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 Junta do Cabeçote do Motor Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Set 20, 2007 2:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá Paulo.

Então, a taxa de compressão do Q20B já é bem baixa, mesmo sendo aspirado (16:1). Agora, depois de todas essas trocas de juntas e usinagens a taxa do meu motor deve estar bem mais alta do que o normal.

A turbina está desconsiderada pelo motivo que estava sem pressão na última junta queimada, e depois outra, antes da retífica nunca queimou junta e a turbina sempre estave lá.

Estou desconfiado que o desnível é no bloco, agora, pergunto para os mecânicos e eles argumentam mais no fim não dizem nada.
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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Set 21, 2007 5:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Martinelli,

O motor estava esquentando muito ? Quem sabe o problema não é de lubrificação e/ou de refrigeração. Você usa aditivo na água do radiador ? O empenamento é simples de verificar, e o mecânico pode fazer na sua frente. Os apertos dos parafusos e a seqüência de aperto têm que ser corretos, você sabe bem...A medicão dos volumes de compressão e da taxa de compressão devem ser corriqueiros nas retíficas. Acho difícil ser empeno no bloco. Acho mais dificil ainda uma retífica não achar causas nem soluções. O melhor é perguntar bastante até ter segurança do que fazer. Considerando o que custa uma retífica é o caso de exigir explicações e garantias.

Abs,
Paulo

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Paulo
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Set 21, 2007 6:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Me referia a mecânicos comuns e não de retífica.
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PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 4:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Martinelli,

Se entendi bem, o serviço não foi feito por retífica ? Olha, só o kit de juntas custa uns R$ 100,00 e a m.o. mais, no mínimo, uns R$ 350,00, numa retífica. Será que vale a pena usar o serviço de um mecânico geral para isso ? Ou você mesmo está fazendo ?

Abs,
Paulo

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 12:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Não é feito em retífica, foi feito por mecânicos normais mesmo, e bem mais barato do relatado por você. Agora, a qualidade da junta é de primeira, original.
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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 4:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Martinelli,

Alguns mecânicos juram que motores ao serem abertos apresentam empenamento no cabeçote e devem sofrer um *passe*. O Manual de Serviço Maxion menciona desmontar completamente o cabeçote, eliminar os resíduos de carvão com desengraxante, verificar as tolerâncias de empenamentos transversal e longitudinal, e confirmar a altura mínima do cabeçote. Se as juntas e demais peças do kit são de primeira, então verifique se o seu mecânico segue minimamente o que recomenda o manual e se usa e sabe usar o torquímetro (devidamente calibrado). Alguns dizem até que não precisam usá-lo...

Abs,
Paulo

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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Mar 19, 2009 3:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
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Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Retomando ao assunto, no Plano de Manutenção Preventiva do Manual do Proprietário da D20, consta o reaperto do cabeçote a cada 40 mil km. Mas como foi comentado acima, "se mexer pode piorar a situação", vou apenas acompanhar os vazamentos até ser convencido a tirá-los.

Também, li em algum manual que no 4236/Q20B, ao contrário do S4, o aperto é com torquímetro sem ângulo.

Abs,

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Paulo
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