenharia empregada nisso mas por outro lado lembro tambem dos engenheiros que fazem um carro que não sobe uma ladeira de ré.
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Adalberto
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Mar 30, 2006 6:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

A função da valvula termostática, é de fazer o motor aquecer mais rápido para atingir a temperatura de trabalho (mais ou menos 85º C nos motores Diesel), fechando a passagem da agua para o radiador, e depois de atingida esta temperatura monitora a manutenção desta temperatura, abrindo passagem para o radiador quando ultrapassar a temperatura e fechando quando chegar na temperatura.

Abraços

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Wander
MensagemEnviada: Qui Mar 30, 2006 7:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Kiko, voce retiraria a válvula termostática de um carro seu ?

Acredito, como o Adalberto falou, que engenheiros e indústrias cometem erro, mas em protótipos ou projetos novos ou inovadores. Muitas vezes por não ter passado no teste do tempo. Ou por exigência de prazos curtos para lançamento de produto.

Entretanto, quando se trata de um peça como esta, em uso por todas as soluções de arrefecimento do mundo, consagrada, testada por dezenas de anos, não me deixa dúvidas de que funciona, faz bem e que deve ser mantida.

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Mar 30, 2006 7:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Wander

Jamais, retire a valvula, fuja das soluções dos mexanicos de retirar ou fazer furos na valvula, quando apresentar problema troque por uma nova de boa marca.
O motor tem que trabalhar quente, para melhor desempenho e economia.

Quanto aos indicadores de tenmperatura das picapes GM, marcam menos que realmente é.

Abraços

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Mar 31, 2006 2:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Meu pai fala que geralmente tira dos carros que já possuiu, nas PICAPES nao foi diferente, só essa D20 atual que ainda está com a valvula. Aqui o pessoal costuma fazer muito nas KIA BESTA tira a valvula, e troca o radiador por um maior, pois ela original no clima daqui se vacilar trinca o cabeçote
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Mar 31, 2006 6:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Andreson

Os veiculos made in Brazil, o projeto já esta adequado para nosso clima.

Se por acaso, a valvula original deixa ferver, é trocar por um com temperatura menor.

Mas este tabú (tirar a valvula) é da epoca que aditivo para radiador era bebida de rico, a água com aditivo pode chegar a mais de 130º C sem ferver, dependendo da pressão do sistema.

Abraços

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Emonte
MensagemEnviada: Qui Abr 06, 2006 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 40
Localização: São Paulo -SP

Eu considero a válvula termostática essencial para o bom funionamento do motor, já vi casos de problemas pela retirada da mesma e até mesmo casos de aumento de consumo de combustível pois o motor trabalha fora das especificações (demora mais pra aquecer por exemplo).

Independente de qualquer 'justificativa técnica', eu tenho por mim que as montadoras - e todas as empresas em geral - estão cada vez mais focadas (e neuróticas!) em "corte de custos". Neste sentido só instalam nos veículos aquilo que é absolutamente necessário, até simples parafusos eles economizam se puderem.

Portanto, se instalam a válvula é porque a peça se faz necessária, caso não fosse importante por certo várias montadoras já a teriam incluso em sua lista de 'corte de custos' (ou aumento de lucos, dependendo do ponto de vista).

O que se passa é que quando a vávula apresenta problemas é necessário TROCAR POR UMA NOVA e não simplemente retirar a peça.
i
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