Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Próximo
 Troca de S4T por S4T Plus « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
fpandur
MensagemEnviada: Dom Abr 29, 2007 12:25 pm    Assunto: Troca de S4T por S4T Plus Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 13
Localização: Pres. Prudente/SP

Olá a todos

Possuo uma Envemo Camper 4x4 com mecânica D20: S4T + Clarck 2615. O motor apresenta sinais de desgaste, não perde força mas está com o consumo de óleo de motor bastante alto. A idéia inicial era fazer uma retífica completa, mas surgiu a oportunidade de comprar um S4T Plus novo, 0 Km de fábrica. Segundo avaliações, a retífica de meu motor ficaria por volta de R$ 4.000,00 e nesse S4T Plus pedem R$ 6.800,00, com meu motor a base troca. Segundo o cara, posso usar a turbina e bomba do meu S4T (o motor novo vem com um jogo de bicos novos).

Pelo que li em mensagens antigas aqui no Forum, tanto turbina quanto bomba são diferentes nestes motores. A turbina, a Garret indica o modelo TA31, porém com códigos de identificação diferentes. Então a dúvida: preciso mesmo trocar turbina e bomba ? O que ocorre se eu usar este conjunto que está agora no meu S4T no novo S4T Plus ?

Esse S4T Plus estaria comprando da distribuidora oficial International aqui da cidade, com nota fiscal de motor novo (essencial para eu regularizar o novo motor na documentação do veículo).

Em tempo: alguma desvantagem em termos de peças no S4T Plus (dificuldade em encontrar peças e preços maiores) ? Pergunto isso, pois apesar de ser um motor ainda em fabricação (em baixa escala, claro), a base de veículos com esse motor é bem menor que os S4T, não ?

Quem puder opinar, fico muito grato

Abraços

Flávio Pandur
Presidente Prudente - SP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2007 9:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Turbo e bomba do S4T-Plus são diferentes do S4T, se usar a mesma vai ter um S4T novamente!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2007 3:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal,

Eu diria que vai ficar um híbrido, pois a potência do S4T é bem menor. Mas não vejo vantagem: você vai gastar quase R$ 3.000,00 a mais e vai dar o seu motor de graça!!

abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Rasch Motoren
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2007 9:48 am    Assunto: Re: Troca de S4T por S4T Plus Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006
Mensagens: 333
Localização: São Paulo - SP

fpandur escreveu:
Olá a todos

Possuo uma Envemo Camper 4x4 com mecânica D20: S4T + Clarck 2615. O motor apresenta sinais de desgaste, não perde força mas está com o consumo de óleo de motor bastante alto. A idéia inicial era fazer uma retífica completa, mas surgiu a oportunidade de comprar um S4T Plus novo, 0 Km de fábrica. Segundo avaliações, a retífica de meu motor ficaria por volta de R$ 4.000,00 e nesse S4T Plus pedem R$ 6.800,00, com meu motor a base troca. Segundo o cara, posso usar a turbina e bomba do meu S4T (o motor novo vem com um jogo de bicos novos).

Pelo que li em mensagens antigas aqui no Forum, tanto turbina quanto bomba são diferentes nestes motores. A turbina, a Garret indica o modelo TA31, porém com códigos de identificação diferentes. Então a dúvida: preciso mesmo trocar turbina e bomba ? O que ocorre se eu usar este conjunto que está agora no meu S4T no novo S4T Plus ?

Esse S4T Plus estaria comprando da distribuidora oficial International aqui da cidade, com nota fiscal de motor novo (essencial para eu regularizar o novo motor na documentação do veículo).

Em tempo: alguma desvantagem em termos de peças no S4T Plus (dificuldade em encontrar peças e preços maiores) ? Pergunto isso, pois apesar de ser um motor ainda em fabricação (em baixa escala, claro), a base de veículos com esse motor é bem menor que os S4T, não ?

Quem puder opinar, fico muito grato

Abraços

Flávio Pandur
Presidente Prudente - SP


A diferença do S4T para o Plus no trem de força está no diâmetro dos pistões 101 contra 100 mm ( está mais ligado a emissões do que a desempenho ).
O turbo utilizado no Plus tem caixa quente válvulada , ( além de rotor e eixo diferenciados ) que por sua vez também está mais para emissões do que a desempenho. Nada impede de utiliza-la como está , ou então adquirir caracol quente e válvula e fazer a mudança.
O maior desempenho está relacionado principalmente aos bicos injetores ( 375 Plus ) ( 310 S4T ) . Quanto a bomba injetora sem novidades , pode utlizar a mesma , estando ou não enquadrada no plano de teste da Plus .
Em resumo , se você utilizar todo o seu periférico ,inclusive os bicos seria como aumentar a cilindrada do seu próprio motor em 100 cc , ( nada significativo ) já fazendo uso dos bicos ( Plus ) haverá ganho em relação ao que você tem
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Skype
fpandur
MensagemEnviada: Qui Mai 03, 2007 2:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 13
Localização: Pres. Prudente/SP

Agradeço a todos que opinaram. Colega da Rasch, tem estimativa mais ou menos de quanto eu teria de ganho % utilizando um S4T Plus com meus periféricos (bomba e turbina), porém com os bicos dele ?

Será que vale a pena financeiramente ? Está certo que estaria pegando um motor 0Km, standard, com jogo de bicos novos também, porém pagando uns 50% a mais para isso, comparando a uma retífica do meu.

Para finalizar: se eu optar pela retífica do meu, poderia instalar esses pistões de 101 mm, mantendo o restante igual (biela, virabrequim, etc) ? De repente, pode valer a pena fazer isso e instalar um jogo de bicos do S4T Plus (não sei quanto fica um jogo de bicos desses) ...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rasch Motoren
MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 8:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006
Mensagens: 333
Localização: São Paulo - SP

fpandur

Praticamente empata com o Plus original.
O fator "tempo" também tem um custo.
É perfeitamente viável .
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Skype
fpandur
MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 6:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 13
Localização: Pres. Prudente/SP

Colega da Rasch (desculpe, não sei seu nome), grato novamente pelas informações. Abusando de você um pouco mais (ou de quem souber responder, também sinta-se a vontade) Mr. Green : se eu colocar minha turbina no Plus, tenho que configurar ela para 1 KG ? Ontem mandei fazer minha turbina, estávamos desconfiados de que o consumo de óleo poderia ser ela. Ela estava completamente impregnada de borra de óleo, que acabou virando um carvão lá dentro. O cara da turbina disse que poderia ser ou o exaustor de freio (bomba de vácuo) ou então os anéis mesmo. Perguntei qual a taxa da turbina no S4T e ele me disse que é uns 0,700 Kg. Achei estranho, pois acho que li aqui no Forum que no S4T é 1 KG e no Plus, 1,1 Kg.

Bem, com a turbina agora recuperada, fui no mecânico e pela descriçao, o cara acha que é problema no motor, que a parte de exaustor com defeito não forçaria o óleo pela turbina, que isso é típico de problema na admissão. (anéis e/ou cilindros gastos).

Vale a pena fazer somente a parte de cima ? Claro, considerando se a parte debaixo estiver boa. Pois me disseram que se fizer a parte de cima e não mexer na debaixo, como a compressão aumenta (anéis novos), então logo detona a parte debaixo, que não foi mexida .... Rolling Eyes

Ainda estou na indecisão sobre fazer o motor ou pegar o bloco do Plus ... Mad na retífica, me disseram que em 1 semana me entregam o carro rodando novamente. Para trocar o motor pelo bloco do Plus, uns 2 dias, então não dá muita diferença de tempo de carro parado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rasch Motoren
MensagemEnviada: Sex Mai 04, 2007 11:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006
Mensagens: 333
Localização: São Paulo - SP

Ao utilizar os bicos do Plus , consequêntemente a pressão do turbo irá aumentar. O modelo original do S4T é uma APL 240 e lhe dará bons resultados

"Parte de cima , parte de baixo " lendas e mais lendas. Para se chegar aos anéis é necessário a remoção das bielas que estão conectadas ao vira " parte de baixo".
O verdadeiro profissional tem obrigação de conhecer metrologia , sendo assim basta medir os colos da arvore de manivelas , como também os alojamentos e teremos ai a "folga" para o filme de óleo e pronto. Leva-se em consideração também ovalização e rugosidade de superfície . Respeita-se as medidas determinadas pelo fabricante ,como também o torque para montagem, atenção também para bomba de óleo e pressão de trabalho.
Se a mão de obra não for qualificada , opte pelo novo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Skype
Marcus
MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2007 8:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Sendo assim, seria possível então fazer um S4 virar um S4T-Plus ?! Very Happy Very Happy Very Happy
_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
fpandur
MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2007 9:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 13
Localização: Pres. Prudente/SP

Sim Rasch, é verdade, para tirar anéis tem que tirar as bielas, e claro, já se verifica bronzinas e virabrequim. Mas o que me falaram é: você fazendo a parte de cima e mantendo a parte debaixo, mantem uma parte do motor já com tempo de uso e desgaste. Daí que a parte de baixo dará problemas antes da parte de cima, e dá-lhe abrir motor novamente ... Wink
Com relação à mão-de-obra, tenho um amigo que tem retífica (não é o mecânico que consultei, esse é outro). E sei que são criteriosos, então não teria problema. É mais para o lado financeiro mesmo e de custo x benefício a indecisão de pegar o bloco novo do Plus ou não.

Marcus, pelo exposto até agora neste tópico, creio que seja possível sim. Troca-se os cilindros por 101 mm, bicos, bomba e turbina. Se quiser manter bomba e turbina do S4T, só a colocação dos bicos do Plus já daria uma melhora no S4T. Pelo menos foi isso que entendi das discussões acima Wink
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rasch Motoren
MensagemEnviada: Sáb Mai 05, 2007 6:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006
Mensagens: 333
Localização: São Paulo - SP

Sendo assim só nos resta o cabeçote , e francamente o ato de retificar válvulas melhorando sua vedação não será suficiente para gerar danos no restante do conjunto.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Skype
PauloRS
MensagemEnviada: Seg Mai 07, 2007 2:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá a todos,

Usualmente, quando se diz "mexer na parte de cima", significa mexer em anéis e/ou pistões e cilindros. Restabelecendo, assim, a compressão original o "velho"virabrequim pode não suportar. Sei que vocês sabem muito bem disso, mas a linguagem comum trata somente o virabrequim como "a parte de baixo".

abs

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Tahoe
MensagemEnviada: Seg Mai 07, 2007 11:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

A meia sola só é feita quando a parte de baixo tá boa ainda; ou então tá ruim e sem grana e decide-se arriscar. É como o Maurício disse...

[]'s

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
fhsantos
MensagemEnviada: Qua Mai 09, 2007 10:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007
Mensagens: 153
Localização: Brasilia

Caro amigo da Rasch

sou novo no forum e tenho uma camper com a mesma motorização do Flávio
(S4T).

Segundo um mecanico que ele consultou, o escape de pressão pelos aneis provoca um aumento de pressão na lubrificação da turbina e consequentemente vazamento de óleo.

Isso está certo? Não acho que o que escapa de pressão para o carter tem como provocar vazamento na turbina

abs, Flávio Santos
Camper 94 4x4 S4Tdi
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 09, 2007 12:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Não, pois a entrada é com pressão da bomba, se está vazando é que existem peças desgastadas.

Mas a pressão Blow By, pode dificultar o retorno de óleo para carter.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 11
Ir à página 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB