Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Preparação de motores « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Motorhead
MensagemEnviada: Ter Mai 22, 2007 7:20 pm    Assunto: Preparação de motores Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 79

Andei lendo alguns tópicos aqui no forum e gostaria de escrever um pouco sobre a preparação de motores.

Comparado com outros paises, principalmente os EUA, o mercado brasileiro de performance ainda é bem pequeno e as informações são restritas. Desde o custo de revistas especializadas, (em alguns casos mais de 30 reais por exemplar), até o custo das peças. E com isso se criam muitas lendas à respeito dos motores preparados.

No caso dos motores diesel, infelizmente muita gente ainda acha que 'mexer no parafuso' da bomba injetora e dar mais oleo é uma opção para melhorar o rendimento e que com isso ja tem um carro preparado.
Fazer isso entre outras coisas, aumenta a temperatura das camaras (danificando cabeçote, derretendo pistão turbina, etc), aumenta o back pressure ( e com isso as chances de quebra de pistão , biela, cabeçote, etc).

Tem muito carro preparado com durabilidade e consumo similiar a do original. Isso acontece porque um carro de 500 cavalos, não tem essa potencia em toda a faixa de giro, portanto a maior parte do tempo estamos usando pouca potencia. Outro detalhe é os motores corretamente preparados tem melhor eficiencia de escape, alimentação e a queima, garantindo mais potencia e quando pouco exigidos oferecem excelente durabilidade e consumo.

Existe muita coisa a ser melhorada em um carro original, e isso não acontece porque a montadora é ineficiente, isso acontece porque os carros são feitos para qualquer pessoa dirigir, desde pessoas mais instruidas, até pessoas sem inteligencia nenhuma.
Por exemplo, tem gente que acha que os prazos e distancias para troca o oleo do motor são feitas somente para vender mais oleo. Tem gente que poe agua da torneira no radiador, e não acredita em aditivo (etilenoglicol, monoetilenoglicol).
Já em um carro preparado é necessário um certo conhecimento e habilidade para guia-lo.
Não é interesse do preparador montar um carro que dure 1 mês, porque esse cliente vai te fazer uma propaganda negativa.

Outro fator é que quando se prepara um carro, seja para arrancada, velocidade final, ou simplesmente para andar na rua, voce esta fazendo algo para um objetivo.
Não adianta querer montar uma Silverado que um dia acelere 250 km/H e no outro dia puxar um trailer de 2.000 quilos (isso é um exemplo real). Isso acontece porque em carros preparados para velocidade é melhor ter a curva de torque em RPM's mais altos.

Li alguns comentários a respeito de fotos de caminhonetes que preparamos dizendo que o carro não tem filtro en~tão é de exposição, ou então que por não ter filtro o motor dura uma corrida.

Nas fotos nós tiramos o filtro porque há muita curiosidade das pessoas em ver o compressor da turbina, e também porque estéticamente nós consideramos mais bonito.

À respeito da potencia divulgada, qual é a logica dizer que um motor tem 300 cavalos e isso ser mentira ? A primeira pessoa que quiser fazer a mesma preparação vai querer medir o carro no dinamometro, e se a potencia não vier, como fica o preparador ?

Sds,

Alex
www.motorheadperformance.com.br

_________________
www.motorheadperformance.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
CharlieB
MensagemEnviada: Ter Mai 22, 2007 9:20 pm    Assunto: Bem-vindo! Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2007
Mensagens: 78
Localização: Paraguai

Sr. Alex, meus parabens!

Muito bem escrito, acho que falo por tudo o fórum que ficamos felizes de ter um preparador de seu calibre entre nós.

Com gente como voçe e o Mauricio de Rasch Motoren já são dois preparadores muito legales que estão dando uma mão pra galera.

Bem vindo, tomara vamos ver muitas coisas bonitas no site próximamente.


Abraços

_________________
Silverado
Grand Blazer
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Klinger
MensagemEnviada: Ter Mai 22, 2007 10:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Olá, tudo bom ??? Seu site encontra fora do ar...
_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
savieto
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 11:13 am    Assunto: Opa.. Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 154
Localização: Aquidauana

Bem vindo Alex..

Acho que sua explicação é bacana, mas jah tentei contato varias vezes por e-mail com vossa oficina e foi em vão.
Os veículos que possuem foto em seu site sao muito bonitos, e parece que bem preparados.

um abraço..

_________________
Silverado 4.2 TB 1997 - Branca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Motorhead
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 12:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 79

Ola,

CharlieB

Por favor não me chame de Sr..... Very Happy
Agradeço pelo elogio, e digo que para nós é muito importante esclarecer as pessoas, pois essa é a unica maneira de caminharmos para ter um mercado de performance mais desenvolvido. Tanto os preparadores, quanto os clientes só tem a ganhar com o desevolvimento do mercado.
Espero ancioso o dia de montar um diesel e ve-lo arrancando nas pistas do Brasil.
Existe um imenso mercado de diesel a ser conquistado. Precisamos divulgar que a performance para diesel é possivel e viavel.

A respeito de durabilidade, gostaria de citar mais um exemplo. Sou membro DHRA (diesel hot rod association) e o responsavel lá nos EUA anda diariamente com um Dodge Ram de 800 cavalos. Isso não é ficção, é fato. Recentemente recebi um DVD de um evento feito por eles, e é lindo ver uma pickup diesel fazendo os 400 metros em 10 segundos e a 230 km/h.
Vale a pena conferir o site http://www.dhraonline.com/

Assim como também checar as peças para diesel performance na Summit Racing... www.summitracing.com

E para quem acha que o mercado americano não tem nada haver com o nosso, posso afirmar que muita coisa utilizada em nosso país vem das experiencia deles. Muita coisa que se faz nos PowerStroke, Duramax e Cummins, pode ser repetida nos nossos MWM.




Savieto, Klinger,

Desculpe se houve algum problema com o site e o e-mail. Repondo em média 5 e-mails semanalmente, pode ser que tenha acontecido algum erro na pagina. Desde ontem o o provedor terra esta com problema e a página esta fora do ar. Nosso site ainda é muito amador, e é passivel de erros.

Estou a disposição no e-mail alexander.neves@mattel.com

Obrigado

abraço !

Alex
www.motorheadperformance.com.br

_________________
www.motorheadperformance.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Klinger
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 9:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

CAra, vc tem alguma bomba injetora para o sprint 6.07TC ???
_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Tahoe
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 10:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Na questão dos números obtidos em preparações, digo que onde tem ser humano tem falcatrua, corrupção, mentira etc. Então nesse ramo também tem os enganadores. Não que a sua empresa seja desonesta e tal, mas que existem preparadores desonestos, sem dúvida!!

[]'s

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Motorhead
MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 11:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 79

Klinger

Não tenho essa bomba. Voce ja tentou com o Mauricio da Rasch ? Ele tem muitas peças e com bom preço.

Abs.

Alex

_________________
www.motorheadperformance.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Klinger
MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 3:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Ainda não, vou tentar hoje !!!
_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
peembaixo
MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 3:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Essa experiência me contaram, eu não vi pessoalmente.
Numa terça-feira, quando o encontro de automóveis antigos ainda era no Pacaembú em São Paulo, apareceu um cara com um Dojão dizendo que o motor dele tinha mais de 400 cv. Aí com o carro com a "boca aberta", juntou uma certa quantidade de pessoas em volta e entre a turma surgiu um cara que era amigo de quem me contou essa estória e despretenciosamente começou a perguntar pro cara que modificações ele tinha feito no motor. Ele disse que mexeu na carburação, colocou um comandinho um pouco mais bravo e bobina de ignição Acxel ( sei lá como se escreve isso ). O cara que fez a pergunta arregalou os olhos e mandou logo: " Vamos apostar o seu Dojão na minha Malibu que seu carro não tem mais que 250 cv medido no dinamômetro?". O cara do Dojão baixou a cabeça, começou o tal do "mais, mais, mais" e saiu de fininho.
Por isso eu acho que os nossos amigos Alex da Motorhead e o Maurício da Rach estão de parabéns pela transparência nas preparações e divulgação dos resultados obtidos nos testes tanto quanto no profissionalismo.
Eu trabalho por conta própria e não faço o que gosto mas se tivesse oportunidade de escolher uma profissão, sem dúvida escolheria mecãnica de preparação e me amoldaria nos altíssimos padrões desses nossos dois amigos.

_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
compressao
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 11:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 48
Localização: PR

Caro Motorhead

Tenho intenção para o ano que vem transformar para injeção eletrônica no meu mwm 2.8. Já existem kits para isso, sem que eu tenha que depender de originais? inclusive acelerador eletrônico? Assim como tem nas revistas gringas?

Pouco li ainda sobre isso, mas muda bomba injetora por bomba centrífuga de alta pressão?

Para deixar um MWM afinado, tirar uns cavalitos sem aumentar consumo, o que devo fazer? aumentar o diâmetro da tubagem de exaustão? equalizar os tubos do coletor de exaustão? aumentar a área do intercooler?

Uma dúvida sempre me assola.... Qual o problema de substituir a hélice termodinâmica por uma ventoinha elétrica (considerando também a possibilidade de alterar o radiador..). A idéia é liberar "esse peso" no motor, uma vez que hélices costumam "roubar" de 3 a 7 Cvs, em média.... Meu plano a princípio é usar um radiador maior e mais fininho, usar ventoinhas suficientes, acionadas por sensor ou cebolinha, e uma ventoinha extra, com chave manual, em caso de emergência...

_________________
Evolução e Sucesso /|\
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Motorhead
MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 11:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 79

Ola Compressão !

Quanto a parte de injeção, se você pretende melhorar a performance, não acho que seja uma boa saída. Isso porque não há grande possibilidades de acertos nessas injeções, ao contrário do que acontece com a injeção utilizada nos Americanos (Duramax, PowerStroke e Cummins)
O acelerador eletronico, é outra coisa muito ruim para performance porque ele interfere na forma com que voce pisa no acelerador.

Para deixar o MWM afinado tem muita coisa que da para fazer, o consumo acaba dependendo do seu pé. Colocando mais potencia, dá para colocar um diferencial mais longo, e com isso voce ganha no consumo.
Coletor e turbina rendem ótimos resultados. Voce pode ver na minha página a Blazer preta, andando normal (120 km/H) fazia 12 km/l na estrada. Se apertasse o pé, até 200 km/h dá muito trabalho até para Audi 1.8 T.

Só que para esse tipo de modificação é preciso muito critério, porque quando voce aumenta o diamentro do escape, voce diminui a velocidade dos gases, e com isso a pegada do turbo também muda. Com isso quero dizer que é todo um conjunto, coletor, turbina, bomba, escape.
Isso é muito importante, porque respondo diversos e-mails no meu site, explicando o que fazemos e tudo mais. Mas sem passar os detalhes mais técnicos. E dai talvez pela distancia, ou pela mania do Brasileiro de que tudo é facil e tudo se dá um jeitinho, as pessoas acham que podem fazer tudo sozinhas e fazem as modificações em oficinas de pessoas que tem apenas a visão do original e não entendem de turbo, coletor, escape, nem nada. Depois me mandam um e-mail dizendo, fiz coletor, coloquei uma turbina tal, e ficou uma porcaria.....
Para acertar uma turbina grande no 2.8, testei mais de 10 configurações até chegar em algo que funciona bem, e não quebra.
Cabeçote a mesma coisa.
A primeira vez que montei uma turbina .72 em um MWM 2.8 varios "experts" me disseram que eu estava louco, que não sabia o que estava fazendo. Pode até ser, mais o meu 2.8 destracionava os pneus 275/75/15 em segunda, como se estivesse com o pé no freio.

O intercooler para uso na rua funciona muito bem. Mas de qualquer forma eu não recomendo e nenhum dos meus clientes, ficar "ralando" embaixo do sol quente, porque não tem intercooler que resolve esse problema.
Se for uma aplicação mais séria, tipo rali, um intercooler maior seria interessante.

Colocar a ventoinha eletrica, não há problema, essa é uma boa idéia, os Americanos utilizam muito esse recurso, nos V8 Otto e nos Diesel tbm. Apenas apresenta um custo um pouco alto.
Por causa da relação custo beneficio, todo mundo acaba optando por buscar cavalos em "outros lugares".


abraço,

Alex

_________________
www.motorheadperformance.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
compressao
MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 11:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 48
Localização: PR

Motorhead escreveu:
Ola Compressão !

.....
O intercooler para uso na rua funciona muito bem. Mas de qualquer forma eu não recomendo e nenhum dos meus clientes, ficar "ralando" embaixo do sol quente, porque não tem intercooler que resolve esse problema.
Se for uma aplicação mais séria, tipo rali, um intercooler maior seria interessante.
....

abraço,

Alex


Como provavelmente terei problemas de espaço, não poderei aumentar o intercooler. Será que colocando cebolinha e mais uma ventoinha no intercooler, só para atender aos picos de demanda resolve, ou a questão é o intercooler acabar virando gargalo no sistema como um todo, daeh a razão de ter que aumentar o bixo?

Outra pergunta: eu posso aumentar a temperatura no bloco do motor MWM 2.8?

_________________
Evolução e Sucesso /|\
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Motorhead
MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 11:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 79

Voce não precisa colocar nada no intercooler. Colocar uma ventoinha só vai adicionar mais peso, e não vai resfriar nada pois voce vai estar empurrando ar em temperatura ambiente.
Se voce quiser, pode colocar um jato de oxido nitroso ou de Co2 na frente do intercooler. Ou então um bico de nitro na boca da turbina.

Aumentar a temperatura no Bloco ? Não entendi...
Um motor preparado, com certeza gera mais temperatura que um original, pois para render mais, precisa de mais combustivel e ar, gerando mais temperatura.
Por isso o pirometro é importante para acertar um motor diesel.

_________________
www.motorheadperformance.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
savieto
MensagemEnviada: Sáb Jun 16, 2007 12:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 154
Localização: Aquidauana

Opa Alex,

os bicos injetores da Silverado MWM 4.2 nao estao 100%, vc possue bicos com maior vazar para esse motor? Outra coisa, com relação a intercooler, vcs possuem algum para esse veículo?

_________________
Silverado 4.2 TB 1997 - Branca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 6
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB