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 Limpeza do sistema de arrefecimento « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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Lauricy Mathii
MensagemEnviada: Sáb Abr 01, 2006 7:41 pm    Assunto: Limpeza do sistema de arrefecimento Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 91
Localização: São Paulo-Capital-Ermelino Matarazzo

Pessoal,gostaria de saber se alguém já fez a limpeza do líquido do radiador na blazer 4.3 6 cc.Estou com vontade de fazer essa limpeza na blazer e estou na dúvida de fazer,pois quando tinha a S 10 fiz essa limpeza com um líquido que se joga dentro do radiador e furou um dos selos do bloco do motor e meu medo é esse na blazer é super difícil o acesso de trocar esses selos.
Gostaria da opinião do pessoal do forum.
Abraços e desde já agradeço.

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LAURICY
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Abr 02, 2006 10:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Lauricy

Se o sistema estiver emferrujado, o uso de produtos químicos para limpeza removerá crostas de ferrugem e o vazamento é inevitável.

Se a agua com aditivo que está no carro estiver limpa, e não tiver problema de aquecimento, deixe como está.

Se a agua está vermelha de ferrugem, faça a limpeza somente com água, depois abasteça ´colocando aditivo.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Lauricy Mathii
MensagemEnviada: Ter Abr 11, 2006 11:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 91
Localização: São Paulo-Capital-Ermelino Matarazzo

Olá pessoal,a água do radiador não esta com ferrugem ainda mas queria fazer antes de
comecar enferrujar,já faz um ano e meio que comprei a blazer e desde que saiu da
concessionaria nunca foi trocada a água.
A água ainda ta limpa só completei algumas vezes e não ta fervendo,o ponteiro marca
um quarto da temperatura,dificilmente ultrapassa isso mesmo com GNV.
Existe algum procedimento para retirar o ar do sistema durante a troca da água??

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LAURICY
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Wander
MensagemEnviada: Qua Abr 12, 2006 5:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
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Localização: MG

Próximo ao radiador há uma válvula, um parafuso geralmente de plástico. Solte o parafuso e coloque água até começar a sair por ali. Enquanto não sair água está saindo ar... Saiu água, pode fechar.
Bom, pelo menos no Fiat Uno, tempra e gol... Na picape não posso dizer pois estou a pouco tempo com ela e a mesma se encontra em uma cidade vizinha... Creio que antes que eu confira, no sábado ou domingo, alguém aqui vai lhe responder. Ou voce mesmo pode conferir na sua...

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fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
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Sekiya
MensagemEnviada: Qua Abr 12, 2006 11:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Lauricy, para ajudar basta fazer o download do manual técnico na seção "Download" do site.

Mas vou facilitar sua vida:
(Trecho retirado do manual técnico)

Líquido de Arrefecimento do Motor (C43NE) (Sistema de Arrefecimento do Motor) – Substituir

!Atenção!
Enquanto houver pressão no sistema de arrefecimento, a temperatura pode ser consideravelmente mais alta que o ponto de ebulição da solução no radiador, sem fazer com esta entre em ebulição. A remoção da tampa do radiador enquanto o motor estiver quente e a pressão alta pode fazer com que a solução entre em ebulição instantaneamente, possivelmente com força explosiva, jorrando a solução sobre o motor, pára-lamas e pessoa que está removendo a tampa, causando sérios danos materiais e pessoais. Sob tais condições, o etilenoglicol contido na solução de arrefecimento pode se tornar combustível. A tampa deve ser removida somente após o motor ter esfriado.

Drenagem

1. Coloque um recipiente coletor sob a torneira de drenagem do radiador.
2. Instale um tubo na torneira do radiador.
3. Coloque a extremidade do tubo no recipiente coletor.
4. Certifique-se que o sistema esteja frio e remova a tampa do radiador.
5. Abra a torneira de drenagem completamente.
6. Deixe o sistema de drenagem escorrer até que o fluxo pare.
7. Coloque um recipiente coletor sob o motor.
8. Remova o bujão de drenagem do motor.
9. Deixe o bloco do motor drenar até que o fluxo pare. Poderá haver drenagem adicional no radiador nessa ocasião.
10. Reinstale o bujão do motor.
11. Feche a tampa do radiador.

Enchimento

[Informação] Um selante granulado recomendado deve ser adicionado ao líquido arrefecedor sempre que este for drenado e reenchido, para evitar vazamento prematuro na bomba. O granulado nunca deve ser adicionado ao reservatório de expansão, pois isso poderá impedir a operação correta do sistema.

1. Certifique-se que a torneira do radiador esteja fechada.
2. Certifique-se que o bujão do bloco esteja apertado.
3. Caso sejam adicionados protetores nos sistema de arrefecimento, misture-os antes de encher o sistema nas proporções recomendadas pelo fabricante do produto.
4. Coloque sobre o gargalo do enchimento do radiador um funil de bocal grande.
5. Entorne cuidadosamente o líquido no funil. A quantidade a ser adicionada deve ser previamente conhecida. O enchimento pode ser um tanto vagaroso devido a válvula termostática estar fechada.
6. Quando o líquido estiver cerca de 25 mm abaixo do gargalo, ligue o motor e deixe o sistema de arrefecimento esquentar. Quando o termostato abrir, o nível do líquido poderá baixar. Adicione até o nível correto.
7. Instale a tampa do radiador.
8. Verifique o nível do líquido no reservatório de expansão. Adicione, se for necessário.

Só tinha estas informações.

Obs. Moderador, esse tópico poderia ser movido para "Técnica"

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Abraços
Eduardo
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Wander
MensagemEnviada: Qui Abr 13, 2006 7:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
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Que aula.... Smile
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Lauricy Mathii
MensagemEnviada: Sex Abr 14, 2006 11:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
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Sekiya,valeu pelas informações,vou ver se neste feriado faço esta troca do líquido
do radiador.
Valeu mesmo e abraços.

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LAURICY
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Lauricy Mathii
MensagemEnviada: Sex Abr 14, 2006 11:42 am    Assunto: Responder com Citação



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Perdão,agradeço a todos que responderam e tiraram as minhas dúvidas.
Abraços a todos.

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LAURICY
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Abr 14, 2006 12:08 pm    Assunto: Responder com Citação



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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Abr 14, 2006 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

hoje, finalmente fiz a limpeza do radiador da picape.

O que eu achei interessante, que mesmo tendo lavado da última vez e posto aditivo(da International), a água saiu bem marrom de ferrugem...

Outra coisa interessante foi que depois de colocar água+aditivo(desta vez STP, para motores diesel), vi pela boca do radiador, quando acelerava, que formava espuma no fluído...

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Thales

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Abr 23, 2006 5:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Algumas mangueiras do radiador vem com uma mola dentro, com o decorrer do tempo elas apodrecem, viram ferrugem, além de quebrar.

Na D20 não tinha, mas nos caminhões de casa tinha e eu tirei (os pedaços), estavam corroídas.
Essas molas são para dar o formado da mangueira, pelo menos foi isso q me falaram.

Qto aos aditivos, já utilizei diversas marcas, atualmente estou utilizando o RV Cool da Visconde (fabricante de radiadores), muito bom.
www.radiadoresvisconde.com.br

Abraços

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Out 26, 2006 12:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

depois de 6 meses da troca do fluído do radiador e limpeza do mesmo, ao abri-lo vi que esteva com espuma. O aditivo usado é para motores a diesel da STP. Mandei um e-mail para obter esclarecimentos, obtive uma primeira resposta, pedindo algumas informações. Depois de responde há mais de uma semana, até hoje nada. Na próxima troca, vou usar aditivo anticorrosivo da MWM. Ganhei 2 frascos...

[]'s

Thales

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