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 Instalação do Kit Turbo na D20 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Set 06, 2007 3:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Não sei dizer quanto é a economia de combustível, só testando pra ver, mas acredito que depende muito de quem dirige. Como o Marcus relatou, se ir pisando aos poucos não solta fumaça, então assim não teria economia nenhuma. Agora se fosse uma pessoa pé pesado, certamente a economia no fim do mês ia ser considerável.

Agora quanto ao custo de uma LDA nova, por se tratar de uma peça específica e de pouca procura, deve ser bem salgado. O negócio é garimpar uma usada!
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Marcus
MensagemEnviada: Sex Set 07, 2007 9:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

E a regulagem dela ?! eh muito complicada ?! pq dae teria que acertar ela em conjunto com a bomba, que regula a turbina.... Shocked Very Happy
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Marcus V. Laurani
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Set 07, 2007 12:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

show de bola o kit da Bodipasa hein?? Até o escapamento é pintado de preto!!!

Se for turbinar um S4, colocar LDA, já compensa pegar um S4T...

Me falem uma coisa... Se turbinar um Q20b ou S4, não precisa trocar a carcaça do filtro de ar por um maior?? Pois obviamente vai entrar mais ar no motor, e o filtro funcionaria como um componente de restrição não?? Pelo que sei, nas S4T/S4T-Plus, o filtro é maior não?

[]'s

Thales

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Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Set 07, 2007 2:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Não necessariamente, pois o filtro é mesmo para os dois D-20 S4 e D-20 S4T ou S4T-plus.

Abraços

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PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 4:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Kiko escreveu:
Olá Paulo

O respiro entra na mangueira de entrada da turbina, e não na saída, portanto não existe perda de pressão, e sim um vácou q as vezes pode sugar Óleo.


Olá Kiko,

Pelo que posso ver nas fotos, o respiro está ligado conectador ao "T", conectado ao coletor de admissão e à mangueira do manômetro. Se internamente está bloqueado, não é possível ver...
Haverá vácuo se o turbo não estiver ativo, como se fosse um motor aspirado, mas no momento que êle for acionado haverá pressão, e nesse caso, ela poderá se perder parcialmente. A menos que exista uma válvula nesse "T" que impeça isso.

Abs,

Paulo

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Paulo
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PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 4:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Daniel Martinelli escreveu:
Não sei dizer quanto é a economia de combustível, só testando pra ver, mas acredito que depende muito de quem dirige...


Martinelli,

O seu raciocínio é correto, a fumaça preta corresponderia a mistura rica em motores Otto. Mas se é possível controlar "no pé", no meu caso já não adiantaria de nada. Acredito, por outro lado, que deve haver muitas LDA's defeituosas por aí, porque a fumaceira preta é muito comum...

Abs,

Paulo

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 7:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Paulo

O que possuem respiro no coletor de admissão são os ASPIRADOS, que quando turbinados são eliminados (passando direto para ambiente ou conectado no tubo de sucção da turbina (entre o filtro e a entrada da turbina)

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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 3:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Kiko,

Por isso o meu argumento. No do Marcus a ligação ficou no coletor de admissão, portanto após o compressor e não antes dele. À propósito, nunca entendi porque da eliminação da Ventilação Positiva do Cárter em turbinados, e mesmo em aspirados. Já quis fazer essa ligação, pois é muito útil, mas achei que a fábrica a tinha eliminado por trazer prejuízos ao funcionamento do motor (aspiração em demasia nos diesel). No entanto, aqui foi postada uma foto de um motor agrícola com essa VPC...

Abs,

Paulo

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Marcus
MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 1:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
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To perdido... Shocked na discussão... Very Happy
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Marcus V. Laurani
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PauloRS
MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 4:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Marcus,

Desculpe a confusão. Comentei os detalhes das conexões das fotos 7 e 8.
O que interessa é que o kit da Bodipasa parece bem completo, a tua instalação ficou limpa e as fotos ficaram ótimas.

O kit vem com todos os canos de escape menos o silencioso ? Não consegui ver o retorno do óleo da turbina. Onde ficaram na turbina e no motor ? Eles mandam um manual de instruções ?

Abs,
Paulo

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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 6:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6749
Localização: Interior - SP

Marcus escreveu:
To perdido... Shocked na discussão... Very Happy


idem:D

[]'s

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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Set 13, 2007 2:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Marcus e Pedro,

Desculpem-me mais uma vez se compliquei... Estava me referindo àquela mangueira (respiro) que sai da tampa de válulas. O nome técnico é Ventilação do Cárter quando sai direto para a atmosfera, onde os vapores gerados sobem para o interior da tampa de válvulas e daí para o ambiente. Quando o respiro é ligado à aspiração do motor (coletor, filtro-de-ar, etc), como ele é sugado, chama-se Ventilação Positiva do Cárter. No Brasil há mais de 30 anos, nos motores Otto, as ventilações são positivas, porque os vapores além de não poluirem direto a atmosfera, são auxiliados por ela e economizam combustível.
Por razão que desconheço, os motores ciclo Diesel até a década passada não tinham isso, principalmente os turbinados. Os modernos HSD e LSD, não sei.

A minha observação foi de que esse respiro na D20 do Marcus, esta em local indevido, após e não antes do compressor.

Espero não ter sido redundante e ter esclarecido alguma coisa.

Abs,
Paulo

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 7:50 am    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O respiro ou deve estar para atmosfera ou para admissão, entre o filtro e a turbina.

Abraços

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Marcus
MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 3:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

PauloRS escreveu:
Marcus,

Desculpe a confusão. Comentei os detalhes das conexões das fotos 7 e 8.
O que interessa é que o kit da Bodipasa parece bem completo, a tua instalação ficou limpa e as fotos ficaram ótimas.


Sim, isso eu entendi, mas não entendi direito oq vc quiz dizer com retorno e tals... Very Happy

Obrigado! Very Happy

PauloRS escreveu:

O kit vem com todos os canos de escape menos o silencioso ? Não consegui ver o retorno do óleo da turbina. Onde ficaram na turbina e no motor ? Eles mandam um manual de instruções ?

Abs,
Paulo


Todos não, ele veio com os canos para chegar até no silencioso, pq as curvas ficam diferentes por causa do cano que sai la do motor... Very Happy

Não, não veio... (eu axo) pq foi um amigo meu que instalo, ele tem uma oficina que mexe 80% com carros preparados daqui da minha cidade... Very Happy

Abraços,

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Marcus V. Laurani
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Marcus
MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 3:22 pm    Assunto: Responder com Citação



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A sim, ali vai uma peça em formato "T", que esse T serve apenas para a instalação do manômetro, tanto que antes de eu colocar o manometro, o suspiro ta descendo direto... Very Happy e essa peça encaixa perfeitamente ali... portanto, acredito que ja veio pra ser colocada ali... Very Happy
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Marcus V. Laurani
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