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Junta do Cabeçote do Motor Q20B |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Qui Set 20, 2007 2:53 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá Paulo.
Então, a taxa de compressão do Q20B já é bem baixa, mesmo sendo aspirado (16:1). Agora, depois de todas essas trocas de juntas e usinagens a taxa do meu motor deve estar bem mais alta do que o normal.
A turbina está desconsiderada pelo motivo que estava sem pressão na última junta queimada, e depois outra, antes da retÃfica nunca queimou junta e a turbina sempre estave lá.
Estou desconfiado que o desnÃvel é no bloco, agora, pergunto para os mecânicos e eles argumentam mais no fim não dizem nada. |
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PauloRS |
Enviada: Sex Set 21, 2007 5:03 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Martinelli,
O motor estava esquentando muito ? Quem sabe o problema não é de lubrificação e/ou de refrigeração. Você usa aditivo na água do radiador ? O empenamento é simples de verificar, e o mecânico pode fazer na sua frente. Os apertos dos parafusos e a seqüência de aperto têm que ser corretos, você sabe bem...A medicão dos volumes de compressão e da taxa de compressão devem ser corriqueiros nas retÃficas. Acho difÃcil ser empeno no bloco. Acho mais dificil ainda uma retÃfica não achar causas nem soluções. O melhor é perguntar bastante até ter segurança do que fazer. Considerando o que custa uma retÃfica é o caso de exigir explicações e garantias.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Sex Set 21, 2007 6:28 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá.
Me referia a mecânicos comuns e não de retÃfica. |
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PauloRS |
Enviada: Sáb Set 22, 2007 4:00 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Martinelli,
Se entendi bem, o serviço não foi feito por retÃfica ? Olha, só o kit de juntas custa uns R$ 100,00 e a m.o. mais, no mÃnimo, uns R$ 350,00, numa retÃfica. Será que vale a pena usar o serviço de um mecânico geral para isso ? Ou você mesmo está fazendo ?
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Sáb Set 22, 2007 12:56 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá.
Não é feito em retÃfica, foi feito por mecânicos normais mesmo, e bem mais barato do relatado por você. Agora, a qualidade da junta é de primeira, original. |
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PauloRS |
Enviada: Ter Set 25, 2007 4:50 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Martinelli,
Alguns mecânicos juram que motores ao serem abertos apresentam empenamento no cabeçote e devem sofrer um *passe*. O Manual de Serviço Maxion menciona desmontar completamente o cabeçote, eliminar os resÃduos de carvão com desengraxante, verificar as tolerâncias de empenamentos transversal e longitudinal, e confirmar a altura mÃnima do cabeçote. Se as juntas e demais peças do kit são de primeira, então verifique se o seu mecânico segue minimamente o que recomenda o manual e se usa e sabe usar o torquÃmetro (devidamente calibrado). Alguns dizem até que não precisam usá-lo...
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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PauloRS |
Enviada: Qui Mar 19, 2009 3:52 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá,
Retomando ao assunto, no Plano de Manutenção Preventiva do Manual do Proprietário da D20, consta o reaperto do cabeçote a cada 40 mil km. Mas como foi comentado acima, "se mexer pode piorar a situação", vou apenas acompanhar os vazamentos até ser convencido a tirá-los.
Também, li em algum manual que no 4236/Q20B, ao contrário do S4, o aperto é com torquÃmetro sem ângulo.
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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