Autor |
Mensagem
|
bueno |
Enviada: Qua Abr 09, 2008 3:53 pm Assunto: ventilação interna da S10/97 |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 8 de Abril de 2008 Mensagens: 3 Localização: Curitiba-pr
|
Olá pessoal!. estou com um problema na ventilação interna da minha S10
Já fiz uma pesquisa sobre este assunto e não achei uma resposta satisfatória. O ventilador interno parou de funcionar após fazer um ruÃdo forte( zumbido). Pois bem, verifiquei todos os fusÃveis e relés. e não consegui identificar qual é o responsável pelo acionamento desta ventoinha. Não há energia no terminal caracterizando que existe alguma interrupção ou por fúsÃvel ou por relé. Se alguém puder me dar alguma dica eu desde já agradeço. |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Qua Abr 09, 2008 7:21 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
|
Olá Bueno,
Uma das primeiras coisas que você pode fazer é verificar a tomada que leva eletricidade ao ventilador, ela é uma tomada redonda que fica no lado do passageiro no cofre do motor, logo atrás do módulo de injeção eletrônica. Esta tomada costuma derreter quando está com mal contato, e por conseqüência o ventilador diminui sua velocidade e para.
Outra possibilidade seria desmontar o ventilador, nesse caso você terá que remover o módulo de injeção e soltar os parafusos (acho que 4 ou 6) que o seguram, testar na bateria do carro, caso esteja funcionando o problema pode estar no botão do painel do carro, caso não funcione, é bom levar num eletricista para ver se ele conserta, pois as vezes é o induzido que queimou.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
leofs |
Enviada: Qua Abr 09, 2008 8:48 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
|
O relé da ventilação interna fica dentro do cofre do motor do lado direito, lá existem 4 relés. É o relé mais próximo ao a parede corta fogo. _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
|
|
 |
bueno |
Enviada: Qui Abr 10, 2008 10:05 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 8 de Abril de 2008 Mensagens: 3 Localização: Curitiba-pr
|
Olá MachadoSL e Leofs, fico muito agradecido pelas dicas. Vou verificar e depois conto o resultado
grande abraço. |
|
|
 |
bueno |
Enviada: Seg Abr 14, 2008 12:50 pm Assunto: |
|
|
|
Oi pessoal, seguindo as orientações dos colegas leof e machadosl consegui resolver meu problema. Era o rele que queimou em função da ventuinha ter travado por poeira e graxa resecada. Substituà o rele e desmontei a ventoinha fazendo uma boa limpeza e lubrificação. Agora a refreigeração esta 100%. Mais uma vez agradeço pelas dicas. |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Seg Abr 14, 2008 5:53 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
|
Beleza, com isso poupou um bom dinheiro de "mechanico" hehehehe
Qualquer coisa é só perguntar.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
|