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 Lavar Motor « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 10:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Pessoal,

Também sou contra pulverizar melecas por baixo do carro. Além de não limpar, pois o óleo (ou o produto), apenas dará a impressão de limpeza em face do brilho que gera (tal como aplicar lustra-móvel sobre a mesa suja), funcionará como um "Durex" para grudar a sujeira.
Mas não é só. O produto poderá atacar as borrachas que existem na parte de baixo do veículo.
É o que acredito.
Abraços,
Fernando
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pspassos
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007
Mensagens: 602
Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO

Lavar motor, na base de simplesmente jogar uma WAP da vida no cofre e esquecer, eh um tanto quanto uma estupidez para com o carro mesmo.... agora, se lavar direito, soprar com pressao de ar depois os contatos elétricos etc etc, ai sim é extremamente benéfico

e espirrar melecas debaixo do carro, como silicone, em cidade litorâneas, ajuda e MUITO a prevenir a ferrugem, por mais que cole areia ou o que for, previne SIM a ferrugem precoce causada pela maresia

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MachadoSL
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 2:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Hehehehehehehe, gostei deste termo ¨lavagem tecnica¨, será que se mandar lavar apenas o motor não funciona? Hhehehehehe, estou rindo até agora. Até hoje a única lavagem ¨não tecnica¨que fiz, ou melhor, São Pedro fez, foi num Pointer que tinha, choveu tanto que o distribuidor e as velas começaram a daru fuga de corrente e o carro morreu, logo a água subiu e ¨lavou¨ o motor e o interior do carro.
Be Fernando, realmente tem razão, vou deixar pra lá o dito pelo colega acima.
Abraços,
Sergio

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Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 3:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Pessoal,

Bem Machado, acho que podemos inaugurar nova terminologia, que pode inclusive ser título do fórum.
Quanto a história de "pulverizar melecas" no chassi do carro, realmente o tema divide opiniões. É mais ou menos igual a sair com o motor frio ou quente. Existem duas teses opostas, e acho muito producente a discussão, pois permite àqueles que não tem opinião a respeito poder se orientar melhor.
Não se discute que a pulverização poderá contribuir para a proteção contra marezia. Mas será que o produto não irá atacar as borrachas? Será que não irá contribuir para "colar" sujeira em baixo do carro?
Porém, é verdade, que não sei os efeitos colaterais do silicone. Se alguém puder explicar, agradeço.
Se não fosse éste problemas que acretido existir, pulverizaria, pois o carro fica muito mais bonito, e logicamente protegido.
Abraços,
Fernando
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MachadoSL
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 4:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Pois é Fernando, a pulverização embaixo do carro é um problema, se for aplicada nos pontos onde costuma bater muita água até ajuda, mas em geral, basta passar em uma estrada de terra que fica uma verdadeira lambança, Antigamente eu pulverizava meus carros com o Rust Off da Texaco, entretanto, a meleca que ficava lá depois de um tempo era terrivel. Agora o que faço é lavar o carro por baixo com escova, esponjas e água, as vezes usando a máquina de lavar de alta pressão, fica limpinho, mas só até a primeira estrada de terra.
Abraços,
Sergio

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Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 4:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Machado,
Será que o silicone não iria permitir grudar a sujeira?
Será que o silicone atacaria as borrachas?
Gostaria que alguém respondesse, pois estes são os problemas da pulverização, que antigamente se usava óleo de mamona.
Com relação a máquida de alta pressão, é preciso tomar cuidado para ela não cortar o guarda-pó existente nos pivôs.
Abraços,
Fernando
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Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 4:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Kiko,
Td. bem?
Sugiro alterar o nome do tópico para "Lavar Motor e Chassis", pois a discussão foi boa e os assuntos se misturaram.
Assim, ficará mais fácil as demais saberem o que tratamos neste tópico.
Abraços,
Fernando
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 5:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Todos os meus carros e picapes sempre tiveram motor limpo.

É relmente motor sujo não tem nem como descobrir vazamentos e nem mesmo fazer manutenção, pois é tirar a sujeira de fora e botar para dentro.

Uso água, querozene, detergente e WAP para lavar o motor.

Unico problema q tive é quando estava com bomba alimetadora meio ruim, depois de molhar o motor ficava ruim de pegar. Por que?????

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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pspassos
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 6:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007
Mensagens: 602
Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO

querozene, diesel, e oleo de mamona, nao sao muito benéficos pras borrachas nao, silicone nao ataca as borrachas...
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PauloRS
MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 3:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Considero que o melhor para a limpeza de motor e chassis, seja a água quente, mas como não tenho aparelho para isso, uso algum solvente. Mas faço isso muito raramente. Há um ano, deixei um lavador pulverizar um produto cáustico, sem saber que era. Conclusão: tirou a tinta de várias componentes da parte inferior do carro... Nunca usei mamona, mas dos óleos de conservação é um dos que causam menos problemas.

Abs

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Paulo
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ARISMAR
MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 4:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caros Amigos

Lavar o motor, Chassi e Caroceria por baixo, deve ser um procedimento normal para evitar acúmulo de impurezas, principalmente terra. Os benefícios são múltiplos, principalmente com o arrefecimento do motor e fugas de corrente elétrica.

A recomendação é pincelar detergente ou em casos mais severos a querozene, isso com o motor ainda morno para facilitar a remoção da sujeira, aplicando jato de água para a limpeza.
Evitar esse jato d'água com pressão exagerada, pois é nisso a resultante das avarias ao motor.

Não é recomendável aplicação de óleo de mamona, óleo queimado ou qualquer outro produto à base de petróleo no Chassi e na Carroceria. A razão é que além de atacar e deteriorar as peças de borracha, contribuem para deteriorar também a proteção e pintura existente, acima de tudo contribuirá para a fixação de impurezas principalmente o pó.

Não é a água jorrada sob a Carroceria que produz a ferrugem, pois essa com o veículo em movimento e o calor, logo secará, mas sim o acúmulo de impurezas, principalmente o pó e barro alí fixados, que reterão a umidade de forma constante, absorvendo essa também da própria umidade do ar, que ao passar do tempo produzirá a famigerada ferrugem.

Mesmo em áreas litorâneas, a parte de baixo do veículo estando bem protegida pelo seu revestimento (normalmente é o Sikaflex automotivo) e pintura, evitará o ataque da ferrugem.
O ar salitrado sempre atacará materiais ferrosos desprotegidos.

Quanto ao silicone, esse não ataca a borracha e sim protege revitalizando-a.

Abraços, ARISMAR(914)
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 7:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Tude é problema tecnico, que todo produto traz escrito no rótulo.

O q acontece nos postos é o cara aplica o produto q por ex tem q ser enxaguado em 10 min, mas o cara vai almoçar, namorar....... ou manda aplicar em carro frio e na sombra, e cara aplica no sol.....

O mesmo com querosene e outros produtos.

Eu nunca mandei lavar carro fora, só aqui em casa, é melhor lavar uma vez por mes, lavado a sua moda q a cada abastecida no posto, só por que é de gratis.

Abraços

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MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 11:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal,
Realmente o silicone não ataca as borrachas do carro, mas continuam com o mesmo efeito dos óleos, ou sejam permitem o acúmulo de poeira. Eu, como disse, lavo o motor e chassis com água, escova, esponja e panos. em caso de sujidade de óleos eu aplico o Jimo Desengranxante, é um produto excelente e de baixo custo, em torno de R$12,00 o frasco com 400ml, que dá para uma picape toda suja por baixo. Basta aplicar o produto, esperar 4 minutos e jogar água sob pressão (não precisa lavadora tipo Wap). Estou inclusive para pedir mais 4 caixas direto à fábrica, pois minha última ciaxa está acabando.
Abraços,
Sergio

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Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 8:43 pm    Assunto: Responder com Citação



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Machado,
Concordo com o que disse o Arismar, e vc. deu uma aula de como limpar a barca por baixo.
Eu não passo nada. Sempre na dúvida, busco não inventar moda. Se o silicone ficasse seco, sem grudar sujeira, seria um excelente produto. Mas, ao que parace, ainda não temos esta tecnologia.
Abraços,
Fernando
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