Autor |
Mensagem
|
tulio |
Enviada: Sex Mar 23, 2007 8:25 am Assunto: GNV x GLP |
|
|
Registrado em: Domingo, 18 de Março de 2007 Mensagens: 4 Localização: Foz do Iguaçu PR
|
Adquiri um veiculo com o Kit GNV...
porem resido a 800 km de um posto de GNV.
aqui pertinho (no Paraguay) tem GLP.
Troquei o bico de abastecimento do GNV para um GLP utilizado no PY.
sei que no BR eh proibido o uso do GLP em veiculo...mas legal em empinhadeira e industrias.
Em grande parte da Europa usa-se GPL (GLP).
ps. Perigo existe. tanto abastecer com Gasolina como com GNV ou GLP ou qualquer outro combustivel.
QUAIS OS PROBLEMAS MECANICO QUE POSSO TER NO MEU VEICULO? |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Sáb Mar 24, 2007 1:23 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Tulio,
O perigo maior é qdo ocorrem vazamentos. O GNV tem ponto de ignição maior, e é mais leve que o ar, se dissipando com facilidade. O GLP é mais pesado e tem ponto de ignição mais baixo, ou seja, se acumula no ambiente onde estiver confinado.
Por outro lado, o GLP é mais eficiente, ou seja, maior rendimento por m3. As regulagems são diferentes para GNV e GLP.
Qto a problemas mecanicos, não ocorrerão, desde que vc faça a manutenção correta: oleo trocado corretamente, fluido de arrefecimento, velas e o uso periodico da gasolina. E nao deixar esvaziar o tanque se andar somente no gas, pq a bomba sempre está trabalhando.
No mais, é só alegria
[]s _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
tulio |
Enviada: Dom Mar 25, 2007 10:14 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 18 de Março de 2007 Mensagens: 4 Localização: Foz do Iguaçu PR
|
Alexandre, muito obrigado pela ajuda......
Deixo bem claro que NAO entendo nada de mecanica (posso falar bobagem, por isso desculpe)
Ja fiz algumas pesquisas sobre GNV e GLP.
Alguma considerações:
O GLP (gas de cozinha) tem uma determinada pressão (Digamos normal) enquanto que o GNV tem pressão de 200 bar...isso quer dizer que se colocarmos GNV em um "casco" de gas de cozinha....temos um BUMMMM......porem:
O que acontece se colocarmos GLP (pressão normal) em um "casco" de GNV (veiculo)?
Não terei pressão suficiente?
Como saber se meu casco ja esta cheio?
Se nao tenho a mesma pressão do GNV, o Gas GLP vai chegar ate o motor do veiculo? Ouvi dizer que nao chegara pois no Kit Gas tem um redutor de pressao fazendo com que o GNV chegue na pressao ideal para o motor. Isso eh verdade? como resolver?
Desculpe tanta pergunta....mas acredito que com a crise da Bolivia ou o Brasil produza mais GNV ou teremos que migrar para o GLP utilizado no Paraguay, na maioria da Europa e ate mesmo em Portugual onde o GPL eh bastante elogiado. |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Dom Mar 25, 2007 11:50 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Tulio,
O que acontece é o seguinte: GLP significa Gás Liquefeito de Petroleo. O gás mesmo é o butano (C4H10). Pressurizado a baixas pressões, o GLP se torna liquido, o que permite armazenar uma grande quantidade de gas em involucros menos robustos (como o botijão de cozinha).
O GNV (metano - C1H4 ou CH4) não possui essa caracterÃstica. Para armazenar uma grande quantidade de gás são necessárias as altas pressões como os 200bar utilizados nos carros.
O cilindro de GNV suporta até 400bar de pressao. E 400bar independe do tipo de conteudo. Essa é a pressao de segurança. Para uso, até 220bar.
Um botijão de cozinha suporta somente 15 atm (~14bar) de pressao. o GLP é armazenado a 6bar, e o redutor do fogao baixa para 2,7 bar.
Qto ao redutor, sim, ele deverá ser diferente. O redutor de GNV possui 3 estágios, 1 de alta, 1 de média e 1 de baixa pressão. O redutor de GLP possui apenas 1 estagio de baixa pressão. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
tulio |
Enviada: Qua Mar 28, 2007 10:05 am Assunto: |
|
|
|
So Para constar....
pesquisando na net encontrei esses dados,,,,
http://www.zonaderisco.blogspot.com/
"Vejamos alguns dados técnicos da diferença de cilindros de GNV E GLP e as respectivas pressões de trabalho.
Os cilindros que recebem o GNV são preparados para receber uma pressão de 220 bar e os de GLP 15 bar. Naturalmente os cilindros de GLP não resistem à pressão do GNV.
Tubulação
GNV - A tubulação de alta pressão é responsável por conduzir o GNV desde a válvula de abastecimento até o cilindro de armazenamento e deste até a válvula reguladora de pressão.Esta tubulação é produzida em aço-liga e deve apresentar acabamento bicromatizado, internamente e externamente.
GLP – Mangueira de PVC plastificada utilizada após o regulador de baixa pressão
Pressão de saÃda do GLP , após regulador – 0,28 kgf/cm2
Pressão de saÃda do GNV, após redutor - 1 kgf/cm2" |
|
|
 |
tulio |
Enviada: Qua Mar 28, 2007 10:13 am Assunto: |
|
|
|
Alexandre...
Considerando essa sua informação:
"Qto ao redutor, sim, ele deverá ser diferente. O redutor de GNV possui 3 estágios, 1 de alta, 1 de média e 1 de baixa pressão. O redutor de GLP possui apenas 1 estagio de baixa pressão."
Pergunto:
Ja que o redutor do GNV possui tres estagio e um deles eh de baixa pressao esse poderia ser usado pelo GLP?
Pelo que entendi (corrija se eu estiver errado) o Redutor de GNV pode trabalhar desde baixa pressao ate alta. e nesse caso poderia trabalhar com a baixa pressao do GLP. |
|
|
 |
CharlieB |
Enviada: Qui Abr 05, 2007 11:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2007 Mensagens: 78 Localização: Paraguai
|
Prezado Alexandre:
Estou vendo que nos estados unidos a gente usa propano para aumentar a pótencia do turbodiesel.
Sempre achei que o propano era mesma coisa que o GLP que temos aqui no Paraguai mais estou em dúvida.
Da pra dar alguma aclaração?
Obrigado e abraços.
PS. Estou com muita vontade de provar, hehehe... _________________ Silverado
Grand Blazer |
|
|
 |
prof pardal |
Enviada: Sex Jun 19, 2009 4:29 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 19 de Junho de 2009 Mensagens: 1 Localização: Novo Hamburgo RS
|
Posta o resultado, pois quero abastecer o meu também com glp. _________________ vivo pela economia |
|
|
 |
Edintruder |
Enviada: Sex Jul 03, 2009 10:40 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 24 de Junho de 2009 Mensagens: 14 Localização: Rio Grande - RS
|
Eu tenho pena de nunca ter testado o GLP num sistema de injeção eletrônica comum, utilizando o próprio bico injetor original. Uma vez que o GLP sob pressão mantém o estado lÃquido, o bico injetor não teria maiores danos. _________________ F1000 4x4 X-10 SL 4" 97 - FEMIL
Ex-Ranger 2001 2.5 4x4 |
|
|
 |
|