Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Dreno do Sistema de Arrefecimento « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Ter Out 30, 2007 2:18 pm    Assunto: Dreno do Sistema de Arrefecimento Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Pessoal,

Pretendo drenar o sistema de arrefecimento da minha Blazer V6 4.3. No catálogo de peças da GM consta que existe um bujão de escoamento na parte inferior do radiador. Todavia, olhando por baixo do carro (sob o radiador), não vi qualquer bujão. Não acredito que os manés teriam projetado uma escorva que dependeria da retirada do radiador para acessá-la. Como não consigo visualizar o bujão, será que ele está sobre o suporte do filtro de óleo? Alguém já conseguiu acessar o bujão sem retirar o radiador? Seria necessário retirar apenas o suporte do filtro de óleo?
Grato por uma colaboração,

Fernando


Editado pela última vez por Fernando Alvaro em Qua Nov 14, 2007 12:11 am, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Out 31, 2007 2:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Fernando,
a minha Blazer está com o radidor original e até hoje nunca encontrei o tal bujão de escoamento, acho que ele não existe. Eu troco a água do meu radiador soltando a mangueira inferior, dá um trabalho do cão mter o alicate de boca larga para afrouxar a presilha, mas é a única forma que encontrei de drenar o radiador.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Qua Out 31, 2007 5:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Machado,

Muito obrigado pela resposta. No final de semana estacioanerei a barca no meu estaleiro particular, e tenterei localizar o bujão sobre o suporte do filtro de óleo. Localizar o bujão facilitará muito o trabalho, pois pretendo lavar o sistema de arrefecimento com o aditivo limpador da Bardahl Radclean. Se não conseguir, seguirei a sua dica.
Todavia, da forma como foram feitas as coisas na Blazer, não me causaria espanto necessitar retirar o radiador para acessar o bujão.
Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Out 31, 2007 8:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Então boa sorte lá Fernando, hehehehe, concordo com você a GM tem umas coisas bem esquisitas, e a Blazer/S10 vira e mexe tem uma surpresa desgradavel, ou seja é um Kinderovo.
Depois me conta como foi sua aventura.
Abraços,
Sergio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 4:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Fernando (novamente, hehehe),

Se você localizar o tal bujão me avisa.
Troquei o radiador da minha e não vi nenhum bujão, nem no antigo, nem no novo (Delphi). Cuidaoo para não danificar a tubulação da caixa automática que vai para o radiador. Se a pessoa não tomar cuidado para retirar o radiador, danifica as ditas cujas.
Não esqueça que a Blazer V6 pega 5 litros de aditivo concentrado no radiador, pois são 12,2 litros de água.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 9:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Olá Igor,

Não retirei o radiador, por isso não vi o tal bujão. Mas existe na parte inferior do lado esquerdo de quem olha o carro (o lado onde está localizado a tampa do radiador), um registro para escoar o radiador. É um registro que de 1/4 a 1/2 volta e por onde se pode escoar a água. Tive que desengripar o meu com auxílo de WD 40 para soltá-lo. No sábado eu drenei o sistema e adicionei RadClean da Bardhal. No final desta semana irei lavar todo o sistema e encher com a solução para radiador da Delco que já vem diluída, pronta para uso.
É preciso tomar cuidado, não só com a rosca da tubulação do sistema do óleo do câmbio, mas sobretudo, certificar que o radiador não apresenta vazamento na serpentina do óleo do câmbio. Isto porque a pressão do radiador é superior a pressão do óleo do câmbio, sendo que óleo do câmbio ficará, no caso de vazamento, contaminado com a água do radiador. Já tive este problema no Monza automático. Por sorte, identifiquei a tempo de salvar o câmbio. Com a contaminação pela água, o óleo do câmbio fica cor-de-rosa vivo e espumante.
Assim, sempre que lavar o radiador, é importante verificar nos dias subsenquentes a condição do óleo do câmbio.
Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 9:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal, valeu pela dica Fernando,
estes detalhes de onde fica o dreno e da serpentina do óleo de câmbio eu desconhecia, assim que meu carro voltar da oficina vou ver se acho o maldito dreno.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 10:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Sérgio,

Se vc. abrir a tampa superior do radiador, verá a serpentina do sistema de arrefecimento do óleo do câmbio automático. Na parte externa do radiador, vc. irá notar dois canos de metal, de 1/2 pol aprox. (um na parte superior e outro na inferior do radiador). Estes são dos canos de óleo do câmbio para o radiador. Como dito, é preciso tomar cuidado na hora de rosquear este cano, pois perde-se a rosca com relativa facilidade se o cano não encaixar direito. Uma dica é alinhar o cano e rosquear no sentido inverso, sem auxílio de chave. Quanto sentir um "tec", significa que a porca encontrou o início da rosca. Nesta hora deve-se girar no sentido certo de aperto, sempre tomando cuirado para o cano não desalinhar a porca.
Quanto ao dreno, vc. irá ver uma espécie de borboleta. Tome cuidado porque a minha estava engripada. Usei óleo WD 40 para solta-la. Não usei qualquer chave, foi apenas girando com a mão.
Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 10:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Sérgio,

Se vc. abrir a tampa superior do radiador, verá a serpentina do sistema de arrefecimento do óleo do câmbio automático. Na parte externa do radiador, vc. irá notar dois canos de metal, de 1/2 pol aprox. (um na parte superior e outro na inferior do radiador). Estes são dos canos de óleo do câmbio para o radiador. Como dito, é preciso tomar cuidado na hora de rosquear este cano, pois perde-se a rosca com relativa facilidade se o cano não encaixar direito. Uma dica é alinhar o cano e rosquear no sentido inverso, sem auxílio de chave. Quanto sentir um "tec", significa que a porca encontrou o início da rosca. Nesta hora deve-se girar no sentido certo de aperto, sempre tomando cuirado para o cano não desalinhar a porca.
Quanto ao dreno, vc. irá ver uma espécie de borboleta. Tome cuidado porque a minha estava engripada. Usei óleo WD 40 para solta-la. Não usei qualquer chave, foi apenas girando com a mão.
Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 10:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Sérgio,

Se vc. abrir a tampa superior do radiador, verá a serpentina do sistema de arrefecimento do óleo do câmbio automático. Na parte externa do radiador, vc. irá notar dois canos de metal, de 1/2 pol aprox. (um na parte superior e outro na inferior do radiador). Estes são dos canos de óleo do câmbio para o radiador. Como dito, é preciso tomar cuidado na hora de rosquear este cano, pois perde-se a rosca com relativa facilidade se o cano não encaixar direito. Uma dica é alinhar o cano e rosquear no sentido inverso, sem auxílio de chave. Quanto sentir um "tec", significa que a porca encontrou o início da rosca. Nesta hora deve-se girar no sentido certo de aperto, sempre tomando cuirado para o cano não desalinhar a porca.
Quanto ao dreno, vc. irá ver uma espécie de borboleta. Tome cuidado porque a minha estava engripada. Usei óleo WD 40 para solta-la. Não usei qualquer chave, foi apenas girando com a mão.
Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 10:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Ferando,
Valeu pela dica, ainda bem que nunca tive problema com a serpentina do câmbio automático, bem eu nunca tirei o radiador, mas agora eu já sei que tenho que tomar cuidado.
Aliás, no mês passado o meu carro esteve na oficnina para trocar os canos que saem do radidor para o câmbio automático, pois os dois estavam rachados junto ao câmbio e vazavam óleo, ainda bem que peguei no início do problema, senão eu acho que ia ficar na mão.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 10:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Hahahaha!!

Será que eu estou cego e não vi um bujão deste tamanho?

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 10:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Hehehehehe, eu con certeza estava, pois semana retazada eu estive no oftalmologista e diagnosticou minha vista cansada, hehehehehe eu pelo menos tenho uma boa desculpa.
_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 10:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Amigos,
Vou fotografar o bujão e postar no site. Agora quem está começando a ficar preocupado sou eu. Será o meu radiador tem gambiarra??? (hehehehehehehe)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB