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		  | Autor | 
		  Mensagem
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sáb Abr 24, 2004 9:59 pm    Assunto: Pneus Ruins | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá Pessoal
 
 
Eu adquiri um utilitario usado recentemente e o mesmo veio equipado com pneus Firestone Steeltex 265-75R16 (1/2 vida), que deixa o carro sem freio, sem tração e sem direção, em pisos molhados, principalmente em pisos de paralelepipedo.
 
O mesmo aconteceu com outro veÃculo com Goodyear G95 255-75R15 (1/4 vida)
 
 
Michelin 4X4 XPC - 255-75R16, é bom mas gasta rápido e ronca muito.
 
 
Não tenho queixa do Firestone FSR e Pirelli Scorpion S/T _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
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		  | tecnica | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Abr 25, 2004 10:30 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo 
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				Olá pessoal,
 
 
O Firestone FSR acho bons em termos de aderência, tanto em piso seco como molhado, mas  acho que a carcaça é fraca.... os meus estão meia vidas, mas cheios de bolhas na lateral.
 
 
Abraços _________________ Alexandre Piza
 
PicapesGM Website - 10 anos | 
			   
			 
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		  | Garon | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Abr 25, 2004 11:22 pm    Assunto: Pneus | 
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 Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004 Mensagens: 829
  
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				EDITADO!
  Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 9:32 pm, num total de 1 vez | 
			   
			 
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		  | Cezar Sato | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Abr 26, 2004 12:14 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná 
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				Concordo com o Garon, o Scorpion ST apresenta ótimo desempenho, durabilidade e estética em pick-ups, tanto que já fiz pelo menos uns 4 ou 5 jogos em todas os utilitários que tive, e a carcaça nunca deformou. Porém no caso isolado da Veraneio, eu utilizarei em breve o Goodyear Wrangler RST, pois andei em uma com esta configuração e notei extrema maciez na rolagem e absorção de impactos em piso irregular. Já tive também o Firestone FSR, e como foi comentado, apresentou problema de carcaça, mais propriamente no talão.
 
De forma geral fico com Pirelli e Goodyear, exceto os modelos AT, pois são duros, roncam e amarram a pickup nas arrancadas.
 
 
Abraços
 
Cezar Sato _________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
 
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
 
Chevrolet Capitol 1926
 
Chev C-65 1964
 
Veraneio 261 1974 | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Abr 26, 2004 5:50 am    Assunto: Pneus | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá pessoal
 
 
Agradeço pelas respostas.
 
 
Eu também venho utulizando Scorpion S/T, em aros 15 (255x75R15), mas ainda não experimentei em aro 16. Realmente tem uma boa aderencia em qq condição e silencioso.
 
 
O Firestone Steeltex, pode ter a estrutura da banda muito dura, isto confirma indirigibilidade do meu carro em costelas, o pneu não fica no chão, (esta reclamação, já mandei para Firestone, aguardando resposta)
 
 
Sr. Cezar, o Goodyear Wranger RST, tem o desenho semelhante a G-95, que era ruins tbem, pode ser que mudaram a composição da borracha agora.
 
 
 
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
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		  | Andreson Melo | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Abr 26, 2004 8:40 am    Assunto: Re: Pneus | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL 
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				Não indico o pneu PIRELLI, nem o FIRESTONE a ninguem que possua picape, sua vida util é muito reduzida e estouram a toa sem motivo nenhum, sempre usamos o GoodYear Wrangler RT/S 255/75R15 e os mesmo nunca estoraram e apresentam durabilidade excelente, possuimos 2 deles que estavam parecendo uma melancia chega estava redondo mas sem bolhas e rodamos 3 meses com ele assim numa média de 200km/dia (em rodovia), um colega daqui da minha cidade tem uma D-20 cab. Dupla 1993 e utiliza pra transportar feirantes e na carroceria as mercadorias dos mesmos e ainda puxa um reboque ela possui motor S4-T ele só anda pisando(110 a 120km/h isso carregado) e usava PIRELLI Scorpion S/T e ficavam com bolhas com menos de 10.000 rodados daà ele mudou pros Michelin e me disse que não acontece isso mais além que a Michelin dá garantia né. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4  
 
Ducato Minibus 14
 
Onix 1.4 LTZ
 
MODERAÇÃO PICAPESGM
 
_________________ | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Abr 28, 2004 5:45 am    Assunto: BF Goodrich / Michelin | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá pessoal
 
 
Alguem teria sugestões sobre pneus BF Goodrich All Terian e Michelin LTX A/T
 
 
 
Aguardo respostas
 
 
ASbraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
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		  | tecnica | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Abr 29, 2004 12:10 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo 
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				Oi Kiko,
 
 
Eu fiz um orçamento dos Michelin LTX A/T:  uma bagatela de R$ 530,00 cada.
 
 
Os Wrangler RTS (30%off, 70%on) estão em R$430,00. Nestes valores tb estão os Firestone FSR e Pirelli Scorpion, todos na medida 255/75R15.
 
 
Abraços _________________ Alexandre Piza
 
PicapesGM Website - 10 anos
  Editado pela última vez por tecnica em Qui Abr 29, 2004 7:55 pm, num total de 1 vez | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Abr 29, 2004 1:04 am    Assunto: Pneus | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá Alexandre
 
 
Será que Michelin, dura tanto quanto dizem e custam?, o modelo 4X4 XPC, por exemplo duraram uns 30% menos que Pirelli Scorpion S/T.
 
das marcas "importadas" existem pneus não tropicalizados, no caso deste, segundo manual japonês da marca diz: bom para Snow(neve), portanto deve ter composição da borrracha para baixas temperaturas, então no asfalto brasileiro, deve derreter.
 
A Goodyear ATS é aquele que tem grandes sulcos logitudinais? tem alguma recomendação deste pneu?
 
 
No meu caso, mandei e-mail para Brigistone-Firestone, e recebi retorno para passar em uma loja autorizada para falar com técnico e avaliação.
 
 
Hoje abaixei a pressão de 35 para 32 libras, pois a pressão indicada no manual é para pneu 245-75R16, e o meu é 265-75R16, um pouco mais largo portanto deve usar a calibragem mais baixa, mas não sei qto, vou rodar para ver o comportamento.
 
 
Alguem sabe qual a pressão de pneus da F-250, que usa o pneu 265-75R16?
 
 
Abarços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
KIT SUPER LDA  Menos Fumaça Mais Força
 
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  Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Sex Abr 30, 2004 5:33 am, num total de 1 vez | 
			   
			 
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		  | tecnica | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Abr 29, 2004 7:54 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo 
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				Oi Kiko,
 
 
Sim o ATS é aquele que têm os 2 sulcos grandes (50%off e on ). O orçamento era sobre o RTS (30% off 70%on).
 
 
O pneu com desenho realmente interessante e flexivel é o FSR da Firestone, mas, com a questão da carcaça fraca.....   
 
 
 
Abraços,, _________________ Alexandre Piza
 
PicapesGM Website - 10 anos | 
			   
			 
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		  | Gerson Lage | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sex Abr 30, 2004 9:15 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003 Mensagens: 96 Localização: Brasília-DF 
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				Bom dia,
 
 
Eu uso uma regra de três simples para obter a pressão idel para minha Bonanza, pois cada tipo de pneu tem uma caracterÃstica diferente, de acordo com o modelo e fabricante. Verifique nas laterais do pneu o Ãndice de carga e a pressão máxima de trabalho. Estas duas informações são dadas na forma de: 255/75 R 15 109 H MAX LOAD 1030kg AT 420 kPa (60 P.S.I) MAX PRESS
 
 
Onde: 109 é o Ãndice de carga máxima do pneu, H é o Ãndice de velocidade máxima, 60 seria a calibragem máxima para o pneu. Caso o pneu não apresente o MAX LOAD (carga máxima) em quilos ou libras, compare os Ãndices encontrados com as tabelas universais de conversão, nas quais teremos que 109 é igual a 1030 kg. Assim, caso o peso total do veÃculo esteja no máximo da capacidade dos pneus (4120 kg), devemos usá-los com a calibragem máxima indicada de 50 libras. Caso o peso total não seja 4120 kg, devemos diminuir a calibragem proporcionalmente . Por exemplo:
 
 
4120 kg está para 60 libras, assim como 2395 kg (peso real da Bonanza) está para X. Resolvendo a regra de três, X é igual a 34,8 libras (eu uso 35 libras).
 
 
Se ficar muito duro na trazeira, pode fazer o cálculo para cada eixo. _________________ Bonanza 94 S4T | 
			   
			 
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		  | tecnica | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sex Abr 30, 2004 10:13 pm    Assunto: Gostei | 
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 Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo 
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				Gerson,
 
 
Gostei, taà uma dica bem pensada....  merece uma página na seção Dicas.
 
 
 
Abraços, _________________ Alexandre Piza
 
PicapesGM Website - 10 anos | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sáb Mai 01, 2004 4:15 am    Assunto: Pressão dos pneus | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá Sr. Gerson
 
 
Obrigado pela dica.
 
 
No meu caso, lá está marcado:
 
 
LT265/75R16
 
123/120R
 
Max Load (Sing) 1550 kg
 
Max Load (Dual) 1400 kg
 
Pres. Max 80 lb/pol²
 
 
Peso do veÃculo: pelo manual
 
 
= PBT - carga
 
= 3485 - 1020 = 2465 kg (vazia)
 
Real: + peso dos passageiros, + peso do combustÃvel, + peso da bagagem.
 
 
Capacidade dos pneus = 1550 x 4 = 6200 kg
 
Peso do carro = 2465 kg
 
Pressão max.  80 lb/pol²
 
 
daà fica:
 
 
2465 x 80 / 6200 = 31,806 lb/pol²
 
 
Então como intuitivamente calibrei com 32 lb/pol², está correta, agora é só esperar chover e ver o resultado.
 
 
Agora, algumas curiosidades:
 
 
1-Como surgiu este tipo de calculo para pressão?
 
 
2-A estrutura dos pneus, ou seja projeto do pneu é compatÃvel com este tipo de cálculo para pressão?
 
 
3-Como será que as montadoras chegam ao pressão do menual, eelas calculam ou fabricante do pneu que fornece os valores? No caso da GM-Bonanza: Tara 2010 kg, pressão dos pneus: 
 
215/80R16: diant = 35, tras = 45
 
255/75R15: diant = 35, tras = 50
 
 
4-E aquela advertencia que diz: - 3 lb de pressão a menos = 10% mais de consumo, é válido? Mas sobre qual pressão?
 
 
5-Os fabricantes de pneu, pede para utilizar a pressão indicada no manual, e hoje não vejo mais as tabelas de calibragem do fabricantes de pneu, por que será?
 
 
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
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		  | Gerson Lage | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Mai 04, 2004 10:37 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003 Mensagens: 96 Localização: Brasília-DF 
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				Ola Sr. Kiko
 
 
No seu caso, as marcações do pneu indicam as caracterÃsticas para montagem simples, como nas nossas picapes, e dupla, para veÃculos que usam dois pneus em cada lado do eixo, como nos caminhões e em algumas picapes importadas. 
 
 
LT265/75R16 
 
 
123/120R - 123 para simples e 120 para duplo
 
 
 
Max Load (Sing) 1550 kg - para simples
 
 
 
Max Load (Dual) 1400 kg - para duplo
 
 
Pres. Max 80 lb/pol² - usada quando o veÃculo estiver com  6200Kg para simples (com 4 pneus, 2 na frente e 2 no eixo trazeiro) e 8400Kg para duplo, considerando que seriam 6 pneus, 2 na frente e quatro no eixo trazeiro(dois de cada lado)
 
 
 
1-Como surgiu este tipo de calculo para pressão? 
 
   R - Foi um amigo meu que trabalha na revenda de pneus Goodyear aqui em BrasÃlia que me ensinou.
 
 
2-A estrutura dos pneus, ou seja projeto do pneu é compatÃvel com este tipo de cálculo para pressão?
 
   R - Sim, tanto que todos os pneus são obrigados a ter essas informações gravadas. 
 
 
3-Como será que as montadoras chegam ao pressão do menual, elas calculam ou fabricante do pneu que fornece os valores? No caso da GM-Bonanza: Tara 2010 kg, pressão dos pneus: 
 
215/80R16: diant = 35, tras = 45 
 
255/75R15: diant = 35, tras = 50 
 
   R - Os fabricantes usam vários modelos de pneus para o mesmo veÃculo, mas "infelizmente" não informam com qual fez os testes e que cada pneu tem uma especificação própria. Alguém já tentou andar com pressão 45/50, só se for num tapete, pois nas nossas "estradas" é impraticável.
 
    
 
4-E aquela advertencia que diz: - 3 lb de pressão a menos = 10% mais de consumo, é válido? Mas sobre qual pressão? 
 
   R - É válida, mas não nesta proporção, os testes de consumo das montadoras são feitos com a máxima pressão nos pneus, pouco combustÃvel no tanque e um "jóquei" no volante. Já li algo sobre esse assunto em alguma edição da revista 4 rodas.
 
 
5-Os fabricantes de pneu, pede para utilizar a pressão indicada no manual, e hoje não vejo mais as tabelas de calibragem do fabricantes de pneu, por que será? 
 
    R - Para um leigo, é mais fácil seguir as indicações dos fabricantes, não dá trabalho e é "indicado pelo fabricante". Mas ainda existem algumas tabelas, mas para tratores e caminhões. No exterior, tem muito material publicado sobre este assunto. 
 
 
    Dá uma olhada no material deste link, apesar de ser sobre pneus para tratores, é muito interessante.
 
 
http://www.ipef.br/publicacoes/ctecnica/nr185.pdf
 
 
Abraços
 
 
Gerson. _________________ Bonanza 94 S4T | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qua Mai 19, 2004 6:01 am    Assunto: Complementando... | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá pessoal
 
 
Complementando a lista de ruindade do pneu Firestone Steel Tex, são ruins também em terra molhada, deslizam e não cavocam o solo para achar terra firme.
 
Tanto é que fui primeiro a encalhar no útimo passeio.
 
 
abraços _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
KIT SUPER LDA  Menos Fumaça Mais Força
 
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