Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Suspensão dianteira feixe-F-4000 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Jun 25, 2005 3:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Thales Pimenta escreveu:
Andreson, F-4000 com feixe na frente? Não é adaptação? Pelo que sei é mola helicoidal.


Olá Thales F-4000 "cara alta" os modelos 99~ diante cabine igual a F250 usa feixe de molas na dianteira

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jun 25, 2005 8:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

A F-4000 da linha nova, voltou a usar feixes de mola com a nova tecnologia, chamadas de fexes Parabolicas.

Desgaste irregular dos pneus, quebra de molas e até mesmo danos no radiador e rachaduras na cabina podem estar diretamente ligados aos amortecedores, que não estão funcionando como deveriam por algum tipo de problemas ou avaria.





Pode se dizer que os principais componentes de um veículo em movimentos são as molas, pneus e amortecedores, sendo que este último item controla ou amortece os movimentos excessivos da suspensão e mantém as rodas em contato permanente com o solo. Apesar do feixe de molas, os amortecedores são vitais para manter o controle sobre as vibrações do caminhão. Com isso, economiza-se no custo do quilômetro rodado, porque o veículo permanece menos tempo parado, proporciona maior quilometragem nos pneus, dá maior vida útil à carroceria e valoriza o bruto na hora da venda.

Esta informação, fornecida pelo supervisor nacional linha pesada, Wilson Lunaro, da Monroe, um dos maiores fabricantes e amortecedores instalados no Brasil - que também atua na produção de itens para veículos pesados - vem acrescida de outros detalhes, tais como desgaste irregular dos pneus, danos no radiador, rachadura na cabine, danos na bateria, quebra de molas e aumento nos custos de manutenção entre outras.

Baseado nestas informações, rodar com os amortecedores vencidos não é um bom negócio e os principais sinais de que há necessidade de substituição são as seguintes: o componente não funciona como deveria; indicação de vazamento de óleo no seu corpo; buchas quebradas, tortas ou mesmo faltando, carcaça severamente oxidada, haste torta e danificada, amassamentos e outras avarias que prejudicam seu desempenho.

A função primária do amortecedor não é a de sustentar o peso do veículo, como pensa muita gente, mas sim controlar o movimento das molas e da suspensão, mantendo as rodas do veículo sempre em contato com o solo. O amortecedor é, basicamente, uma bomba de óleo que desacelera o movimento das molas e da suspensão.

Quanto mais rápido a suspensão se mover maior é a resistência exercida pelo amortecedor, o que faz com ele se adapte às condições do piso onde o veículo está rodando. O resultado é a redução das vibrações, das derrapagens, afundamento da frente do veículo e empinamento para trás durante as acelerações.

O objetivo da suspensão, seja ela com feixes de molas convencionais, parabólicas ou pneumáticas, é proporcionar estabilidade ao veículo e evitar balanços excessivos e trancos, além de proporcionar rapidez na mudança de direção e permitir maior controle da dirigibilidade, sem contar o conforto.

A mola parabólica é um progresso aperfeiçoado da mola convencional. Suas principais vantagens são 50% menos de peso (porque utiliza menos material), o que possibilita maior capacidade de carga; tem menor custo de fabricação e, conseqüentemente menor preço. Além disso, devido suas características (ela varia em sua espessura ao longo de si, para obter uma tensão constante) diminui as oscilações e reduz em 76mm a altura do veículo, o que permite baixar o piso da carroceria. De acordo com Wilson Lunaro, todos os elementos proporcionam o conforto e segurança, mas para isso é necessário que os amortecedores estejam em boas condições


(Fonte:http://www.revistaocarreteiro.com.br/ano2000/Edicao313/manutencao313.htm)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB