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 DICAS CONSUMO « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
liinx
MensagemEnviada: Seg Mai 21, 2007 6:20 pm    Assunto: DICAS CONSUMO Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 109
Localização: Rio de Janeiro

Vejam o que um amigo me mandou:

"Nesta semana auditei um experimento no Cento de Pesquisas da Petrobrás, no
RJ. Foi um procedimento para levantamento do acréscimo do consumo de
gasolina com velas gastas, filtro de ar entupido, pneus murchos, etc.

Achei bastante conveniente porque o carro de testes foi justamente
um... Uno Fire.

Seguem os resultados:

Velas Gastas 14/05/2006 04:53
As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km
rodados em outro motor idêntico, que jamais haviam sido limpas nem
reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.
Acréscimo de consumo: 7,49%

Filtro de ar obstruído 14/05/2006 04:54 O filtro de ar original foi
trocado outro que rodara também 20.000km em outro carro igual, sem
jamais ter sido limpo.
Acréscimo de consumo: 6,20%

Rodagem em "banguela" 14/05/2006 04:57 Todos os testes foram efetuados em
dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas com o carro
engrenado e desengrenado. Conforme já fora discutido em outros tópicos, o
consumo em "banguela" é ligeiramente maior que engrenado, em carros
com injeção eletrônica, mas dessa vez foi possível mensurar o consumo.
Acréscimo de consumo: 5,19%

Pneus murchos 14/05/2006 05:00
Essa é para quem tem preguiça de medir a pressão dos pneus uma vez por
semana, ou quando o tempo esfria. Foi feita a avaliação com 6 libras a
menos em cada pneu (e pensar que tem gente que roda com 10 libras a menos)
Acréscimo de consumo: 17,80%

Janelas abertas 14/05/2006 05:03
Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente) , por isso o resultado
não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como
referência. O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as
duas janelas totalmente abertas (coisa muito comum lá no RJ)
Acréscimo de consumo: 9,35%

Carro com 4 passageiros 14/05/2006 05:06 Simulou-se o peso de mais 3
passageiros (225kg). Claro que é melhor rodarem 4 pessoas em um Uno do
que 4 pessoas em 4 carros separados. Mas isso serve para aqueles que
"esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas, ou que carregam uma
baita caixa de ferramentas no porta-malas.
Acréscimo de consumo: 10,80%

Tudo junto 14/05/2006 05:11
Esse teste foi feito por curiosidade, não fazia parte do experimento.
Primeiro rodei sozinho pelo CENPES, com uma bureta presa na janela do
passageiro e ligada diretamente na bomba elétrica, lá atrás. Depois,
instalamos as velas gastas, o filtro sujo (pegamos de volta no
lixo...hehehe) , esvaziamos os pneus em 6 libas, entramos em 4 no carro
(eu guiando, pra variar) e abrimos as 4 janelas. Saímos passeando por
dentro do CENPES, mais ou menos pelo mesmo circuito (é tudo plano mesmo...)
Acréscimo de consumo: impressionantes 44,41% !! "




É isso aí pessoal, agora vc que fica na dúvida porque seu carro faz
8 km/l enquanto o do vizinho faz 11 já pode fazer sua avaliação.


A quem interessar posso, por MP, dar o email e telefone do auditor que é engenheiro da Volks

Abs

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Josiel

Veraneiro M 95 S4T Plus
Ford Royalle 2.0i 94
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Klinger
MensagemEnviada: Seg Mai 21, 2007 9:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Otima materia, gostei mesmo !!!
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Wander
MensagemEnviada: Ter Mai 22, 2007 9:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Caramba !!!!!!!!!
Preciso jogar tudo pra fora do carro.
No meu tem até cadeira de praia !!!!!!
kkkkkkkkk
Alias......... desde ontem que o tempra roda com uma bicicleta no porta-malas kkkk

valeu mesmo

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
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Klinger
MensagemEnviada: Ter Mai 22, 2007 10:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Só seu jogar a gata pra fora pro carro andar mais heheheh(nem tá andano na verdae)
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Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
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Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Mai 22, 2007 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Sou experiente nesse assunto... Vou adaptar um texto que postei em outro fórum:

Informações tiradas do manual em conjunto com experiências:
- Manter o motor sempre regulado e com tudo em dia.
- Usar combustível de qualidade.
- Conduzir o veículo em velocidades constantes, usando o freio o mínimo possível.
- Manter cerca de 80 km/h.
- O computador de bordo é uma ferramenta importantíssima na obtenção de bons números de economia.
- Dependendo das condições do trecho onde se trafega, o veículo pode ser mais econômico rodando a 100 km/h do que a 80 km/h. É só ficar de olho no consumo instantâneo do computador de bordo pra saber como é o melhor em cada caso.
- Sempre que lembrar, tente aliviar o pedal do acelerador, isso proporciona economia de combustível sem perda na velocidade.
- Manter pressão correta nos pneus para cada tipo de uso.
- Não carregar peso desnecessáriamente.
- Não acelerar ao ligar e desligar o motor. Isso é muito prejudicial e aumenta o consumo.
- Acelerar devagar e progressivamente, conforme a resposta do motor.
- Não andar em giros muito baixos e nem muito altos. Giro baixo não é sinônimo de economia.
- Através do manual do proprietário, procure descobrir qual é a faixa ideal de funcionamento do seu motor.
- Não acelerar pra chegar a 80 km/h se você só vai ficar 2 minutos em 80 km/h. Vá a 60 km/h mesmo.
- Usar muito bem a faixa de torque do motor, não ficar bombando o pedal, sempre acelerar de forma progressiva.
- Em veículos com injeção eletrônica, acima de cerca de 1600 rpm, toda vez que se tirar o pé do acelerador, a injeção corta o fornecimento de combustível. Traduzindo, significa que acima dessa faixa, se tirar o pé, não gasta NADA. Aproveitar esse esquema gera bons resultados, economia de combustível, freios e suspensão.
- Pode descer uma serra em quarta o tempo todo sem precisar acelerar e nem freiar, só deixando o carro ir sozinho. Ele mantém uma velocidade adequada sem consumo de combustível.
- Não deixar pra freiar em última hora. Se souber que vai precisar parar, é só tirar o pé e deixar o carro ir perdendo velocidade sozinho. Quando o giro for caindo, reduza uma marcha e assim por diante. Isso é perfeitamente saudável ao carro todo (e para o bolso).
Procurar no manual do proprietário as velocidades econômicas para troca de marcha no seu veículo. As informações serão pra pista plana. Em aclives, é melhor pisar mais antes de fazer marcha.
É mais ou menos por aí...

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Fernando Furini
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MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 2:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal, tem mais uma, NÃO INSTALAR O MÓDULO CM RACING! O teste feito aqui na universidade ainda não está concluído, pois falta a avaliação no dinamômetro, mas até o momento, o pessoal que fez as medições de corrente e tensão com e sem o módulo e avaliou a pressão do meu motor disse que não há diferença significativa com o módulo. Mas como o teste não está finalizado, eles ainda não imprimiram um laudo para mim.
Abraços,
Sergio

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Tahoe
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 9:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

No Palio daqui, acompanhando as médias, não houve nenhuma melhora significativa nas trocas de ítens como velas e filtros, dentro dos prazos estipulados. Na calibragem de pneu, essa sim dá diferença. Já a diferença no desempenho é sentida é todos os casos.

Quanto ao peso não tem nem o que comentar né...

Em relação as dicas do Fernando, concordo e uso todas, menos a do computador de bordo, pois não confio neste equipamento(e também pq nenhum carro aqui o possui).

[]'s

Thales

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Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 11:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Thales, o computador de bordo eu já testei e retestei, o resultado sempre deu certinho. O que gera essa precisão é o computador saber a distância percorrida e a vazão de combustível. Super simples. Ele apenas faz os cálculos em tempo real.
As dicas que eu dei foram testadas em inúmeros carros e obtive sucesso em todos eles.

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 11:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Certo, porém em todos os carros que andei que tinham computador, nunca confiei no consumo instantâneo e nem na média. Sempre há erros. Mas pelo menos serve de referência.

[]'s

Thales

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C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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