Autor |
Mensagem
|
CarLiN |
Enviada: Sex Out 20, 2006 12:17 pm Assunto: Óleo para Cambio e para o Diferencial ? |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 3 de Outubro de 2006 Mensagens: 37 Localização: Marília - São Paulo
|
Fala ae Galera
Tenho uma D-20 Ano89 CD, o motor é o perkins, pelo que vi o cambio é o 240V (a primeira marcha é para baixo).
Gostaria de saber qual óleo posso usar. Andei procurando aqui na cidade inteira o Texaco Tgf 80w90 e não encontrei, na verdade não encontrei nenhum modelo 80W90. Todos os vendedores querem me empurrar o SAE 90 e ainda dizem que não existe óleo 80w90. AFFF
Estaria certo eu usar o SAE 90 neste meu cambio? Numa loja que fui o cara disse que na tabela de óleo pede o SAE 90 para este meu modelo de D-20.
Outra Duvida....
Fiz o teste que o Kiko falou... levantei a camionete, desengatei, rodei uma das rodas traseiras e a outa nem se moveu depois vice-e-versa e nada tanto rodei para um lado como para o outro e nada.... até parece que as rodas trabalham em separado...
Será que tem alguma coisa quebrada aqui ? Ou é assim mesmo? Creio que o diferencial é o original deste modelo....
Se a galera puder ajudar com mais essa duvida eu agradeço, pois vou viajar e pretendo trocar o óleo do diferencial tbm ....
Obrigado
Abraço a Todos Valeu Galera _________________ D-20 CD Ano 1989 - Perkins/Turbo
Quem Gosta de Motorzin é Dentista !!

Editado pela última vez por CarLiN em Sáb Nov 04, 2006 9:16 am, num total de 1 vez |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sex Out 20, 2006 5:38 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
|
Boa tarde Carlin, a minha tabém tem o mesmo motor e cambio que o da sua, utilizo o óleo SAE 90, e nunca tive nenhum tipo de problema com caixa ou com diferêncial que no seu caso parece ser igual ao da minha não é autoblocante, neste caso o óleo a ser utilizado é o mesmo SAE 90, se foce o outro tipo de diferêncial o óleo é diferente. Resumindo SAE 90 na cixa e no diferêncial e boa viagem. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
CarLiN |
Enviada: Sex Out 20, 2006 9:40 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 3 de Outubro de 2006 Mensagens: 37 Localização: Marília - São Paulo
|
Deixa eu lhe Pergutar.... Se eu utilizar o Oléo 85W140 no diferencial terei algum problema ??
Hoje consegui encontrar este marca de óleo: Lubrax 80W90 GL-5 e o coloquei no cambio... será que terei problemas em relação GL-4 para GL-5?
Obrigado pela Ajuda
Abraço a Todos _________________ D-20 CD Ano 1989 - Perkins/Turbo

Editado pela última vez por CarLiN em Sex Out 20, 2006 11:29 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Out 20, 2006 10:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Carlos
A propria Eaton/Clark recomenda SAE 80W90 para maioria das caixas que usavam SAE 90.
Este óleo torna engates bem mais macios e faceis de engatar, principalmente a 1ª qd frio.
Este óleo tb pode ser encontrado nas concessionarias GM e Ford.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Bianor |
Enviada: Sex Out 20, 2006 10:15 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 Mensagens: 310 Localização: Macaé - RJ
|
Pessoal voces encontram o Texaco TGF 80w90 em qualquer revendedor chevrolet como ACDelco Transmissão MECÂNICA SAE 80W90. Paguei R$19 o litro na quinta-feira em Campos RJ.
Veja a descrição do site da ac-delco sobre ele.
"""ACDelco SAE 80W90 foi desenvolvido especialmente para transmissões Clark e ZF que equipam pick-ups. Formulado a partir de componentes básicos selecionados e um pacote de aditivos antidesgaste à base de fósforo e zinco, possui alto Ãndice de viscosidade, boa estabilidade à oxidação e boas caracterÃsticas antiespumantes."""
Se voce ler o rotulo vai ver que os óleos AC-Delco são todos Texaco.
Infelizmente os mecanicos da GM insistem em colocar o ACDelco Transmissão AUTOMÃTICA - DEXRON III nos cambios Eaton da S10, como foi o meu caso numa revisão em Salvador. Apos a troca percebi que o manejo do cambio ficou bem mais macio.
Não por acaso é o óleo recomendado pela Eaton 0800170551
Sds |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Out 20, 2006 10:18 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Carlos
No diferencial é mesma coisa, os multi viscosos são evolução, são óleo bem melhor, mantem viscosidade independente da temperatura, forçando menos o sistema.
Existem 2 tipos de 85W140, um para convencional e outro para tração Positiva.
Mas se não tem tração positiva, pode usar 85W140 normal.
|
|
 |
CarLiN |
Enviada: Sex Out 20, 2006 11:38 pm Assunto: |
|
|

|
Fala Kiko
Tudo Bem...
Só uma duvida.... Se eu colocar o modelo de óleo para tração positiva na tração normal terei algum problema futuro ?
Outra Duvida Kiko...
Fiz o teste que você falou... Levantei a camionete, desengatei, rodei uma das rodas traseiras e a outra nem se moveu depois vice-e-versa, tanto rodei para um lado como para o outro e nada.... até parece que as rodas trabalham em separado...
Será que tem alguma coisa quebrada aqui ? Ou é assim mesmo? Creio que o diferencial é o original deste modelo....
Obrigado pela Ajuda
Abraços _________________ D-20 CD Ano 1989 - Perkins/Turbo
 |
|
|
 |
CarLiN |
Enviada: Ter Out 24, 2006 1:19 am Assunto: |
|
|

|
Alguem pode me ajudar ?? _________________ D-20 CD Ano 1989 - Perkins/Turbo
 |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Out 24, 2006 5:36 am Assunto: |
|
|

|
Olá Carlos
Desculpe por não ter respondido, eu acho que a busca de novas mensagens falhou.
Pelo q vc relata do teste, seu carro não tem tração positiva, outra maneira de verificar, se ela tiver tração positiva, está marcado na tampa do furo de abastecimento.
Neste caso o uso de oláo especial para tração positiva não trara vantagem alguma, alem de custar mais caro.
Neste caso vc pode usar o 85W140 normal.
No caso da Texaco é Multigear EP 90 ou 85W140.
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qua Out 25, 2006 10:55 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Esse 85W140 não é muito grosso para um diferencial quer requer óleo 90?
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Out 26, 2006 8:43 pm Assunto: |
|
|

|
Olá Thales
A vantagem do multiviscoso, este oleo equivale a SAE 85 frio e 140 quente (se fosse SAE 90, estaria na viscosidade de SAE 40 (quente), quando o óleo é mais exigido.
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qui Out 26, 2006 9:56 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Vixe embananou tudo. Um óleo SAE 90 quando quente não seria mais grosso que um óleo SAE 40 quando quente? Ou o SAE não tem nada a ver com isso???
[]'s
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Out 26, 2006 11:36 pm Assunto: |
|
|

|
Olá Thales
A viscosidade comparativa é ele frio, só para ter uma ideia.
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Out 29, 2006 9:19 pm Assunto: |
|
|

|
Ah tá... mas então quando quente, um SAE 140 é bem mais grosso que um 90 certo? Então ele não vai chegar a partes que antes o SAE 90 chegava certo? Então ele vai desgastar o diferencial mais rápido quando ele tá quente certo? Ou tá tudo errado???
[]'s
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Out 29, 2006 9:43 pm Assunto: |
|
|

|
Olá Thales
Tudo errado, o óleo tem viscosidade ideal no frio, mas quando esquenta torna fina de mais, para proteger engranagens.
A melhora na lubrificação é a vantagem de multiviscosos de qq finalidade.
O óleo mantem uma viscosidade similar frio ou quente.
|
|
 |
|