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Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jun 28, 2006 9:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Eu também achei bacana. Explica até o que foi feito. Pena não termos mais esse tipo de revista e/ou reportagens.
_________________
Abraços
Eduardo
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fritz
MensagemEnviada: Sex Jul 07, 2006 10:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 1 de Junho de 2006
Mensagens: 3
Localização: Fortaleza-Ce

Valeu Gerson, Muito boa a matéria!
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billj
MensagemEnviada: Sáb Jul 08, 2006 6:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Julho de 2006
Mensagens: 12
Localização: Ribeirão Pires, SP

Legal a matéria, salvo o comentário 100% ERRADO de que câmbio automático não combina com uso fora-de-estrada. Câmbio auto é tão melhor que chega de ser covardia...........

Muitos não saben, mas mesmo aqui no Brasil, câmbio automático é o preferido para quem prepara jipes para uso extremo. Alguns exemplos, competidores no Campeonato Nacional de Rockcrawling.........

www.unroc.com.br


Motor 2.7 V6 e CA do Suzuki Grand Vitara



Motor 4.0 e CA do Jeep Wrangler (ops)



Motor AP 1.8 com CA Vitara



Motor Suzuki 1.6 com CA Vitara



Motor 4.1 Silverado com CA de Opala (sendo instalado)



Motor 2.5 da Ranger com CA C4 (sendo instalado)



Motor Suzuki 1.6 e CA do Vitara (em breve conjunto V6)
Este é meu........... Wink



E os competidores que ainda não têm CA estão correndo atrás, pois estão correndo lá trás.......... Laughing


Abraços,

Bill
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jul 08, 2006 8:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Bill

Para corrida contra tempo sim, mesmo com os cambios com comando no volante dos F1.

Mas vc está dizendo dos CA com reduzida dos carros 4X4, não dos cambios Aut. antigos que a primeira atinge uns 60 a 80 km/h.

Abraços

_________________
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billj
MensagemEnviada: Sáb Jul 08, 2006 8:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Julho de 2006
Mensagens: 12
Localização: Ribeirão Pires, SP

Estes 4x4 de rockcrawling não correm contra tempo, não. Velocidade máxima é uns 02 km/hr..........eheheh


Estou falando de câmbios automáticos de 03 e 04 marchas dos anos 70 para cá, eletrônicos ou não........... Os "TH" da GM, os "C" da Ford...........

Abraços,


Bill
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Paulo Roberto Szabadi
MensagemEnviada: Ter Jul 11, 2006 5:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 19 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 72
Localização: Santo André - SP

Vamos lá:

Câmbio Automático ou Mecânico?

Depende o uso. Nós brasileiros temos mania de copiar tudo o que é americanorte. Câmbio automático é para se andar com conforto. Não, então não existiriam BMW's com câmbio automático, ou F1.

Os câmbios automáticos não tem relação mais longa que os mecânicos. Comparando o mecânico do Opala com o automático, a relação em 4ª marcha é 1:1 no mecânico e no automático de 3 marchas também é 1:1. É só colocar a relação do diferencial igual que o automático será mais rápido que o mecânico.

Hoje existem ônibus rodando com câmbio automático e já há caminhões também, então não há problema em se colocar um câmbio automático em pick-up. A opção do 3 marchas do Opala será melhor, pois sua fabricação era nacional, já o 4 marchas é importado, mas sua resistência é indiscutível, tem a relação da 4ª marcha em 0,82 e depois engata uma sobre marcha direta.

Eu colocaria um automático na pick-up. Já vi uma branca em Ãguas de São Pedro e uma Veraneio com engate na coluna de direção em Ãguas de Lindóia.

Por estes dias fui à Floripa de Grand Cherokee, o automático faz a diferença.

_________________
Paulo Roberto Szabadi
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Montado em Chevrolet Veraneio desde 1968.

Álcool, bom só na cachaça.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jul 11, 2006 6:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Neste caso das escaladas, a vantagem q vc tem é ter 2 pés e 2 pedais, pode acelerar e freiar ao mesmo tempo.

Mas para veículos diesel de grande torque, no qual vc práticamente não troca marchas em estradas......

Abraços

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Jul 12, 2006 10:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Mas veja que o manual tem 4 marchas e o automático 3 marchas. Então provavelmente as duas primeiras marchas do automático são mais longas que a do 4 marchas. Além disso no 4 marchas você tem uma marcha a mais para trabalhar.

O desempenho de carros com câmbio automático em relação ao manual está começando a se equiparar e ser superados, com vantagem para os automáticos, com a utilização de câmbios automáticos com 4 marchas ou mais. Dos antigões, todos os automáticos levam banho, isso nem se discute, é só ver os testes.

[]'s

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jul 13, 2006 5:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

E também em trilhas radicais, onde precisa das duas mãos para controlar o volante, o cambio autom. ajuda.

Já pensou, um piloto de F-1, ter que tirar uma mão do volante para trocar as marchas, nas antigas a alavanca de cambio ficava na lateral.

Abraços

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billj
MensagemEnviada: Qui Jul 13, 2006 9:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Julho de 2006
Mensagens: 12
Localização: Ribeirão Pires, SP

Estão esquecendo do conversor de torque, que em baixas rotações patina, aasim proporcionando por volta de 2,5 vezes MAIS de redução. Ou seja, um CA com a primeira de 2,4: 1 tem de saída uma redução de 6:1............

A vantagem principal de CA em trilhas e provas de pedra não tem nada a ver com a possibilidade de ter duas mãos no volante, já que não se troca marcha quase nunca, a não ser primeira para ré......

O pulo do gato é que você consegue pilotar o carro milimetricamente, fazendo coisa que seriam impossíveis com os 03 pedais de um CM.









As fotos não retratam bem exatamente uma situação extrema, mas serve para ilustrar. Infelizmente, não tenho nada aqui no micro que mostra melhor.......

Com um CM, o cara teria que ser mágico para passar por aquele cone sem bater. O carro empinado para frente, quase tocando no cone. Se o carro descer 1 cm a mais, leva penalidade. Mas com um CA, se pode chegar 5 mm do cone sem medo, trocar a marcha para ré e voltar, sem medo.......... Wink

Abraços

Bill
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Jul 16, 2006 9:23 pm    Assunto: Responder com Citação



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Não estou questionando a capacidade de vocês pilotos que inclusive acredito ser melhor que a minha, mas em alguns casos com a minha picape consigo andar milimetricamente... Claro que as situações não são como as do jipe acima, mas são delicadas pois são manobras no meio de carreador, estradas estreitas, etc...

Vejo motoristas de tratores também que manobram mm por mm...

[]'s

Thales

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