Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Pressão do Óleo diminui e Temperatura sobe Blazer V6 Aut ! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Gustavo
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 2:23 pm    Assunto: Pressão do Óleo diminui e Temperatura sobe Blazer V6 Aut ! Responder com Citação

Solicito ajuda de todos o mais rápido possível.

Tenho uma Blazer 99 - V6 - Automática que está apresentando o seguinte problema: Depois de rodar cerca de 20 minutos, a temperatura do carro começa a subir. Normalmente o marcador fica no primeiro 1/4. Quando a temperatura sobe, o marcador fica entre o 1/4 e 2/4. Chegou ao ponto de ficar quase no meio. No mesmo momento que isto ocorre, a pressão do óleo, que geralmente fica em 3/4 caia para o meio, ficando as vezes um pouco menos que a metade. Nas duas vezes que isto ocorreu estava no engarrafamento.

Verifiquei a água, e tanto no radiador quanto no reservatório estão cheios, com o nível OK. O óleo do motor está OK.

A única coisa que pude verificar é que na água não há aditivo ou líquidos especiais (somente água) que não está apresentando ferrugem.

Um amigo meu comentou que quando isso ocorreu no Monza dele era a junta do motor que estava permitindo a passagem de água para o motor.

Poderia ser isto? Se sim, como posso verificar? Há alguma oficina que vocês possam me indicar na cidade do Rio de Janeiro?

Desde já agradeço a todos
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde Gustavo, com relação a temperatura você pode verificar a valvula termostática, ou com seu carro é injeção algum sensor. Se acontecer novamente (pare o carro - cuidado com área de risco), verifique se relamente o carro esta com muita pressão no reservatório de água. Para verificar se esta dando passagem de água pela junta, retire a tampa do óleo (Tampa por onde se introduz o óleo) se ele apresentar por dentro o óleo que fica aderido a ela com uma coloração esbranquiçada é sinal de que esta ocorrendo mistura de água com óleo, normalmente isto ocorre no cabeçote pela junta.
Gustavo
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 3:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá César,

Depois que ocorreu a primeira vez eu até troquei o óleo do carro. O óleo estava normal isto é preto, pois precisava trocar mesmo. Vou fazer o que você indicou em relação a verificar a temperatura.
fontana
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 7:03 pm    Assunto: Re: Pressão do Óleo diminui e Temperatura sobe Blazer V6 A Responder com Citação

Gustavo escreveu:
Solicito ajuda de todos o mais rápido possível.

Tenho uma Blazer 99 - V6 - Automática que está apresentando o seguinte problema: Depois de rodar cerca de 20 minutos, a temperatura do carro começa a subir. Normalmente o marcador fica no primeiro 1/4. Quando a temperatura sobe, o marcador fica entre o 1/4 e 2/4. Chegou ao ponto de ficar quase no meio. No mesmo momento que isto ocorre, a pressão do óleo, que geralmente fica em 3/4 caia para o meio, ficando as vezes um pouco menos que a metade. Nas duas vezes que isto ocorreu estava no engarrafamento.

Verifiquei a água, e tanto no radiador quanto no reservatório estão cheios, com o nível OK. O óleo do motor está OK.

A única coisa que pude verificar é que na água não há aditivo ou líquidos especiais (somente água) que não está apresentando ferrugem.

Um amigo meu comentou que quando isso ocorreu no Monza dele era a junta do motor que estava permitindo a passagem de água para o motor.

Poderia ser isto? Se sim, como posso verificar? Há alguma oficina que vocês possam me indicar na cidade do Rio de Janeiro?

Desde já agradeço a todos

qual a viscosidade do óleo q vc ta usando???
é o recomendado??
qual a km do oleo???
quanto tempo faz q foi trocado???
ta no nivel pelo menos???

Mecanica Fontana
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Gustavo
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 8:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Acabei de trocar o óleo (2 dias). Estou utilizando o semi sintético da Lubrax. Está no nível, da mesma forma que a água do radiador e do reservatório.

Percebi que somente quando pego engarrafamento e que o carro começa a subir a temperatura. Quando o transito está bom o carro permanece com a temperatura no primeiro 1/4 do mostrador.

será que o líquido de colocar no radiador (paraflu ou semelhante) funcionaria?
adalberto
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 10:30 pm    Assunto: Responder com Citação

A helice de refrigeração do radiador está funcionando ? Se é que ela não é direto no eixo do virabrequim.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 14, 2006 11:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo,

Junta queimada não deve ser pois sumiria água do reservatório de expansão. Um pouco deve abaixar porque você não está usando aditivo - o que é recomendável. Talvez tenha ar no sistema, mas não é certeza. De certo se faz tempo que você não troca o líquido de arrefecimento, providencie a substituição.

Eu não tenho parâmetros para comparar, mas acredito ser normal o carro começar a aumentar a temperatura em situações de engarrafamentos. Pelo que me parece, aumenta muito pouco. Seria preocupante se o ponteiro chegasse até a faixa vermelha. Aí sim é sinal de algo errado.

Quanto a pressão de óleo, se levarmos em conta que um óleo aquecido fica menos viscoso, talvez isso resulte em uma diminuição da pressão conforme o aumento da temperatura. Na minha opinião, preventivamente, poderia ser verificado a bomba de óleo para ver se há sinais de borra ou algo semelhante que possa interferir na lubrificação.

Gustavo
MensagemEnviada: Ter Ago 15, 2006 9:27 am    Assunto: Responder com Citação

Adalberto,
A helice está funcionando. Acredito que a mesma não seja direto no virabrequim, mas há uma correia que liga a bomba d'água, direção, alternador e helice.

Eduardo,

O líquido de arrefecimento ajuda para que o carro não aqueça ou é só para não dar ferrugem?
Arkov
MensagemEnviada: Ter Ago 15, 2006 2:37 pm    Assunto: Responder com Citação

tenho uma s-10 99 com este mesmo motor, oq acontece é o seguinte, se vc andar com o ar-condicionado ligado em engarrafamento vai aquecer mesmo, pois o ar-condicionado desse carro nao tem nehuma ventoinha auxiliar pra ajudar no resfriamento, e quando esta em marcha lenta a helice de acoplamento nao consegue refrigerar os dois radiadores pois a passagem de ar é muito pequena.
acontecia isso comigo direto até que eu adaptei uma hélice do Tigra, que só é acionada com o ar-condicionado ligado, resultado, ficou uma maravilha!! o ar não esquenta quando estou no engarrafamento e a temp do motor fica normal, média 1/4 pouquinho acima, em dias com 33ºC e o ar ligado!

quando usava o oleo 20W50 da ACDelco@Texaco, so caia a pressão de 3/4 para menos quando o motor chegava perto de 1/4 de temp, agora estou usando o 10W40 magnatec, a pressão em marcha lenta cai um pouco quando passa um pouquinho do 3/4 pressão, mas é normal.

adalberto
MensagemEnviada: Qua Ago 16, 2006 10:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Arkov, voce substituiu a helice ? O que a helice do tigra tem de diferente ? A quantidade de pas ?
Arkov
MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 9:15 am    Assunto: Responder com Citação

adalberto escreveu:
Arkov, voce substituiu a helice ? O que a helice do tigra tem de diferente ? A quantidade de pas ?

eu nao substitui a original nao, eu coloquei outra na frente, no radiador do ar-condicionado.
eu escolhi o do tigra pq encaixa certinho na frente, eu li um tópico onde adaptam uma de vectra na l200, mas no caso da s-10 fica muito grande.

comprei a ventoinha em um desmanche por R$ 90,00, um relê de 20A, fusivel de 25A e fios flexivel de 4mm, instalei em casa mesmo, da um pouco de trabalho pois precisa desmontar a frente, tirar farol, grade, quebra mato, e pra acionar o relê usei o positivo do compressor.
ficou legal, agora uso o ar-condicionado na boa em emgarrafamento, sem aquecer o motor, meu carro é preto, imagine sem ar-condicionado parado mais de 10min no mesmo lugar no sol quente, dava pra assar um pão.
vou colocar umas fotos, pois pode ajudar outro amigo a resolver este problema nas V6.
não sei pq nao sai de fábrica ja colocada.
alias, eu nunca boto fé em autorizada.

adalberto
MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 11:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Arkov, estamos no aguardo das fotos dessa sua invenção.
Cosmo José Pereira
MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 11:31 pm    Assunto: Responder com Citação

O Gustavo o liquidode arrefecimento, o proprio nome já diz, ele serve para não deixar o carro ferver ou aquecer,serve também para não deixar congelar o liquido e serve para limpesa, não deixa encrustar aquele barro que forma na cor de ferugem,dentro do motor e nas varetas do radiador,ele deixa sempre limpo,por isso e bom trocar o liquido cada seis meses,e as mangueiras uma vez por ano, abraços
Dalila e Cristiane
MensagemEnviada: Sex Ago 18, 2006 6:42 am    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal

Os motores tem que aquecer, trabalhar quente (temperatura de trabalho) que é na faixa de 80 ~ 110ºC, conforme o motor, o motor não atingir esta temperatura também é um defeito.

O uso de aditivos na água é obrigatório em motores atuais, como a água pode atingir 110ºC em condições normais??

Qto ao ventilador eletrico, vejam:

http://www.royce.com.br/portugues/produtos_listagem.asp?
http://www.autoclub.com.br/Peças/Eletroventiladores/0410-2ev.jpg

(KIKO)

gloffreda
MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 2:59 am    Assunto: Responder com Citação

Fala Gustavo, tudo bem ?

Quando o radiador está obstruído ou existe alguma pequena entrada de ar no sistema o carro normalmente aquece em condições de estresse, trânsito, subidas íngrimes e longas, carregando trailers etc. Experimenta ligar o ar condicionado, verá que também irá aquecer.

Colocar aditivo é bom, porém não vai resolver seu problema, e com o preço do litro a 16 reais, é melhor verificar o problema primeiro.

Tive algumas experiências muito parecidas, não só com a blazoca, mas com outro carro tbm, fazendo uma limpeza, normalmente já melhora bastante.

Abraços,

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu