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Up grade S10 2.8 MWM turbo intercooler - 2001 |
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Mensagem
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Diego Dalmolin |
Enviada: Sex Set 14, 2007 9:10 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Agosto de 2007 Mensagens: 146 Localização: concordia SC
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Antonini ,,
vc deixou a transmissao original? em que rpm ficou o pico de força? _________________ F250 XLT MWM |
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ANTONINI |
Enviada: Sáb Set 15, 2007 3:26 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 93 Localização: VITORIA
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Na verdade ainda nao tive tempo de leva-la ao dinamometro, porem sinto que esta na faixa entre 3500 a 3700. _________________ Amassando o tapete!!! |
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Bianor |
Enviada: Sáb Set 15, 2007 3:37 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 Mensagens: 310 Localização: Macaé - RJ
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Bom a fita termica que usei comprei com a http://www.imohr.com.br/ eh a mais grossa que achei no mercado, até hoje não paresentou sinal de queimado, continua branca.
Quanto as fotos pode usar o http://www.imageshack.us/ use a resolução 800x600 aproveita e manda uma foto dos bicos.
Sds |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Sáb Set 15, 2007 4:35 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá Bianor.
Reparei que possui fita térmica no duto que sai do intercooler para o coletor de admissão, não seria desnecessário?
Lembrando que o ar sai do intercooler à uns 80°C e a temperatura externa (compartimento do motor) deva estar em uns 40°C, a troca de calor seria sentido inverso, ou seja, de dentro do duto para fora.
Então colocando a manta estaria impedindo a troca, correto? |
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Bianor |
Enviada: Dom Set 16, 2007 6:13 pm Assunto: Onde foi a agua ? |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 Mensagens: 310 Localização: Macaé - RJ
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A resposta simples e pratica esta no reservatório de agua para o lavador do parabrisas!
Sabe onde fica ?
Bem embaixo da bateria na parte da frente do carro mais para fora possivel dentro do cofre do motor.
Notei que estava furado pois eu enchi e na viagem para São Paulo apesar do motor funcionar não esguichava agua, foi só encher que voltou a funcionar, na volta a mesma coisa! Não estava furado simplesmente toda a agua evaporou por completo de tão quente que é o lugar !
Dai resolvi isolar a mangueira oara não perder parte do resfriamento obtido.
Uma dica compre uma capa isolante para sua bateria, calor é pesimo para a durabilidade da bateria.
Sds |
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PauloRS |
Enviada: Qui Set 20, 2007 5:51 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Daniel Martinelli escreveu: |
... o ar sai do intercooler à uns 80°C e a temperatura externa (compartimento do motor) deva estar em uns 40°C, a troca de calor seria sentido inverso, ... |
Martinelli,
Você sabe quais as temperaturas reais após a turbina com e sem intercooler, e quais seriam as temperaturas ideiais ? Vejo que muitos defendem a turbina, mas o ar fica muito quente e, portanto, perde eficiência. Para compensar, propõe o uso do intercooler, que além de ser um "trambolho" a mais e poder ser mal dimensionado, pode não baixar adequadamente a temperatura.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Qui Set 20, 2007 3:10 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá Paulo.
Não sei te dizer com precisão os valores de temperatura após turbo e intercooler, esses valores vão depender do uso da turbina (pressão que está sendo usada) e do tipo e tamanho do intercooler. Mas em um turbo com 1bar de pressão, pode ser considerado uma temperatura de 150°C ou mais após o turbo e após um intercooler padrão uns 80°C.
Agora, mesmo o ar saindo muito quente após a turbina, a eficiência do motor melhora muito. O intercooler é um complemento para diminuir esse fator desfavorável e por conseqüência aumentar um pouco o rendimento.
Tem que ter cuidado na hora de escolher um intercooler ou ele pode obstruir a passagem do ar e se tornar uma barreira entre o turbo e o motor. Normalmente ao adaptar um intercooler, é usado uma peça de um motor conhecido e de cilindrada parecida |
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PauloRS |
Enviada: Sex Set 21, 2007 5:49 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá Martinelli,
Entendo que, claro, isso vai depender da temperatura ambiente...mas 80 graus após a turbina é semelhante a temperatura da água do motor em operação, e 150 graus é muito mais do que a temperatura do óleo. O coletor de admissão de um aspirado fica a uns 50 graus, o que deve ser mais ou menos a temperatura do ar interno a êle. Em resumo seria interessante ter-se uma tabela, ou estudo, das temperaturas ideiais e possÃveis de serem alcançadas e em quanto melhoraria teóricamente o rendimento. Quanto ao intercooler tradicional, fico pensando se ele não perderia para um sistema de dissipadores no trajeto normal, sem aquelas curvas todas, ou até mesmo para um arrefecido pela agua do próprio radiador. Esta sai morna, dependendo, como citado antes, da temperatura ambiente.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Bianor |
Enviada: Sex Set 21, 2007 6:34 am Assunto: Temperaturas |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 Mensagens: 310 Localização: Macaé - RJ
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Bom olhei o manual de serviço do MWM e observei as temperaturas de serviço do óleo lubrificante mÃnima 106 ºC a 115 ºC a máxima. Já a da agua de arrefecimento é 80 ºC a mÃmima a 87 ºC a máxima.
Desconfio que a temperatura de serviço dentro do cofre do motor seja superior a 100ºC por isso a água evapora.
Não achei dados tecnicos do intercooler, ma o meu é original de fábrica.
Sds |
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ANTONINI |
Enviada: Sex Set 21, 2007 7:21 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 93 Localização: VITORIA
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segue as fotos da turbina adaptada. _________________ Amassando o tapete!!! |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Sex Set 21, 2007 8:13 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá.
Existem intercoolers muito mais eficientes que os convencionais (com a adoção de ar/água ou ar/gás), estes podem reduzir a temperatura para os 50°C dos motores aspirados, ou menos ainda. Existem motores que utilizam dois intercoolers em série para reduzir mais o calor.
Paulo, acho que não seria nada eficiente colocar dissipadores no trajeto (tubulação) entre turbo e coletor. |
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Sex Set 21, 2007 9:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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ANTONINI escreveu: |
segue as fotos da turbina adaptada. |
Olá.
As fotos não apareceram.
Estamos no aguardo delas.
Vc poderia fazer uma descrição detalhada das alterações feitas?
Pelo o q vc já disse, foram trocados os bicos e a turbina. No mais, somente ajustes da bomba e waste gate. É isso mesmo??
Um abraço _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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PauloRS |
Enviada: Sáb Set 22, 2007 4:23 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Martinelli e demais,
Fala-se tanto em intercoolers que pensei que a temperatura rebaixasse aos nÃveis do aspirado, ou até menos. A eficiência de dissipadores depende dos materiais utilizados,dos formato dos mesmos, entre outros fatores. Quem sabe uma câmara de parede dupla com água e etilenoglicol ou óleo, e dissipadores não façam efeito melhor e ocupem menos espaço ? Um pequeno radiador ligado a essa câmara pelo menos ocuparia menos espaço que aqueles tubos todos. É uma idéia que pelos menos eu tentaria, depois de tomar as devidas medidas de temperatura e com um cofre de motor devidamente ventilado.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Sáb Set 22, 2007 1:09 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá Paulo.
Esistem motores que utilizam a água do motor para resfriar o ar da turbina, denominados de Aftercooler, esse sistema se encontra dentro do motor dispensando a adoção do intercooler, mas resfriaria o ar para temperaturas próximo ao da água (+/- 90/80°C).
Certamente se existisse uma maneira mais prática e eficiente já estaria em utilização. Até os preparadores de motores que gostam de novidades utilizam os intercoolers. |
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PauloRS |
Enviada: Ter Set 25, 2007 4:08 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Martinelli,
É comum os fabricantes adotarem o que traz mais lucro, não necessariamente o que é melhor... Li há uns 2 dias que o ar sai da turbina entre 90 e 120 graus, e que o intercooler ar-ar o rebaixa a uns 60 graus, dependendo de uns dos 3 tipos de construção considerados. Cita também um tipo resfriado a água, com radiador próprio e um com gás refrigerante. Li, também, que esse aquecimento se dá pela compressão do ar, óbviamente, mas também pela estreita união entre a turbina (quente) e o compressor. Não se considerou o calor do próprio motor e das suas partes. Então, acho que o comentei é possivel, mas é assunto para outro tópico, para nâo atrapalhar mais o assunto em questão.
Ainda, para concluir, esse que você citou resfriado pela água do motor (aftercooler), se for utilizada a de saÃda do radiador, ela estará a uns 40 graus...
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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