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 "BARDHAL" o que vcs acham? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Nov 20, 2007 5:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Adalberto,

Eu acho melhor usar um bom óleo, sem aditivos extras. Para motores gasolina, um óleo de classificação SJ já é bem aditivado, mesmo os minerais. Na Blazer eu uso o Havoline SL 20W50, ela está com quase 122000km sem problemas de motor.
Para óleos de caixas automáticas, é melhor usar o óleo da concessionária mesmo. Os problemas causados por óleos fora de especificação são grandes.

Valeu!

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Igor Mendonça
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PauloRS
MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2007 3:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Não se discute a qualidade dos óleos normalmente usados. A questão é saber se há algum aditivo que se possa utilizar com segurança para melhorar as condições de funcionamento e durabilidade do motor.
Citei anteriormente, por exemplo, que os óleos multiviscosos parecem ser muito finos, o que pode dar mais desgaste e/ou ruídos...

Abs,
Paulo

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Paulo
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Igor_VDM
MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2007 10:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Paulo,

O óleo a ser usado é o óleo especificado pelo fabricante.
Se com o uso deste óleo o motor faz barulho, é porque já há desgaste acentuado. De fato com o uso de um óleo mais viscoso, a barulheira e a fumaça azulada podem sumir, mas o preço é um desgaste ainda mais rápido devido ao uso de óleo inadequado.
Eu não acredito em melhoras com aditivos extras nos óleos atuais.

Até logo,

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Igor Mendonça
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POGGIAN
MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2007 10:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 25 de Setembro de 2007
Mensagens: 128
Localização: RIO DE JANEIRO

Olá a todos!
Depois que coloquei este post, consultei vários sites e cheguei a conclusão que o aditivo deve ser usado apenas se o motor estiver com problemas. caso contrário, deve-se manter o recomendado pelo fabricante.

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-POGGIAN-RIO DE JANEIRO-
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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 3:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Num motor novo, provavelmente haverá pouquíssima diferença com qualquer óleo que se use. Com o desgaste é que os aditivos podem fazer diferença. Penso que as aditivações especiais têm um custo que podem não ser interessantes para os fabricantes de óleos, por torná-los muito caros. Usar o que é padrão, sugerido pelas fábricas, tem pouca ou nenhuma contra-indicação, mas também nenhum benefício adicional. O ruído acima do normal, indica folgas não compensadas pelo filme de lubrificação, mas não indica necessariamente que o motor esteja com desgaste acentuado. Insisto, que o problema é saber que produto faz o que promete. Por isso, também estou interessado nesse assunto.

Abs,
Paulo

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Paulo
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José A. Machado
MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 8:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Olá,

alguem sabe explicar como realmente funcionam os aditivos dentro do motor?

abraços

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José A. Machado

D20/1989.
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José A. Machado
MensagemEnviada: Ter Dez 04, 2007 10:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Olá,

eu havia postado: alguem sabe como REALMENTE funcionam os aditivos dentro do motor?
agora mudei: alguem sabe MAIS OU MENOS como funcionam os aditivos dentro do motor?

abraços.

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José A. Machado

D20/1989.
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Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Dez 04, 2007 11:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá José,

Há vários tipos de aditivos, muitos deles já estão incluídos nos óleos atuais. Detertentes (para limpar o motor), EP (Extrema pressão), anti-oxidante, emulsionantes (facilitam a mistura com a água), anti-espumante (facilitam a aglutinação das bolhas de ar). São os que eu lembro de cabeça.

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Igor Mendonça
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José A. Machado
MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 12:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Olá Igor,

desde já, agradeço pela atenção.

um abraço.

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José A. Machado

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PauloRS
MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 4:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá a todos,

Neste fim-de-semana, num posto de estrada o gerente falou-me que o Prolonga é recomendado para motores consados, confirmando o que consta no rótulo. Citou, ainda, o caso de um proprietário de camionete diesel, já com problemas de motor, que insistiu em usá-lo e sequer conseguiu arrancar do posto. Exagero ou não, fica o registro.

Abs,
Paulo

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Paulo
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POGGIAN
MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 7:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 25 de Setembro de 2007
Mensagens: 128
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Olá pessoal!
Estive me informando com um mecânico muito experiente quanto a colocação do bardhal no motor, ela deve ser com ele ligado e coloca-se o produto gradativamente para que o mesmo se misture com o óleo e ao mesmo tempo afine um pouco, imagine colocar um produto que é difícil até para sair do recipliente de uma vez com o motor parado. eu acho que tem sentido o que ele me falou. abraços!

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-POGGIAN-RIO DE JANEIRO-
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José A. Machado
MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 10:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
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Olá,

pelo que eu já ouvi e os depoimentos dos colegas, se alguem quiser engrossar o óleo do motor, não precisa desses produtos, é só colocar óleo 90 ou 140..., Nào sei se dá o mesmo efeito.
parece que o bardhal e outros, colam nas paredes do motor, por ex.: carcaça e peças, acho que daí vem o problema de entupimento das canaletas de lubrificação, sem contar o esforço maior a bomba de lubrificação.
eu acho que aditivos foram feitos só pra quebra galho, Ex.: você não pode abrir o motor porque tá finalizando um trabalho e não pode parar o carro, se esse for de trabalho, se não, tá um pouco apertado ($$$$) e só pode no mês seguinte etc....

quero deixar claro que não sou contra quem usa e nem contra os aditivos, devem ter algum fundamento que ainda ninguem e nem os próprios fabricantes não explicam com claresa, só falam que prolonga a vida do motor, pra nós termos essa confirmação teremos que usa-los do início ao fim da vida do motor, então até lá, consumiremos muito aditivos. aliás, pagaremos pra vê.

é só uma opinião.

abraços

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José A. Machado

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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Dez 06, 2007 2:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Poggian e demais,

Realmente, o gerente citou que o Prolonga deve ser adicionado com o motor quente e aos poucos. Esse talvez tenha sido o erro cometido no caso que ele mencionou.
Quanto a adicionar outro óleo mais viscoso, lembrem-se que se for para engrenagens ele terá outra aditivação e poderá prejudicar o motor. Outra coisa: aumentar a viscosidade do óleo é uma coisa e aditivação é outra. Além do que o Igor esclareceu, já na década de 70, a literatura mencionava aditivos como o grafite e o bissulfeto de molibdênio, que aderem ao metal, para reforçar a capacidade de escorregamento do óleo.

Abs,
Paulo

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Paulo
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Marco62
MensagemEnviada: Dom Dez 16, 2007 1:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 16 de Dezembro de 2007
Mensagens: 1
Localização: Jaboticabal

Olha, nao posso garantir que o Bardahl seja bom para o motor, mas ja vi alguns fatos impressionante com o Bardahl.

Rolamentos que estao roncando mesmo engraxados, ficam silenciosos se for adicionado um pouco de bardahl na graxa.
Vi tambem aquele teste de demonstraçao da bardahl feito em uma maquininha que realmente é de cair o queixo. Oleo puro, sem bardahl, quando se aperta a alavanca contra o cilindro, o cilindro freia. Adicionando um pouco de Bardahl ao oleo nao é possivel frear o cilindro mais.
Eu acho que eu ja tive provas suficientes pra creditar que bardahl é realmente um tremendo aditivo, nao é cascata.
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José A. Machado
MensagemEnviada: Seg Dez 17, 2007 11:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Olá Marco,

não, que ele faz deslisar melhor, não tenha dúvida, eu concordo, só que eu tenho dúvida é se ele não entope as canaletas de fluxo de óleo, que são bem finas.

abraços

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José A. Machado

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