Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Consumo Q20b em Velocidades « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Luiz A Alves
MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 3:38 pm    Assunto: Consumo Q20b em Velocidades Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Julho de 2006
Mensagens: 26
Localização: Londrina

Pessoal, gostaria de saber se tem diferença de consumo no motor Q20B turbo em velocidade até 80KM/h e superior a isso... e outra pergunta é se tiver com ar condicionado ligado nas mesmas velocidades? e também qual consumo médio na cidade e cidade/estrada? Ah utilizo um câmbio eaton da silverado 5a driver e diferencial 13/41 da D20... o veículo é uma veraneio 88 modelo antigo..

Grato no momento...

Luiz A Alves
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 6:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Estes parametros são dificeis de ser comparado.

Pois cada um tem o seu jeito de dirigir.

A maior vantagem de carro turbo é prazer de dirigir, sem passar raiva. (muita)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 9:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

O consumo do Q20B com turbo (TB 4125) vai depender de como está a regulagem da bomba injetora, no meu caso está fazendo entre 7- 7,5 km/L, mas a bomba está com o débito praticamente no limite.

Bem regulado faz uns 8,5 Km/L, andando à 120Km/h.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 12:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá a todos,

Também tenho essa dúvida do Alves. Uma D20 com Q20B aspirado, entre 80 e 90 km/h, faz de 11,5 a 12,5 km/l, pela minha experiência. Com uma turbina correta, deve fazer pelo menos 1 km/l a mais, se bem ajustada, pela melhora na eficiência do motor.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 1:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Acho impossível turbinar (pode ser qualquer modelo de turbo) um Q20B e ficar mais econômico.

Com a melhor opção de turbo, dando um rendimento favorável, e se fizer 10km/L pode levantar as mãos para o céu!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 2:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá Martinelli,

Ainda "no ar"?
Olha, nenhum instalador aposta em maior economia, porque a maioria quer ainda mais rápido. Mas o turbo extrai mais torque e potência do melhor enchimento dos cilindros e no aproveitamento do calor que no aspirado é jogado fora "de graça" pelo cano de descarga. Isso é um terço do calor do motor. Então, em teoria, fica mais econômico...Aliás, lembrei agora da 1.a F1000 turbinada de 1992, que era bem mais econômica que a aspirada (revista Oficina).

O ex-dono da minha primeira D20 1989 aspirada, segundo seus controles de consumo, fazia essa média de 8,5 km/l que você citou. Êle andava sempre "no mau tempo", porque comigo ela passou a fazer de 10 a 12 km/l, normalmente.

Por isso, têm razão quem afirma que é o consumo é muito variável...

Abs
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
peembaixo
MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 4:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Uma vez emprestei a C14 motor 4236 aqui de casa para um amigo ir de São Paulo até Limeira. Com ele a picape fez uma média de 11km/l. Comigo, quando fui para Londrina no Paraná, ela fez 8km/l. Na cidade faz 6km/l. Agora o porquê que comigo ela bebe mais eu não sei. Vai verela acha o meu amigo mais bonito! hehehehe!
_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ALEXANDRE COSTA VALENTE
MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2007
Mensagens: 158
Localização: RIO DE JANEIRO - RJ

A minha é D20 CD Q 20B4 turbinada 87 e sempre ando no máximo a 100 km/h na estrada e faz em média 12/13 km/l e 10 km/l na cidade , mas sempre ando devagar , até porque o carro é pesado e dificil de freiar com o freio original .
_________________
ALEXANDRE VALENTE - RJ
ADORO MINHA D20
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 6:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Os meus relatos é em velocidades de 120Km/h para mais, para andar à 80Km/h não precisa de turbo, o Q20B dá conta do recado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ALEXANDRE COSTA VALENTE
MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 7:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2007
Mensagens: 158
Localização: RIO DE JANEIRO - RJ

Realmente , ao observar no manometro , nas descidas e no plano o turbo não entra , mas é nas subidas que se sente a diferença ao se manter a mesma velocidade , minha meta é segurança e economia e mesmo afuindando o pé não consigo passar de 125 km/h .
_________________
ALEXANDRE VALENTE - RJ
ADORO MINHA D20
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 9:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O turbo é para deixar o motor mais forte, Potencia = + Ar + Diesel.

Na epoca do racionamentos (veloc max nas rodovias 80 km/h) a minha D-10 turbo fazia uns 12 ~ 13.

Mas a 120 deve ficar na faixa de 8 ~10. velocidade constante (subidas tb a 120)

Mas vc tem q considerar tb o tempo da viagem.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 4:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá pessoal,

Martinelli, você mesmo diz que a sua bomba está bastante aberta e você anda rápido, logo não tem economia. Mesmo a 80 km/h, o turbo já dá diferença, mas a principal é nas subidas de serra, onde o aspirado é sofrível. A literatura da década de 70, falava que os turbos acrescentavam de 0,25 a 0,50 kg, o que já era significativo...

Peembaixo, a explicação não está na beleza mas no no seu próprio apelido...

Alexandre, o meu propósito também é segurança e economia. Por isso, estou atrás de uma turbina "do tamanho do meu bolso" e pretendo colocar um manovacuômetro para indicar quando a turbina estiver ativando ou "segurando" o motor. Aliás, a turbina está escolhida a tempos, falta só aparecer alguma nova ou usada, com preço camarada.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 1:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Paulo, eu já tive regulagem que o turbo pressurizava somente 0,5 kgcm2 à 2500 rpm o que era muito ruim, pois em quinta marcha precisava estar a 120Km/h para obter esta pressão, então ao turbinar escolha uma opção que gere os 0,5 kgcm2 em rpm´s mais baixos e pressões mais elevadas vc controla no pé.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 4:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Hoje temos as turbinas melhores, mas na epoca decada de 80 não existiam turbos espertos, só montrengos derivados de caminhão.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Pois é Kiko, lembro quando meu Vô comprou um Kit turbo para a D-10 (década de 80), só pressurizava 0,4 Kgcm2 isso no limite do giro do motor!

Interessante que na época o kit vinha com todo o conjunto de escape, todo em 3" e com silencioso do tipo "turbo".
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB