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 Como transformar minha C20 93 p/ diesel sem trocar o cambio? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ourique.v
MensagemEnviada: Dom Jun 17, 2007 10:54 pm    Assunto: Como transformar minha C20 93 p/ diesel sem trocar o cambio? Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 10 de Junho de 2007
Mensagens: 2
Localização: rio de janeiro

>Comprei uma C-20 93 4.1 (Sulam Topeka), e estou muito satisfeito com o carro. Porem gostaria de mudar o motor para diesel, sem mudar o cambio. Gostaria que me dessem alumas dicas, pois já vi que o pessoal aqui entende bastante sobre o assunto. E desde já agradeço se alguem puder me ajudar.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2007 5:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Vc tem q dizer, qual o motor pretende instalar.

Mas de qq forma, ou cambio e/ou diferencial tem que ser mexido para combinar motor, potencia e transmissão.

_________________
Kiko (in-memorian)

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ourique.v
MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2007 10:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 10 de Junho de 2007
Mensagens: 2
Localização: rio de janeiro

>Boa noite. Obrigado por me responder. Eu pretendo instalar oQ20B, pois é o motor com o preço mais acessível e o mais fácil de encontrar.
>Fiquei sabendo que c/ este motor não precisaria trocar de caixa, apenas trocar a relação do diferencial.
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Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 11:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Isso... o diferencial vai ter que ser trocado mesmo.
Mas um Perkins Q20B numa Sulan Topeka 93? Coloca pelo menos um Maxion...
Se for turbinar, anda na boa que pode ser que o câmbio não aguente.

_________________
Abraços
Eduardo
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Linx
MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2007 10:46 pm    Assunto: caixa clark com maxion S4T plus Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 494
Localização: Rio de Janeiro

Rapaz, sabe que na minha Vereneio M envemo, está o maxion S4T plus com a caixa clark, 5m, com 1a ( pra trás) curtíssima...? tenho que sair em 2a!!!
acho que original da C-20 95...

tenho que ter cuidado com este conjunto ou a caixa segura o tranco?

o diferencial foi readequado para Diesel. relação 14x43...

abc

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Editado pela última vez por Linx em Dom Set 02, 2007 8:38 pm, num total de 1 vez
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Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 3:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Josiel, essa caixa provavelmente deve ser uma CL2615 original D-20 Aspirada.

De qualquer forma deve-se tomar cuidado também pois o Plus tem muito torque. Segundo especificação da Clark o modelo 2615 aguenta 260lbpé = 35,93kgfm

Eu não tenho certeza, mas se o câmbio ZF S5 420 seguir a mesma nomenclatura, o "420" poderia ser o valor em lbpé (lbft) que daria um valor de 58,05kgfm. Que dá uma boa margem de segurança.

_________________
Abraços
Eduardo
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Linx
MensagemEnviada: Dom Set 02, 2007 8:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 494
Localização: Rio de Janeiro

Sekiya,

a caixa clark tem a primeira para trás , a ré é pra frente junto ao joelho e me disseram que saiu na D-20, D-40 e Silverado!!! acho que a limitação que tenho na velocidade final (135km/h), apesar da relação 14x43, pode ser em função desta caixa, não?!
o que acha?

Abcs.

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Sekiya
MensagemEnviada: Seg Set 03, 2007 12:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Humm.. se tem a primeira para trás então deve ser a Clark 240V.

Quanto a velocidade final com certeza está limitada pelo câmbio, pois a 5ª é direta (1:1). Fazendo uns cálculos, o conjunto original da D-20 Turbo ainda é mais longa.

O ideal mesmo, é ter uma 5ª overdrive, embora o custo seja alto.
Eu mesmo não me arrependo de ter mantido o diferencial e colocado uma caixa com a 5ª desmultiplicada. A dinâmica do carro vira outra. Bem melhor.

_________________
Abraços
Eduardo
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Linx
MensagemEnviada: Seg Set 03, 2007 12:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 494
Localização: Rio de Janeiro

Pois é... estou vendo ZF na casa de 2.500 a 3.000... muita grana!
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Sekiya
MensagemEnviada: Seg Set 03, 2007 12:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

É muito $$$, apesar de que nessa faixa vale a pena!
Normalmente os ZF estão na faixa de 5k.

_________________
Abraços
Eduardo
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Linx
MensagemEnviada: Seg Set 03, 2007 12:08 pm    Assunto: Alterar a relação do diferencial Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 494
Localização: Rio de Janeiro

Prezado amigo Sekiya,

e se eu manter a caixa e alterar a relação... (de 14x 43 para 15 x 43 por ex.Smile adiantaria?

Uma informação: estou colocando pneus 33"... acho que deixaria a relação mais longa , não?!!

Grande abraço

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Set 03, 2007 3:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

talvez ficasse muito lerda na arrancada pela relação longa demais
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Set 04, 2007 12:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Josiel, com relação a velocidade final ficaria bem próximo... porém como o Andreson falou perderia muito a capacidade de arrancada.

15X43: 2,86:1
Diferencial x Cambio = 2,86:1 x 1:1 (5ª direta) = 2,86

No caso da D-20 Turbo Original
Diferencial 3,55:1 x Cambio (5 overdrive) 0,77:1 = 2,73 (ainda mais longo)

O casamento ideal entre câmbio e diferencial é o que permite um melhor aproveitamento e rendimento. Se alongar demais o diferencial, as marchas perdem parte de seu escalonamento e prejudica as marchas intermediárias, porém permitindo uma maior velocidade final caso o motor consiga suprir a demanda.

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Abraços
Eduardo
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Linx
MensagemEnviada: Ter Set 04, 2007 1:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 494
Localização: Rio de Janeiro

Mas veja: não consigo sair em primeira marcha!!! é curtíssima... não seria o caso de eu poder passar a usa-la? ou tb perderia o torque? pois, em primeira, subo qualquer morro em marcha lenta!!!!!!!
e os pneus 33, ajudam ou atrapalham nesta conta?

Obrigado.

Abcs

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Set 04, 2007 1:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Linx vc possui um motor S4T-Plus com um câmbio Clark 240v?

Se a resposta for sim, pode alongar, o motor terá força pra empurrar acima dos 130Km/h, mas terá que utilizar aprimeira marcha para sair (pode ser um ponto negativo, por ser uma marcha meio chata de engatar neste câmbio).
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