Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Câmbio 5 marchas para C-10 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
nilson_dotta
MensagemEnviada: Qua Jan 03, 2007 11:03 am    Assunto: Câmbio 5 marchas para C-10 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 3 de Janeiro de 2007
Mensagens: 1
Localização: Campo Grande

Bom dia, sou novo aqui no fórum e, gostaria de trocar o câmbio de uma C-10 72 (relíquia) o original é de 3 marchas, gostaria de colocar um câmbio de 5 marchas da C-20, por exemplo, mas me disseram que costuma quebrar a 5ª marcha, no entanto, eu gostaria de arriscar, um 5 marchas, "sacrificando" a originalidade da camioneta, apenas para melhorar o consumo na estrada, pois com o câmbio de 3 ou 4 marchas, a 100 Km/h o motor já está com o giro lá em cima (Sei do câmbio de 4 marchas, porque tenho uma C-10 80 com câmbio de 4 marchas, este câmbio de 4 marchas está atendendo, pois a 3000 rpm o carro está a 110 km/h, está razoável). Eu queria que a 100 - 120 Km/h ela rodasse macia....
Aqui no estado do MS, andei procurando e não encontrei nenhum câmbio destes, alguém saberia onde posso encontrar um desses que não seja tão caro.... ou mesmo um câmbio da F-1000 4.9 e será que este câmbio da F-1000 encaixa no motor 6 cilindros Chevrolet Brasil 261 4.3?

Desde já agradeço.
Atenciosamente.
Nilson Dotta.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jan 04, 2007 1:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Nilson,

O câmbio da F1000 4.9 é um Mazda e provavelmente não se encaixará corretamente no velho 4.3, além de que o eixo piloto deve ser totalmente diferente.

Essa história de quebrar a 5ª eu nunca ouvi. Inclusive tenho um cambio desses instalado. Procure o tópico sobre adaptação/troca de câmbio que tem um monte de informações sobre o assunto.

Um detalhe: quer que ela rode macia a 120? Uma opção barata seria trocar o diferencial por um mais longo...

Dá uma olhada neste tópico:
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=27

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
magrão da topeka
MensagemEnviada: Sex Set 21, 2007 2:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007
Mensagens: 466
Localização: Guarulhos

pessoal,aproveitando o tópico:Ola pessoal,to com uma duvida e queria ajuda de voces,minha topeka é a 6 cilindros,possui caixa e diferencial original de fabrica (ele é 91),apareceu um rapaz que adaptou uma mecanica diesel na f250 dele e o câmbio me interessou,a pergunta é,será que consigo adaptar este câmbio na topeka,se tiver como ,que mudanças terei que fazer?? Lembrando que futuramente irei passá-la pra diesel $ó falta tempo $$$$ agora.


Pessoal,fico no aguardo,valew

_________________
Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
Honda NX200 (a guerreira)
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 1:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Estranho....
Me parece que os câmbios de todas as F250 eram ZF. Inclusive a do modelo Gasolina V6.
Desta forma nem precisaria trocar o câmbio...

Magrão, tenta arrumar umas fotos do câmbio ou senão tenta verificar pessoalmente qual o modelo.

Se for adaptar tem alguns detalhes a serem verificados:

- Eixo piloto: normalmente existem diferenças entre modelos Ford e GM
- Caixa seca: pode haver diferenças na furação etc. - troca por um compatível.
- Fixação: Coxins e reposicionamento de suportes no chassis
- Assoalho: Se for colocar um ZF p.ex. terá que refazer a tampa do assoalho (maior altura) e com um novo furo para a saida da alavanca e por fim serviço de tapeçaria.
- Cardan: refazer e balancear.
- Sensor de velocidade: Câmbios da F250 utilizam sistema eletrônico e não mecânico para aferir a velocidade (comando do velocímetro). Portanto pode complicar um pouco a adaptação - pode não conseguir fazer funcionar o velocímetro.

Basicamente são esses os cuidados.
Espero ter ajudado

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
magrão da topeka
MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 11:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007
Mensagens: 466
Localização: Guarulhos

Verificando com alguns colegas ja vi que a adaptação do câmbio vai ser trabalhosa,a maioria ja adiantou que o velocimetro deixará de funcionar direito,mais o que mais me deixou encucado foi o eixo piloto e mexer com o cardã,pois era algo que não poderia mexer agora,vou ver se compensa mudar ou esperar mais um pouco p/ passá-la a diesel logo (to querendo começa a transformação começo do ano) enquanto isso deixa a menina tomando gasolina mesmo. abração pessoal.
_________________
Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
Honda NX200 (a guerreira)
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 9:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Nem sempre precisa mexer tanto assim, pode ser q cambio da GM de 5 marchas use a mesma relação no velocimetro.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 8:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Kiko, só ia resolver uma parte do problema se fosse possível encontrar um câmbio pra ZF original para D20 Turbo. Aí sem problemas com velocímetro - embora seja necessário outras adaptações.

O ideal Magrão é o seguinte:
- Arranjar um câmbio ZF S5 420 para D-20 Turbo
- Posteriormente colocar o motor diesel que quiser: De preferência um MWM Sprint 6 cilindros ou um Maxion S4T ou Plus
- Adaptar os dois ao mesmo tempo...

Quando eu fui pesquisar sobre a troca do câmbio e sobre repotenciamento da Veraneio aqui, foi a mesma história. Queria colocar um câmbio que futuramente pudesse acoplar em um diesel. No fim, não compensava adaptar o diesel. Desisti. Então coloquei um Clark 5ª overdrive e está assim até hoje (devorando gasolina). Quem sabe mais tarde o próximo passo seja colocar um motor Powertech 4.1 MPFI que eu acho que já vai melhorar bastante coisa...

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
magrão da topeka
MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 2:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007
Mensagens: 466
Localização: Guarulhos

Sekiya,até ja pensei nessa possibilidade de também de colocar o motor da silverado,mais até mesmo meu pai (caminhoneiro véio e amante das barcas ) ta me incentivando a montar a topeka no diesel mesmo,to pretendendo colocar um s4t,como vou esperar mais um pouco ,melhor juntar $$$$$ e mais $$$$$ pra montar o conjunto completo,enquanto isso deixa a menina beber gasosa mesmo.

Ha,e outra coisa,se alguem tiver alguma dica de um mecanico da zona norte de SP ou guarulhos especializado nessas adaptações agradeceria se me passarem, valew galera

Abração.

_________________
Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
Honda NX200 (a guerreira)
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 7:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Lembrando q não é facil acertar o documento.

E também o custo operacional do diesel perde para GNV e tb para alcool em alguns casos.

Td para diesel é mais caro:

IPVA
Seguro

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Faz assim que é melhor Magrão.

Reforçando aquilo que o Kiko falou anteriormente, foram também esses os motivos pela qual eu desisti.

A documentação nem é tão difícil assim, pois a legislação ainda permite. O engraçado é que p.ex. no manual da Veraneio 1991 diz que a mesma comporta uns 850kg de carga (o que inviabiliza o repotenciamento), mas no documento está 1.03ton (o que permite a mudança de combustível). Não sei o que eles levam em conta nessa hora.

Fora isso, o seguro ia ficar absurdo (provavelmente teria que fazer somente para terceiros/acidente). O risco de roubo ia ficar bem maior e o IPVA também pelo fato do valor venal subir...

O certo é que para o meu uso não iria dar muito certo - apesar de que se tivesse um motor diesel com 180cv (Sprint TCA) eu não iria reclamar de jeito algum! hehe

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
magrão da topeka
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 4:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007
Mensagens: 466
Localização: Guarulhos

Bem pessoal,to ciente q com o diesel nada é barato,o seguro aumenta,isso eu estou ciente


Como o sekiya falow,a documentação ela permite sim pois me informei,no documento da topeka consta 1200 kilos


Quanto ao GNV,ja até relatei meu problema com uma Ranger a gás,o carro era uma orquestra (cada esquina um concerto ),e eu comprei a topeka pq em minhas férias vou visitar minha familia,todo ano eu vou a Bahia e Pernambuco,la na região são raros os postos de GNV,postos de gasolina de boa qualidade é dificil também,fora o preço,quando eu fui começo do ano,fui de monzinha 86,paguei R$2,15 no alcool,a gasolina em média era R$3,05,fora que as vezes vc roda quase no osso pra consegui um posto que funcione,em contra partida ,o diesel tem em todo lugar,inclusive nas fazendas que o pessoal compra em quantidade e dependendo dos conhecidos até vendem pra vc,por isso que to pretendendo fazer este investimento que sei que é alto mais vai suprir com minhas necessidades.

Também tem outro detalhe,costumo ficar com carros muito tempo,meu monza mesmo ta comigo a 8 anos e a topeka comprei com a mesma intenção,blza???

Valew galera.

_________________
Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
Honda NX200 (a guerreira)
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Entendi o seu propósito Magrão.
De fato é questão de "sobrevivência"...
Sem condições de usar gasolina/álcool/GNV nas condições que você comentou.

O que eu vejo é que hoje em dia essa coisa de repotenciamento caiu meio em desuso. O que o que o povo prefere é comprar um veículo já a diesel original. Questão de custo. Talvez esse não seja o seu caso, pois sua Topeka deve estar em boas condições e trocá-la por uma outra a diesel nem faça parte dos seus planos.

O que eu digo ou comentei nem é para desencorajá-lo a fazer o serviço, mas são questões importantes a serem levados em conta e para que as informações fiquem disponíveis para alguma outra pessoa que queira fazer o mesmo que você pretende.

Para fazer tal serviço existem umas oficinas que antigamente eram especializadas no serviço. Infelizmente não ficam na Z.N, mas servem de referência:

- Motortec Diesel: www.motortecdiesel.com.br (fica em São Bernardo do Campo)
- Piai Centro Automotivo (antiga NP Auto Diesel): http://piaicentroautomotivo.com.br (fica na Lapa/ZO)

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
magrão da topeka
MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 9:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007
Mensagens: 466
Localização: Guarulhos

Bom dia pessoal, sekiya,até tava em meus planos ja comprar alguma topeka no diesel,porém alem do preço estar nas alturas,algumas não eram totalmente limpas (vc me entende),e outra coisa,pela configuração que pretendo montá-la e pelo preço que adquiri a minha,vai valer muito a pena,até farei economia e vou saber na real se o veiculo foi bem adaptado ou não, ainda tenho a vantagem de ser o 2º dono da barca,a conhecia desde 97 e sempre gostei dela,o dono era bem cuidadoso ,pra dizer que não estou totalmente satisfeito é somente com o interior que ta bem feinho,mais isso com o tempo se resolve.


Valew pessoal e obrigado pelas dicas das oficinas.

_________________
Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
Honda NX200 (a guerreira)
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB