Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Regulagem da Embreagem S10 - 4.3 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
PKaj
MensagemEnviada: Dom Fev 11, 2007 11:09 pm    Assunto: Regulagem da Embreagem S10 - 4.3 Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 19 de Dezembro de 2006
Mensagens: 17
Localização: São Bernardo do Campo

Olá moçada... aqui estou eu novamente carente de ajuda.

Alguém saberia me dizer se a embreagem da S10 equipada com motor 4.3 possue algum tipo de regulagem que resulte num acionamento do pedal mais alto ou mais baixo??
Esta embreagem é hidráulica ou com cabo???

Valeu...

_________________
Não pense em fazer algo um dia...faça agora!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
nexus
MensagemEnviada: Seg Fev 12, 2007 2:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005
Mensagens: 55
Localização: Balsas-MA

Saudaçoes amigo!!

Eu tive o dissabor de ter minha embreagem incomodando, e o que eu fiz? O que o mecânico falou, troca o atuador... Bom, joguei dinheiro fora.
O atuador (rolamento que fica na embrreagem e aciona o plato) é hidráulica nas s10, a sua regulagem é automática. O que estava acontecendo com a minha é que alguem deixou cair sujeira no cilindro mestre (copinho com óleo de freio) e ele estava emperrando a valvula deste...
Troquei o atuador e nada, a embreagem ia baixando e ficava um lixo...
fui fui fui... até que resolvi eu mesmo tirar o cilindro mestre (simplíssimo de fazer, em meia hora tu faz isso) e limpei o dito cujo... tinha uma goma e pedaçõs de borracha que acho ser destas juntas de silicone...
Concluindo a narrativa, lavei, limpei com óleo de freio dot4 novo, sangrei o sistema e já faz uns 4 meses que a embreagem está maneira.

Não gaste dinheiro à toda, se não tem vazamento saindo da capa seca e nem o óleo do reservatorio da embreagem baixando, é só o cilindro mestre que está meio sujo.
Em último caso pode ser disco e plato, mas acho improvável.

_________________
S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
PKaj
MensagemEnviada: Seg Fev 12, 2007 10:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 19 de Dezembro de 2006
Mensagens: 17
Localização: São Bernardo do Campo

Obrigado pela dica, mas você teria alguma foto ou algum site para me informar sobre onde fica este cilindro mestre.
Apenas dizendo o nome não consigo identificá-lo.

Valeu!!!

_________________
Não pense em fazer algo um dia...faça agora!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
lmsantos07
MensagemEnviada: Qua Fev 14, 2007 8:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2006
Mensagens: 25
Localização: Osasco

Olá pessoal!!! Tenho uma Blazer 4.3V6 e o pedal da embreagem está alto, e em subidas fortes dá pra escutar a embreagem patinando..., será que tem algum tipo de regulagem para baixar o pedal???, ou será que tá patinando porque precisa trocar o kit da embreagem???

Obrigado
LEandro MLS

_________________
Blazer 4.3V6...muita força.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
peembaixo
MensagemEnviada: Qua Fev 14, 2007 9:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

As embreagens modernas não possuem ajuste como nos carros mais antigos, principalmente as hidráulicas. Qualquer alteração no posicionamento do pedal muito provavelmente indica problema no conjunto. Quando a embreagem sobe, pode não ser apenas problema no kit de embreagem que está gasto mas pode ser também o burrinho mestre que não está retornando e por sua vez trabalha como se estivesse andando com o pé na embreagem e com o tempo, aí sim o kit vai embora.
_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
lmsantos07
MensagemEnviada: Qua Fev 14, 2007 2:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2006
Mensagens: 25
Localização: Osasco

Valew peembaixo...onde fica o burrinho mestre??? é o mesmo burrinho do freio??? depois de achar o burrinho oq devo fazer??? limpá-lo???

obs.: queria lembrar que a embreagem patina em rampas muito fortes.

Obrigado
Leandro MLS

_________________
Blazer 4.3V6...muita força.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
peembaixo
MensagemEnviada: Qui Fev 15, 2007 12:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Olá Leandro. Na minha S10 não dá nem pra ver o burrinho mestre realmente. Ele não fica exposto e a única parte visível dele é o copinho aonde se completa o fluído. É bom verificar também o funcionamento do acionador do rolamento de embreagem. Eu aconselho você pedir para um mecânico de confiança dar uma olhada por ele ser mais expariente, pois eu também ainda estou aprendendo a lidar com a S10. Meu conhecimento sobre embreagena hidráulicas vem de um Alfa Romeo TI4 que tive e como não achava ninguém pra mexer, eu mesmo mexia e não é que ficava bom! Também temos um MB 608 com esse tipo de embreagem que o burrinho é montado em uma posição vertical e acontece de entrar sujeira no burrinho e então ele emperra sem o motorista perceber e assim ele trabalha forçando a embreagem.
_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
nexus
MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 2:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005
Mensagens: 55
Localização: Balsas-MA

Gente, o cilindro mestre - burrinho da s10 fica embaixo do painel, é uma peça plastica que fica um tanto para dentro da cabine e tem o reservatorio na parte de trás.
Você vê ela fácil removendo o painel abaixo da coluna de direção, em cima dos pedais.
Para remover o cilindro é facílimo. - retire o painel, lá em baixo, olhando para cima vc vai ver a parte de cima dos pedais
O pedal da embreagem é encaixado por uma "bolinha" junta esféria, apenas remova com cuidado com as mãos.
pronto, o cilindro está pronto pra ser retirado.
pelo capo do motor, você terá que tirar uma trava elástica que une o cano com o cilindro. Pode usar uma chave de fenda bem pequena - cuidado para não perder o pino (providencie um reservatorio para o óleo que escorre-rá (óleo de freio mancha a pintura!!)
depois de liberado o cano, apenas rotacione o cilindro, para a direita ou esquerda que ele vai se soltar do painel corta-fogo.
puxe ele para fora e pronto, está removido (20 minutos vc faz isso mesmo sem experiencia).
Ele não pode ser desmontado, apenas esgote o óleo do reservatório, lave-o com óleo de freio dot4, (coloca um pouco, pressiona o embolo, ve se tem impurezas etc).
E refaz a montagem dele.
Com tudo no lugar precisamos sangrar o dito cujo (precisa chamar um amigo)
completa o óleo do reservatorio da embreagem, o amigo fica sentado e você desce áté o câmbio por baixo do veiculo.
Com uma chave estrela rebaixada (gedore é desse modelo) você vai solta o parafuso de sangria, ele fica logo acima de onde entra o cano da embreagem na capa-seca do cambio.
soltou o parafuso, volta a apertar (de leve) e pede pro amigo pisar alguma vezes na embreagem e segurar com o pé no fundo.
vc solta o parafuso (cuide dos olhos pois espirra fluido) e o amigo mantem o pe em baixo, vc fecha o parafuso (aperta) e ele solta o pé da embreagem e começa a "bombar" novamente.
vc vai fazendo isto até ver que não saem bolhas de ar mais.
Apenas cuide para não acabar o fluido no reservatorio, pois se isso acontecer, volta-se ao inicio da sangria.
Você vai notar o pedal da embreagem bem alto - normal.

Nestes acionamentos o rolamento da embreagem é sempre encontado no plato (no atuador lá no cambio tem uma mola que faz isso, por isso não tem ajuste)

Quanto ao disco patinando, com certeza é o plato ou o disco que já estão gastos.
Neste caso tem que abrir a capa seca e trocar disco, plato e atuador, já que esse conjunto é feito para aguentar à vida útil da embreagem.

(se alguem quiser, eu tenho um plato, disco e atuador que troquei em meia vida, pois um mechânico, me encheu a cabeça dizendo que o barulho no câmbio era isso... e não era... paciência, agora sei o que fazer)

_________________
S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Fev 17, 2007 7:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

No caso de pedal alto, que na verdade é impossível acontecer, pode ser causado pelo algum tipo de calço colocado no embolo do pistão, enforcando a embreagem.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
lmsantos07
MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 11:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2006
Mensagens: 25
Localização: Osasco

olá kiko!
Não é impossível não...tô falando pq isso tá acontecendo com minha Blazer...o pedal da embreagem tá alto mesmo...e como é esse calço no embolo do pestão? oq significa isso? boiei nisso...

Obrigado

_________________
Blazer 4.3V6...muita força.....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Lauricy Mathii
MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 7:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 91
Localização: São Paulo-Capital-Ermelino Matarazzo

Minha blazer de vez em quando fica assim,ora o pedal ta baixo e ora o pedal ta normal,sera que pode ser esse tal de burrinho mestre que fica atras do pedal?
Quando o carro fica parado um dia inteiro o pedal fica baixo,dou umas bombadas como se fosse sangrar e volta ao normal,o que pode ser?
Grato.

_________________
LAURICY
BLAZER 99 V6 GNV
PICK-UP CORSA SPORT 03
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Klinger
MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2007 2:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Pessoal estou com problemas na embreagem de meu carro, esses dias fui trocar o oleo e ele não descia de forma alguma do cilindro mestre depois de muito sacrificio do mecanico, uma arruela no acionamento e o pedal baixo ela ta funcionando "normalmente" mas como deu pra perceber não passa de gambiarra. O kit do cilindro é 700 reais, devo comprar outra ou tentar desmontar tudo e ver se tem sujeiras ??? Posso fzr isso em casa sem mutas dores de cabeça ?

Muito obrigado a todos !!!

_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
nexus
MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2007 7:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2005
Mensagens: 55
Localização: Balsas-MA

Senhores, nos ultimos 3 posts eu vi a mesma coisa, o pedal normal da s10 é "alto" ou seja, ele tem muito curso de acionamento, isto porque o atuador do rolamento da embreagem fica sempre em contato com o plato, ou seja, quando você pisa na embreagem ele ja começa a empurrar o plato. O normal destas embreagens hidraulicas é o pedal alto, se ele baixar é indício que o sistema esta com problema. No meu caso o pedal baixava e ficava "meio curso" resolvi isto com a limpeza do acionamento da embreagem conforme post neste tópico, o fluido de freio forma parafina com o tempo e isso causa o entupimento do sistema, deixando de vedar quando pressionado, fazendo com que o curso do pedal aumente e não seja possivel debrear a máquina. No caso de patinamento da embreagem a única coisa a fazer é trocar a mesma, pois de uma forma ou outra já azulou plato (com a patinagem) O cunjunto de embreagem da s10 v6 é feito para durar 300 mil km, mas isso com rodagem correta, se segura na ladeira na embreagem, faz muita manobra, ela vai pro pau bem rápido.
No caso de embreagem "dura" é sinal de que chegou o fim da vida útil dela, pois vc esta pressionando o plato até o fim do curso.
Creio que é isto, qualquer coisa que eu puder ajudar, mandem uma MP ou continuem aqui no tópico!

_________________
S10 V6 4.3....
Yamaha XT-600...
Porque mortorzinho só funciona pra enceradeira....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype
Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2008 12:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006
Mensagens: 203
Localização: Atibaia - SP

O êmbolo, no retorno, deve ultrapassar o furinho existente no cilindro mestre.
Se ele ficar aquem ou em cima do furinho, vai faltar curso pro pedal, visto que o fluído do reservatório não vai descer (por gravidade).
Tem que acertar isso, calçar o pino só vai piorar...

_________________
Arnaldo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB