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Thiago-RS |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 4:57 pm Assunto: Informações sobre câmbio e diferencial |
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Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007 Mensagens: 81 Localização: Esteio-RS
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Boa tarde senhores!
Sou novo aqui no fórum mas já venho acompanhando a algum tempo os assuntos tratados aqui. Antes de mais nada gostaria de parabenizar a todos pelo conteúdo técnico de alta qualidade disponibilizado no fórum e o clima de cordialidade entre os membros.
Estou restaurando/reformando uma Chevrolet C14 1979 e tenho várias dúvidas. Umas delas era saber qual a marca e o modelo do câmbio que equipa minha picape, dúvida que me foi respondida em outro tópico no fórum de restauração, conservação e veÃculos antigos pelo amigo Sekiya ( http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2893 ).
Minha picape esta equipada com o motor do 608 Mercedez-benz, o câmbio se trata de uma clark 240 F ou FS e o diferencial acredito que seja um Dana com relação 3.90:1. Como os senhores podem imaginar a "querida" não tem um torque, tem "O TORQUE", mas em compensação não tem muito final. Gostaria de saber mais informações sobre esse câmbio e qual a relação ideal câmbio/diferencial para este motor. Toda e qualquer opinião é bem vinda, desde já agradeço a atenção dos senhores.
Abraços!
Thiago Vieira Pires
PS. segue em anexo algumas fotos.[/url]
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_________________ ***CHEVROLET/C-10 (1979) VINTAGE RULEZ***
"O que da destaque à restauração é o valor histórico do objeto a ser restaurado." |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 7:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá.
Esse câmbio tem a quarta marcha direta, ou seja 1:1, então a relação 3,90:1 é bem curta, deixando com muita força porém sem velocidade final, as D-10 usavam esse câmbio com a relação de 3,15:1 mesmo assim não tinha muita velocidade final (+/- 130 km/h), uma opção seria a relação 2,90:1 mas poderia deixar a pick up muito frouxa, mas longa que essa seria inviável.
Para conseguir velocidades acima dos 130 km/h seria mais aconselhável a troca do câmbio.
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 7:28 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Daniel
Com motor MB, eu acho q não tem muito q fazer não.
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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José A. Machado |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 7:33 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007 Mensagens: 339 Localização: Goianésia-GO
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Olá Thiago,
a sua dúvida é câmbio e diferencial, mas, esse motor 608 não é muito pesado pra picape não?
aqui na minha cidade tinha uma A10 com esse motor, num ficou legal não.
acho que vc vai ter muitos problemas com a suspensão.
bem, é só um palpite.
abraços.
_________________ José A. Machado
D20/1989. |
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Thiago-RS |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 8:05 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007 Mensagens: 81 Localização: Esteio-RS
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Boa noite senhores! Muito obrigado pelas respostas!
Daniel, a velocidade final da picape é essa mesma, por volta dos 130 km/h, estou procurando mais informações sobre câmbio e diferencial para ver o que seria mais apropriado e vantajoso levando-se em conta o conjunto da obra.
Kiko, o motor MB realmente é mais para torque mesmo, mas o que me deixa "encucado" é que de 4º marcha com o "pé em baixo" o motor parece estar em lenta, e outra, esse motor tem mais de 400.000km e ainda não deu problema exceto fasagem da bomba injetora que é uma outra questão.
José, com certeza o motor do 608 é MUITO pesado pra ela, mas a "bixinha" já roda com ele a 23 anos. Sempre tivemos problemas com relação a suspensão dianteira, principalmente com relação a ângulos de camber e convergência. Obrigado pela preocupação e pelo palpite, sinta-se a vontade para opinar, criticar e apoiar.
Abraço amigos!
Thiago
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adalberto |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 8:14 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7416 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Thiago, 130 por hora em um carro desses acho que já é mais do que sufucuente. Ainda mais se o sistema de freio for o original a tambor. Querendo realmente mais desenvoltura fale com o Mauricio da Rasch que ele deve ter uma receita simples e boa.
_________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 8:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Olá.
Existem os câmbios das D-20 cinco-marchas, dos quais dois possuem a quinta-marcha direta (Clarks) e um deles com quinta-marcha over drive (ZF). Se está procurado um conjunto resistente e bem escalonado, e não está muito preocupado com o preço, o ZF seria a melhor opção (este câmbio é o original das D-20 Turbo, Silverados e F-250), teria que utilizar relação 3,55:1 (que é original da D-20 Turbo) ou uma relação mais curta, como a 3,90:1 que possui.
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Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 8:23 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Thiago qual é a rpm máxima desse motor?
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Thiago-RS |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 8:29 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007 Mensagens: 81 Localização: Esteio-RS
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Boa noite Adalberto, obrigado por responder!
Concordo com você que 130 km/h é uma velocidade excelente, principalmente se formos levar em conta as condições da maioria das vias de nosso paÃs.
O freio dela é a disco na dianteira e tambor na traseira, mas não para muito bem não em caso de frenagem de emergência.
Gostaria de uma melhora na velocidade final mais para longas viagens e ultrapassagens seguras.
Abraço amigo
Thiago
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Thiago-RS |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 8:32 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007 Mensagens: 81 Localização: Esteio-RS
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Daniel, nunca tive a possibilidade de medir a RPM desse motor, mas acredito que não deve superar os 3000 RPM.
Thiago
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 8:53 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Thiago
Pelas contas se cambio tem final 1:1 e diferencial 3,90:1, não tem como chegar a 130 km/h a 2800 RPM, e nem sei se MB tem esta rotação final, parece q era 2600 RPM.
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
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Thiago-RS |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 9:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007 Mensagens: 81 Localização: Esteio-RS
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Kiko...
Acredito que tenhas razão na sua observação, até porque, o velocimetro dela sempre marcou errado e o motor nunca tive a oportunidade de medir a rotação total, mesmo assim sempre acreditei que que a velocidade final fosse por volta dos 130km/h, mas seguindo o seu raciocÃnio eu estava errado e a velocidade final é pior do que eu me lembrava!
Obrigado pelas informações e obsevações!
abraços
Thiago
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 9:23 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Thiago
Na Home deste site tem planilha para calculo de velocidade.
Mas a velocidade final de cerca de 120 ~125 km/k é atingida a 2800 do motor, 1:1 do cambio e 3,15:1 do diferencial e pneus 255/75R15, 215/80R16 ou 7,00-16
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
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Thiago-RS |
Enviada: Dom Ago 19, 2007 9:58 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 30 de Junho de 2007 Mensagens: 81 Localização: Esteio-RS
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Obrigado novamente Kiko!
Ja tinha dado uma olhada na planilha de cálculo de velocidades mas não consegui utilizar direito! (risos)
Um abraço!
Thiago
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PONTES FILHO |
Enviada: Dom Dez 09, 2007 9:25 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007 Mensagens: 1 Localização: RIO BRANCO - ACRE
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COMO CONSIGO UM CATÃLAGO DE PEÇAS DA CX DO CAMBIO DA D20 5 MACHAS ANO 85
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