Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 S10 4.3 v6 acelerando sozinha... « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Mar 19, 2007 11:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Sonda lambda é um problema... às vezes ela tá com defeito fornecendo leitura errada, mas dentro dos padrões da IE, não acusando erro no scaner. O teste correto seria por uma 100% e ver se muda alguma coisa, ou então fazer a leitura no multímetro(precisa ter os parâmetros corretos de leitura, em mV).

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Mar 20, 2007 3:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Nexus,

A minha Blazer V6 teve um problema similar. Há um parafuso no corpo de borboleta que eu pensei que fosse para regular a lenta (como em alguns carros de IE antiga), após sair com o carro conluí que eu tinha feito uma caquinha.
A lenta estava normal, porém após acelerar o carro ela ficava acelerada sozinha até cerca de 1200 rpm. Após frear o carro contra a força do V6 e a rotação ser forçada a cerca de 700 rpm a lenta voltava a ficar normal. Como o câmbio é automático a rotação tinha que baixar, pois não há embreagem.
Você já tentou forçar a rotação baixar freando o carro sem pisar na embreagem até cerca de 700 rpm? Se a rotação estabilizar é provável que seja o maldito parafuso. Ah, a luz da injeção não acendeu.
Quanto ao sensor de rotação, tive um problema em meu antigo Tempra 16v. Não bastava limpar o atuador, tinha que limpar muito bem o seu compartimento também.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
nexus
MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 12:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005
Mensagens: 55
Localização: Balsas-MA

Bom, não mechi em nada no corpo da borboleta, mas vou verificar.
A sua tem 3 furos no corpo da borboleta (por dentro?) a minha tem esses furos, só que estão tapados com rebites de alumínio.
Quando eu comprei ela ela estava com kit gás, mas mandei tirar e vendi ele pois aqui onde moro GNV não existe. Acho q é gambiarra do instalador, mas nao sei.

_________________
S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 10:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Não lembro de ter visto nenhum rebite no corpo de borboleta, há uma passagem de ar no topo que leva à cavidade do motor de passo.
Caso seja gambiarra e esteja abaixo da borboleta, pode ocorrer entrada falsa de ar, acelerando o carro. É bom verificar.

O parafuso que estou falando é um bujão que fica ao lado do cabo do acelerador.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 10:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

nexus escreveu:
Bom, não mechi em nada no corpo da borboleta, mas vou verificar.
A sua tem 3 furos no corpo da borboleta (por dentro?) a minha tem esses furos, só que estão tapados com rebites de alumínio.
Quando eu comprei ela ela estava com kit gás, mas mandei tirar e vendi ele pois aqui onde moro GNV não existe. Acho q é gambiarra do instalador, mas nao sei.


Dois desses furos são para segurar a restrictor blade que vem de fábrica nesse carro. Esse TBI é o mesmo usado em carros V8 da GM, então quando são usados na V6, eles põem uma lâmina que restringe a passagem do ar quando a borboleta está aberta por completo. Quando os "mecânicos" resolvem remover, ficam os rebites à amostra.

Pros carros que queimam GNV, um backfire pode arrancar a lâmina, sob o risco da mesma ser aspirada e danificar as válvulas, sedes, pistão...

Abaixo segue fotos da minha, que também teve a lâmina removida:

http://users.hotlink.com.br/fredf/P1010032.JPG
http://users.hotlink.com.br/fredf/P1010034.JPG

Abraços,

Fred.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
nexus
MensagemEnviada: Dom Set 02, 2007 2:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005
Mensagens: 55
Localização: Balsas-MA

Frederico, é exatamente isto... Esses dias aproveitei que tava limpando a injeção da s10, peguei e rebitei o ultimo furo, melhorou um pouco o sobe e desce da marcha lenta, mas não resolveu...
Estou com bomba de combustivel nova na minha que a anterior deu prego. Partidas redondinha sem problema algum, mas a maldita aceleração nao resolve...
Vou ver se encontro o atuador da marcha lenta no paralelo (acho q a valeo tem) e trocar pra ver o que dá...
No mais agradeço pela foto!!!
Outra coisa, notei que o inteiror do coletor da sua s10 tá bem escuro com muita borra, isso é por causa do GNV?? A minha estava assim, mas desmontei o conjunto e limpei com car 80 - remove tudo, depois disso nunca mais sujou daquele jeito. Mas não sei se é o gnv (backfire como falou) ou outra coisa.
Um forte abraço!

_________________
S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
FredericoFreire
MensagemEnviada: Dom Set 02, 2007 3:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Nexus,

Recentemente desmontei somente a parte do corpo de borboleta e limpei todo com Car 80. Já a parte de baixo, chamada de coletor superior, ainda está com muita borra. Não acredito que seja por conta do GNV, e sim da gasolina mesmo. Ela deve estar assim porque nunca foi limpa, desde de 1998 quando foi montada.

Quando eu tiver um tempo livre, vou desmontar e limpar tudo. Você notou melhora nas respostas e baixa rotação quando limpou a sua?

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Arkov
MensagemEnviada: Dom Set 02, 2007 4:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2004
Mensagens: 74

a minha aontece amesma coisa, mas depois de apertar o acelerador até o fundo, mas isso as vezes mesmo, e só estabiliza como magica quando o carro para.
_________________
S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 4:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

nexus escreveu:
Frederico, é exatamente isto... Esses dias aproveitei que tava limpando a injeção da s10, peguei e rebitei o ultimo furo, melhorou um pouco o sobe e desce da marcha lenta, mas não resolveu...
Estou com bomba de combustivel nova na minha que a anterior deu prego. Partidas redondinha sem problema algum, mas a maldita aceleração nao resolve...
Vou ver se encontro o atuador da marcha lenta no paralelo (acho q a valeo tem) e trocar pra ver o que dá...
No mais agradeço pela foto!!!
Outra coisa, notei que o inteiror do coletor da sua s10 tá bem escuro com muita borra, isso é por causa do GNV?? A minha estava assim, mas desmontei o conjunto e limpei com car 80 - remove tudo, depois disso nunca mais sujou daquele jeito. Mas não sei se é o gnv (backfire como falou) ou outra coisa.
Um forte abraço!


Refletindo sobre o que andei lendo pela internet, carros equipados com válvula EGR costumam sujar todo o corpo de admissão, pois a válvula de recirculação faz com que parte dos gases de escape voltem para serem admitidos, gerando assim carbonização e depósito de óleo queimado.

Estou pensando seriamente em isolar a EGR da minha S10. O advento dessa válvula visa reduzir a emissão de poluentes, e por outro lado só trás malefícios ao carro.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 12:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Fred,

Realmente esta válvula suja um pouco o corpo de borboleta de óleo, mas nada que uma limpeza de vez em quando não resolva.
Na minha, após a limpeza, melhora muito a resposta em baixa rotação, até porque o acelerador fica mais macio e fácil de controlar.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 11:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Igor,
O corpo de borboleta eu já limpei. Essa limpeza que você se refere inclui a limpeza do coletor de admissão superior ?

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 10:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Fred,

Eu limpo somente o corpo de borboleta com frequência. Limpo bem as bordas da borboleta com Car 80 e retiro a sujeira que solta com uma toalha de papel. Tinha muita sujeira no compartimento do motor de passo e no próprio motor de passo.
Aparentemente o coletor de admissão não está muito sujo na minha.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 6:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Igor,

O motor de passo seria a peça no CEP "VÃLVULA de controle de ar (contido em 1)", código 17113209 que fica do lado direito do corpo de borboleta, de quem vê de frente do carro, é a segunda peça (mais próxima da parede de fogo) ?

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 6:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Oi Fred,

Estou sem o catálogo no momento, mas provavelmente é esta peça mesmo. Ela fica no corpo de borboleta, próximo ao sensor de posição da borboleta. De fato é uma válvula de controle de ar. Ela é fixada por dois parafusos torx, sendo que um deles é bem chato de tirar. Cuidado para não danificar o anel de vedação na hora de retirar/colocar.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qui Set 13, 2007 12:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

É essa mesmo, também identificada com IAC. O anel de vedação se estraga com facilidade? Por coincidência olhei no CEP e a GM não vende mais somente o o-ring em separado.
_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB