Autor |
Mensagem
|
Thales Pimenta |
Enviada: Sex Nov 17, 2006 10:08 pm Assunto: Cut off |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
gostaria de saber mais sobre esse sistema de corte de combustÃvel, com ênfase em nossas a barcas, ainda mais a diesel.
Se nos motores carburados ele é usado. Se sim desde quando.
Se nos diesel é usado. Se sim desde quando e quais motores se possÃvel. Se puder descrever como funciona, melhor ainda!
Pra quem não sabe o cut off é um sistema que corta a injeção de combustÃvel quando você tira o pé do acelerador com o carro engatado. Serve pra economizar combustÃvel. Tornou-se comum nos carros a gasolina com o uso da injeção eletrônica, apesar de ser um sistema antigo(já era usado no Fiat 147).
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Nov 18, 2006 8:27 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Theles
No sistema diesel eu acho q o sistema sempre esteve presente, pois existe um governador de rotação na bomba injetora, que mantem a rotação independente da carga.
O mesmo faz com que se a rotação está acima do que é comandada pelo acelerador, ele reduz ou corta a injeção.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sáb Nov 18, 2006 10:00 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Thales, você poderia me explicar como funciona o cut-off em motores carburados??
Porque a informação que sempre tive é que não existe esse sistema nesses motores antigos.
Pelas informações somente motores eletrônicos possuem esse sistema, pois é complicado mecanicamente cortar 100% do fluxo de combustÃvel a ser queimado, como ocorre no cut-off. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sáb Nov 18, 2006 10:21 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Lá no Clube do Palio Tuning, no fórum fala mais ou menos sobre isso. Pelo que entendi o sistema nos carburados funcionava 100% quanto ao corte(total, mas deve lembrar que nem todos os carros tem o corte total, alguns injetam um mÃnimo de gasolina como se estivess em marcha lenta para resfriar e lubrificar algumas partes do motor). O sistema funcionava bem, pois é fácil acioná-lo quando tira o pé do acelerador com o carro engatado... o problema era saber quando o motor precisava de alimentação novamente... na injeção isso é fácil pois tem sensores, já nos carburados não tinha muito jeito. vou ver se acho o link e posto aqui.
[]'s
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Nov 19, 2006 6:54 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Os carburadores não tem sistema de corte, sempre existe a alimentação mÃnima para manter a marcha lenta.
Conheço o sistema contrário, ou seja afogador eletronico.
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Dom Nov 19, 2006 1:10 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Então não tem cut-off???
Por isso é que acho que só com eletrônica que se consegue fazer isso... _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Nov 19, 2006 6:44 pm Assunto: |
|
|

|
Retirado do Clube Palio Tuning
amarchetti escreveu: |
quanto ao cutt-off, nosso foco:
o cutt-off podia ser empregado em carburadores sim....
tinha um tópico bem antigoi sobre isso, ainda de 2003 (expirou e se perdeu na migração) q provava q na linha 83 os 147 1300 já traziam o recurso...
até tabela de prço com os "atuadores" mecânicos pro carburador realizar este papel
Não pegou no Brasil...seja pro hábito ou pela dor de cabeça q possa ter dado pra fiat...não sei dizer...
o funcionamento do cutt-off nos carburados é um pouco diferente ..é mecânico...
assim com vc tem 2o estágio à vácuo, vc poderia usar este mesmo vácuo gerado com a borboleta fechada pra acionar um sistema mecânico que impedisse a pasagem de combustÃvel...algo tranquilo num sistema q a demanda de combustÃvel é unicamnete a depressão dos cilindros....
basicamnete, com tal nÃvel de vácuo no coletor, vc impedia q o giclêzinho da lenta atuasse.....
A dor de cabeça deveria estar em fazer o sistema mecãnico perceber q era hora de liberar a alimentação praquele giclêzinho.....
Vou caçar com mais calma mais tarde uma tabelinha com essas peças....
No BCWS na história sobre o 147, chegaram a citar "por cima" o cutt-off dos 147 |
amarchetti escreveu: |
Olha esta aplicaçãoem caminhões turbo-diesel....
http://norivan.vilabol.uol.com.br/cutt.htm
Num caminhão turbo-diesel veiaco já se usava cutt-off antes mesmo da injeção...
Mas e o 147 com isso?
Não precisava de sensores....simplesmente não deixava a bóia abrir quando no vutt-off...a borboleta não abriu, não passa ar, logo não precisa injetar gasosa.
Até aÃ, blza...mas como o motor poderia saber se precisa ligar ou não, já q não tenho como saber qual arpm?
Só lembrando q apesar da borboleta/giclagem estar fechada, há admissão de ar, por depressão dos cilindros...
Bem..vc tá admitindo ar...pisando fundo e o motor bebendo..
Do nada vc tira o pé do acelerador...a borboleta se fecha...
E tá vindo ar pro ciclo seguinte....a comporta se fechou...
Uma vez q a massa de ar dê de kra com a borboleta fechada, vc permitiria q essa massa de ar escoasse através de uma válvula
Ou seja....à partir de uma certa pressão, (ou falta de( a válvula se abre..uma vez aberta, indica q estou em cutt-off...não preciso manter mais a lenta..
Se for ignição, eu a corto , se for platinado...deixo dar faÃsca à vontade pq não tem mistura pra queimar...
A dificuldade deste sistema está em fazer o motor "acordar" novamente, ou seja, mater a lenta...
Como não existem sensores como na injeção,esse é o ponto q pega...a solução é o fechamento desta válvula de liberação...
Assim q se toca no pedal, ela se abre...
Mas e quando se deve ligar a lenta? Do mesmo jeito q a pressão de retorno da massa de ar a abriu, algo semelhante tem q fechá-la....
Pois bem....os cilindros continuam sugando ar por depressão...mesmo com a borboleta fechada..
Até certo ponto, tudo vai bem..mas em um determinado momento, o volume de ar admitido pela depressão não é mais suficiente pra q o motor se mova por si só (como numa descida em cutt-off.
Este cilindro suga o ar,certo? Na hora em q ele precisar de mais ar, de alguma forma q não tenho como quantificar algum dispositivo mecânico percebe a necessidade e fecha a válvula, abrindo a borboleta e o sistema volta a atuar em marcha lenta.
Pra isso eu preciso de algum sistema mecânico q sob maior ou menor pressão abra e fecha as comportas...o mesmo sistema mecânico q percebeu o excesso ou falta de pressão naquele ponto do coletor (antes da borboleta)
Se o carburador funciona assim por depressão...pq não posso fazer o mesmo com outra válvulas???....
Mas havai alguma dificuldade nisso, pois esse sistema de cutt-off não se deu muito bem, é só olhar os GMs,Ford e VW q não se arriscaram a adotá-lo...
E memso na linha FIAT ,não se ouve falar de cutt-off em unos carburados
Quanto a confirmar se existiram ou não:
Olha as novidades, logo abaixo da foto dos fiorino baú abertos...
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/147-4.htm
olha isto: Alguns giclês pra substituição:
http://www.microcarautomotivos.com.br/produtos_592.htm
A coluna aplicação do 1o produto sugere algo? |
Links para as páginas originais com a discussão completa:
http://www.clubepaliotuning.com.br/forum/index.php?showtopic=41715&st=0
http://www.clubepaliotuning.com.br/forum/index.php?showtopic=328&st=0
http://www.clubepaliotuning.com.br/forum/index.php?showtopic=5528&hl=cutt+off
[]'s
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Dom Nov 19, 2006 6:58 pm Assunto: |
|
|

|
Humm... interessante... Tá meio confuso o texto, mas deu para entender que pelo menos existiu.
Talvez fosse um sistema arcaico demais... Trabalhar com vácuo...
O pessoal inventa cada coisa... Tanto é que não vingou.
E nos diesel mecânicos?? Esse recurso existe? Ou a bomba libera um mÃnimo de diesel? _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Nov 19, 2006 7:03 pm Assunto: |
|
|

|
Olá Sekiya
No diesel existe, há muito tempo, faz parte da bomba, o governador de rotações, que mantem a rotação independente da carga, se a rotação está maior que o acewlerador dede, dorta combustÃvel até atingir a rotação estabelecida, mas na descida nunca ocorre isto, a alimentação é zero. (mesmo nas desacelerações)
Nos motores de micro tratores como Yanmar, vc vé o mecanismo fazendo a função.
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Dom Nov 19, 2006 7:08 pm Assunto: |
|
|

|
Obrigado Kiko.
Agora me explica um coisa: é por isso que em descidas de serra engrenado o motor esfria??? _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Nov 19, 2006 7:14 pm Assunto: |
|
|

|
Olá Sekiya
Neste caso a valvula termostática não está cumprindo a sua obrigação.
Está com defeito, ou está gambiarrado, ou ausente.
Pois o motor não faz força, quase não tem combustão (carburado), e motor, bomba dágua e ventilador está a td vapor, por isto se agua passar pelo radiador é certeza q vai esfriar.
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Dom Nov 19, 2006 7:19 pm Assunto: |
|
|

|
Não... era só por curiosidade...
Na Veraneio recoloquei a válvula. Tá Ok!
Mas é que ocorre em qualquer carro isso, por isso perguntei. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Dom Nov 19, 2006 8:51 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Kiko,
Acho que o Sekyia tem razão, o motor sempre esfria mesmo que pouco, porque a válvula não atua instantâneamente e tem um pequeno furo de ciruculação.
Quanto ao "cut off", se realmente existiu, devia ser mais um elemento a entupir e/ou estragar...
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Nov 20, 2006 4:56 am Assunto: |
|
|

|
Olá Paulo
As da MTE tem este furo, os da Robert Shaw, tem uma valvula de retenção.
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Ter Nov 21, 2006 4:54 am, num total de 1 vez |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Ter Nov 21, 2006 1:06 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Por isso que em descidas longas, meu pai sempre fala pra dá uma leve rotação pra "molhar" os bicos. Não sei se é lenda mas pelo menos é o que falam aqui _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
|