Autor |
Mensagem
|
fpandur |
Enviada: Sex Set 28, 2007 6:45 pm Assunto: S4T: pressão do óleo e turbo |
|
|
Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007 Mensagens: 13 Localização: Pres. Prudente/SP
|
PessoALL, já procurei no PESQUISAR do Forum, mas não encontrei a informação que preciso. Quero comprar medidores de pressão de óleo e turbo para minha viatura com S4T. Qual os valores de pressão de óleo mÃnima e máxima para este motor ? Qual o valor do turbo máximo para este motor, considerando um motor original ?
Os intrumentos que estou vendo, tem as seguintes possibilidades:
Turbo: até 1, 2 e 4Kg. Estava pensando em pegar de até 1Kg, não pretendo aumentar a pressão da turbina.
Óleo: tem de 7 e 10Kg, qual o mais adequado para o S4T ?
Acho que esses são os principais, considerando motor não ? Temperatura já tenho no painel do carro e não julgo necessário um medidor em separado.
Abraços a todos  |
|
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Sex Set 28, 2007 8:49 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP
|
O de turbo acho mais legal o de 1kg
agora o do oleo não sei
[]'s _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
|
 |
fpandur |
Enviada: Sex Set 28, 2007 9:08 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007 Mensagens: 13 Localização: Pres. Prudente/SP
|
Pois é Petrus, o do Turbo eu acho que o de 1Kg serve, se não me engano no motor original a turbina fica entre 0.6 a 0.7 no máximo. Só queria confirmar isso.
Agora o do óleo eu não tenho a mÃnima idéia ... Vamos ver se algum colega sabe de algo e me ajuda aqui com a informação  |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Set 29, 2007 7:34 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Manometro para turbina deve ser de 1,5 kg/cm² ou de 2,0 kg/cm², pois a pressãio da turbina chaga aos 1,1 na regulagem original.
O manometro de pressão de óleo pode ser de 7 kg/cm². _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
fpandur |
Enviada: Sáb Set 29, 2007 8:00 pm Assunto: |
|
|
|
Kiko escreveu: |
Manometro para turbina deve ser de 1,5 kg/cm² ou de 2,0 kg/cm², pois a pressãio da turbina chaga aos 1,1 na regulagem original. |
Chega a tudo isso ? As informações que eu tinha era que chegava entre 0.6 a 0.8. Inclusive o cara que refiz a turbina me disse isso ...
O manometro de pressão de óleo pode ser de 7 kg/cm². |
Grato pela informação. Não abusando, você (ou outro colega) poderia me confirmar quais são os valores máximo e mÃnimos de pressão de óleo deste motor ? Digo isso para depois que eu estiver com o manômetro instalado, saber a quantas anda o motor ...
Seria interessante ter um de pressão do combustÃvel ou não é necessário ?  |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Set 29, 2007 9:45 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Eu não tenho manual do S4T, por isso não sei dizer a pressão do óleo.
Para linha de combustÃvel, seria interessante um vacuometro ou mano vacuometro entre a bomba auxiliar e bomba injetora, depois do filtro.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Set 30, 2007 9:40 pm Assunto: |
|
|
|
Olá fpandur.
A ressão da turbina do S4T é de 1 bar, o "cara" que vc refez a turbina pelo jeito não sabe muita coisa sobre S4T. Só para vc ter uma idéia não existe motor turbo de fábrica com pressão inferior a 1 bar, e se existir eu não conheço! |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Out 01, 2007 6:33 am Assunto: |
|
|

|
Olá
Até a década de 90, os turbos trabalhavam com pressão máxima de 0,6 kg/cm², pois a maioria dos manometros indicavam o vermelho nesta faixa, mas são turbos adaptados.
Os motores para picapes com turbo de fabrica apareceram na década de 90.
1992: Maxion S4T, e 229 tb na mesma epoca.
|
|
 |
fpandur |
Enviada: Seg Out 01, 2007 9:30 am Assunto: |
|
|
|
Obrigado pelas informações, vou pegar um manômetro de turbo de 2 Kg mesmo, visto que de 1.5 não achei.
A dúvida continua na faixa de valores da pressão do óleo, qual os valores mÃnimo e máximo que se pode esperar dum S4T. Já tentei fazer várias pesquisas na NET, mas sem sucesso. Eu tenho o livreto de manutenção do S4, mas lá não diz nada, é bem superficial ...  |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Ter Out 02, 2007 2:15 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Fpandur,
Infomações do Manual de Serviço Maxion, para o S4T:
Pressão da bomba de combustÃvel: 0,42 a 0,7 kgf/cm²;
Pressão do óleo lubriifcante: 2,6 a 5,98 kgf/cm²
Quanto ao manômetro para o turbo, eu colocaria o de 2 kgf/cm², e para o combustÃvel também deve ser manômetro, pois vacuômetro mede depressâo.
Att,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Out 02, 2007 6:06 am Assunto: |
|
|

|
Olá
Sim, entre o filtro e bomba injetora pode ocorrer pressão negativa. Por isso mano-vacuometro.
|
|
 |
fpandur |
Enviada: Ter Out 02, 2007 12:42 pm Assunto: |
|
|
|
PauloRS, "salvou a pátria" amigo, muito grato mesmo pelas informações !!
Para finalizar, que tipo de informação posso obter do medidor de pressão de combustÃvel ? Detectar possÃveis problemas na bomba injetora ou na linha de combustÃvel (entupimentos por exemplo) ? A mudança do débito da bomba altera alguma coisa na medida indicada pelo relógio ?
entre a bomba auxiliar e bomba injetora, depois do filtro. |
Na minha viatura está assim: tanque, bomba auxiliar, filtro, bomba injetora. Presumo que eu deva instalar o relógio de pressão de combustÃvel entre a saÃda do filtro e a entrada da bomba, certo ?  |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Out 02, 2007 6:32 pm Assunto: |
|
|

|
Olá
Sim, daà dá para monitorar Pescador, Bomba auxiliar e Filtros.
|
|
 |
fpandur |
Enviada: Ter Out 02, 2007 10:20 pm Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
|