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César Oliveira |
Enviada: Seg Mar 16, 2009 11:00 pm Assunto: DOT-3 OU DOT-4, QUAL USAR NA D-20? |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Andei lendo alguns tópicos e me surgiu uma duvida, no manual da minha D-20 o fluido recomendado é o DOT-3, li alguns relatos de que se trocou o fluido pelo DOT-4, qual o resultado prático desta substtuição? gostaria de algum relato se possÃvel do que melhorou ou piorou, a concepção do sistema para DOT-3 sofre algum beneficio com o uso do DOT-4 ou prejuizo? no final vale a pena trocar o DOT-3 pelo DOT-4? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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pspassos |
Enviada: Ter Mar 17, 2009 12:38 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007 Mensagens: 602 Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO
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DOT 4 eh evoluçao do DOT 3, pode trocar sem problemas... mas sangre todo o sistema antes, nao misture os dois.... _________________ '95 BMW ///M5
'99 Silverado Conquest 4.2 TD
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Mar 17, 2009 5:38 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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OLá
Lembrando que na epoca do D-20, não existia DOT4, nem 85W140 para diferencial.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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César Oliveira |
Enviada: Ter Mar 17, 2009 7:50 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Entendo, pode trocar sem problema, mas na pratica o que muda no sistema? pelo que entendo por evolução ele proporciona beneficios, quais seriam eles? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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pspassos |
Enviada: Ter Mar 17, 2009 8:07 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007 Mensagens: 602 Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO
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Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestÃgio do antigo. O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor. Ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é atualmente o fluÃdo básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas caracterÃsticas como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higroscópicos). O DOT 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas caracterÃsticas dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.
Os fluidos DOT 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi idealizado para uso em veÃculos militares em meados da década de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos. Esses fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexÃveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.
Fonte: http://www.rcamoto.com.br/faq.htm _________________ '95 BMW ///M5
'99 Silverado Conquest 4.2 TD
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Mar 17, 2009 8:12 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá,
Eu utilizo fluido de freio DOT 5 da marca TRW na D20. Nos demais veiculos aqui de casa, utilizamos DOT 4 em tudo, inclusive nos sistemas de embreagem hidraúlica.
Deixei de utilizar DOT 3 a muito tempo.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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pspassos |
Enviada: Ter Mar 17, 2009 9:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007 Mensagens: 602 Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO
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Rodrigo Luvison escreveu: |
Olá,
Eu utilizo fluido de freio DOT 5 da marca TRW na D20. Nos demais veiculos aqui de casa, utilizamos DOT 4 em tudo, inclusive nos sistemas de embreagem hidraúlica.
Deixei de utilizar DOT 3 a muito tempo.
Abraços |
Rodrigo,,, DOT 5 eh a base de silicone.... nao seria Dot 5.1 nao?
dot 5, alem de nao pode misturar com os demais a base de agua, ele tem o grande impecilio de que quando tem agua no sistema, ele concentra ela na parte baixa, que geralmente sao as pinças.... vc vai freiar, vai esquentar,a agua vai ferver e vc vai perder o freio instantaneamente....
deve ser 5.1, certo? _________________ '95 BMW ///M5
'99 Silverado Conquest 4.2 TD
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César Oliveira |
Enviada: Qua Mar 18, 2009 6:32 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Em uma frenagem eu consigo perceber alguma diferença ? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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FredericoFreire |
Enviada: Qua Mar 18, 2009 6:53 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
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Não... com apenas uma frenagem não ser percebe nem a diferença do DOT-3 pro DOT-5.1 _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
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PauloRS |
Enviada: Qui Mar 19, 2009 4:11 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá,
Pode ser que se perceba diferença somente em situações de muito esforço, em veÃculos de maior desempenho.
Eu só mexeria nisso caso fosse fazer revisão nos freios, já que há incompatibilidades entre fluidos. Ainda há o problema de numa emergência não se achar o DOT 4 ou acima.
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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pspassos |
Enviada: Qui Mar 19, 2009 10:06 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007 Mensagens: 602 Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO
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vc acha Dot 4 com a mesma facilidade que acha Dot 3..... e eu nao vejo mais pq usar Dot 3 hj em dia.... nominimo Dot 4.... _________________ '95 BMW ///M5
'99 Silverado Conquest 4.2 TD
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César Oliveira |
Enviada: Qui Mar 19, 2009 11:56 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Na pratica do dia dia, tanto faz o DOT-3 ou DOT-4, pelo menos foi o que acabei concluindo, se for trocar por DOT-4, só vou ter mais trabalho de eliminar todo o DOT-3 do sistema, em termos de vantagem se existe é imperceptivel a principio não altera nada no uso normal do carro. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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pspassos |
Enviada: Sex Mar 20, 2009 12:30 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007 Mensagens: 602 Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO
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César Oliveira escreveu: |
Na pratica do dia dia, tanto faz o DOT-3 ou DOT-4, pelo menos foi o que acabei concluindo, se for trocar por DOT-4, só vou ter mais trabalho de eliminar todo o DOT-3 do sistema, em termos de vantagem se existe é imperceptivel a principio não altera nada no uso normal do carro. |
pra quem viaja e pega trechos de serra faz diferença grande sim.....
pra quem tem o peh mais pesado um pouco dentro do transito da cidade, tambem tem diferença sim.....
pra quem anda muito pesado sempre, tb tem diferença..... _________________ '95 BMW ///M5
'99 Silverado Conquest 4.2 TD
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PauloRS |
Enviada: Sex Mar 20, 2009 3:31 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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pspassos,
O DOT-3 se acha em qualquer posto, já o DOT-4, não. Já precisei completar o fluido, pois vazou quase tudo na estrada, e só tinha o DOT-3.
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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César Oliveira |
Enviada: Sex Mar 20, 2009 8:55 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10300 Localização: Rio de Janeiro
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Já troquei o fluido do sistema, usei o DOT-3 pois o uso que dou ao veiculo não se enquadra em nenhuma das situações citadas pelo colega pspassos. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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