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Motor S10 2.2 EFI estava esquentando -> SOLUÇÃO |
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Autor |
Mensagem
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leofs |
Enviada: Seg Nov 12, 2007 9:34 am Assunto: Motor S10 2.2 EFI estava esquentando -> SOLUÇÃO |
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Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
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Após a retifica do cabeçote da S10 2.2 (gasolina apenas), a mesma começou a esquentar MUITO. Por ser o segundo carro que após retifica de cabeçote esquentava muito, não estava acreditando q poderia ser causado por algum procedimento errado durante a retÃfica.
O ventilador elétrico do radiador estava/está funcionando perfeitamente e ligando qd a temperatura passava os 3/8 do mostrador (como ja o fazia antes da retifica).
Li e reli diversos post aqui no fórum de pessoas que estão/estavam tendo problemas bem parecidos com o meu e juntei todos os dados e resolvi por a temperatura na faixa normal. Isso me tomou 2 dias de tentativas e erros
Ao final, o q funcionou foi:
1 - limpeza do sistema de arrefecimento --> usei apenas MUITA agua pra circular e retirar a ferrugem existente.
2 - desmonte e limpeza da válvula termostática (o ideal seria a troca, mas era domingo e a autopeças q costumava abrir, me deu bolo) -> desconfio q com o tempo q ela ficou sem o contato com água durante a retÃfica ela passou a travar.
3 - Uso de fluido para radiadores no sistema --> coloquei na proporção recomendada pelo fabricante (BR). A oficina tinha usado apenas água. E eu tb tinha usado nas primeiras tentativas de completa-lo.
Pra completar o sistema fiz o seguinte:
Com a váltula termostática removida, peguei um funil e completei com a mistura até onde começou a vazar um pouco (diretamente no bloco do motor). Como a válvula nao era nova ( o o'ring estava mais pra lá q pra cá) usei silicone de alta temperatura pra vedar. Depois de montado o sistema, acabei de completar o sistema.
Com o veÃculo ligado, verifiquei que não existia vazamentos, então deixei funcionar até que o ventilador fosse acionado, fiquei de olho no termometro, + - 3/8 ele entrava em operação e a temperatura caÃa até 1/4, qd ele era desligado.
Fiz os teste:
a) "sem pisar" (sem e com ar cond) = OK
b) "pisando" (sem e com ar cond) = OK
c) engarrafamento (sem e com ar cond) = OK
d) ladeira "puxada" de 4km = OK
Obrigado a todos pelas dicas postadas em outras conversações.
obs: impressionante como o preço do fluido pra radiador varia de posto pra posto (de 17 reais a 27 os da BR 1 litro) e o Bardal (500ml) na mesma faixa! _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
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