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 Lubrificação do Motor Perkins 4.236/Q20B-4 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
cepalopoli
MensagemEnviada: Seg Dez 13, 2004 7:52 pm    Assunto: Lubrificação do Motor Perkins 4.236/Q20B-4 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,
Minha barca esta de motor novo primeira retifica e ficou um ESCÂNDALO de gostoso , agora consigo conversar dentro do carro a 100 km/h e sem apertar muito o danado , antes não dava tinha que esgoelar o pobre para chegar a esta velocidade e para passar disto (110)então, pelo barulho que fazia dava a impreção de que se tivese asas ia decolar , mas estou com duvida a respeito das trocas de óleo do motor a primeira troca com aquele óleo especial esta programada para 2000km e claro que com filtro ai surge a duvida, que óleo poderia ser adotado como lubricante normal , uso aditivos como B12 ou não,creio que a lubrificação de motores a diesel sejam mais exigentes que a dos carros comuns ? já vi aqui no nosso fórum um tópica que abordava o tipo a ser usado mas não chegei a nenhuma conclusão por não ter grandes conhecimentos sobre óleos lubrificantes .
Abraços a todos .
Carlos Eduardo
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Dez 13, 2004 11:33 pm    Assunto: Lubrificantes Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Carlos

Tem algumas dicas simples que devem ser observadas:

  • Depois que adotar uma determinada marca de lubrificante, use somente esta marca.

  • Trocar o filtro do óleo lubrificante em todas as trocas, pois o óleo que fica nele é suficiante para "contaminar" o lubrificante novo. Lembre-se, o óleo lubrificante é o "sangue" do seu motor.

  • Sobre aditivos, já discutimos um pouco sobre eles Aqui.
    Eu utilizo o da Barhdal as vezes, mas não é necessário.
    Acredito que uma opção seria vc utilizar lubrificantes para motores turbo, e não usar nenhum aditivo.


As marcas mais utilizadas são: Shell, Texaco e Petrobras.
Eu utilizo a linha Lubrax Extra Turbo da Petrobras, apresenta boa qualidade e não é muito caro.

Abraços

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Rodrigo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2004 4:46 am    Assunto: Lubrificantes Elf Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Eu utilizo lubrificantes da Elf, da classe "plus" Performance Trophi 15W40, compro direto da fábrica, em Pinda.
Período de troca: 10.000 km
Filtros: Mann, FRam ou Originais (Maxion, Ac delco, MWM)

Os damais da Texaco.

Abraços

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2004 11:34 am    Assunto: Marca Elf Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Kiko

Eu tenho vontade de utilizar o lubrificante da marca Elf, este tipo que vc citou tem uma qualidade excelente (segundo alguns comentários que ouvi). Mas é dificil encontrá-lo nas revendas de lubrificante por aqui, não sei o motivo, mas eles nunca tem.

Abraços

_________________
Rodrigo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2004 5:15 pm    Assunto: Lubrificantes ELF Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Rodrigo,

Como eu disse, compro direto da fábrica, o vendedor da minha região é Sr. Tales 9132-5455.
Fábrica: 12-3644-4600
Escrit. SP: 3848-2600

Obs. Pela política da empresa, o consumidor final tem mais desconto que revendas.


Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Qua Dez 15, 2004 4:31 am, num total de 1 vez
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cepalopoli
MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2004 7:15 pm    Assunto: Óleo Lubrifiacante Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá KIKO ,
Que tipo de embalagem eles fornecem para consumidores finais , qual vc pega?
Abraços
Carlos Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2004 4:34 am    Assunto: Elf Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Caixa de 24 X 1 litro
Balde 20 litros
Tambor de 200 litros

Existe faturamento mínimo de R$ 200,00.

Eu pego 3 baldes por vez.

Abraços

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cepalopoli
MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2004 6:27 pm    Assunto: Óleo Lubrifiacante Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá Pessoal,
Valeu KIKO acho que R$200,00 para ped. min. ate que não é muito levando em consideração que a troca em postos fica + ou - R$ 80,00 só o óleo, creio que é vantajoso sem falar da qualidade .
Poderiamos nos juntar e comprar uma litragem boa .
Abraços a todos ,
Carlos Eduardo
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2005 10:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

tava dando uma olhada no motor esta semana e vi que no lado esquerdo dele tem um buraco tampado que parece ser igual ao do filtro de óleo. como se encontram na mesma simetria eu fiquei encucado pra que serve aquilo ali? Dá pra inverter o filtro de óleo? Usar 2?

Vi também que do mesmo lado tem um buraco com parafuso no começo do carter que parece ser para a vareta.

[]'s

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2005 6:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Possivelmente, os kits de turbo usam este local para tirar alimentação de óleo e retorno.


Abraços

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Arlindo Brum
MensagemEnviada: Sex Ago 12, 2005 2:53 am    Assunto: Re: Lubrificação do Motor Perkins 4.236/Q20B-4 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2005
Mensagens: 5
Localização: Rio de Janeiro

Prezado Carlos Eduardo,

Ao ler o seu relato quanto ao óleo lubrificante a ser usado, em motores diesel, aspirados ou turbinados, gostaria de reportar a minha experiência:
1 - Comecei usando SAE 15W-40 com desempenho API CF-4 e CG-4, como o Ursa Super TD e TDX, Lubrax E Turbo, etc. Os resultados foram bons;
2 - Passei a usar óleos SAE 10W-40 com desempenho API CG-4 e CH-4, com base semi-sintética; então, observei que os resultados melhoraram bastante, de forma comparativa aos 15W-40 quanto a: partida a frio, consumo de óleo "top up", pressão de óleo na partida, etc;
3 - estou me preparando para estudar lubrificantes com viscosidade SAE 10W-30, com desempenho API CG-4 e CH-4, visando monitorar se haverá alguma melhoria comparativa aos anteriores.

Como complemento, gostaria de informar que as trocas tem ocorrido aos 10.000 Km, sob regime urbano, com troca dos filtros de óleo e ar com 20.000 Km.

Os lubrificantes 10W-40 e 10W-30~atendem a especificações européias CCMC D-5 e OTAN OMD.

Meu objetivo no uso das viscosidades SAE 10W-30 e 10W40 estão direcionados a proteção do comando de válvulas.

Caso tenha interesse, poderei detalhar um pouco mais, no futuro.

Um forte abraço,

Arlindo Brum.
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cepalopoli
MensagemEnviada: Sex Ago 12, 2005 7:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal
Oi Arlindo muito interressantes estas experiencias que vc realizou, meu motor é antigo (Perkins 4236) embora totalmente recondicionado sa vezes o fato do lubrificante ser ótimo o motor pode não se dar bem é aquela velha estoria de burro velho comendo capim novo... heheeh, vc poderia comentar mais detalhes das melhorias alcansadas com o 10W40 em relação ao 15W40 .
Abraços a todos
Carlos Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Ago 12, 2005 9:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Os óleo multiviscosos de baixa viscosidade, foram desenvolvidas para motores mais pequenos e com folgas menores, e por sua vez custam muito mais caros que os tradicionais.

Olá Arlindo,

Ainda não sei que carro vc tem, parece que é diesel.

Vc trabalha em alguma fábrica de lubrificantes?

Abraços

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 10:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

para o perkinho, o 15w40 dá conta e bem do recado... só que aconteceu um probleminha de aquecimento com um colega nosso...

Existe óleo 10w30 para diesel? Mesmo os motores diesel mais modernos ainda estão pedindo o 15w40...

Pessoall, quando ligo a picape com o motor frio ou depois de algum tempo parado(1 hora ou mais), a luz do óleo demora uns 2s para apagar, é normal ou tá muito demorado? Nota: perkinho com 30mil km e óleo 15w40 Extra Turbo, dentro da troca.

[]'s

Thales

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cepalopoli
MensagemEnviada: Sáb Ago 13, 2005 11:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal
Oi Thales blz. no meu bateu na chave pega e a luz apaga imedatamente , agora 2 segundos acho que não deve ser nada pois o óleo tem que subir... e se a bomba estiver vazia (muito tempo parada 2ou mais dias) creio que deve levar ate mais tempo para apagar a luz , vamos esperar os "Gurus" responderem hehehe .
Abraço a todos
Carlos Eduardo

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De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco .
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