Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Lavar Motor « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Abr 23, 2008 10:49 pm    Assunto: Lavar Motor Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Saiba mais sobre motores diesel

É necessário lavar o motor?

Muitos motoristas acreditam que lavar o motor do veículo contribui para sua durabilidade, mas a verdade é que o propulsor tem mais tempo de vida se não for lavado. Ao lavar o motor, principalmente equipado com sistema de injeção eletrônica, existe a possibilidade de entrar água nos conectores dos módulos eletrônicos, e isso pode ocasionar a queima de módulos e/ou componentes do sistema de injeção e até do filtro de ar. O risco de danos é ainda maior quando são utilizados jatos de água em alta pressão ou água quente. Além disso, lavar o motor quente com água fria também pode provocar trincas ou empenamentos de componentes.


Pode-se limpar o motor com auxílio de produtos químicos ou derivados de petróleo tais como ácidos de limpeza, óleo diesel, querosene ou óleo de mamona?

Não. Os derivados de petróleo comprometem seriamente as peças de borracha e plástico, além disso, os ácidos presentes nos produtos químicos atacam todo o motor, inclusive as proteções anti-corrosão das peças metálicas.

Caso não exista alternativa e seja necessário lavar o motor, siga estas recomendações:
- Espere o motor esfriar
- Cubra a entrada do filtro de ar e dos componentes e conectores elétricos
- Em seguida, aplique jatos de água morna em baixa pressão para remover a sujeira.

Fonte:
MWM-International noticias

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Klinger
MensagemEnviada: Qua Abr 23, 2008 11:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

chego a ter arrepios quando escuto essa de lavar motor. Mandei lavar o carro uma vez aqui perto de casa e o (um monte de palavrão) do lavador tacou agua no motor. Resultado final foi de uma chiadeira ridicula em uma polia e o rele do ar condicionado para acionamento da ventoinha queimou. Pergunta o que o dono do posto respondeu quando fui reclamar...

"Vc mandou da uma geral completa, foi o que eu fiz."



Me deu tanta raiva que nem tive ação de resposta só entrei no carro e me mandei.

_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Tigues
MensagemEnviada: Qui Abr 24, 2008 11:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Eu mantinha a rotina de levar o motor da C-10, toda vez q lavava a barca, ai qd fui regular o gnv o cara condenou na hora(o redutor chegou a mudar de cor), Gnv não pode ver agua. A partir dai não lavei mais o motor das duas.
_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Qui Abr 24, 2008 2:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal,
Bem eu tenho o hábito de lavar os motores de meus carros, já faço isso há bastante tempo, claro que evito de jogar água nas partes sensíveis do motor como alternador e distribuidor, sem falar no lugar onde ficam os relês. Agora, quando eu lavo eu aplico primeiro, com o motor morno ou frio, o Jimo desengraxante, aguardo de 4 a 10 minutos para o produto agir e depois jogo água, com pouca pressão junto aos sensores elétricos e com alta pressão no resto. Inclusive faço o mesmo tratamento na suspensão do carro quando necessário.
O problema de mandar fazer a geral nos postos de gasolina é que os caras não estão nem aí se alguma coisa queimar, afinal eles não entendem nada de carros.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Abr 24, 2008 2:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Eu também lavo os motores dos carros aqui todo o ano ou até mais vezes, não importando qual seja - com ou sem injeção eletrônica. Lavo sem dó - com o devido cuidado.
Todos aqui uso a lavadora de alta pressão e ainda com sabão em pó mesmo. Fica limpinho... e cheiroso... (só falta o amaciante).

Nunca tive problema algum em lavar o motor em si e em outras partes sujas com óleo (normalmente cabeçote, carcaça do câmbio, etc.). Evito jogar água com pressão no cilindro mestre, alternador e distribuidor e em conectores. O resto molho tudo.

Já lavei o motor do Fiat Marea que o posto se recusou a lavar. Nunca tive problemas. O único incidente foi com o Fiat Tempra 16V que tínhamos em que a água escorreu para uma das velas (centralizadas acima do cabeçote) e o carro falhava um pouco - sequei com secador e pano e tudo voltou ao normal.

Não sei porque o receio de lavar o motor - coisa que verifico em um monte de fóruns que visito. Tem gente que pega um paninho, uma esponja, escovinhas e fica limpando parte por parte... (coisa de monge).

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Qui Abr 24, 2008 3:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6750
Localização: Interior - SP

Eu lavo o motor quando ele está frio, jogo agua em baixa pressão e passo um pano, só isso

[]'s

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Fabio R
MensagemEnviada: Qui Abr 24, 2008 4:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Mai de 2007
Mensagens: 200
Localização: Dourados_MS

A gente manda lavar o motor a cada 7,8 mes e nunca deu problema nenhum.....vlw
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Abr 24, 2008 10:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Eu tb mantenho motor limpo, pelo menos para detectar anormalidades como vazamentos.

Nunca tive problemas.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sáb Abr 26, 2008 11:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Eu lavo os motores dos meus carros. Mesmo Tempra 16v e Tempra Turbo. Basta ter cuidado com os módulos de injeção e ignição, no Tempra 16v e turbo, tem que retirar a tampa das velas e enxugar.
Óleo misturado com terra, forma uma pasta que desgasta peças móveis.
Sinceramente, motor não foi feito para trabalhar sujo. Mas também não precisa exagerar. Para a maioria das pessoas lavar uma vez a cada seis meses ou até mesmo um ano resolve. Mas tem que saber lavar.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Tigues
MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 2:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

vcs me convenceram lavei o motor da ranger, mas bem devagarinho, Wap nem pensar, so pincel e detergente neutro e mangueira.
_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Marcus
MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 6:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Detergente é derivado de petróleo ?! Qual sabão poderia ser utilizado ?! Estou qrendo dar uma lavada no motor da D-20... andei indo pra fazenda com ela, e a tampa de valvula, curva da admissão... e mais algumas partes estavam com óleo, pois ela estava na oficina, e por mais q o kra limpasse a mão, sempre fica alguma coisa aderida.... pensa numa imundisse q ficou.... a terra daqui tava q nem pó de café... com uns quase 10cm acumulado nas estradas... ehehehhehe Very Happy
Só de bater o pé no chão ja levanta poeira... Very Happy

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Diego Dalmolin
MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 6:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Agosto de 2007
Mensagens: 146
Localização: concordia SC

Marcus escreveu:
Detergente é derivado de petróleo ?! Qual sabão poderia ser utilizado ?! Estou qrendo dar uma lavada no motor da D-20...
Abraços,
Detergente de cozinha sao quase todos dodecil benzeno ssulfonato , otimo pra gordura , nao muito pra oleo mineral ... bom mesmo seria um a base de nonilfenol etoxilado combinado com solvente organico se encontrar um assim eh esse mesmo qe limpa ...
_________________
F250 XLT MWM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 8:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Lavar motor ???
Eu quase nem sei o que é lavar o carro quanto mais o motor. Tudo que é possivel fuçar eu fuço procuro sempre estar com o veiculo em ordem mas a preguiça de lavar é tão grande quanto o carro. Mas quando não há mais como evitar (como foi ontem) são tres horas de banho e um cansaço de tres dias.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Marcus
MensagemEnviada: Seg Abr 28, 2008 12:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Ehehehehhe.... oloco adalberto... Very Happy Very Happy eu não tenho lavado tanto a D-20 pq temos ido meio direto pra fazenda... dae acaba não compensando... tenho limpado mais dentro que fora... Smile

Aqueles shampoos amarelos neutros para máquinas agrícolas deve ser para isso né ?! Se tiver motor com o jato + reservatório para aplicar ele, deve ficar bom... Very Happy Very Happy Nossa, rende pacas aquele shampoo... pior que da trabalho pra sai da mão depois... Shocked

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Abr 28, 2008 6:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Na parte gordurosa uso querosene.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB