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coletor de admissão |
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CHEVY POWER |
Enviada: Dom Mar 02, 2008 8:39 pm Assunto: coletor de admissão |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Março de 2006 Mensagens: 216 Localização: São Paulo
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Caros amigos, estamos fazendo alterações no motor 261 da Brasil. estamos pensando em colocar uma tripa carburação, e para isso teremos que modificar os coletores, já avisando que não buscamos potÊncias elevadas, e sim, uma melhor otimização do motor que como todos sabem os 6 c sofrem muito com alimentação., bem, qual o efeito daquela borboleta entre o coletores? no caso de elimina´-la, traria alguma alteração ? |
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Sekiya |
Enviada: Dom Mar 02, 2008 9:04 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Uia!
Que carburadores serão instalados? Acho que mesmo não querendo, vai aumentar bem a potência...
Realmente os motores 6 cilindros sofrem com esse problema, mas eu já li que existem preparadoras que fazem uma espécie de equalização que visam minimizar esse problema e realmente conseguem sem mexer muito. Outro detalhe que já comentaram é que o 261 não aguenta muito "upgrades".
Essa borboleta citada é um defletor dentro do coletor? _________________ Abraços
Eduardo |
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FlavioD10 |
Enviada: Qui Mar 06, 2008 12:57 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 24 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 26 Localização: Interior de São Paulo
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Já penei um bom tempo em 6 cilindros 250 e 261.
O 261 Brasil é um motor de giro mais baixo, potência máxima em 3800 rpm. Quando se coloca 3 carburadores, aumentamos muito a área de passagem. com comando original, em giro baixo isso é ruim, pois diminui a velocidade do escoamento e portanto o enchimento dos cilindros.
Em giro alto, melhora-se o enchimento devido a menor queda de pressão no coletor pois a capacidade volumétrica dos carburadores aumentou.
Já tive 3 solex 40 simples em um Opala com comando baixo, ficou ruim, pior que uma DFV dupla. E o 261 não vai girar na alta.
Na minnha Veraneio fiz o seguinte:
Coletor original de ferro: fiz um trabalho na entrada do coletor, tirando os cantos vivos e fazendo uma curvatura suave indo pros 2 lados para o centro. Lixei o coletor por dentro com tiras de lixa, e ajustei a área de contato com o cabeçote, usando pasta azul para checar e não deixar "bordas". Fechei o aquecimento inferior que vinha do coletor de escape, para não aquecer muito o coletor de admissão.
Carburador original: coloquei um flange de 25 mm entre o coletor e o carburador, em nylon. Feita sob medida uma pequena corneta na entrada do carburador.
Aumentei o difusor (venturi) para 37 mm, curvatura suave e polido , afinei as bordas da borboleta e eixo, lixei toda a parte de entrada do carburador, eliminando arestas. Ajuste muito fino de nÃvel de bóia e giclagem, e ajustado entre a base do carburador, flange e coletor.
Cabeçote: durante a retÃfica do motor rebaixado 1 mm.
Essas mudanças, embora simples, melhoraram bastante o comportamento do motor. Tanto que coloquei o diferencial 13x41 da D10 e a Veraneio tem força. Esta semana esta instalando o câmbio 4 marchas da D10.
Poderia ainda ser feita uma melhoria no cabeçote, com ângulos das válvulas, equalização de câmaras, etc. E talvez adaptar um coletor para o DFV ou outro carburador duplo. Mas teria que fundir um coletor especial, ou fazer em chapas soldadas.
Mas 3 carburadores neste motor em não acho a melhor solução.
Por exemplo instalar o 4800 dos caminhões daria sim muita força. _________________ D10 81/82 chassis longo c/ carroceria de madeira, hidráulica, 4236 turbo .42, câmbio 5 marchas, diferencial 15x39.
Veraneio 74 |
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FlavioD10 |
Enviada: Qui Mar 06, 2008 1:03 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 24 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 26 Localização: Interior de São Paulo
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Mais uma coisa:
é possÃvel instalar uma injeção eletrônica neste motor 261, pena que é caro.
Ou então coloca uma Weber 40, aà sim se alimenta muito bem o motor sem os incômodos dos 3 carburadores. _________________ D10 81/82 chassis longo c/ carroceria de madeira, hidráulica, 4236 turbo .42, câmbio 5 marchas, diferencial 15x39.
Veraneio 74 |
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