Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 S-10/Blazer com trac-lok « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Bianor
MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 7:24 pm    Assunto: S-10/Blazer com trac-lok Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Prezados colegas foristas, imbuido do mais profundo desejo de informá-los sobre as mais recentes gambiarras feitas na minha Blazer 2.8 atentando contra o meu saldo bancário, vamos lá.
Adquiri junto a Fox autopeças em Joinvile um diferencial completo de uma S-10 2.8 2006 com pouco uso.
O diferencial pago e enviado para a concesionária chevrolet em Campos RJ custou R$1950. Até que não foi caro considerando o estado semi-novo do mesmo.
Os problemas são quem vai desmontar tudo e colocar no diferencial que estava na Blazer? Visto que os suportes da molas são diferentes e os da barra estabilizadora inexistentes, como não queria mexer com soladas, resolvi desmontar tudo.
O mexanico pé sujo não achei bom arriscar pois já tinha entrado pelo cano na troca do retentor traseiro do MWM 2.8. Dai resolvi ir parar na boca do Jacare de estimação da GM. Sr. Alair da Green lá de Campos RJ.
No final o distinto cavaleiro cobroum-me R$1530 e ainda ficou de montar o antigo e vende-lo como pagamento da mão de obra da revisão de 90000km.
Estou usando o mesmo e depois posto as impressões mas ai vão as fotos, divirtam-se:



















Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ANTONINI
MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 8:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 93
Localização: VITORIA

CARAMBA!! tambem quero!!
Bianor, estou curioso para saber o resultado. Sofro com um diferencial comum. Meu sonho e fazer o mesmo.

aguardo anciosamente.....

Abraço

_________________
Amassando o tapete!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Bianor
MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2007 6:45 pm    Assunto: Resultados Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Prezados quando montei o conjunto o diferencial estava parado, por isso quando elevado tentei girar uma roda e as duas giravam junto, era o que eu esperava. Depois de andar ums 100km em casa elevei o eixo traseiro e girei a roda e surpresa conseguia girar com a mão independente uma das outra. Pensei que os discos de fricção estivessem ferrados. Estou cotando um conjunto de discos novos que custam R$600 na conscesionária e R$250 no paralelo. Tenho duvidas da quantidade de discos que a GM usou, 6 ou 8 conjunto de discos.
Observando no site do Bestcarswebsite onde dissseram que a GM só usou 20% da capacidade de bloqueio que pode chegar a 32%.
Lendo o artigo do Sr. Franco da Ensimec pensei que eles usaram uma carga menor das molas de pre-carga.
Apesar de girar com a mão a roda, em várias situações em que acelerava em curva ou em reta e percebia que o torque ia todo para uma roda só não acontecem mais. Até a arrancada em piso plano cantam os dois pneus e não mais um.
Ou seja existe uma atuação dos discos mas parece que amola de pre-carga está fraca.
Observando o manual de serviço ele deveria resistir ao torque de 38kgf e quando baixar de 12kgf deveriam ser trocados os discos, isto é o torque aplicado para girar uma roda independente da outra.
Agora estou pensando no que fazer.
Abaixo transcrevo o artigo citado:

"Aqui nasce o engano sobre bloqueios LSD, pois a grande parte dos interessados acredita que a fricção é gerada exclusivamente pela ação das molas, que mantém os cones ou discos no lugar. De fato, as molas nestes diferenciais servem para gerar uma pré-carga nas superfícies de atrito e assim geram uma torque de bloqueio inicial, porem muito baixo. Este valor inicial não chega a 3% da pressão que é gerada durante o transito do veículo. O que efetivamente gera a pressão sobre as áreas de fricção é a força gerada pelo ângulo de pressão dos dentes das engrenagens cônicas. Ao aplicar torque à carcaça do diferencial, este é transmitido através dos eixos das satélites as satélites, que por sua vez transmitem através dos dentes às planetárias. Neste instante, a inclinação do plano de pressão dos dentes é que vai definir quanto do troque aplicado gerar pressão sobre as áreas de atrito e com isso torque de bloqueio.

As molas provocam um estágio de atrito inicial, a partir do qual cresce a pressão gerada pelas engrenagens. Quanto mais alto esta pressão inicial destas molas, mais rapidamente o atrito alcança valores que tornam o diferencial “bloqueadoâ€. Mas isto trás um outro lado: dificuldade de manobra e desgaste prematuro das superfícies de fricção. Então não adianta subir demais com a pré-carga que o beneficio não compensa a desvantagem. "
Sr. Franco da Ensimec
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2007 11:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

O texto deixa claro que a pré-carga é mínima, e a blocância vem quando há torque no cardan. O teste parado é mera referência, o bloqueio vem quando se acelera engrenado.
_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB