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Diferencial traseiro para relação 13x 43. |
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andré Pereira |
Enviada: Sex Jun 08, 2007 12:51 am Assunto: Diferencial traseiro para relação 13x 43. |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 43
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Prezados,
Necessito com urgência de orientações e auxÃlio. É o seguinte:
Adaptei uma tração 4x4 numa C 20 cabine dupla, em que também adaptei um motor maxion s 4 t.
Ao testar a adaptação, descobri, com a quebra da caixa de transferência, que as relações traseira e dianteira eram desiguais. Na dianteira, a tração era 13 x 43. Na dianteira, 11 x 43. Agora, além de consertar a caixa, preciso instalar, na traseira, relação 13 x 43 (o catálogo Dana afirma que todas as D 20 4x4 tinham essa realação). Porém, já fui informado de que é incomum o eixo traseiro que admite a utilização dessa relação (13 x 43). Estou, pois, à procura de tal eixo. Alguém sabe me dizer que eixo é esse? Alguém o tem, ou sabe quem o tem?
Grato,
André Pereira |
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peembaixo |
Enviada: Sex Jun 08, 2007 6:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
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Sr. André, uma vez ouvi um comentário de que carros com tração nas 4 rodas possuem sim diferenças de relação de diferencial dianteiro e trazeiro. Acredito que isso é necessário pela diferença da distância percorrida pelos eixos trazeiro e dianteiro em uma curva por exemplo.
Telefone para um cara que entende tudo de 4x4. O nome dele é Gonzo (11) 5842-9800, tenho certeza de que ele vai te ajudar. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Jun 09, 2007 7:07 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
A relação do eixo dianteiro e traseiro tem que ser igual em uso normal, pode ser que para algum tipo de competição seja usada relação diferente. _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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rotário |
Enviada: Sáb Jun 09, 2007 11:05 pm Assunto: diferencial 13x43 |
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Registrado em: Domingo, 6 de Mai de 2007 Mensagens: 26 Localização: Ribeirão Preto
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Óla.
O resultado final dianteira deve ser igual a traseira.
Voce não diz qual éra a relação traseira.
A sua caixa de transterência pode apresentar alguma redução para a dianteira e assim precisar haver uma diferença.
Na pampa 4x4 o diferencial dianteiro é 4,125 contra 3,75 porque a caixa apresenta uma relação 1.7.
Vou ver se consigo contar a relação do diferencial dianteiro da minha Veraneio traçada.
Voce pode também trocar os dois e colocar iguais mesmo com outra relação.
Rotario. |
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andré Pereira |
Enviada: Dom Jun 10, 2007 2:08 am Assunto: relação |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 43
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Prezado Rotário,
Na realidade, disse sim, ao lançar o tópico, que na traseira a relação é 11 x 43. A caixa de transferência, por outro lado, somente transfere, no meu caso, não produzindo nenhuma alteração de rotação entre os cardans dianteiro e traseiro. Quanto à s relações possÃveis, interessa-me apenas a 13 x 43, na dianteira e traseira, por serem as originais (segundo vi em catálogo). Logo, a questão persiste: qual eixo traseiro comporta a mencionada relação?
Cordial abraço,
Adré Pereira |
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andré Pereira |
Enviada: Dom Jun 10, 2007 2:12 am Assunto: relação |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 43
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Prezados,
De fato cometi um erro ao lançar o tópico. Me referi à dianteira e dianteira. Na verdade, acha-se instalada uma 13 x 43 na dianteira e uma 11 x 43 na traseira.
Cordiais saudações.
André Pereira |
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rotário |
Enviada: Dom Jun 10, 2007 7:03 am Assunto: relação CxP |
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Registrado em: Domingo, 6 de Mai de 2007 Mensagens: 26 Localização: Ribeirão Preto
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André, um bom dia.
Estou começando cedo porque o Thales deve vir a Ribeirão por conta de uma exposição de carros antigos.
Pelas minhas anotações, o 43X13 saia nas F-1.000.
na C-0 = 43X11
na D10 = 41X13
na C-14 =39X10
Também tenho que os da linha GM e Dodge são intercambiaveis.
Os da Ford servem em Jeep, Galaxie, Landau, Pickup Ford.
Para as C-20 e D-20 mais novas não tenho conhecimento seguro.
Se conseguir outras informações, te transmito.
Saudações, GG |
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rotário |
Enviada: Dom Jun 10, 2007 7:09 am Assunto: CxP em 4X4 |
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Registrado em: Domingo, 6 de Mai de 2007 Mensagens: 26 Localização: Ribeirão Preto
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Voltei.
Que tipo de eixo foi instalado na dianteira.
Eixo rigido com feixe de molas? Qual? De qual série?
Eixo de balança?
Foi adaptado o eixo dianteiro de F1.000 4x4?
Sai. GG |
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andré Pereira |
Enviada: Dom Jun 10, 2007 10:08 am Assunto: relação |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 43
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Prezado Rotário,
Ao adquirir, usado, o eixo dianteiro que instalei, foi-me garantido ter pertencido ele a uma série de A/C ou D 20 (não me lembro mais se a qual delas ou a todas). Ainda hoje tenho razoes para acreditar nisso, pois a instalação foi feita, segundo os mecânicos, sem grande dificuldade (ou, em outras palavras, como se o eixo tivesse sido feito para ela). Além disso, ao comprar um semi-eixo que se achava quebrado, adquiri-o na GM, tendo ele se encaixado com perfeição. Finalmente, reforça a crença a pesquisa que fiz, segundo a qual a Gm de fato lançou, há alguns anos, a linha A/C/D com barra de torção.
O que posso afirmar, com absoluta certeza, é que a suspensão dianteira é de barras de torção, com relação 13 x 43.
Quanto ao eixo traseiro, penso ser um braseixos (foi o que me disse o mecânico); sua relação, segundo o mecânico que o examinou após a quebra, é 11 x 43 (também acredito nisso, pois antes da quebra levantamos lateralmente a camionete, no macaco, e percebemos, ao ligar o motor e engatar a tração, que a roda dianteira girava com muito maior velocidade que a traseira).
Cordiais saudações,
André Pereira |
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PauloRS |
Enviada: Qua Jun 13, 2007 3:02 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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André,
Respondi sua MP, pois não havia visto esse seu tópico.
Vejo agora que há diferença de 17% entre a relação dianteira e a traseira, o que deve ser o motivo da quebra. Pesquise a diferença existente nos jipes Engesa, o que pode ser uma boa dica. O original da D20 é Dana 44, 43x13 dentes, na dianteira e na traseira. Pelo que indica o manual das D20 até 1990, A/C/D usavam essa mesma relação e a mesma caixa de transferência, mudando só a caixa de marchas. Pergunte a um especialista se a relação das D20 4x2, relação 3,15:1 (5% mais longa), não se ajusta melhor ao seu caso.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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rotário |
Enviada: Qua Jun 13, 2007 12:22 pm Assunto: cXp na 4X4 |
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Registrado em: Domingo, 6 de Mai de 2007 Mensagens: 26 Localização: Ribeirão Preto
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André, saudações.
Thales esteve em Ribeirão neste fim de semana e discutimos o assunto.
Ele confirmou que as D-20, 4X4, vinham de fábrica com relação 3.31:1
(43:13).
Ele acredita que possa ser um pouco dificil arrumar esta relação. Mas não impossivel.
O 43:11 (3.90:1) saiam na C-10 e C-20 (gasolina ou alcool).
Nas D-10 eram 3.15:1, igual ao do Dodge.
A diferença é pouca e pode ser compensada no diâmetro do pneu.
A "rata" foi grande por parte de quem instalou e conferiu.
No próximo fim de semana vou abrir a tampa de um conjunto dianteiro de 4X4 com balança (barra de torção) que tenho guardado e verifico qual a relação que está instalada.
Oportunamente te contato.
rotárioGG |
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andré Pereira |
Enviada: Qui Jun 14, 2007 10:26 pm Assunto: relação |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 43
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Prezados,
Recebi várias informações, algumas confiáveis, outras nem tanto, que aumentaram a confusão em que estou. Peço que, caso tenham paciência, examinem o que exporei, para prestar-me o socorro de que preciso:
1. É certo que na dianteira da D 20 se acha uma suspensão barra de torção, que o eixo é dana e que a relação é uma 13 x 43.
2. Garantiu o mecânico, ao examiná-lo (o eixo dianteiro), que ele é um DANA 46 (será?).
3. É certo que o eixo traseiro é um braseixos e que a relação é 11 x 43.
4. Garantiu o mecânico, ao examiná-lo (o eixo traseiro), que ele é um BRASEIXOS 405(será?).
5. Um respeitado especialista em transmissão me sugeriu instalar a relação 13 x 41 na dianteira e traseira.
6. Já possuo uma relação 13 x 41 instalada no eixo traseiro de um engesa, e já ia mesmo retirá-la para colocar nele outra mais longa.
Pois bem, eu que achava que tinha um problema, tenho agora dois, e por isso peço que me respondam:
a) sendo a relação que tenho no eixo traseiro do engesa (como com certeza é) 13 x 41, é verdade (o que me foi dito) que meu eixo (traseiro, do engesa) não pode ser um DANA 44?
b) Como a relação existente no eixo traseiro do engesa é mesmo 13 x 41 (como com certeza é), é verdade que basta retirar coroa e pinhão e instalá-lo na dianteira da D 20?
c) O que devo fazer no eixo traseiro?
Obrigado
André |
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PauloRS |
Enviada: Sex Jun 15, 2007 1:56 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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André,
Na minha opinião a 41x13 é a relação mais próxima da 43x13, e possivelmente lhe sirva. Procure no site da Dana por catálogos ou ligue para o 0800, pergunte sobre Dana 44 e qual a diferença para 46. O original da D20 tracionada é Dana 44. Ainda e havia também a opção não-blocante. Não esqueça que esse eixo da D20 4x4 é bastante desconhecido pelos mecânicos, devido à baixa quantidade produzida. Não sabemos se seu eixo foi modificado...Veja também os códigos gravados nas carcaças.
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 5:33 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Vamos lá...
Saiu A/C/D-20 4x4 original de 1988 a 1990, utilizando suspensão com balanças e barras de torção. O diferencial delas vinha com relação de 43-13 no dois eixos.
Existiu nessa epoca tb um kit fabricado pela engesa que utilizava feixe de molas e relação de 3,90 ou 3,15, pois se destinava tanto a A/C-10/20 quanto para D-10/20.
No seu caso a relação mais próxima para o diferencial traseiro seria a 3,07 usada nos engesa(camper se bem me lembro).
No seu caso, cabe achar uma relação de 3,15 para o eixo dianteiro e ver se serve. É quase certeza que vai precisar mexer na caixa de satélites também... Ou então achar uma relação de 3,30 para a traseira. Provavelmente vai ter que mexer na caixa de satelites tb. Ou por último, compra um diferencial central e ande com qualquer relação que desejar sem se preocupar!!!
Os carros que já saÃram com relação 3,15 você já sabe. Com 3,30 eu só me lembro do Maverick, acho que 4 cil. Entra no site da dana, procura a parte de reposição de peças e veja todas as relações disponÃveis(por carro). Aà você já tem algum dado, só falta saber se cabe na sua caixa de diferencial.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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