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Autor Mensagem
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Abr 04, 2007 1:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Esse tá no fim dos tempos eheheh, bom dá uma checada na bomba tbm, prepara uns 5 mil pra ficar sossegado pra dá uma geral nele Very Happy
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caveso
MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 11:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 26 de Junho de 2007
Mensagens: 48
Localização: Muriaé-MG

Reativando o tópico:

Pessoal,

Adianto que li e pesquisei bastante aqui no fórum mas ainda não encontrei uma definição.

Tenho um motor S4 necessitando de retífica.
Pretendo turbiná-lo para melhorar sua potência.
Num outro tópico, fala-se em trocar os kits do Q20B pelos do S4T (ou plus, sei lá), isso é viável, levando em consideração que neste tópico alguém disse que a taxa de compressão do S4 é maior que a do S4T?
Que turbina devo usar no S4?
Quais bicos?
Quanto de dábito aumento na bomba?
Silencioso da d20 com S4T?

Já agradecendo,

Carlos

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Se alguém souber de um motor desse, me avise, por favor!
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 12:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá, a cilindrada dos Maxion é maior que as do perkins. 3.8 ou 3.9 dos perkinhos contra 4.0 e 4.1 dos Maxions. Agora se seu Maxion é 4.0 ou 4.1 vai depender do modelo. Os primeiros fabricados eram 4.0 e os últimos, que saíram na Silverado eram 4.1.

Sim a taxa de compressão dos perkinhos e Maxion S4 são maiores que as do S4-T e S4T-Plus. Isso se deve ao fato da turbina modificar a taxa de compressão do motor, já que adiciona mais ar. Isso é para poupar o motor e evitar problemas. Lembro que tem um cálculo de como você calucular a taxa efetiva usando o turbo...

O pessoal que prepara motor a gasolina, para poder tascar mais pressão em altas rotações e poupar o motor em baixa, destaxa o motor... é basicamente isso que ele fazem no motores turbo originais.

Quanto aos bicos não sei com certeza, mas acho que você tem que ver a pressão da bomba para poder trocar ele também(se for utilizar os do S4-T ou S4T-Plus, que também são diferentes).

Turbina, já tem falado isso no fórum, tenta procurar.

Silencioso da D-20 com S4T obviamente.

[]'s

Thales

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Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Editado pela última vez por Thales Pimenta em Qui Jul 05, 2007 9:41 pm, num total de 1 vez
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caveso
MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 12:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 26 de Junho de 2007
Mensagens: 48
Localização: Muriaé-MG

Thales,

Seria bom ter o relato de alguém que fez uma transformação bem feita para analisarmos os resultados.


Mas agradeço pelas dicas!

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 2:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

A taxa do S4 é maior:

S4 = 18,5:1
S4T e S4T-Plus = 17,5:1
Perkins 4.236 e Q20B = 16:1
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caveso
MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 6:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 26 de Junho de 2007
Mensagens: 48
Localização: Muriaé-MG

Então, turbinando o S4, trocando eixo do comando de válvulas pelo do S4T (ou plus, sei lá), alterando bomba e bicos, que potência aproximada teria esse motor?
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Jun 29, 2007 10:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Dá pra deixar com 200 cv!
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caveso
MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2007 2:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 26 de Junho de 2007
Mensagens: 48
Localização: Muriaé-MG

Com as modificações que descrevi acima conseguirei chegar a 200 cv sem comprometer a durabilidade?
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2007 3:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Dá pra deixar com uns 130 cv sem comprometer muito a durabilidade.
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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2007 10:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6750
Localização: Interior - SP

Diminuindo a taxa de compresão você aumenta a durabilidade mas perde potencia
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D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

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peembaixo
MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2007 10:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

No site da Rash tem uma D20 branca cabine dupla com mais de 190cv e que o nosso amigo Maurício afirma que não prejudicou a durabilidade.
Acredito que a durabilidade do motor se deva mais ao fato de se respeitar a faixa de giros máximo do que uma preparação pesada no motor.
Uma vez que estava em Londrina no Paraná, conversei com um revendedor autorizado da International e ele me contou sobre o uso do motor MWM Sprint 6 cilindros em embarcações e extraíam mais de 400cv desse motor sem nenhum prejuízo a durabilidade porque o mais importante nesse uso é o torque. Difícilmente é usado mais de 2500 RPM para movimentar embarcações. O mesmo se dá em aeronaves que em full power dão dois mil e poucos giros com motores bem potentes. Só uma curiosidade nesse caso, é que motores de aeronaves funcionam quase sem lubrificação.
Então como disse anteriormente, o que detona motor é passar de giro e não a preparação.

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George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
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Fabio R
MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2007 11:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Mai de 2007
Mensagens: 200
Localização: Dourados_MS

tbm acho q a rotacao tem muito a ver,meu pai nunca fundiu nenhuma camioneta q ele teve,ele só anda na lenta,nao passa dos 2000 giro........vlw
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caveso
MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2007 7:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 26 de Junho de 2007
Mensagens: 48
Localização: Muriaé-MG

Para ficar na faixa de 130 cv alguém tem uma receitinha aí para me passar?
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2007 7:32 pm    Assunto: Turbinando o S4 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá

Para 130 cv no S4 é muito simples.
Uma turbina boa (ex.: APL240) e ajuste correto da bomba injetora já é suficiente.
Não esquecer do silencioso p/ modelo turbo. (Eu prefiro direto)

O S4 turbinado, apresenta um desempenho tão bom (senão até melhor) do que um S4T original.
Pois a bomba sem LDA, tem uma resposta mais rápida. Só vai fumacear um pouco antes da entrada do turbo.


Essa é uma "receitinha" básica, mas consolidada e demonstrou funcionar muito bem obrigado.
Vai depender do bol$o, pois uma turbina com Waste Gate (do S4T plus) já melhora muito o resultado, porém para colocar ela tem que modificar a saída do escape e talvez mudar o coletor tb, o que vai encarecer bem.

Abraço

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Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)


Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Sáb Jun 30, 2007 9:56 pm, num total de 1 vez
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sáb Jun 30, 2007 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá novamente

Lembrando que vai depender do estado do motor.

Mas se o motor for novo, o resultado é bem surpreendente.

[]'s

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Rodrigo
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