Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Instalar ventilador para o radiador do ar condicionado « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
alexm
MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 6:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Igor.

Na 2.2 o ventilador é bom mas somente para arrefecimento do motor. Se vc fica parado num engarrafamento, num dia quente, o ar "refrigerado" vai virando "ar requentado".

Com vou reformar o teto (interno) da cabine, vou aproveitar para colocar um isolante térmico.

Por 203 latinhas, fora o rele, acho que vale se melhorar um pouco a eficiência da refrigeração.

Abs.

Alex
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para a filha ?)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (tá dificil encaixar no orçamento doméstico)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 9:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Alex,

Será que o gás do teu ar-condicionado está baixo? Digo isto porque meu pai já teve uma S-10 2.2, só que CS. O ar gelava. Com o gás baixo, em baixas rotações a pressão cai e desarma o compressor, aí realmente fica muito quente. Outra coisa, pela idade da tua, provavelmente já se substituiu o evaporador (serpentina), muitas vezes por questão de preço colocam a do tipo tubolar, que é muito ruim, às vezes colocam a do Corsa. Esqueci o nome da correta, ela é o dobro do preço, mas faz muita diferença.
Outra coisa, serpentina suja também atrapalha um bocado. Sintomas. Barulho excessivo de vento, com pouca saída de ar, mesmo na velocidade máxima. Mau cheiro ao ligar o ar-condicionado.
Se teu ar-condicionado não estiver em ordem, de nada adiantará o ventilador auxiliar. Você já verificou se o ventilador do radiador aciona quando liga o ar?
A manta térmica no teto ajuda muito. Eu esperava que não fosse fazer tanta diferença, especialemente à noite.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 9:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Caro Igor.

Como dizia o meu velho mestre : "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa". O ar condicionado da minha picape não apresenta nenhum dos sintomas citados por vc, inclusive foi feita uma revisão recente. Mas CS é uma coisa e CD é outra ...

O fato é que com mais o volume interno a refrigerar, mais calor humano (gente) gerando calor, superficie de teto muito maior e a consequência do tubo de escapamento passar por uma área maior da cabine, reduz-se o nivel de conforto com a viatura parada, no sol, numa CD.

Daí o tópico que citei, onde varios foristas apresentaram suas soluções para o mesmo problema.

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1577&postdays=0&postorder=asc&start=0

Como quase sempre acontece comigo (o mecanico mexe numa coisa e estraga outra), aconteceu uma coisa muito estranha : a alguns dias, troquei o radiador do meu carro por outro original GM (estava começando a vazar na parte superior (devido a um procedimento de laternagem no capô, mal executado - mexem numa coisa, quebram outra que não tem nada a ver) e após passar o scanner na picape (não entendi porque), ao se ligar o ar condicionado, o compressor passou a não armar e a luz de anomalia de injeção se acende. Ambos ventiladores (radiador e cabine) funcionam normalmente. E o carro também. Desliga-se o ar, passa-se um tempo e a luz de anomalia se apaga. E não se acende mais, basta não ligar o ar.

E agora ? Quem poderá me ajudar ?

É uma M... Mão-de-obra qualificada e caprichosa no Brasil é raridade. As concessionárias nem se fala. Para que propagandear que tem uma rede imensa se a mão de obra tem sérios problemas de formação, normalmente não passam de trocadores de peças, terceirizam muitas vezes o serviço e o custo é exorbitante. Instaladoras "oficiais" de GNV, nem se fala ... É páreo duro com as concessionárias.

O independente muitas vezes embora mais habilidoso e mais correto ao cobrar, sofre com falta de recursos para aquisição de instrumental mais caro, não tem acesso a dados técnicos especificos do fabricante acaba improvisando (mal) e tendo o mesmo problema com qualificação de mão-de-obra ao tentar contratar um ajudante.

Por isso que se dizia que o melhor carro é qualquer um desde que seja novo, na garantia de fábrica. Mas até isso está se desmentindo. Tem cada reclamação cabeluda e absurda de veículos novos (e em garantia) ...

Fora IPVA, vitorias do GNV e convencional, pardais eletrônicos, etiquetas eletronicas para controle de multas e impostos (São Paulo vai estreiar, mas vai chegar em Manaus), falta de sinalização, ruas e estradas cheias de buracos, motoqueiros loucos e vanzeiros irresponsáveis, etc.

Já "chorei" bastante ...

Abs.

Alex
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para a filha ?)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (tá dificil encaixar no orçamento doméstico)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 11:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Oi Alex,

Eu sei que a cabine dupla precisa de um ar-condicionado mais potente. Mas não é normal estar com carro parado e o ar-condicionado parar de gelar, uma pequena diferença tudo bem, mas não a ponto de incomodar. A minha estava com o gás um pouco baixo, devido a um vazamento na serpentina. Troquei a serpentina e mandei fazer a limpeza no condensador. Melhorou demais. Mesmo quando se pega 40ºC com trânsito engarrafado, por isso estou sugerindo verificar teu ar. O ar da minha é diferente, mas é uma Blazer.

Concordo com o restante do texto. Morar no Brasil é uma droga mesmo, como se não bastasse o governo me roubar uma cacetada em IR todo mês, IPVA e IPTU todo ano, o serviço público é um lixão. Mas para montar os malditos pardais eles são ultra-rápidos, como se as únicas infrações fossem excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho. Aqui chega ao cúmulo de limitarem a velocidade em alguns trechos da BR-174 em 60km/h. Fala sério, quem vai andar nessa velocidade em uma rodovia de pouco movimento? Nem Honda Biz... Colocar radar nestes trechos é muito lucrativo.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 12:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Igor.

Pode ser que o que vc considere como temperatura razoavel para mim e a galera do tópico citado anteriormente não satisfaça. Daí as soluções alternativas. E elas funcionam. Vi uma S10 em que o ar não gela, congela. A ponto de sair uma condensação da cabine, similar ao se abrir uma geladeira.

Por palpite, resolvi o problema interligado : compressor + luz de anomalia. O palpite foi que se o gás se esgota, o compressor não parte e com o ar ligado, é gerada uma anomalia no sistema.

Levei a viatura a empresa que fez a ultima verificação (tem pouco mais de 01 ano) e não deu outra : sistema com pouco gás. Aí, lembrei que a convertedora "oficial" de GNV, que fez a mudança de posição do redutor de GNV, a alguns meses atrás, havia deixado uma das mangueiras que sai do compressor encostando numa tubulação metálica, a ponto de marcá-la. Isso foi corrigido posteriormente e, aparentemente, não havia sequelas. Mas houve.

Agora, com a troca do radiador, o mecanico deve ter forçado (e muito), direta ou indiretamente, as mangueiras e aí não deu outra : vazamento na junção metálica próxima ao compressor, com perda do gás.

Solução : troca da mangueira, embuxamento da junção, carga de gás com contraste, verificação geral do sistema e tudo volta a funcionar, sem alarme de anomalia. E eu, 230 latinhas mais pobre. É aquilo que escrevi : mexem numa coisa, quebram outra que não tem nada a ver. E o proprietário que pague ...

Quanto a limitação excessiva de velocidade em uma rodovia praticamente vazia, meu palpite é que as "otorridades" devem ter convênio com assaltantes que possam se aproveitar desta situação. Essa rodovia tem historico de assaltos ?

Abs.

Alex
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para a filha ?)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (tá dificil encaixar no orçamento doméstico)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 8:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Bom, na minha a diferença de temperatura entre ela parada no congestionamento e andando é mínima. Antes da revisão no ar-condicionado a diferença era sensível.
Eu acho que a manta térmica no teto faz mais diferença que o ventilador auxiliar, especialmente na tua que o ventilador é elétrico. Coloquei a manta na minha e não me arrependi. Se você colocar, por favor comente os resultados.

Por aqui não há muitos assaltos. Os bandidos teriam que gastar uma fortuna em passagens para chegar aqui. O risco não vale o "investimento".

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 4:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Igor,
Eu coloquei uma manta termica no teto da minha Blazer quando foi feita a retirada da forração do teto para reparo e melhorou muito no aspecto de demorar mais para a cabine dos passageiros esquentar e manter a temperatura por mais tempo. De qualquer forma estou pensando em colocar o ventilador elétrico auxiliar, mas que eu possa liga-lo por acionamento no painel, para os momentos de engarrafamento, afinal nestas situações, apesar da temperatura do motor não passar do meio do painel, eu noto que o ar gela menos, e eu adoro frio.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 4:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Sergio,

Quando você colocar, comenta os resultados. Manaus também é muito quente e um resfriamento a mais não é nada mal. Já vi algumas com dois ventiladores auxiliares na frente do condensador.
Na minha noto que o condensador lá na frente fica bem quente com o carro parado.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Sáb Out 13, 2007 10:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Machado.

Se encontrar quem execute o serviço, no Rio e redondezas, me avise : também estou interessado. O ideal seria comprarmos as peças originais na Accioly + o rele e pagarmos instalação e material de integração (fita, solda, fios, conduites anti-chama, etc).

Parece que o maior problema seria desmontar a frente para acessar o condensador. Alguém conhece o procedimento correto (menos dificil) ?

E a sua Blazer ? Já saiu do estaleiro ? O serviço ficou bom ? O bolso ficou muito leve ?

Abs.

Alex
------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para a filha ?)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (tá dificil de encaixar no orçamento)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Dom Out 14, 2007 8:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Alex

Este ventilador é instalado na parte da frente do radiador. Não dá para instalar retirando apenas a grade frontal do veículo, sem mexer no radiador?
Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Igor_VDM
MensagemEnviada: Dom Out 14, 2007 10:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Pessoal,

É necessário remover os faróis e a grade dianteira somente.
A grade dianteira é um pouco chata, mas é simples. Se não me engano são apenas dois parafusos e quatro grampos. Cuidado para destravar os grampos antes de puxar a grade, caso contrário a grade será danificada.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Dom Out 14, 2007 11:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Pessoal,
Para remover os faróis é necessário soltar uma trava existente no próprio farol (uma presilha vermelha), que pode estar ressecada e quebradiça. A peça é vendida separadamente ao custo de R$10,00 aproximadamente. É bom ter pelo menos uma de reserva.
Abs.

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
FredericoFreire
MensagemEnviada: Dom Out 14, 2007 3:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Aqui em recife a presinha vermelha (RETENTOR do farol dianteiro 15726936) custa R$ 15,66 ainda para aplicar o desconto, numa autorizada GM.

Bem caro para a simples peça que é.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Dom Out 14, 2007 4:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Eu nunca tive problemas para tirar os faróis da minha. É só retirar com cuidado. Tem a explicação no manual do proprietário (mal explicado, mas está lá.) Eu já tive problemas com as malditas mangueiras de dreno, uma distração e elas caem. Aí você descobre quando os faróis ficam úmidos por dentro.
_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Out 14, 2007 7:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Pessoal,
Bem vamos por partes, a minha Blazer saiu do estaleiro e está muito boa, não vaza mais nada de óleo e a regulagem está boa, apenas a luz do Air Bag que insiste em não apagar quando eu a dirijo mas que apaga quando entra na oficina.
Ainda não tive tempo de ir na Aciolly, mas assim que der eu compro o ventilador e instalo eu mesmo, mas o meu problema é tempo.
Quanto aos farois, só tive problema com eles quando coloquei os da Orgus (uma bosta, com 1 ano de uso já estavam mais amarelos que os originais que eu troquei), fiz a troca colocando outros da Arteb e estão ótimos, e são fáceis de trocar.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 4
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB