|
Ciclo Otto X Diesel (Desempenho) |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Sekiya |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 10:47 pm Assunto: Ciclo Otto X Diesel (Desempenho) |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Essa é para esquentar o fórum
Estive lendo o "chat" entre Garon, Andresson, Rodrigo, Fernando, etc. no tópico sobre escapamento.
Bom, pelo que eu estive percebendo, todos aqui amam o Diesel. Eu particularmente gosto muito do barulho do motor diesel, da sua robustez, da economia proporcionada, etc. Até aà ótimo.
Mas vi que todos aqui falam muito sobre desempenho. Fala-se sobre potência, torque, RPM, e principalmente velocidade máxima.
Fiquei aqui pensando: Motores de ciclo diesel não possuem caracterÃsticas que favorecem a velocidade máxima. São motores de baixa potência especÃfica, de RPM contidos e curvas de potência e torque em faixas de RPM que valorizam uma condução moderada apenas.
Pergunto: Para que tanto desempenho em veÃculos diesel? Vejo tanta gente "dando o pau" no pobre do motor diesel - picapes e vans - que no fim resulta na diminuição da durabilidade, do consumo que tantos prezamos neste motor. É ridÃculo ver tanta gente esticando as marchas das S10s, Rangers, Sprinter, Frontier, Silverados, F-250, etc. para ver se elas andam mais.
Desta forma penso eu: Para quem procura potência e desempenho, porque não partir para uma picape com motor de ciclo otto? (apesar de faltar modelos novos no mercado). Falo isso pois temos uma Veraneio 4.1 a gasolina em casa. Apesar de pensar muito em colocar um diesel nela percebi que não compensa muito. Motivos: Andamos muito pouco com ela, seguro mais caro, manutenção mais cara, adaptação cara, e por fim, com o motor Otto dá para acelerar à vontade no limite de giros sem problema (pensando em desempenho e desprezando o consumo, claro!). O "range" de giros é muito maior e assim temos mais desempenho..
E aà amigos? O que acham? Dêem suas opiniões.
Obs. Não sou contra o Diesel. Até queria ter um. Mas pensando em desempenho... ... ... ... _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:02 pm Assunto: DieselxOtto |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Eduardo,
um motor a gasolina/alcool dá uma condução bem mais esportiva que o diesel, mas isso não quer dizer que não podemos ter um tocada mais 'esportiva' nesses motores. Se for para esticar marchas e pisar fundo a gasolina é melhor, mas se for para andar os diesel com bom torque e desempenho não fazem feio não. Velocidade máxima? para mim uns 140 está de muito bom tamanho, mesmo porque foram poucas as vezes que cheguei perto disso. Prefiro agilidade(principalmente nas retomadas) e torque em baixas rotações.
Eu prefiro os diesel.
Abraços,
Thales |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:05 pm Assunto: Boa pergunta |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Sekiya
Os picapes q vc citou como exemplos, são todos HSD (alta rotação), que o torque só aparece em altas rotações, para o carro andar, vc tem que manter uns 2000 RPM, e que motor vai a uns 4500 RPM.
Mas sinto muito, mas em termo de velocidade final, os diesel tem conseguido melhores resultados, e em pé no fundo, o diesel é muito mais economico.
Já andei num GB 4,1 MPFI, com uns 138 CV, paracia um caminhão carregado, ruim de acerelação, ruim de final.
Agora do pessoal que gosta de motor por causa do barrulho........, se eu achar um motor diesel sem ruido nenhum, seria o primeiro a comprar.
E tambem não sei pra que andar tanto, se não tem rodovia para andar acima de 120 km/h, agora muito mais com este monte de radares.
A vantagem dos motores diesel é alto torque, que permite vc manter a velocidade constante em subidas.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:10 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Acho que o diesel pode render bem, não sou expert mas vejo em revistas especializadas que na europa grande parte dos carros de passeio tambem usam diesel, se não me engano na argentina tambem. Então acho que é possivel um diesel esportivo. Prova disso é a nossa formula truck, os brutos dão um espetáculo na pista.
Falando em formula truck tem aquela gata Debora Rodrigues que aumenta o giro de qualquer motor seja ele diesel, alcool, gasolina, gas ou feijão
adalberto
Editado pela última vez por adalberto em Sex Abr 15, 2005 11:20 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá pessoal
Eu tb prefiro infinitamente o diesel.
Velocidade final..
Experimenta um MWM 6.07 T ou TCA e depois me fala se tem picape a gasolina pra andar junto com ele.
Se quiser dar um "plus" nele aà que não tem mais para picapes a gás!
Não quero polemizar, mas no caso caso da minha ela manter muitissimo bem 120 km/h, se pisar vai a 140/150 na reta. Mais do que o suficiente para meu uso, além do que o Thales falou, torque de sobra em baixas rotações. Posso deixar em quinta que ela retoma a velocidade a partir de 70 km/h.
Mas se for para ter um final legal, tem que ser mesmo os motores de alta rotação.
http://www2.uol.com.br/oimparcial/au24.htm
http://www.sinomar.com.br/vl_190305.asp
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Sex Abr 15, 2005 11:14 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:13 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Senhores,
Tenho que concordar com o Sekiya, pra acelerar, gasolina é bem melhor.
Ja andei forte com a Blazer 4.3... é muito bom, anda a 170km/h brincando... e tb já andei com a RAM do Jacques... é muito forte, o V8 é incrÃvel.
Nesse ponto o 4.1 é fraco pro tamanho do carro, o ideal é um V8 mesmo.
Mas pra acelerar o diesel vai bem tb não decepciona, certo Rodrigo ? _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:18 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Ok Amigos,
Boa Adalberto!
Kiko, vlocidade no diesel, tudo é possÃvel, porém com consequências sérias de durabilidade. Com relação ao torque isso é notável. Porém é Turbo ou Turbo Intecooler. Colocando um turbocooler na GB MPFI ela teria brincando 250cv e velocidade absurda.
Kiko e Thales: Concordo com vocês quando você diz "pra que velocidade". Temos limites a serem sempre respeitados. Não é preciso muito.
Neste tópico questiono mais a aplicação de cada tipo de motor. Fico lendo as reportagens das D-20 aspiradas... Quanta decepção. Agora Turbo é outra coisa, mas mesmo assim... _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:23 pm Assunto: Esportivos |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Adalberto,
quando quis dizer esportivo, quis dizer que dá para você esticar beeem as marchas... coisa que nem os de alta rotação chega perto dos motores a gasolina. Agora motor preparado já é outra coisa.
Thales |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:23 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Então,
O X da questão é, as picapes andam bem... frear é realmente um problema....
A minha não trava nunca no seco. No molhado, uma encostadinha no freio e já faz um escandalo. Frear reto, então, nem pensar. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:24 pm Assunto: Diesel 4cil ou 6cil x V8 gasolina |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
oi pessoall,
Mas comparar um Voitão da Ram com um diesel já é covardia.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Sáb Abr 16, 2005 11:26 am, num total de 2 vezes |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:25 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Usando o gancho do Alexandre:
Imaginem um diesel turbo, intercooler V8
Deve ser um verdadeiro demonio
adalberto |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:30 pm Assunto: |
|
|

|
Thales, quando comparar motor Turbo Diesel com outro Otto Turbo, não quis demonstrar preparação. Apenas tentar equilibrar as coisas.
Imaginem o S4 Aspirado contra o 4.1 MPFI? (Que o Andresson não veja isso ) Dá para ter uma idéia né? _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:34 pm Assunto: 4,1 MPFI Turbo-Intercooler |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Sekiya
Acho que estamos falando em carros normais, que podem rodar normalmente pelas ruas.
Um GM 4,1 com turbo e intercooler com 250 cv, que consumo teria este carro 1:1?
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:39 pm Assunto: |
|
|

|
Não Kiko, não se engane..
Existem motores Otto com turbo intercooler com consumo razoáveis. Depende de como se anda com o carro...
Se não, onde ficariam carros como Audi A3T, Golf 1.8T, Marea Turbo, etc? _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Sex Abr 15, 2005 11:40 pm Assunto: Preparadosxoriginais |
|
|

|
Eduardo, tá certo sua comparação... mas não podemos esquecer que cada um tem a sua vantagem. vale lembrar também que os motores a gasolina estão sendo aperfeiçoados e melhorados desde seu surgimento. Já os diesel não tem tido tanta evolução... agora é que está começando a desenvolver melhorias e tecnologia para estes motores.
Thales |
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 4 Ir à página 1, 2, 3, 4 Próximo |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|