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 Diferencial traseiro para relação 13x 43. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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andré Pereira
MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 12:51 am    Assunto: Diferencial traseiro para relação 13x 43. Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 43

Prezados,

Necessito com urgência de orientações e auxílio. É o seguinte:
Adaptei uma tração 4x4 numa C 20 cabine dupla, em que também adaptei um motor maxion s 4 t.

Ao testar a adaptação, descobri, com a quebra da caixa de transferência, que as relações traseira e dianteira eram desiguais. Na dianteira, a tração era 13 x 43. Na dianteira, 11 x 43. Agora, além de consertar a caixa, preciso instalar, na traseira, relação 13 x 43 (o catálogo Dana afirma que todas as D 20 4x4 tinham essa realação). Porém, já fui informado de que é incomum o eixo traseiro que admite a utilização dessa relação (13 x 43). Estou, pois, à procura de tal eixo. Alguém sabe me dizer que eixo é esse? Alguém o tem, ou sabe quem o tem?

Grato,

André Pereira
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peembaixo
MensagemEnviada: Sex Jun 08, 2007 6:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Sr. André, uma vez ouvi um comentário de que carros com tração nas 4 rodas possuem sim diferenças de relação de diferencial dianteiro e trazeiro. Acredito que isso é necessário pela diferença da distância percorrida pelos eixos trazeiro e dianteiro em uma curva por exemplo.
Telefone para um cara que entende tudo de 4x4. O nome dele é Gonzo (11) 5842-9800, tenho certeza de que ele vai te ajudar.

_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 7:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

A relação do eixo dianteiro e traseiro tem que ser igual em uso normal, pode ser que para algum tipo de competição seja usada relação diferente.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
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rotário
MensagemEnviada: Sáb Jun 09, 2007 11:05 pm    Assunto: diferencial 13x43 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 6 de Mai de 2007
Mensagens: 26
Localização: Ribeirão Preto

Óla.
O resultado final dianteira deve ser igual a traseira.
Voce não diz qual éra a relação traseira.
A sua caixa de transterência pode apresentar alguma redução para a dianteira e assim precisar haver uma diferença.
Na pampa 4x4 o diferencial dianteiro é 4,125 contra 3,75 porque a caixa apresenta uma relação 1.7.
Vou ver se consigo contar a relação do diferencial dianteiro da minha Veraneio traçada.
Voce pode também trocar os dois e colocar iguais mesmo com outra relação.
Rotario.
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andré Pereira
MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 2:08 am    Assunto: relação Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 43

Prezado Rotário,

Na realidade, disse sim, ao lançar o tópico, que na traseira a relação é 11 x 43. A caixa de transferência, por outro lado, somente transfere, no meu caso, não produzindo nenhuma alteração de rotação entre os cardans dianteiro e traseiro. Quanto às relações possíveis, interessa-me apenas a 13 x 43, na dianteira e traseira, por serem as originais (segundo vi em catálogo). Logo, a questão persiste: qual eixo traseiro comporta a mencionada relação?

Cordial abraço,

Adré Pereira
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andré Pereira
MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 2:12 am    Assunto: relação Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 43

Prezados,

De fato cometi um erro ao lançar o tópico. Me referi à dianteira e dianteira. Na verdade, acha-se instalada uma 13 x 43 na dianteira e uma 11 x 43 na traseira.

Cordiais saudações.

André Pereira
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rotário
MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 7:03 am    Assunto: relação CxP Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 6 de Mai de 2007
Mensagens: 26
Localização: Ribeirão Preto

André, um bom dia.
Estou começando cedo porque o Thales deve vir a Ribeirão por conta de uma exposição de carros antigos.
Pelas minhas anotações, o 43X13 saia nas F-1.000.
na C-0 = 43X11
na D10 = 41X13
na C-14 =39X10
Também tenho que os da linha GM e Dodge são intercambiaveis.
Os da Ford servem em Jeep, Galaxie, Landau, Pickup Ford.
Para as C-20 e D-20 mais novas não tenho conhecimento seguro.
Se conseguir outras informações, te transmito.

Saudações, GG
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rotário
MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 7:09 am    Assunto: CxP em 4X4 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 6 de Mai de 2007
Mensagens: 26
Localização: Ribeirão Preto

Voltei.
Que tipo de eixo foi instalado na dianteira.
Eixo rigido com feixe de molas? Qual? De qual série?
Eixo de balança?
Foi adaptado o eixo dianteiro de F1.000 4x4?
Sai. GG
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andré Pereira
MensagemEnviada: Dom Jun 10, 2007 10:08 am    Assunto: relação Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 43

Prezado Rotário,

Ao adquirir, usado, o eixo dianteiro que instalei, foi-me garantido ter pertencido ele a uma série de A/C ou D 20 (não me lembro mais se a qual delas ou a todas). Ainda hoje tenho razoes para acreditar nisso, pois a instalação foi feita, segundo os mecânicos, sem grande dificuldade (ou, em outras palavras, como se o eixo tivesse sido feito para ela). Além disso, ao comprar um semi-eixo que se achava quebrado, adquiri-o na GM, tendo ele se encaixado com perfeição. Finalmente, reforça a crença a pesquisa que fiz, segundo a qual a Gm de fato lançou, há alguns anos, a linha A/C/D com barra de torção.

O que posso afirmar, com absoluta certeza, é que a suspensão dianteira é de barras de torção, com relação 13 x 43.

Quanto ao eixo traseiro, penso ser um braseixos (foi o que me disse o mecânico); sua relação, segundo o mecânico que o examinou após a quebra, é 11 x 43 (também acredito nisso, pois antes da quebra levantamos lateralmente a camionete, no macaco, e percebemos, ao ligar o motor e engatar a tração, que a roda dianteira girava com muito maior velocidade que a traseira).

Cordiais saudações,

André Pereira
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PauloRS
MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2007 3:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

André,

Respondi sua MP, pois não havia visto esse seu tópico.
Vejo agora que há diferença de 17% entre a relação dianteira e a traseira, o que deve ser o motivo da quebra. Pesquise a diferença existente nos jipes Engesa, o que pode ser uma boa dica. O original da D20 é Dana 44, 43x13 dentes, na dianteira e na traseira. Pelo que indica o manual das D20 até 1990, A/C/D usavam essa mesma relação e a mesma caixa de transferência, mudando só a caixa de marchas. Pergunte a um especialista se a relação das D20 4x2, relação 3,15:1 (5% mais longa), não se ajusta melhor ao seu caso.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
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rotário
MensagemEnviada: Qua Jun 13, 2007 12:22 pm    Assunto: cXp na 4X4 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 6 de Mai de 2007
Mensagens: 26
Localização: Ribeirão Preto

André, saudações.
Thales esteve em Ribeirão neste fim de semana e discutimos o assunto.
Ele confirmou que as D-20, 4X4, vinham de fábrica com relação 3.31:1
(43:13).
Ele acredita que possa ser um pouco dificil arrumar esta relação. Mas não impossivel.
O 43:11 (3.90:1) saiam na C-10 e C-20 (gasolina ou alcool).
Nas D-10 eram 3.15:1, igual ao do Dodge.
A diferença é pouca e pode ser compensada no diâmetro do pneu.
A "rata" foi grande por parte de quem instalou e conferiu.
No próximo fim de semana vou abrir a tampa de um conjunto dianteiro de 4X4 com balança (barra de torção) que tenho guardado e verifico qual a relação que está instalada.
Oportunamente te contato.
rotárioGG
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andré Pereira
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 10:26 pm    Assunto: relação Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 43

Prezados,

Recebi várias informações, algumas confiáveis, outras nem tanto, que aumentaram a confusão em que estou. Peço que, caso tenham paciência, examinem o que exporei, para prestar-me o socorro de que preciso:

1. É certo que na dianteira da D 20 se acha uma suspensão barra de torção, que o eixo é dana e que a relação é uma 13 x 43.

2. Garantiu o mecânico, ao examiná-lo (o eixo dianteiro), que ele é um DANA 46 (será?).

3. É certo que o eixo traseiro é um braseixos e que a relação é 11 x 43.

4. Garantiu o mecânico, ao examiná-lo (o eixo traseiro), que ele é um BRASEIXOS 405(será?).

5. Um respeitado especialista em transmissão me sugeriu instalar a relação 13 x 41 na dianteira e traseira.

6. Já possuo uma relação 13 x 41 instalada no eixo traseiro de um engesa, e já ia mesmo retirá-la para colocar nele outra mais longa.

Pois bem, eu que achava que tinha um problema, tenho agora dois, e por isso peço que me respondam:

a) sendo a relação que tenho no eixo traseiro do engesa (como com certeza é) 13 x 41, é verdade (o que me foi dito) que meu eixo (traseiro, do engesa) não pode ser um DANA 44?

b) Como a relação existente no eixo traseiro do engesa é mesmo 13 x 41 (como com certeza é), é verdade que basta retirar coroa e pinhão e instalá-lo na dianteira da D 20?

c) O que devo fazer no eixo traseiro?

Obrigado

André
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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 1:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

André,

Na minha opinião a 41x13 é a relação mais próxima da 43x13, e possivelmente lhe sirva. Procure no site da Dana por catálogos ou ligue para o 0800, pergunte sobre Dana 44 e qual a diferença para 46. O original da D20 tracionada é Dana 44. Ainda e havia também a opção não-blocante. Não esqueça que esse eixo da D20 4x4 é bastante desconhecido pelos mecânicos, devido à baixa quantidade produzida. Não sabemos se seu eixo foi modificado...Veja também os códigos gravados nas carcaças.

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2007 5:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Vamos lá...

Saiu A/C/D-20 4x4 original de 1988 a 1990, utilizando suspensão com balanças e barras de torção. O diferencial delas vinha com relação de 43-13 no dois eixos.

Existiu nessa epoca tb um kit fabricado pela engesa que utilizava feixe de molas e relação de 3,90 ou 3,15, pois se destinava tanto a A/C-10/20 quanto para D-10/20.

No seu caso a relação mais próxima para o diferencial traseiro seria a 3,07 usada nos engesa(camper se bem me lembro).

No seu caso, cabe achar uma relação de 3,15 para o eixo dianteiro e ver se serve. É quase certeza que vai precisar mexer na caixa de satélites também... Ou então achar uma relação de 3,30 para a traseira. Provavelmente vai ter que mexer na caixa de satelites tb. Ou por último, compra um diferencial central e ande com qualquer relação que desejar sem se preocupar!!!

Os carros que já saíram com relação 3,15 você já sabe. Com 3,30 eu só me lembro do Maverick, acho que 4 cil. Entra no site da dana, procura a parte de reposição de peças e veja todas as relações disponíveis(por carro). Aí você já tem algum dado, só falta saber se cabe na sua caixa de diferencial.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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