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 Intercooler no q20b « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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henrique Monte santo
MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 12:55 pm    Assunto: Intercooler no q20b Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 3 de Janeiro de 2009
Mensagens: 5
Localização: Monte santo de minas mg

Tenho uma D 20 com o motor Q20B recentimente tive de retificar o seu motor pois ele se encontrava desgastado pois rodou 19 anos sem ser aberto se encontrava original. Entao resolvi turbinar o motor o serviço foi feito e agora estou pensanto em colocar um intercooler.
Mas estou com receio de colocar o intercooler pois isto vai aumentar a taxa de compressão do motor, e eu nao sei se isso e seguro pois fiz um investimento de R$ 5000,00 na pick-up D20.
O motor rodou 19 anos !!!! isso e muito tempo o turbo e um intercooler pode diminuir a vida util do motor ??????????????????
Estou em duvida.
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mateusict
MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 1:05 pm    Assunto: Re: Intercooler no q20b Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

henrique Monte santo escreveu:
Mas estou com receio de colocar o intercooler pois isto vai aumentar a taxa de compressão do motor

o turbo e um intercooler pode diminuir a vida util do motor ??????????????????
Estou em duvida.


O intercooler não altera em nada a taxa de compressão!!!!
Turbo + intercooler só traz benefícios................. e oque pode diminuir a vida do motor é o famoso "pé"!!!!!

Abç

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Mateus
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 1:29 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

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Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:27 pm, num total de 1 vez
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henrique Monte santo
MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 2:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 3 de Janeiro de 2009
Mensagens: 5
Localização: Monte santo de minas mg

Com o uso de turbo compressores e intercooler há um ganho econômico com maior potência do motor e com maior rendimento, ou seja, menos consumo para o mesmo trabalho realizado. A maior potência do motor é obtida devido à maior taxa de compressão e também devida ao maior volume de ar admitido pelo cilindro, que conseqüentemente permite a injeção de uma maior quantidade de combustível.
Ou seja, O turbo compressor e o intercooler irão auxiliar o enchimento dos cilindros com ar, podendo injetar mais ar que a capacidade volumétrica do cilindro.
Se a quantidade de ar admitido pelo motor for maior que a capacidade volumétrica, a potência do motor será maior que a potência nominal. Potência nominal é aquela indicada pelo fabricante como sendo a potência do motor. Entretanto, os esforços mecânicos sobre os mancais, bielas e virabrequim também podem ser maiores que os valores admissíveis para os quais o motor foi projetado. Neste caso, o desgaste será acentuado e alguma peça poderá quebrar.
Vale apena correr este risco????????
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mateusict
MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 4:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Monte Santo; você esta confundindo taxa de compressão com quantidade de ar admitida na camara!!!!!
A taxa de compressão assim como o volume da camara não são alterados de forma alguma com o compressor nem com o cooler........... ocorre q com o ar comprimido voce coloca uma maior quantidade de ar em um mesmo volume (turbo compressor) e com o intercooler voce consegue um ar mais denso (mais frio = menor volume = mais ar na camara)!!!
Quando se tem um motor turbo normalmente se aproveita os CVs disponíveis, ou seja, você não vai colocar o turbo para utilizar a mesma potência de qdo original!?!?! Consequentemente a vida útil diminui!!!!

abç

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Mateus
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Jan 29, 2009 6:35 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 3:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá a todos,

Faltou dizer ao henrique que os experientes recomendam usar pressões baixas - entre 0,5 e 0,8 kg/cm2 "no pé"-, ou limitar a válvula wastegate nesse mesmo nível, para que não haja qualquer prejuízo sensível à vida do motor. É claro que deve-se garantir que os demais sistemas estejam funcionando adequadamente, assim como as estanqueidades mantenham-se preservadas.

abs,

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Paulo
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henrique Monte santo
MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 7:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 3 de Janeiro de 2009
Mensagens: 5
Localização: Monte santo de minas mg

Muito obrigado a todos, minhas duvidas foram sanadas!!!
Assim que sobrar algum dinheiro vou colocar o intercooler.
Alguem tem algum contato que revenda estes tipo de peça!!!!!
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PauloRS
MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 3:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

henrique,

No Fórum já há discussão suficiente sobre os possíveis intercoolers, os mesmos para o S4 e o Q20B, como o da F250 e o do caminhão VW "x"-150. Recentemente li sobre o do VW "x"-120, mas não vi mais detalhes. Antes já havia um tutorial do Kiko, sobre isso.

Abs,

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Paulo
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Seg Abr 13, 2009 9:28 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Abr 13, 2009 11:50 pm    Assunto: Intercooler Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá,

A Rasch Motoren possui um cooler próprio p/ a D20, feito agora através de uma nova empresa que o Mauricio conheceu, ela confecciona intercoolers sob medida (com excelente acabamento).
Foi colocado um na minha picape, posso dizer que o serviço ficou melhor "que se tivesse saido original de fabrica". Ele tem praticamente o mesmo tamanho do radiador d'água.

Abraços



intercooler.JPG
 Descrição:
Radiador de óleo, Intercooler e Radiador de água original da D20 turbo.
 Tamanho:  136.54 KB
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intercooler.JPG



intercooler.JPG
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Radiador de óleo, Intercooler e Radiador de água original da D20 turbo.
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intercooler.JPG



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Radiador de óleo, Intercooler e Radiador de água original da D20 turbo.
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Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
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