Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Manutenção Blazer - Acabei de comprar e de entrar no fóru « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
patriciaferreira
MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 10:13 am    Assunto: Manutenção Blazer - Acabei de comprar e de entrar no fóru Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 30 de Agosto de 2007
Mensagens: 3
Localização: São Paulo

OLá pessoal, esse é meu primeiro post!!
Recentemente visito o site em busca de respostas para as minhas dúvidas!!

Comprei uma Blazer Executive 99/99 com 51.000km comprovados originais, único dono!
Carro lindo, de "tio" sessentão!! Laughing

O câmbio automático, o couro, o tamanho e o V6 4.3 são a menina dos meus olhos, isto é, a Blazer toda!! risos!!! Rolling Eyes

Bom, ela veio com GNV, um kit até que atual.
Infelizmente não sei em qual convertedora ele fez e qual o modelo, vou verificar isso em breve pois a luz da injeção acende, verificar se há um simulador de sonda, variador de avanço, essas coisas, isto é, rever a instalação.

Aos 49.000 em 06/2007 foi trocado o óleo e seu filtro, não esperarei os 10.000 como pede o adesivo, aos 5.000 trocarei novamente.

Minha dúvida gira em relação às velas, cabos, manutenção em geral e principalmente óleo da transmissão automática.
O manual pede Dexron II, em consulta recente aos posts, vi que o Dexron III é sua evolução, posso utilizar o III sem medo??
As trocas de marchas estão melhores na gasolina, em torno de 1500 a 2000 rotações, depende do "pé".
Quais os sintomas de necessidade de troca de óleo urgente?

Velas: o manual pede 150.0000 ou 9 anos, como proceder??

O uso do GNV pode ser um agravante se o carro não tiver uma boa periodicidade nas manutenções certo?

Qual a dica para ficar tranquila nos próximos meses, com sentimento de "carro 100%"?

Obrigado desde já e me desculpem o post longo!!

_________________
S10 Blazer Executive V6 99/99 4.3 MPFI
(antes: Pickup Corsa Sport Black 1.6 MPFI 02/02)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 11:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Com relação às velas, pros veículos 4.3 que queimam GNV, recomendo a troca com 30.000 Km

Por experiência própria, depois disso começam a aparecer falhas na queima decorrentes do mal estado das velas.

Pelo menos aconteceu comigo, é apenas minha opinião.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 1:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

A Blazer não é muito problemática.
Os defeitos mais comuns são no braço auxiliar/pitman, e bomba de combustível nas V6.
Quanto ao câmbio automático, recomendo usar exatamente o óleo especificado no manual, comprado em concessionária, a diferença de preço é insignificante. Quando for trocar o óleo da caixa troque também o filtro, ele é bem caro, mas vale a pena. A sua já deveria ter trocado ao menos uma vez.
Na automática, cuidado dobrado com o aditivo do radiador, ela pega em torno de 5 litros de aditivo concentrado. O óleo da caixa automática passa por dentro do radiador. Para verificar se o óleo está bom somente em laboratório, mas como avaliação prática, retire a vareta do óleo, ele deve estar rosa, bem claro, da cor do remédio Naldecon. Quando o óleo está muito ruim as trocas de marcha ficam desajustadas, geralmente demorando muito para reduzir.
Quanto ao GNV, não posso te ajudar, pois a minha não tem (e nem pretendo colocar).

Até mais,

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 1:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

O cuidado com o aditivo do radiador deve acontecer tanto em automáticas como em manuais. O fato do óleo da caixa automática ser refrigerado trocando calor no radiador de água, não significa que o óleo entre em contato com a água ou vice-versa.

Portanto, á água do radiador em nada interfere no sistema de refrigeração do óleo do câmbio.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 3:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Frederico,

Eu sei que o óleo não entra em contato com a água do radiador. A diferença é que se o motor superaquece pode danificar a caixa automática, o que não ocorre na manual. Outra coisa é que o radiador para a automática custa o dobro, apesar de ter apenas uma galeria de óleo a mais.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
patriciaferreira
MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 8:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 30 de Agosto de 2007
Mensagens: 3
Localização: São Paulo

Gente obrigado pelas dicas, farei alinhamento e balanceamento em breve e também o rodízio dos pneus (mais gastos estão à frente).

Mais algo que eu deva me preocupar??

_________________
S10 Blazer Executive V6 99/99 4.3 MPFI
(antes: Pickup Corsa Sport Black 1.6 MPFI 02/02)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qui Ago 30, 2007 9:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Igor, com o motor superaquecendo, a caixa vai receber calor somente por condução por estar acoplada ao bloco, pois se ele superaqueceu significa que o radiador não está aquecendo, dando mais condições de resfriamento ao óleo da caixa.

Se o radiador está obstruído, aí sim, prejudica ambos sistemas de arrefecimento.

Patricia, um carro com essa idade, deve ter todos os fluidos substituidos. De freio, direção hidráulica, embeagem hidráulica (para modelos manuais), caixa de marcha, diferencial e motor (este último, já foi substituído como foi falado).

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 10:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Fred,

Como você mesmo disse, se o radiador estiver parcialmente entupido, prejudica os dois sistemas.
Concordo plenamente contigo que qualquer carro deve ser mantido com aditivo no radiador, apenas chamei atenção para o caso da Blazer Aut. pois os prejuízos podem ser muito maiores. Qualquer reparo em uma caixa automática chega facilmente em R$2000,00, não sendo raros casos de mais de R$4000,00.

Patrícia, não se desespere com os valores que citei. Uma caixa automática, se bem cuidada com trocas de óleo/filtro, facilmente chega aos 200000km sem reparos. A minha está com quase 120000km só com troca de óleo/filtro. Não é qualquer lugar que faz esta troca corretamente. O correto é retirar o cárter da caixa para substituir o filtro.
A recomendação do Fred de trocar todos os fluídos é válida, inclusive troque o óleo da direção hidráulica, apesar do manual dizer para não trocar. Na hora da troca você pode ver que o óleo sai bem sujo.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas


Editado pela última vez por Igor_VDM em Sex Ago 31, 2007 10:44 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
patriciaferreira
MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 10:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 30 de Agosto de 2007
Mensagens: 3
Localização: São Paulo

Vocês recomendam algum local bom em SP?? Tenho um mecânico de confiança que tem uma ofinica bem equipada, mas isso não é especialidade de mecânico né!!??
Ele já efetuou trocas para mim, mas na Pickup Corsa.

_________________
S10 Blazer Executive V6 99/99 4.3 MPFI
(antes: Pickup Corsa Sport Black 1.6 MPFI 02/02)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 11:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Patrícia,

Eu sou de Manaus e o Fred é de Recife. Eu não conheço oficinas de SP, mas com certeza é mais fácil encontrar uma oficina boa aí do que em Manaus.
No momento o que posso te dizer é que nada melhor do que um mecânico competente e de confiança.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB