Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2
 Suspensão dianteira da d20 4x4 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Luiz Sellmann
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 5:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 19 de Outubro de 2004
Mensagens: 18
Localização: Niteroi/RJ

Aproveitando o topico, Fernando.
Como e o comportamento dinamico da Linha 20 com o sistema Ensega.
A A-20 4x2 que temos, assim como outras que ja diriji, tem um coeficiente estabilidade x conforto muito bom para um "utilitario", permitindo bons abusos na condução. Mas, a 4x4 Engesa, com uma modificação tão prufunda na suspenssão, ainda agravado pelo fato de usar feixes curtos, eu não faço ideia do comportamento.

Abraços a Todos.

_________________
Luiz
A-20 Custom 86/87
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
LeonanFL
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 8:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa noite amigos....

Bom, as D20 4x4 originais da GM (88/89) podem até ser mais macias, mas se vc precisar mesmo de um off-road, esquece, meu avô teve uma ha um tempo, e como disse um amigo aqui, ele quase ficou socio da DANA e tudo quanto eh fabrica dos componentes......
Já o 4x4 da engesa, deve ser mais duro sim (nunca andei em um), mas eh a solução em D20 off-road, o duro só esta sendo encontrar esses kits.....
Aki no forum, tem o Edival, de Itajuba(cidade onde faço faculdade, e que ele eh professor), ele tem uma D20 4x4 com kit engesa, externamente o camionete ta inteirona, por dentro nunca vi.........
Bom, nos topicos gerais criei um outro topico tentando soluçoes para 4x4 nas D20, quem tiver um tempinho passa lá..........

Obrigado, abraços.......

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
ULYSSES
MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2005 1:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Amigos,

no caso de utilizar eixo rígido + feixe de molas, o prejuízo maior não é ao conforto mas sim à estabilidade. E nem tanto pelo sistema em si, mas pela altura final da viatura. Um 4x4 pressupõe-se que vá trafegar por terrenos íngremes e acidentados, portanto é desejável uma maior altura do solo.

Mesmo as 4x4 de fábrica eram bem mais altas que as 4x2, o que já prejudica bastante. Aí, vc vai utilizar pneus lameiros, mais altos. Além disso, o desenho desses pneus não favorece muito a aderência no asfalto e seus limites de velocidade são menores que os "on road".

Somando tudo isso, com mais de 2 toneladas "lá em cima", não dá para ser feliz no asfalto, hehehe.... Em retas vai bem e 120km/h ainda são seguros. Mas qdo vc vir aquela curva láááá na frente, pode ir tirando o pé senão.....

Minha experiência: na Bonanza o conforto está legal, pouca coisa mais dura do que qdo era 4x2. Mas a estabilidade, com a suspensão 14cm mais alta e os lameiros 33", não é mais a mesma. São coisas conflitantes, não dá mesmo para conciliar e fica-se num meio-termo.

Mas tem uma coisa: D-20s e derivadas, sejam 4x2 ou 4x4, originais ou adaptadas, não foram feitas para correr. Beira a irresponsabilidade andar com um monstro desses a mais de 120 por hora. Se um carrinho de passeio frear de repente, por exemplo, vc simplesmente passa por cima.

Pouca gente se dá conta disso, mas uma full-size embalada é tão perigosa qto um caminhão.

Abraço a todos!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2005 9:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Luiz,
O Ulyssis já respondeu tudo.
Só lembro que nas curvas, a traseira parece que queria ultrapassar a frente, hehehe 150cv...e suspensão queixo duro..., realmente não combinam. Todo cuidado eram necessário, principalmente na hora de frear.
A tendência de travar as rodas traseiras era bem maior, devido a altura.

Até mais
Fernando Figueiredo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
LeonanFL
MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2005 10:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa noite amigos......

Como diria o Filósofo "Dadá Maravilha": Uma coisa eh uma coisa, e outra coisa eh outra coisa......
O ideal seria o cara ter uma D20 4x4 só para o uso certo dela, nao para fazer viagens e querer apostar corrida, mas o fato eh que quase ninguem tem grana pra ter mais de uma condução na garagem: uma pra viajar, uma pra "brincar", uma pra mulher, etc......

Sempre tenttando achar o equilibrio......

Abraços.........

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mai 01, 2005 6:55 am    Assunto: Freiar Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Ulysses

Eu acho as picapes são piores que caminhôes para freiar, pois os caminhões tem a ajuda do ar, os de hoje tem até ABS, tem mais peso e tem mais rodas, portanto maior atrito.

Voltando a falar em picapes 4X4, o ideal é vc engatar um jipinho 4X4 no engate de uma picape 4X2.

Pois a maioria das trilhas (picadas), tem a largura dos jipes, pois passar com picapes full é complicado.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel
MensagemEnviada: Dom Mai 01, 2005 10:09 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 191
Localização: Rio de Janeiro

Concordo com o sr Kiko.

Picapes Gm é melhor 4X2. Andar em estradas e trilhas leves carregadas. Com custo de uma transformação dessa, compra um jipe e vc vai se divertir mais nas trilhas. Uma boa opção é a camper que me parece menor e menos pesadas para trilhas.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM
Brucutu
MensagemEnviada: Dom Mai 01, 2005 11:09 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi Turma!
O Kiko falou e disse! Botar meu Brucutu na lama é uma coisa, fazer trilha com ele são outros quinhentos. Ela é Larga, longa e pesada, o chassi torce pra tudo quanto é lado, a reduzida ajuda mas a roda livre pneumática não faz milagres (principalmente em descidas). Pra jogar numa trilha, sem se preocupar com uma manutenção de valores estratosféricos o melhor ainda é um bom CJ (Jeep) ou, pra quem tem um pouco mais de recursos, um desses novos jipinhos que tem nomercado (Samurais, os gêmeos Vitara/Tracker, Outback, Sportage, Troller entre tantos outros).
Quanto ao uso em rodovias "devidamente pavimentadas", como já mencionei (e outros tantos) mais que 100 por hora nesses veículos é irresponsabilidade.
Saudações a todos;
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Mai 03, 2005 3:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal,

Na minha opinião ter um 4x4 não significa querer fazer trilha, mas querer um veículo mais robusto e melhor preparado para terrenos mais difíceis. "Off road" significa mais fora de "estrada boa" do que fora de estrada. É claro que um Willys e assemelhados, veículos curtos e estreitos, são ideais para trilhas, mas impraticáveis para o asfalto. Trilha é um esporte caro e não é para o "bico" de qualquer um (ou pelo menos para o meu), por exigir tempo, equipamentos e manutenção. Por outro lado, picapes são veículos "bandoleiros" e por seu grande peso, concentrado, tendem a "atolar" em pequenos areiais, "barrinhos" ou até mesmo na grama. Mesmo a tração positiva (diferencial autoblocante) não resolvem inteiramente esse problema. Os fatos dessas 4x4 serem muito instáveis por serem altas, e serem muito pesadas para velocidade, não procedem, pois todas as picapes os são. Aliás, considero velocidades acima de 100 km/h, um absurdo para picapes de 2 toneladas, 4x2 ou 4x4. Assim é que, contrariando a opinião da maioria e sem ser um fanático defensor da D20 4x4 "original"- não Engesa - acho que ela é razoavelmente eficiente e robusta, para o seu propósito.

Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel
MensagemEnviada: Ter Mai 03, 2005 9:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 191
Localização: Rio de Janeiro

Paulo. Tudo depende dos objetivos desejados. Se este é o seu então vá em frente, realize seu sonho. Já tive suas duvidas também, mudança na minha C 20 ficaria cara demais, ai optei por comprar outro carro. Só que gosto da GM para estradas e viagens, devido o conforto e o espaço interno que meus filhos adoram, sem contar com o frigobar entre os bancos dianteiros. Dificil encontrar um outro carro assim.

Portanto se é o que deseja vá em frente e sinta a realização de ter conseguido por em prática seu projeto.

[]'s e boa sorte.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM
PauloRS
MensagemEnviada: Qui Mai 05, 2005 3:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Daniel e demais,

Justamente pelo que apontei é que tenho hoje um veículo desses. Desisti de transformar a minha "velha" D20, pelas razões que são apontadas aqui no fórum: dificuldade de encontrar kits Engesa e profissionais aptos, alto custo de transformação, resultados incertos e questionáveis. "Namorei" outras 4x4, particularmente Bandeirantes, mas outras características desencorajavam. Registrei minha opinião porque os problemas que herdei, são típicos de veículos mal usados e conservados, e não específicos desse modelo, como normalmente é citado. Aproveitei para registrar a questão da velocidade por que fico espantado quando fazem apologia de motores potentes para picapes. Aliás, outros nesse tópico fizeram a mesma abordagem.

Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Sex Mai 13, 2005 11:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi Turma!

Só agora fui reparar que este foi o meu 1º. tópico aqui (que nostagia!).
O pior é que ainda não arrumei a suspensão dianteira a contento.
Mas ainda na procura.
Quanto ao NIV realmente não tem nada que mencione a tração. Pelo menos os Políciais Rodoviários não reclamam.
Abraços;
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Sáb Mai 14, 2005 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Brucutu !
Nosso forum está mesmo ficando internacional, como estão as coisas aí na Suiça ?
Aqui no brasuca policial rodoviário acha que NIV é giria para suborno.

abraço
adalberto
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Seg Mai 16, 2005 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Fala Adalberto!

Cara, é a primeira vez que chamam o E.S. de Suíça. Não vou esquecer nunca!

Abraços;
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 2
Ir à página Anterior  1, 2

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB