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 Chip de potência « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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leofs
MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 10:48 am    Assunto: Chip de potência Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Alguem tem experiência prática com os resultados do uso de um "chip de potência" (chip remapeado) em carros a gasolina?
Existem algumas ofertas de chips remapeados que dariam aumento de 5% a 10% de aumento de potência do motor.

obrigado

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Leo

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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 3:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Leo, dizem que funciona.
Mas lembro-me de uma reportagem realizada pela revista 4Rodas em que "chiparam" uma Parati 16V e na pista a coisa nada mudou... até piorou. Sinceramente eu não acredito em ganhos de 5 a 10%. É muita coisa trocando apenas um chip.

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Abraços
Eduardo
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leofs
MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 6:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
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Localização: Rio de Janeiro / RJ

Obrigado Sekya,

Vou dar uma procurada nessa reportagem.

abraços

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Leo

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Fernando furini
MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 8:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Chip dá diferença sim. Mas em motor 1.0 é claro que vai ser quase que imperceptível.
Tem casos em que pode aumentar cerca de 10 cv, mas eu não mexeria nisso. Acho que não vale a pena.
Rebaixar o cabeçote acho que sai mais barato e o resultado é bem melhor.

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Fernando Furini
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leofs
MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 9:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Obrigado Fernando,

Um chip custa no maximo 250 pratas (a média é de 100).

abraços

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Leo

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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Sex Abr 18, 2008 5:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6749
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Apesar de não entender muito disso vou dar minha opinião:
se é possivel melhorar o motor do carro somente com um chip pq os carros ja não sairiam de fabrica com essa regulagem???

[]'s

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Fernando furini
MensagemEnviada: Sex Abr 18, 2008 5:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
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Petrus Veldt escreveu:
se é possivel melhorar o motor do carro somente com um chip pq os carros ja não sairiam de fabrica com essa regulagem???

Primeiro, vamos entender do que se trata o chip de potência: O preparador altera os mapas de injeção e ignição, ou seja, adianta o ponto, aumenta o tempo de injeção, mexe na rotação de corte (opcional), pode mudar só o ponto ou só o tempo de injeção, pode mudar só em baixa, só em alta, pode mudar sempre... Como quiser.
Só que nisso aí, entram algumas questões: Os níveis de poluição vão pro espaço! Mesmo que não seja visível, o escapamento se transforma numa verdadeira chaminé. O consumo fica mais elevado e em alguns casos, o carro que funcionaria bem em Porto Alegre ficaria péssimo no Ceará, por conta do ponto de ignição estar no máximo avanço possível.
No ajuste original, levam-se em conta o consumo, funcionamento adequado em diversas altitudes e temperaturas, emissões de poluentes, retíficas futuras... Pra tudo sempre há uma boa margem de segurança. E é aí que o chip trabalha, ele diminui (ou até elimina) essa margem de segurança. Se deixar o ponto muito avançado e usar gasolina podre, vai ocorrer a detonação. Daí muda de gasolina e não acontece... Enquanto que o original é feito pra não deixar a detonação acontecer nunca.
Ficou simples?

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flexnet
MensagemEnviada: Dom Mai 11, 2008 11:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Abril de 2008
Mensagens: 48
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Fernando Furini, vc comentou sobre rebaixar o cabeçote, quais são os resultados ? isto reduz a vida útil do motor ? qual o custo médio para este serviço.
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Sekiya
MensagemEnviada: Seg Mai 12, 2008 11:51 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 2979
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Flexnet, rebaixar o cabeçote aumenta a taxa de compressão, aumentando a "potência" da explosão da câmara de combustão. Aumentando dentro dos limites estruturais do motor não danifica em nada e nem reduz a vida útil.

A maior taxa resulta em uma melhor queima da mistura ar-combustível, extraindo maior potência.

Um bom exemplo é o GM Celta 1.0 que antes tinha 60cv e com o mesmo motor, alterando a taxa de compressão a potência saltou para 70cv.

O custo é igual ao empenar um cabeçote por superaquecimento: M.O da retífica + jogo de juntas.

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Abraços
Eduardo
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flexnet
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2008 11:43 am    Assunto: CABEÇOTE Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Abril de 2008
Mensagens: 48
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Mas se rebaixar o cabeçote, não comprometeria a vida útil dos pistões e aneis ? é verdade q se rebaixar e usar alcool a potência melhora ainda mais ?
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2008 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Não compromete nada, caso seja respeitado os limites do motor e do combustível a ser usado.

P.ex.: se um motor a gasolina tem taxa de 8,5:1 ou 9:1, daria para aumentar para 10:1 sem problemas, usando gasolina ainda, precisando regular o ponto de ignição. O problema é que é preciso calcular bem para se chegar a determinada taxa e a maioria das pessoas não pensam no cálculo e sim na quantidade de altura a ser retirada em milímetros (e em excesso). Aí pode dar problema sim, como não ter espaço suficiente para as válvulas, etc.

Se a taxa subir muito, não terá como usar gasolina sob o risco de pré-ignição. Neste caso fura o pistão mesmo. Aí o jeito é usar o álcool. Desta forma a maior potência vem do álcool combustível e não simplesmente do aumento da taxa de compressão. Teoricamente se um motor a gasolina conseguisse trabalhar na mesma taxa do álcool (sem artifícios dos flex) a potência seria maior ainda.

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Abraços
Eduardo
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flexnet
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2008 1:09 pm    Assunto: cabeçote Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Abril de 2008
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estava pensando num turbo, só pra dá mais pressão em ultrapassagem, porque na cidade num dá pra andar mesmo.... entre o turbo e o cabeçote rebaixado o q vc acha ?
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2008 1:46 pm    Assunto: Responder com Citação



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Acabei de verificar a taxa do 2.4 e ela já é alta para uso na gasolina: 9,6:1
Aumentar mais acho que seria muito e poderia dar problemas. A não ser que o objetivo seja transformá-la para álcool. Fora isso lembrei de que a junta do cabeçote pode dar problemas pelo excesso de compressão. Caso for taxar o motor seria bom verificar um possível uso da junta do motor FlexPower - que tem mais taxa.

Entre o turbo ou taxar: sem dúvida nenhuma, melhor é turbinar. Melhora muito em todos os sentidos.
O problema do turbo é que precisa legalizá-lo (se quiser algo dentro do correto) e o seguro normalmente veta esse tipo de alteração.

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Abraços
Eduardo
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2008 3:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
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Olá.

A taxa de compressão da Flex é de 11,5:1, talvez consiga essa taxa também utilizando os sensores certos.
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umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Ter Mai 13, 2008 3:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Daniel Martinelli escreveu:
Olá.

A taxa de compressão da Flex é de 11,5:1, talvez consiga essa taxa também utilizando os sensores certos.


Mas aí, não só os sensores, mas também o módulo que os lê e modifica os
mapas.
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