Autor |
Mensagem
|
shrek |
Enviada: Sex Jul 14, 2006 11:16 pm Assunto: cambio não sincronizado x sincronizado. |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Julho de 2006 Mensagens: 1 Localização: Brasília
|
Bom dia a todos e quem puder me ajudar de antemão agradeço...
Meu pai tem uma D20 89, é a quarta que ele possui, nunca vi ninguém gostar tanto desse carro e ela tem um câmbio que nem sei o modelo, mas ele diz que o câmbio tem a primeira, segunda e ré que não são sincronizadas; aà que solicito ajuda de vcs, ele quer trocar por um câmbio sincronizado em todas as marchas, gostaria de saber onde encontrar tal câmbio para vender (novo ou usado) e se é necessário algum ajuste extra no carro com tal alteração.
Obrigado,
Shrek. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jul 16, 2006 9:54 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá,
você tem que dizer qual é o câmbio que está na picape. Provavelmente, deve ser o 240V, que tem 1ª marcha pra baixo.
Câmbio com todas as marchas sincronizadas, que eu conheço é o Clarck 2215, que equipa A/C-20/Bonanza, Bonanza à diesel. O câmbio com relações ideais seria o do Bonanza a diesel. Ou outros, 2615B e o ZF não sei se são totalmente sincronizados.
Sim você vai ter que mexer com suportes, coxins do câmbio e cardã. Isso é 99% de probabilidade. Talvez tenha que mexer na relação do diferencial também.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Sekiya |
Enviada: Qui Jul 27, 2006 7:17 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Não sabia que o 240V tinha 2ª não sincronizada. Isso procede?
Ou seja passar da 1ª para 2ª só no tempo? _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sex Ago 04, 2006 10:52 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
O 240V parece não ser sincrozinado em todas as marchas. É um câmbio bem chatinho de engatar!
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Sáb Ago 05, 2006 1:32 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Aqui chamam de caixa seca, pq só dá pra engatar no tempo, a outra D20 88/89 que meu pai teve tinha esse cambio e lembro na época que teve problema com a embreagem era uma malhação conseguir engrenar alguma marcha nele _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Ago 05, 2006 5:51 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Andreson
Acho que não é caixa seca e sim cambio seco, pois a caixa seca é a denominação do compartimento do volante e embreagem.
Mas pessoal, cambio seco ou MOLHADO, depois de uma semana no carro, isto não interfere na troca de marchas.
Mas no catalogo da ACD-20 1989, o cambio Clark 260F (AC) e 240V (D), constam que tds as marchas para frente são sincronizados.
Na década de 60 que existiam muitos cambios secos, sendo substituidos na década de 70 e na década de 80, acho que desapareceram.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Sáb Ago 05, 2006 6:03 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Kiko escreveu: |
e na década de 80, acho que desapareceram. |
Ainda não... Hehehe... Ele existiu em caminhões até uns 5 anos atrás.
E sobre caixa seca ou câmbio seco, o termo correto é como o senhor mencionou, mas dependendo da região, se fala caixa seca quando se refere a câmbio seco mesmo. São apenas coisas de um paÃs grande, de diversas culturas.  _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sáb Ago 05, 2006 11:01 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Ainda existe só para caminhões mesmo. Dizem que é mais resistente, mas convenhamos que não há reistência que pague o conforto de um câmbio sincronizado. _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Sáb Ago 05, 2006 11:12 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Fernando furini escreveu: |
E sobre caixa seca ou câmbio seco, o termo correto é como o senhor mencionou, mas dependendo da região, se fala caixa seca quando se refere a câmbio seco mesmo. São apenas coisas de um paÃs grande, de diversas culturas.  |
Realmente tem razão, inclusive perguntei a meu pai sobre isso, e ele falou que aqui ninguem chama cambio não, e realmente é verdade, maioria chama de caixa de marcha, dai o nome caixa seca subentende a parte: "de marcha". Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
LeonanFL |
Enviada: Sáb Ago 05, 2006 11:03 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
|
Boa noite amigos........
Bom, em carros nada como um cambio sincronizado.
Mas dizem alguns tratoristas que para certos serviços, o cambio do trator nao pode ser sincronizado, pois senao o trabalho fica muito mais dificil.
Ainda nao consegui entender direito o por que.
Abraços _________________ Potência não é nada sem controle |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Ago 06, 2006 12:18 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
aqui câmbio não sincronizado é chamado de queixo duro. Alguns também chamam o carro de queixo duro quando não tem DH.
Eu nunca dirigi um carro com câmbio queixo duro, mas acho que não deve ser muito problema não.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Sekiya |
Enviada: Ter Ago 08, 2006 11:36 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Eu nunca dirigi um com câmbio seco, mas que já andou: Como fazer uma redução de marcha de emergência numa ultrapassagem?? Freia e deixa para depois ou com treino a coisa vai fácil? _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Ago 09, 2006 5:41 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Sekiya
Em 2 pisadas na embreagem, ou seja pisa para desengrenar, solta e acelera para acerta a rotação do motor com a velocidade da marcha a ser engatada e pisa para engrenar e pronto.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
adalberto |
Enviada: Qui Ago 10, 2006 10:13 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Imaginem o pessoal antigo dirigindo os FMNs da vida sem direção hidraulica e com cambio seco.
Deviam ser realmente uns artistas. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Sekiya |
Enviada: Qui Ago 10, 2006 11:39 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
E com carga e sem freios!! (estourava o diafragma da "cuica" direto).
Fico eu pensando quem dirige hoje um Ford Cargo 4331 p.ex. que tem câmbio seco: o bicho já não é aquelas coisas e numa subida de serra? O cara vai reduzir e só em dar embreagem 2x perde o giro do motor. Haja paciência... principalmente quem anda atrás. _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|