Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Conversão GNV do motor 2.4 da Blazer « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
famarcio
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 7:21 pm    Assunto: Conversão GNV do motor 2.4 da Blazer Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 24 de Abril de 2005
Mensagens: 5

Estou avaliando propostas para conversão para GNV de uma Blazer 2001 minha desde zero, atualmente com 50.000 Km rodados.
Gostaria de ouvir sugestões quanto a kits e outros acessórios necessários ao bom funcionamento da instalação.
Peço que comentem, opinem, relatem experiências, etc........ de uso do GNV com no motor 2.4, bem como sugestões sobre a capacidade do cilindro, instalação e pontos de fixação na Blazer.

Abraço
Marcio Filgueiras
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Sáb Ago 12, 2006 9:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Marcio, seja bem vindo.
No site tem vasto material sobre o assunto, dê uma pesquisada que voce vai achar desde opiniões até relação completa de um bom kit gas.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
famarcio
MensagemEnviada: Dom Ago 13, 2006 8:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 24 de Abril de 2005
Mensagens: 5

Adalberto
Li todos os tópicos do forum.
Concordo que temos muita informação porém, contraditórias e parciais p.ex.:
1- O chip é imprescindível? Como não prejudicar o monitoramento da ECU quando do uso alternativo da gasolina?
2- A perda de potência do motor 2.4 é tão significativa quanto no 2.2?
3- Reforço na suspenção; colocar uma lâmina a mais no feixe de molas ou não é necessário? Principalmente em caminhonetes fechadas como a Blazer que não transportam carga regularmente!

O mais importante: O que há de novo no mercado!!!!!!!!!!!

Se não temos mais nada a acrescentar, se não é para circular a informação continuamente e agregar fatos novos, é melhor retirar o tópico do fórum ou o fórum do ar.

Abraço
Marcio Filgueiras
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Ago 13, 2006 8:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Calma Márcio... O Adalberto apenas quis dizer que isso já foi discutido no fórum. Mas isto não quer dizer que o assunto está encerrado. Ele apenas te indicou a pesquisa para você ler o que está escrito e depois postar suas dúvidas, novas (surgidas ao ler os posts) ou antigas(não respondidas pelos posts). Portanto o assunto prossegue e que puder colaborar com você o fará!

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
famarcio
MensagemEnviada: Dom Ago 13, 2006 9:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 24 de Abril de 2005
Mensagens: 5

Eu tô calmo porém, a pergunta continua:
GNV é solução ou bomba relógio?
Taxista usa.............mas diz que é por falta de opção e afirma que perde muito tempo em oficina com manutenção.
Cadê os carros com GNV instalados pelos fabricantes?

Abraço
Marcio Filgueiras
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Dom Ago 13, 2006 10:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Marcio, não posso te dar muita informação do GNV mas como muitos assuntos este tambem é contraditório. Tem o time contra e o a favor, tem gente que só usa o gas na cozinha e tem gente que está muito satisfeito da mesma forma que existem adimiradores dos motores alta rotação e outros dão a vida pelo de baixa rotação. Temos um irmão de forum que está meio sumido (Wander) que é totalmente a favor do gas tendo carros com esse combustivel e já até fez calculos onde alega que teve uma grande economia depois da conversão e alega não ter problema de manutenção. Os experts do site logo te darão as dicas técnicas que voce solicita. Uma coisa boa seria voce andar em algum carro a gas de algum amigo e tirar algumas conclusões sobre desempenho.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Ago 13, 2006 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

GNV na minha opinião é solução como combustível alternativo. O problema é que não existe milagres pois ainda não existem um motor feito especialmente para o GNV. Tanto é que para que ele tenha um rendimento melhor a taxa de compressão teria que ser muito além do que existe no mercado para motores ciclo otto. Seria algo próximo ao do diesel. Aí cai naquela questão: se existe diesel e funciona bem para que criar um motor GNV?

Taxista usa porque quanto mais ele economiza no trabalho, mais sobra no fim do mês. Que me perdoe os bons taxistas, mas hoje em dia os caras não sabem de nada. E outra: se gastam com manutenção é porque não sabem usar o GNV. Recomendações existem, mas como o $$ fala mais alto... (manutenção preventiva = carro parado = menos corridas = menos $$$).
Outra questão é as próprias convertedoras. Não são raros questões sobre má instalação, que no fim sobra sempre para o usuário. São questões que não competem com os benefícios/qualidade do combustível, mas que prejudicam a imagem.

GNV original de fábrica? Só existe em chassis de ônibus que roda exclusivamente com o gás. O resto é só kit com garantia.

Realmente é uma faca de dois gumes.
Eu "imagino" que o GNV possa ser benéfico e ser uma forma econômica de se rodar. Imagino também que se a coisa fosse ruim mesmo, não teria tanto carro rodando com gás e a frota aumentando a cada dia.

Eu como usuário prefiro deixar o carro original. Não gosto da perda de potência, do cilindro do gás e das modificações necessárias para um razoável rendimento (eletrônica e suspensão). Prefiro gastar esse dinheiro em gasolina mesmo. Isso porque rodo pouco. Se tivesse que rodar muito eu ia de diesel ou carro 1.0.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
famarcio
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 12:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 24 de Abril de 2005
Mensagens: 5

Caros Adalberto e Eduardo
Grato pelas ponderações. Estou a uma semana lendo e juntando informações mais detalhadas sobre o GNV e percebi que não será uma decisão fácil. Até o momento estou com o pensamento que o Eduardo expressou em seu último paragrafo.
Amanhã vou visitar algumas covertedoras. Vou tentar dirigir uma Blazer com motor 2.4, aliás li muita discussão sobre GNV em 2.2 e 4.3 e pouco sobre o 2.4. Alguem pode relatar mais experiências com o 2.4?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Qua Ago 16, 2006 7:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Ola Farmacio. Bem Vindo ao Fórum !!

Tenho uma Blazer 2005 2.4 MPFI com GNV. E estou feliz demais com ela..... Primeiro porque me permito ter um carro bonito, imponente, espaçoso. E por último, porque é ECONÔMICO no fim do mês.....

GNV faz mau pro motor ? Creio até que sim, pois não foi concebido originalmente para isso. Mas o que faz pior ao motor (e principalmente ao bolso) são esses Kits MEA-BOCA que vendem por aí.....

É minha 2a. Blazer com GNV e após uns 70.000 Km posso te falar algumas coisas:

1o. Redutor só BRC, Tomassetto-Achile ou REG.
2o. CHIP ou variador e emulador bico TURY
3o. Gerenciador de Misturas (qq marca !). Esquece simulador de sonda....
4o. Carro 100% de saúde na gasolina.
5o. Arquear feixe de molas ou mola adicional.

O tamanho do meu cilindro atual é 95 litros (21m3). O tamanho fica ao gosto do freguês....
Faço na estrada 11 Km/m3 com AR ligado.
Chego a 150-160 Km/h sem problemas, a perda de potência é pequena se comparar com gasolina....

Seu Kit vai sair mais caro ? Lógico, mas você terá um carro econômico com mínima perda de potência. E a economia de combustível paga rapidamente esse incremento (que na minha opinião é o básico!) no seu Kit gás. Aqui no RJ vc consegue o m3 do GNV a R$ 0,89 !!

Não tenho qualquer interesse comercial nas marcas citadas acima, apenas uma sugestão !

Se vc queria alguém com motor 2.4 e GNV, espero ter ajudado. Abraço.

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
famarcio
MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 6:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 24 de Abril de 2005
Mensagens: 5

Valeu Leo Barbosa, obrigado pelo seu relato e por compartilhar sua experiência.

Como havia comentado, visitei esta semana diversas lojas individuais e redes convertedoras, e minha conclusão é de que a tecnologia de adaptação parou na era dos carburadores. Os modelos com eletrônica embarcada pagam um preço pela economia do GNV.

A solução do chip que inicialmente me pareceu mais adequada não agrega muito pois trabalha em paralelo ao Eprom original e na realidade atua em funções "eletro-mecânicas" não se integrando a lógica do veiculo (tecnologia das montadoras). A única vantagem apresentada seria que não necessitaria o corte da fiação original dos bicos e manteria a gasolina circulando e refrigerando os mesmos. Continuo com esta dúvida Question .

Também ouvi que é imprescindível o Gerenciador de Misturas para uma queima de melhor qualidade (economia x desempenho).

Não consegui confirmar a opção do Mesclador KGM que o Alexandre Piza sugeriu respondendo a você em 2005 no tópico "Desempenho com GNV na Blazer 2.2". Este mesclador em aluminio daria problemas de vedação na admissão. Continuo também com esta dúvida Question .

No mais concordo totalmente com suas ponderações:
1- Se vc roda percursos que permitam iniciar e finalizar com gasolina (+-3Km).
2- Se vc roda 10.000Km ano (valores $$$ do RJ).
Pagou o kit sem dores de cabeça Smile Smile .

Se algum dos amigos que nos lêem puder comentar as dúvidas Question Question que ainda persistem ou quizerem acrescentar algo mais será muito bem vindo.
Tô tentando diminuir a possibilidade de fazer besteira.

Abraço
Marcio Filgueiras
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Sex Ago 18, 2006 12:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Oi Marcio,

Não concordo com a "era dos carburadores". Na verdade, já chegamos a injeção eletrônica do GNV !! Ainda não está 100%, é verdade. Mas muito perto disso....

Se você fosse comprar um carro hoje, compraria com carburador ou pagaria um algo mais para que o mesmo viesse com injeção eletrônica ??? É o que ocorre nas convertedoras. O cara oferece um kit básico e seu motor viverá desregulado, aquecendo e dando folga na sede de válvulas. São os mesmos que dizem que GNV destrói o motor......

Agora, pergunte a quem se preocupou em saber mais (assim como você está fazendo !!) e optou em instalar algo mais moderno ? Pergunte se já abriram motor para retífica ? Pregunte se o carro é "manco" em subidas e retomadas ?

Só por isso creio que já valeria a pena. Seu gasto com manutenção fica reduzido! Além disso, economiza-se combustível, uma vez que sua queima é otimizada, pagando-se esse adicional com o tempo.

Mas como vc sabe, nem tudo são flores! Andar na gasolina, revisão periódica de velas e cabos, assim como uma revisão "geral" são imprescindíveis ao usuário com GNV. Carro original, com água, óleo e combustível roda 100.000 fácil, com GNV não é bem assim.

Discordo da sua opinião quanto ao chip não agregar nada.... Ele na verdade NÃO trabalha em paralelo com a EPROM orginal. Com a instalação você passa a ter 2 "programações" distintas de acordo com o combustível utilizado! Assim, além de não cortar os chicotes originais, vc pode controlar nesse chip o aumento no avanço (necessário pq GNV tem ponto de queima mais alto), a emulação de bicos de injeção (evitando erros na ECU) e o corte da gasolina pelo desligamento da bomba de combustível. Se ocorrer essa refrigeração pela passagem da gasolina tem coisa errada !

Como eu disse, gerenciador de misturas é imprescindível ! Além disso a sonda lambda tem que estar 100%. Até recomendo sua troca na instalácão desse gerenciador (custa R$ 100 e dura uns 70.000 Km)

O mesclador da KGM é bom, mas o importante é que ele seja de alumínio, no formato de uma boca de fogão, gerando o chamado efeito Venturi, fazendo com que a mistura GNV-AR chegue uniforme à admissão.

De qualquer maneira, sugiro a você coletar outras informações para investir (ou não) com toda segurança. Sou entusiasta do GNV! Assim vc precisa ouvir também o outro lado!

Desculpe se me alonguei,

Abraço. Leo Babosa

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Ago 18, 2006 3:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal,

Essa discussão está num nível muito bom !!!
Troquei um carro 1.0 por um 1.6 com um porta-malas maior também na perspectiva de colocar gas. Desisti por: a) instalações perigosas; b) alto custo da instalação aqui no RS; c) vistorias anuais (mais uma chateação e custo); d) perda de desempenho; e) risco maior de quebra do motor; f) cuidados especiais de utilização, g) perda de muito espaço no porta-malas.
Um amigo relatou-me, ainda, que um colega foi fazer um curso numa montadora em SP, voltou apavorado e vendeu o carro (quase novo). Duas coisas parecem certas: o gas é seco e "lubrifica" pouco o motor, tendo que se rodar com gasolina um pouco ao sair e ao desligar, no final do dia; a taxa de compressão ideal para o gás é próximo dos 15:1, bem distante dos motores à gasolina.
Na dúvida não vou cair no "Proálcool" do gás, pois, por enquanto, acredito que o custo com oficina e kit não compensam.

Abraços,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Ago 18, 2006 3:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal,

Essa discussão está num nível muito bom !!!
Troquei um carro 1.0 por um 1.6 com um porta-malas maior também na perspectiva de colocar gas. Desisti por: a) instalações perigosas; b) alto custo da instalação aqui no RS; c) vistorias anuais (mais uma chateação e custo); d) perda de desempenho; e) risco maior de quebra do motor; f) cuidados especiais de utilização, g) perda de muito espaço no porta-malas.
Um amigo relatou-me, ainda, que um colega foi fazer um curso numa montadora em SP, voltou apavorado e vendeu o carro (quase novo). Duas coisas parecem certas: o gas é seco e "lubrifica" pouco o motor, tendo que se rodar com gasolina um pouco ao sair e ao desligar, no final do dia; a taxa de compressão ideal para o gás é próximo dos 15:1, bem distante dos motores à gasolina.
Na dúvida não vou cair no "Proálcool" do gás, pois, por enquanto, acredito que o custo com oficina e kit não compensam.

Abraços,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Leo Barbosa
MensagemEnviada: Sáb Ago 19, 2006 12:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005
Mensagens: 110
Localização: Niterói - RJ

Oi Paulo,

Infelizmente, o Brasil pelas suas "dimensões continentais" gera situações bem peculiares... O GNV que se tem disponivel no sul do país vem do Evo Morales, que tenderá a subir cada vez mais o seu preço. Assim, o preço para o consumidor provavelmente não vai compensar muito na conversão.

Aqui no RJ o gás vem da bacia de Campos e com um preço muito mais competitivo, uma vez que o gas é um subproduto do refino do petróleo, tendo custo de produção mínimo. Isso fez com que nosso estado tivesse um grande incremento na conversão de carros com GNV (é a maior frota do país com 1.200 milhões de veículos).

Assim, há uma infinidade de convertedoras que vão aprendendo e minimizando os problemas que o GNV gera com toda certeza. Isso sem falar nos custos de instalação e manutenção, que acabam por cair os preços devido a forte concorrência. Para se ter uma idéia o encarte dos jornais de veículos aqui no Rio vem com um encarte em separado só para GNV.....

Mas como sabemos, apenas com uma "canetada" de nossos governantes tudo pode mudar todo o panorama que temos atualmente. Assim, o fantasma do "Pro-alcool" nunca nos abandonará.

Abraços, Leonardo.

_________________
Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB