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 "Caiu" uma Bonanza em minhas mãos! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Richard
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 6:08 pm    Assunto: "Caiu" uma Bonanza em minhas mãos! Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 12 de Agosto de 2006
Mensagens: 2
Localização: São Paulo/SP

Olá pessoal, primeiro post nesse fórum. Andei lendo, ultimamente, este fórum, para acompanhar e decidir se eu vou manter essa beleza de picape em minhas mãos.

Bom, o ano dela é 94, e surgiu a oportunidade de eu ficar com ela ou vendê-la. Fatores importantes estão em jogo como o custo de manutenção.
Eu só tive carros "pequenos", onde eu realizava manutenções preventivas por mim mesmo, como troca de óleo, troca do fluído de arrefecimento, troca do filtro de ar e filtro de óleo, etc. Gostaria de saber quais são essas manutenções preventivas em um carro a Diesel, onde meu conhecimento sobre esse assunto é quase nulo.
Bom, eu sei que o motor dela foi trocado, em algum ano, e não sei qual o modelo, só sei que não é original, se alguém me auxiliar em descobrir, vou anexá-las no fim do post. Além disso, também gostaria de saber se uma vez trocado o motor, é necessário a mudança do documento (ou andar com a nota fiscal de compra), pois eu acho que no mesmo se encontra a potência do motor antigo.
Ela estava meio "largada", ou seja, não sei como está o câmbio, suspensão, e por isso, gostaria de uma recomendação de alguma oficina em São Paulo/capital que é especialista nesse tipo de carro. Só sei que esse carro pula muito e parece meio instável nas curvas.
Por fim, o carro possui parachoques meio "Monster Truck". Eu achei legal, e por onde eu ando, todo mundo comenta que parece um "tanque de guerra". Se o pessoal quiser fotos do parachoque, é só pedir

No mais, um abraço e obrigado pela atenção.
Segue as fotos do motor




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Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 7:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá Richard, seja bem vindo!

Seja um feliz proprietário de uma picape GM. A sua Bonanza está com um motor MWM Sprint 6.07T que equipava originalmente a Silverado. Ela tem uma potência de 168 cv e torque de 43,3 kgfm. Muito bom o motor.

Recomendo a regularização do documento. É imprescindível nos dias de hoje.

Quanto a manutenção aguarde mais informações.

Só uma coisa: qual é a potência declarada no documento??? Isso vai facilitar quanto conjunto mecânico instalado originalmente e sobre a adaptação realizada.

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Abraços
Eduardo
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Richard
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 8:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 12 de Agosto de 2006
Mensagens: 2
Localização: São Paulo/SP

Olá Sekiya, obrigado pela resposta rápida

Bom, no documento consta como 120cv, ou seja, "tá mentindo".
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 8:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Olá Richard o Sekiya já respondeu algo, só complementado a manutenção básica, de um carro diesel seria, filtro de lubrificante, e troca de lubrificante na quilometragem ideal, aqui em casa sempre trocamos com 5 mil km, usando lubrificante adequado e de boa qualidade, filtro idem, filtro de combustivel idem a qualidade, oleo diesel de posto confiavel. Como vc tá pegando o veiculo agora e tbm não tem costume o ideal é vc trocar tudo que for possível de imediato e o restante vai se fazendo aos poucos.
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adalberto
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 9:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7498
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Richard, parabens pela carro. Quanto a manutenção é como em qualquer veiculo a unica diferença é que o carro é maior. Quanto a pular é só passar em um moleiro e justar o feixe de molas trazeiro talvez eliminando algumas laminas para que o carro fique mais macio. Se eu tivesse grana o conselho que te dava é que vendesse ela, mas para mim Embarassed . é uma excelente máquina e está com um ótimo motor, apenas fiquei curioso com o titulo do topico "caiu em minhas mãos". Da impressão que aconteceu meio por acaso.
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Adalberto
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Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 11:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

120cv já diz que era turbinado de fábrica, portanto o resto do conjunto câmbio e diferencial estão de acordo (minha dúvida era se estava 90cv = motor sem turbo = cj. transmissão diferente).

Fica tranquilo, regularize o documento e o melhor: fique com ela! Very Happy

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Abraços
Eduardo
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Ago 13, 2006 9:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Eu ficaria com o carro. Apesar de ser maior que um carro comum, as manutenções preventivas são as mesmas, e os custos quase sempre os mesmos. No caso do diesel só altera alguns componentes. Com o tempo e ajuda você aprende rápido.

Nas picapes é melhor ainda fazer manutenção preventiva por conta própria, pois não é tão apertado igual aos carros, e é tudo mais simples.

[]'s

Thales

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Sekiya
MensagemEnviada: Dom Ago 13, 2006 11:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Eu também não sei de como proceder quanto a manutenção de motor diesel.
Seria legal se o pessoal falasse sobre algumas peculiaridades que não existem nos motores Otto.
Fora o motor, picapes tem algumas diferenças na manutenção quanto a carros pequenos.

- Troca de óleo de transmissão: câmbio e também diferencial (quanto a que tipo de óleo é só dar uma olhada que tem tópicos sobre o assunto)
- Troca de filtro de ar: aguenta muito mais do que carros pequenos (dependendo até 50mil km)
- Manutenção de freios: igual ao de carros.
- Manutenção de sistema de arrefecimento: igual ao de carros.
- Suspensão: praticamente igual ao de carros mais antigos.
- Alinhamento: necessita de cambagem = aumento $$
- Balanceamento: igual ao de carro. Melhor se feito no local (minha preferência).

Se eu me lembrar de mais coisas eu coloco...

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Abraços
Eduardo
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 12:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
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Sekiya escreveu:
120cv já diz que era turbinado de fábrica, portanto o resto do conjunto câmbio e diferencial estão de acordo (minha dúvida era se estava 90cv = motor sem turbo = cj. transmissão diferente).

Fica tranquilo, regularize o documento e o melhor: fique com ela! Very Happy


Olá pessoal

Sekiya, eu tb tinha esse receio de que a Bonanza do amigo fosse a gasolina transformada p/ diesel ou modelo aspirada (S4).
Pelo visto ela era S4T e foi feito o "up" para o MWM Sprint, mantendo o câmbio ZF e alterando relação C&P.
Nesse caso, ele está com "uma bela máquina nas mãos"! Laughing Laughing

Outra coisa, esse MWM Sprint 6.07T dela é a versão de 150CV (Silverado D20 ou GMC 3500 HD), isso se confirma através do filtro de diesel e a ausência de vela aquecedora junto aos bicos injetores. Wink

Richard, eu tb ficaria com ela, assim como o Thales e o Sekiya... Very Happy Very Happy

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Rodrigo
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Marcus
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 9:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
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Isso q o Rodrigo disse ta certo... as Silverado D-20 e GMC num tem aqla bombinha encima do filtro do diesel.... e pela foto, parece ser o filtro original mwm ainda.... Very Happy (cinza metalico) e o motor parece zero... Very Happy

Seja bem vindo ao forum e tb felicidades com sua picape! Very Happy

Abraços,

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Marcus V. Laurani
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Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 10:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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"Outra coisa, esse MWM Sprint 6.07T dela é a versão de 150CV (Silverado D20 ou GMC 3500 HD), isso se confirma através do filtro de diesel e a ausência de vela aquecedora junto aos bicos injetores."

Boa colocação! Eu nem sabia desses detalhes...

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Abraços
Eduardo
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 12:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
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Olá Marcus

Vc que teve Silverado D20 talvez possa esclarecer uma dúvida que surgiu agora.

Realmente essa versão não tem a bomba manual incorporada ao filtro como no sistema Bosch da versão de 168 cv (igual ao do S4T Plus).
Ela também não tem bomba alimentadora (bomba de transfêrencia ou pré-bomba, conforme a região do país).

A dúvida é como fica se caso ocorrer "entrada de ar", como é feito a sangria?

Acredito que seja igual a esses motores novos da mercedes, no qual basta dar partida que ele elimina o ar sozinho.

Abraços

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Rodrigo
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Marcus
MensagemEnviada: Ter Ago 15, 2006 8:51 am    Assunto: Responder com Citação



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Pois eh, se sua bateria estiver boa..... vc até consegue... Very Happy
Mas no meu caso, qdo troquei o filtro de diesel, ela acabou pegando ar la na fazenda... e a bateria num tava aqlas coisas, e ele tb parece um motor pesado pra partida..... tivemos que abrir os bicos e fazer sangria.... até q ela acabou pegando... Very Happy

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 12:09 pm    Assunto: Responder com Citação



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Quero nem imaginar, entrada de ar em carro a diesel e uma das piores coisas que podem acontecer eheheh, depois do que passei na Veraneio no dia seguinte que foi adaptado o motor S4, era original a gasolina, a dica e abrir os bicos 1 e 3, fica tentando na partida ate sair somente diesel, depois faz o mesmo com os bicos 2 e 4, entao ela vai pegar a partida. Sufoco grande pra quem nao tinha experiencia alguma, e inventou de viajar sem ferramentas Shocked
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Marcus
MensagemEnviada: Qua Ago 23, 2006 10:28 am    Assunto: Responder com Citação



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Nussa... sem ferramentas eh triste.... hehehhehhe Very Happy bom q no diesel, inda da pra ih metendo a chave em algum lugar... ja nos carros a gasolina, os mais atuais, num tem com, tem muita coisa eletronica e tals..... Shocked perigoso levar mais prejuizo ainda.... Very Happy

Abraços,

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